Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook só funciona quando conectado a energia


Posts recomendados

estou com o seguinte problema: o notebook só funciona conectado a energia, eu já coloquei outra bateria e acontece a mesma coisa, posso colocar uma bateria totalmente carregada que assim que eu tirar da tomada o not desliga, e engraçado que aparece carregando a bateria mas o percentual fica no mesmo (ou seja nao carrega a bateria mas aparece o icone de que esta carregando) e ja coloquei a bateria dele em outro note e esta normal.. o problema é mesmo no notebook e nao na bateria..será que pode ser problema na placa-mãe ou chicote? podem me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza é algum problema na placa-mãe, digo isso porque que estou enfrentando um problema idêntico no meu notebook Dell Inspiron.  Sem entrar em detalhes técnicos, a placa-mãe tem um circuito e componentes ponde a corrente elétrica flui da bateria para alimentar a placa-mãe e todos os dispositivos, ou do carregador para recarregar a bateria. Meu notebook está do mesmo jeito, o carregador e a bateria estão funcionando porque já testei ambos em outro notebook da Dell, mas a placa-mãe está com algum componente defeituoso que impede que a corrente fornecida pelo carregador passe por ela e chegue à bateria para recarregá-la.

 

Após plugar o carregador, o led indicador de recarga pisca em branco por um instante e então muda para laranja, indicando que o carregamento foi interrompido. Quando isso acontece, na barra de tarefas do Windows, a animação do ícone da bateria para, e quando você passa o cursor por cima, aparece a mensagem "X% disponível, conectada mas sem carregar." No meu caso, ele também só permanece ligado com o carregador plugado, só que com o clock do processador no mínimo, tornando o notebook extremamente lento.

 

O clock da CPU vai até 2,7 GHz em modo de alto desempenho, porém por causa desse problema, ele fica sempre em apenas 700 MHz, o que tem impacto direto na performance. Quando ele funciona com a bateria, o clock chega aos 2,7 GHz esperados. Talvez o seu esteja acontecendo o mesmo, só abrir o Gerenciador de Tarefas e observar o clock da CPU na aba Desempenho, bem provável do clock estar bem baixo.

 

Pelo que já pesquisei, infelizmente é um problema de hardware, em um componente eletrônico no circuito da placa-mãe por onde passa a corrente elétrica oriunda do carregador em direção à bateria. No meu caso, é um componente que detecta a potência que o carregador é capaz de funcionar, que é de 90W. Como ele deu defeito, a placa-mãe não consegue mais detectar o quanto de potência o carregador consegue fornecer, e acaba reduzindo o clock do processador, algo similar ao modo de proteção de motores de carros mais modernos, chamado de "limp mode".

 

Eu cheguei a comprar o cabo de energia que tem  plugue de entrada do carregador em um lado e um conector a ser ligado na placa-mãe do outro, e não resolveu. Acho que a única solução nesse caso é pedir para um técnico em eletrônica equipado de um multímetro digital fazer os testes para tentar identificar o componente defeituoso na placa-mãe, e se possível substituí-lo, mas na minha opinião é uma alternativa invíavel pelo custo e pela incerteza em encontrar o problema. Ou isso ou então comprar uma placa-mãe nova, o que é uma alternativa ainda mais inviável financeiramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

eu tambem estou com um problema parecido.

 

aqui em um notebook positivo modelo z87/z94 só funciona com o carregador direto na tomada, se tiro o carregador desliga na hora. se deixo e uso, depois de um tempo ele desliga e começa a dar uns barulhos estranhos (parece mal contato ou algo do tipo).

 

más não sei o que é, se é defeito na bateria, plug ou algum outro componente interno... alguem sabe o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...