Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reconhece apenas 4GB dos 8GB


Posts recomendados

Então, meu pc estava funcionando normalmente ontem, porém, quando fui ligar hoje, percebi que estava muito lento, decidi abrir a aba de desempenho do gerenciador de tarefas e vi que o meu pc está utilizando apenas 4GB dos 8GB que tenho instalado, fui ver na bios, lá consta ambas as memorias porém fala que está funcionando em Single-Channel e não em Dual, segue algumas prints do gerenciador de tarefas e do cpu-z

Lembrando que ambas memorias são compatíveis, 2x4GB HyperX Fury 1886mhz

Já tentei habilitar e desabilitar memoria máxima pelo msconfig, sem sucesso

Tentei fuçar na bios porém não achei nada relacionado a memoria ram e/ou dual channel, minha MOBO : FM2A55M-VG3+

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Pasolini Seu PC está reconhecendo sim os 8gb, quando ele diz que tem 3,93GB disponíveis significa que essa é a quantidade de memória RAM livre para uso do sistema, pois o restante está sendo utilizado. Quanto ao Dual Channel, tente resetar a BIOS para tentar ativar, tirando a bateria por cerca de 2 minutos, com o PC fora da tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, le007 disse:

@Italo Pasolini Seu PC está reconhecendo sim os 8gb, quando ele diz que tem 3,93GB disponíveis significa que essa é a quantidade de memória RAM livre para uso do sistema, pois o restante está sendo utilizado. Quanto ao Dual Channel, tente resetar a BIOS para tentar ativar, tirando a bateria por cerca de 2 minutos, com o PC fora da tomada.

Então meu pc está usando 4GB em idle? isso não faz o menor sentido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Diego Secco disse:

@Italo Pasolini qual a config completa do seu PC, placa-mãe, memoria, processador e q Windows ta instalado? 32 ou 64 bits? Placa de vídeo onboard?

CPU : AMD A10-7850K

MOBO : FM2A55M-VG3+

RAM : 2x4GB HyperX Fury 1886mhz

GPU : GTX 1050 TI (onboard já esta desativada na bios)

Windows : Win 10 x64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Elvis10 disse:

Italo, tava com esse mesmo problema que você.

Resolvi trocando as memórias de lugar.

Tirei do slot preto e coloquei no cinza ( dual-channel das cores )

ja tentei, sem sucesso

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, T3k1NG disse:

Tire as memórias, as limpe com uma borracha branca, e coloque nos slots de mesma cor diferentes dos utilizados.

 

já limpei com a borracha branca, sem sucesso, minha mobo so tem 2 slots

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já consegui resolver, eu fiz alguns passos, porém ao invés de testar um de cada vez, fiz tudo junto e testei, segue o que fiz:

Limpei ambas as memórias com borracha branca

Limpei os slots com pincel

Resetei a bios tirando a bateria por 2 minutos

troquei os jumpers de lugar

liguei o pc e a bios e o windows reconheceu o dualchannel

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Vou receber o "Prêmio Pá de Ouro" por estar ressuscitando esse post 🙂

 

Aconteceu a mesma coisa comigo conforme tratei neste post, onde inicialmente estava achando que a culpa era a atualização do Windows a versão 2004. Foram quase 7 dias indo atrás de respostas, onde ontem a noite aos "48 do segundo tempo" para idealizar a formatação do meu micro achei essa solução citada acima de tirar a bateria.

 

O meu micro também tem 8GB porém notei que já na inicialização no DOS estava detectando só 4GB (as fotos da situação toda está no link que citei acima) e na BIOS citava estar com os dois pentes instalados.

 

Agradeço ao @Italo Pasolini por indicar essa solução: você não sabe como meu bolso está agradecendo por isso hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...