Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Leandro Tenorio Cavalcante

Notebook só funciona quando conectado a energia

Recommended Posts

estou com o seguinte problema: o notebook só funciona conectado a energia, eu já coloquei outra bateria e acontece a mesma coisa, posso colocar uma bateria totalmente carregada que assim que eu tirar da tomada o not desliga, e engraçado que aparece carregando a bateria mas o percentual fica no mesmo (ou seja nao carrega a bateria mas aparece o icone de que esta carregando) e ja coloquei a bateria dele em outro note e esta normal.. o problema é mesmo no notebook e nao na bateria..será que pode ser problema na placa-mãe ou chicote? podem me ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza é algum problema na placa-mãe, digo isso porque que estou enfrentando um problema idêntico no meu notebook Dell Inspiron.  Sem entrar em detalhes técnicos, a placa-mãe tem um circuito e componentes ponde a corrente elétrica flui da bateria para alimentar a placa-mãe e todos os dispositivos, ou do carregador para recarregar a bateria. Meu notebook está do mesmo jeito, o carregador e a bateria estão funcionando porque já testei ambos em outro notebook da Dell, mas a placa-mãe está com algum componente defeituoso que impede que a corrente fornecida pelo carregador passe por ela e chegue à bateria para recarregá-la.

 

Após plugar o carregador, o led indicador de recarga pisca em branco por um instante e então muda para laranja, indicando que o carregamento foi interrompido. Quando isso acontece, na barra de tarefas do Windows, a animação do ícone da bateria para, e quando você passa o cursor por cima, aparece a mensagem "X% disponível, conectada mas sem carregar." No meu caso, ele também só permanece ligado com o carregador plugado, só que com o clock do processador no mínimo, tornando o notebook extremamente lento.

 

O clock da CPU vai até 2,7 GHz em modo de alto desempenho, porém por causa desse problema, ele fica sempre em apenas 700 MHz, o que tem impacto direto na performance. Quando ele funciona com a bateria, o clock chega aos 2,7 GHz esperados. Talvez o seu esteja acontecendo o mesmo, só abrir o Gerenciador de Tarefas e observar o clock da CPU na aba Desempenho, bem provável do clock estar bem baixo.

 

Pelo que já pesquisei, infelizmente é um problema de hardware, em um componente eletrônico no circuito da placa-mãe por onde passa a corrente elétrica oriunda do carregador em direção à bateria. No meu caso, é um componente que detecta a potência que o carregador é capaz de funcionar, que é de 90W. Como ele deu defeito, a placa-mãe não consegue mais detectar o quanto de potência o carregador consegue fornecer, e acaba reduzindo o clock do processador, algo similar ao modo de proteção de motores de carros mais modernos, chamado de "limp mode".

 

Eu cheguei a comprar o cabo de energia que tem  plugue de entrada do carregador em um lado e um conector a ser ligado na placa-mãe do outro, e não resolveu. Acho que a única solução nesse caso é pedir para um técnico em eletrônica equipado de um multímetro digital fazer os testes para tentar identificar o componente defeituoso na placa-mãe, e se possível substituí-lo, mas na minha opinião é uma alternativa invíavel pelo custo e pela incerteza em encontrar o problema. Ou isso ou então comprar uma placa-mãe nova, o que é uma alternativa ainda mais inviável financeiramente.

Editado por ksio.amaral89

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×