Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD .M2 Sata queimado ao instalar em um Asus Vivobook X510UR


Adriano Dib
Ir à solução Resolvido por Adriano Dib,

Posts recomendados

1 hora atrás, snowBR disse:

 

To tentando explicar pela foto do Adriano que a placa só mãe só suporta placas com B key de 6 pinos, nenhum PCIE 4x vai funcionar, não deveria nem encaixar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, snowBR disse:

@FireMax_ @Adriano Dib Mas no caso esse https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-955188892-hd-ssd-m2-wd-black-256gb-8-gbs-pcie-nvme-alta-performace-_JM não seria  PCIE 4x (M key de 5 pinos)?

 

Isso eu entendi, porém esse ssd que ele indicou para compra também é 5 pinos.

 

Ele esta bem equivocado, eu já falei que nenhum SSD PCIe 4x vai funcionar, só ver o caso do amigo logo acima com SSD PCIe 4x da Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, FireMax_ disse:

 

Qual você instalou o intel PCIe 4x? Ele não vai funcionar, a placa deve aceitar apenas modelos padrão Sata.

 

Edit: Agora que eu vi que esse modelo é com M key de 5 pinos, cuidado você deve ter instalado virado ao contrario conectando a M key de 5 pinos no lugar da B key de 6 pinos. 

 

Essa placa-mãe não aceita PCIE 4x (M key de 5 pinos), apenas padrão Sata com B key de 6 pinos.

 

Pessoal, mais cuidado ao instalar uma peça sem ler o manual dela. No meu primeiro post tem um link pro site da Kingston que explica os modelos de SSD m2 e das placas compatíveis. Na wikipedia também tem um artigo, vamos ler pra não ter peças queimadas!

 

Aceita PCIe sim. E não tem como instalar a PCIe ao contrário. Não entra!

Não tem MANUAL da placa-mãe, cara. Já falei isso dez vezes aqui, mas tá difícil de entender né.

 

 

adicionado 2 minutos depois
23 horas atrás, snowBR disse:

Galera fiz a instalação do ssd porém o notebook não reconhece e ele não está queimado. 

 

Não aparece na BIOS? Se ele aparecer na BIOS mas o Windows não reconhecer, você tem que ativar ele lá nas propriedades de armazenamento. Dá uma fuçada. Você terá que criar uma partição, formatar, etc...

adicionado 3 minutos depois
17 horas atrás, FireMax_ disse:

 

Ele esta bem equivocado, eu já falei que nenhum SSD PCIe 4x vai funcionar, só ver o caso do amigo logo acima com SSD PCIe 4x da Intel.

 

Qual é o caso do amigo acima? Eu aposto que funciona

 

adicionado 13 minutos depois

@FireMax_ Você está falando que não aceita a memória que ele comprou mas eu tenho certeza que é compatível

 

Está insistindo que ele instalou virado. Se você prestar o mínimo de atenção, vai ver que É IMPOSSÍVEL instalar um SSD PCIe virado. Estou colocando um print da memória SSD PCIe aqui e você vai ver que ela só tem UMA RANHURA, ou seja o SLOT da placa-mãe do nosso note (meu e do @snowBR), tem um limitador que não deixa a memória entrar de outro jeito. Eu abri o note, eu mexi, eu sei o que eu to falando. O único jeito dela entrar errado é se você pegar uma serra e serrar o outro lado dela, dai sim ela entra errado.

 

A única memória que dá pra entrar invertido é a SSD M2 SATA que tem ranhuras dos dois lados e entra de qualquer jeito. 

 

SLOT com limitador de um lado só:

IMG_20180103_200342687.thumb.jpg.5f19c2cf1e7895597fd6897ea4ba240b.jpg

 

 

 

WD SSD PCIe.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta do suporte de dúvidas técnicas da Asus:

 

Prezado(a) Cliente,

Bom dia/Boa tarde!

Obrigado por entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente ASUS, Meu nome é Leandro Lima  e é um prazer ajudá-lo.

Informamos que não dispomos de especificações referentes à arquitetura e engenharia elétrica do aparelho, pois se tratam de detalhes técnicos específicos de fabricação e projeto. Em nossos manuais nunca terão informações para realizar alterações de componentes ou programas, onde a empresa não garante o seu perfeito funcionamento. Podendo causar problemas técnicos conforme relatado.

Att,

Leandro

Asus Brasil - Atendimento ao Cliente

adicionado 3 minutos depois
4 horas atrás, FireMax_ disse:

 

Você não instalou a sua placa ao contrário e queimou? Bem, me abstenho desse tópico, vou só esperar o seu SSD PCIE 4X chegar e você mostrar ele funcionando.

 

@FireMax_ Meu Deus cara! Leia o TÍTULO DESTE TÓPICO. Não precisa nem ler as TROCENTAS vezes que eu expliquei que a memória que eu tentei instalar era SATA e não PCI Express. ERA SATA, SATA, SATA, SATA por isso que queimou!!!!!

 

O que eu to CANSANDO DE EXPLICAR AQUI é que o SLOT É FEITO PARA MEMÓRIA PCI EXPRESS. Se voce tentar enfiar um SATA LÁ corre o risco de queimar. Quer que eu desenhe?????

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Adriano Dib disse:

O que eu to CANSANDO DE EXPLICAR AQUI é que o SLOT É FEITO PARA MEMÓRIA PCI EXPRESS. Se voce tentar enfiar um SATA LÁ corre o risco de queimar. Quer que eu desenhe?????

 

Eu já desenhei pra você explicando que após a ranhura no sua foto do SLOT existem 6 pinos, o que indica que é um B KEY como pode ser visto no site da KINGSTON, mas nem assim você dá o braço a torcer.

Clipboard01.png.146b5b4a53c841640fea65967d107a29.png

 

5a53a30c392d8_Semttulo.png.ffe146bf5c191174e6278cc1b8666b8c.png

 

5a53a3c02ffa8_Semttulo2.thumb.png.7f2787297179bb0e93fd2f9427a7349c.png

 

Instale ai o seu SSD PCIe x4 novo e depois vem falar se funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Adriano Dib tudo bem?

 

Tenho o mesmo notebook na versão I5, desmontei para tirar minha dúvida com relação ao slot M2, pois estou pensando em comprar um pra mim.

Observando o slot constatei que é um Key B, ou seja, Sata III, pois o padrão de pinagem é 5 de um lado e 6 do outro.

 

Foto que eu mesmo tirei do slot:

Slot_M2_-_Asus.thumb.jpg.da51aeb6570d7abb819a3fe7f878f9a1.jpg

Como pode ser observado na foto, existe 6 pinos em baixo e 5 pinos em cima no slot

 

Padrão de Pinagem:

5a57bbd9a6c48_SlotM2.jpg.13d91ddf4b8cb87aaf96f6b28e0f9e4d.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@eduoliveira25 Legal! Mas o SSD .M2 PCI express também tem essa mesma pinagem. No review de um site americano que desmonta todos os notebooks e faz um review super completo, inclusive medindo temperatura da placa, onde esquenta mais no teclado e tal, eles dizem: 

 

image.png.e4adbd9d41325747741734acb811e2b4.png

 

Segue o link do site:

http://laptopmedia.com/review/asus-vivobook-f510-x510uq-review/

 

Abraço

adicionado 17 minutos depois
16 horas atrás, KKanibaL disse:

Boa noite!

 

Eu comprei esse notebook e tenho a intenção de comprar SSD pra ele. Só que fiquei na duvida de qual SDD serve nele, alguém pode me falar?

Abss

 

Você não leu nada no tópico né? Dá uma lida que está tudo escrito ai... Aceita vários tipos de SSD. Aceita o SSD 2,5 polegadas SATA, SSD .M2 Sata e SSD .M2 PCI express. Mas na hora de instalar é que está o problema, pois o SATA tem que instalar virado pra baixo. É fácil de queimar o SSD M2 SATA, pois ele entra de qualquer lado no slot.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Adriano, tudo bem? Sou bem calouro nesse negócio de M2, e gostaria de uma luz, se possível. Alguém já conseguiu, com sucesso, instalar algum tipo de M2 no computador? Como ele tem a entrada, suponho que seja possível, mas só li relatos de que o seu queimou (provavelmente devido à posição de instalação) e que outros instalaram, mas não foi reconhecida. Gostaria de comprar um com 240-275 gb. Alguém tem a sugestão de um produto que funcione com 100% de certeza nesse note? Muito obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Barazethi disse:

Olá Adriano, tudo bem? Sou bem calouro nesse negócio de M2, e gostaria de uma luz, se possível. Alguém já conseguiu, com sucesso, instalar algum tipo de M2 no computador? Como ele tem a entrada, suponho que seja possível, mas só li relatos de que o seu queimou (provavelmente devido à posição de instalação) e que outros instalaram, mas não foi reconhecida. Gostaria de comprar um com 240-275 gb. Alguém tem a sugestão de um produto que funcione com 100% de certeza nesse note? Muito obrigado.

 

 

Olá @Barazethi. A instalação de um M2 neste notebook é arriscado. Eu comprei outro e estou aguardando chegar. O problema todo é que nem a fabricante ASUS sabe informar nada sobre ele, não tem manual e eles não recomendam abrir e tentar fazer nenhum upgrade. Ou seja, estamos por nossa própria conta e risco. Isso para mim é uma negligência absurda da fabricante, pois se existem os slots lá para upgrade de ssd e memória, então nós temos o direito de usar. E como eles não informam nada, isso é arriscado. Se você quiser arriscar, compre o  Crucial MX300 275GB SATA M.2 SSD e instale ele virado com a etiqueta branca para baixo. Foi assim que o cara deste site instalou e disse que funcionou.

 

Segue o link do site:

http://www.faceofit.com/asus-vivobook-15-f510ua/

 

Ele fala isso:

As you can see from the picture above, I have carefully placed all the screws surrounding the laptop to make my job of putting them back together easier. You can see that there are two rectangular black spots on the left-hand side. As you might have guessed, once is the empty DDR4 memory slot and the other an M.2 SATA III slot. To place the M.2 SATA III SSD, you would need to put it upside down. Once held firmly in place, use a screw that is provided with the SSD, to screw it tightly in place.

 

Tradução:

Como você pode ver na imagem acima, coloquei cuidadosamente todos os parafusos que cercam o laptop para tornar meu trabalho de colocá-los novamente juntos. Você pode ver que há duas manchas pretas retangulares no lado esquerdo. Como você deve ter adivinhado, uma vez é o slot de memória DDR4 vazio e o outro um slot M.2 SATA III. Para colocar o M.2 SATA III SSD, você precisaria colocá-lo de cabeça para baixo. Uma vez mantido firmemente no lugar, use um parafuso fornecido com o SSD, para apertá-lo firmemente no lugar.

 

Veja a foto do SSD .M2 instalado:

image.png.6aa0b8a72b7c24dbb109887d55fc5770.png

 

Repare que a parte lisa ficou pra cima e a parte com a etiqueta, para baixo. O oposto do que eu fiz.

 

Quando a minha chegar eu vou instalar e venho aqui para contar. Chega semana que vem agora.

Abs

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Adriano Dib disse:

Quando a minha chegar eu vou instalar e venho aqui para contar. Chega semana que vem agora.

Abs

 

Muito obrigado pela excelente resposta, Adriano! Vou esperar o seu update semana que vem. Boa sorte!  Aproveitando que você já abriu ele, sabe me dizer se há um um slot vazio para instalar memória RAM? Ou os 8gb dele são dois slots de 4gb? Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GALERA, em maio do ano passado adquiri um ssd m2  Pcie 256gb toshiba para meu acer f5 573 51j, assim que o ssd chegou instalei e logo ele foi reconhecido pelo notebook. fiz a instalação e usei o ssd até antes de ontem quanto chegou o meu ASUS X510 VERSÃO I7. DECIDI retirar do acer e colocar no asus para testar, encaixei normalmente, pois só havia uma forma de encaixa-lo, logo depois liguei o note e não foi reconhecido. Retirei novamente do asus e voltei a ligar ele no acer, porém agora o ssd não está  sendo mais reconhecido pelo meu note acer. Lembro que quando tirei ele do ASUS para recolocar no Acer ele estava um pouco quente, porém não tinha nenhum cheiro de queimado e nem nenhuma marca no ssd. COMO vocês podem observar na foto:

7ZZCsCR.jpg

 

Esse é o link do anuncio do ssd que fiz a compra:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-893993088-loucura-ssd-pcie-256gb-m2-m2-iii-internal-toshiba-2-_JM?redirectedFromChild=MLB945134451

 

Será que queimou? será que ainda existe uma forma de fazer ele funcionar novamente? 

 

Sou bem leigo em relação a isso e até agora não estou conseguindo superar a burrice que eu fiz, pois gastei um grana nessa memoria.  :tw_bawling:

 

CADA VEZ MAIS tomo raiva da asus, só comprei o note por causa da tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Barazethi disse:

 

Muito obrigado pela excelente resposta, Adriano! Vou esperar o seu update semana que vem. Boa sorte!  Aproveitando que você já abriu ele, sabe me dizer se há um um slot vazio para instalar memória RAM? Ou os 8gb dele são dois slots de 4gb? Abs

 

Olá. Tem sim slot para memória RAM. Olha o link que eu passei na resposta acima que você vai ver ele explicando tudo.

adicionado 6 minutos depois

@filipeoad Graças ao seu problema, temos um fato novo aqui. A sua memória é PCI express NVMe, ou seja, ela não é SATA. A sua memória deveria funcionar. Esse slot é capaz de aceitar uma memória do seu tipo, e como você bem disse, só existe uma forma de entrar. Se ela queimou eu não sei dizer, mas se o Asus não aceitou a sua memória, então ele não vai aceitar a minha que eu encomendei. Isso quer dizer que este notebook tem problema com SATA e com PCIe. Isso é uma lástima. Escreva uma reclamação no site RECLAME AQUI. Eu também vou fazer isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2018 às 14:58, FireMax_ disse:

 

Eu já desenhei pra você explicando que após a ranhura no sua foto do SLOT existem 6 pinos, o que indica que é um B KEY como pode ser visto no site da KINGSTON, mas nem assim você dá o braço a torcer.

Clipboard01.png.146b5b4a53c841640fea65967d107a29.png

 

5a53a30c392d8_Semttulo.png.ffe146bf5c191174e6278cc1b8666b8c.png

 

5a53a3c02ffa8_Semttulo2.thumb.png.7f2787297179bb0e93fd2f9427a7349c.png

 

Instale ai o seu SSD PCIe x4 novo e depois vem falar se funcionou.

FireMax_ está certo, a pinagem 5 no slot é para o lado com 6 pinos do m2 sata, também segui o raciocínio de que se há só uma ranhura com certeza seria pcie, assim comprei meu Corsair MP500 120gb e fui logo instalando no vivobook, primeira decepção que não entrava, o slot de um lado é menor, então forcei e entrou o pcie 5 pinos no slot 5 pinos do sata, mas isso forçando entrou meio de atravessado então. Liguei o note e começou a feder plástico o M2 tava quase a 100ºc pois coloquei o dedo em cima do mesmo que não apareceu no aida64, nem reiniciando após apareceu na bios, assim tratei de retirá-lo o mais rápido possivel. Depois instalei o m2 na minha gigabyte z97x-sli que o recepcionou bem e após testes com o AS-SSD-Benchmark2.0.6485 obtive 780mbps de escrita e 880 de leitura mais sorte que juízo não danifiquei o M2, enfim acredito que o MX300 da Crucial seja o mais indicado, confere FireMax_?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, calculo7000 disse:

FireMax_ está certo, a pinagem 5 no slot é para o lado com 6 pinos do m2 sata, também segui o raciocínio de que se há só uma ranhura com certeza seria pcie, assim comprei meu Corsair MP500 120gb e fui logo instalando no vivobook, primeira decepção que não entrava, o slot de um lado é menor, então forcei e entrou o pcie 5 pinos no slot 5 pinos do sata, mas isso forçando entrou meio de atravessado então. Liguei o note e começou a feder plástico o M2 tava quase a 100ºc pois coloquei o dedo em cima do mesmo que não apareceu no aida64, nem reiniciando após apareceu na bios, assim tratei de retirá-lo o mais rápido possivel. Depois instalei o m2 na minha gigabyte z97x-sli que o recepcionou bem e após testes com o AS-SSD-Benchmark2.0.6485 obtive 780mbps de escrita e 880 de leitura mais sorte que juízo não danifiquei o M2, enfim acredito que o MX300 da Crucial seja o mais indicado, confere FireMax_?

 

Você não me mencionou então não vou entender que isso foi pra mim, pois eu dou o braço a torcer desde que me PROVE que eu estou errado. Seus desenhos não provam nada, a prova seria uma foto de um SSD M2 sata no slot da placa-mãe do note da ASUS e uma foto da BIOS reconhecendo ele. Enquanto isso, pra mim é só especulação. A sua opinião vale o mesmo que a opinião dos foruns gringos que eu pesquisei, onde mostraram funcionando um SSD M2 PCI express nesta máquina. Está pau a pau, o ideal era ter o suporte da Asus ou um manual... enquanto não tem, será na base da tentativa e erro. Tanto você quanto o Firemax são bons pra falar, mas mostrar funcionando até agora nada. 

 

A sua sorte foi que a Corsair deve ter um sistema de proteção térmico ou componentes de melhor qualidade. Senão teria fritado que nem os da Crucial que são mais baratos. Só que essa velocidade de leitura e escrita que você descobriu no Benchmark estão bem baixos para o padrão PCIe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adriano no recomendação de notebook um cara postou que conseguiu o m2 sata III. Então não há problema com sata. É só fazer do jeito q você mesmo disse. A ASUS erra em não nos fornecer os dados corretos, inclusive pedi modelo da placa-mãe ,resposta: 

Informamos que não dispomos de especificações referentes à arquitetura e engenharia elétrica do aparelho, pois se tratam de detalhes técnicos específicos de fabricação e projeto. até

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, skull10001 disse:

Adriano no recomendação de notebook um cara postou que conseguiu o m2 sata III. Então não há problema com sata. É só fazer do jeito q você mesmo disse. A ASUS erra em não nos fornecer os dados corretos, inclusive pedi modelo da placa-mãe ,resposta: 

Informamos que não dispomos de especificações referentes à arquitetura e engenharia elétrica do aparelho, pois se tratam de detalhes técnicos específicos de fabricação e projeto. até

 

 

Então, você tem este link lá da recomendação de notebook mostrando que funcionou? Poderia nos passar? Sim eu sei que entra o SATA, a duvida era se entrava os dois (slot híbrido). E o SATA tem que ser invertido, é que eu estou dizendo faz tempo aqui. E sim, eu também mandei email para aquele SAC INÚTIL onde ninguém sabe de nada. Horrível o pós venda da ASUS, chega a ser uma piada. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Adriano Dib disse:

 

Você não me mencionou então não vou entender que isso foi pra mim, pois eu dou o braço a torcer desde que me PROVE que eu estou errado. Seus desenhos não provam nada, a prova seria uma foto de um SSD M2 sata no slot da placa-mãe do note da ASUS e uma foto da BIOS reconhecendo ele. Enquanto isso, pra mim é só especulação. A sua opinião vale o mesmo que a opinião dos foruns gringos que eu pesquisei, onde mostraram funcionando um SSD M2 PCI express nesta máquina. Está pau a pau, o ideal era ter o suporte da Asus ou um manual... enquanto não tem, será na base da tentativa e erro. Tanto você quanto o Firemax são bons pra falar, mas mostrar funcionando até agora nada. 

 

A sua sorte foi que a Corsair deve ter um sistema de proteção térmico ou componentes de melhor qualidade. Senão teria fritado que nem os da Crucial que são mais baratos. Só que essa velocidade de leitura e escrita que você descobriu no Benchmark estão bem baixos para o padrão PCIe.

entendo, inclusive há um video no yt de um indiano ou algo assim sacando o sata m2 original que veio no vivobook dele e dizendo que "talvez" caberia um pcie ali, mas a intenção não é provar nada aqui é apenas um forum de troca de experiencias, onde se prova é no forum rsrsrs, aguardando aqui seu feedback sobre seu pcie quando colocar 1 no seu vivobook! A respeito das baixas velocidades com o Corsair MP500 é minha placa-mãe que limita Z97x-sli só suporta 10gbps em tese, talvez onde você viu forum gringo fotos funcionando pcie em vivobook talvez seja outro modelo de notebook, seria interessante você postar o link já que importa. SAC da Asus só vão te informar que sua máquina perdeu a garantia porque abriste, nada mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Adriano Dib disse:

Então, você tem este link lá da recomendação de notebook mostrando que funcionou? Poderia nos passar?

link comentário de alexandre. O rapaz postou que estava usando, disse que havia mandado fotos mas não achei lá.

 

20 horas atrás, Adriano Dib disse:

. Isso quer dizer que este notebook tem problema com SATA e com PCIe. Isso é uma lástima.

Mencionei que servia por isso.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Adriano Dib disse:

Você não me mencionou então não vou entender que isso foi pra mim, pois eu dou o braço a torcer desde que me PROVE que eu estou errado.

 

Uai, você queimou o seu SSD instalando invertido e ainda diz que estava certo? Eu vi o manual da Crucial, chega a ser patético... os caras não mandam checar nada, só encaixar o SSD e nem botam um sistema de proteção de curto circuito: https://www.crucial.com/wcsstore/CrucialSAS/pdf/install-guides/ssd/crucial-m2-ssd-install-guide-en.pdf

 

Ainda estou esperando você instalar o seu SSD PCIe 4x e mostrar ele sendo reconhecido pois eu já relatos de pessoas instalando o modelo Sata e funcionando (no link postado acima).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, FireMax_ disse:

 

Uai, você queimou o seu SSD instalando invertido e ainda diz que estava certo? Eu vi o manual da Crucial, chega a ser patético... os caras não mandam checar nada, só encaixar o SSD e nem botam um sistema de proteção de curto circuito: https://www.crucial.com/wcsstore/CrucialSAS/pdf/install-guides/ssd/crucial-m2-ssd-install-guide-en.pdf

 

Ainda estou esperando você instalar o seu SSD PCIe 4x e mostrar ele sendo reconhecido pois eu já relatos de pessoas instalando o modelo Sata e funcionando (no link postado acima).

tive muita sorte não ter queimado meu MP500, mas não deixei muito tempo tratei de tirar logo quando vi o calorão, mas realmente se observar o slot tem 5 pinos diferente do x21 da samsung que tem 4 pinos, fui logo pelo óbvio: "1 só ranhura evidente que seria pcie"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...