Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD .M2 Sata queimado ao instalar em um Asus Vivobook X510UR


Adriano Dib
Ir à solução Resolvido por Adriano Dib,

Posts recomendados

Prezados, Boa tarde.

 

Estou acompanhando o tópico, pois comprei o modelo com i5, falta chegar.

Estava dando uma olhada nos SSD's e vi este na submarino, gostaria de saber por parte dos amigos se é compatível.

 

https://www.submarino.com.br/produto/28697008/m-2-sata-120gb-western-digital-wds120g1g0b?WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_g35172&epar=bp_pl_00_go_g35172&gclid=CjwKCAiAqbvTBRAPEiwANEkyCMJ4AQDQBdIFfcyKCyt7tvPlIBYt8MBs8DzFXanUy8CPjMfXAeHkQhoCp14QAvD_BwE&opn=XMLGOOGLE&sellerId=9146661000102

 

Desde já agradeço.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Barazethi disse:

O computador ficou muito mais rápido, reinicia em poucos segundos, fiquei satisfeito. 

 

De novo, se não fosse pela iniciativa do Adriano em criar esse tópico, eu provavelmente teria instalado o meu M2 de forma intuitiva (etiqueta para cima) e ficado no prejú. Valeu!

 

Que bom que deu certo, amigo! Fico feliz em ajudar! Agora curta seu note super rápido

adicionado 19 minutos depois

Pessoal, devido aos inúmeros problemas com o SSD .M2 na minha máquina, resolvi instalar um SSD convencional de 240 Gb e 2,5 polegadas. Hoje chegou o meu WD Green que comprei pelo Mercado Livre. Escolhi ele pois tinha as velocidades de leitura e gravação superiores aos outros e o preço estava bom.

 

A instalação foi um sucesso. A única porcaria foi que não consigo de jeito nenhum instalar a versão PRO do Windows 10, pois o notebook vem com o Serial do Windows gravado na BIOS, e ele pega automático e sai instalando a versão HOME. Agora vai ficar assim, cansei de formatar. Depois de tudo configurado a máquina está um avião. Inicializa do zero até o Windows completo em 10 segundos. O problema de uso do HDD em 100% é porque o HDD Seagate de 1Tera que vem nele é uma lesma, então precisa de usar 100% pra fazer tarefas simples. O SSD até agora, mesmo instalando um monte coisas ao mesmo tempo, não trabalhou com mais de 45% de desempenho. Trabalha com folga e responde rápido, tudo o que o HDD dele não faz.

 

Abaixo as fotos da instalação. Abs

 

 

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriano Dib Colega, aqui também foi complicado fazer essa instalação da versão pro.  Vai nas propriedades e clique em alterar chave do produto, use a chave que você comprou, senão aceitar e der erro, use essa aqui VK7JG-NPHTM-C97JM-9MPGT-3V66T, ai logo de inicio ele vai fazer upgrade para versão PRO, depois que reiniciar, você vai novamente em alterar chave do produto e use a chave que você comprou. Aqui comprei uma chave na ebay e não direto o upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelo.ma obrigado pela dica! A minha chave do windows 10 PRO não funciona quando eu tento alterar a chave, dá um erro. O vendedor me disse que pra usá-la eu já teria que ter o windows 10 PRO instalado, pois ela não foi feita pra alterar do Home instalado para o Pro. Achei estranho, mas como não tive opção, aceitei. Quando eu tento com o serial que eu tenho, já dá um erro logo de cara. Mas com esse serial que você me mandou, a princípio deu certo. Eu até fiquei feliz por 10 segundos, até que deu outro erro diferente na tela seguinte. Você tem outro serial?

 

 

1 atualização.PNG

2 atualização.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriano Dib Olha, aqui quando usei esse serial que te passei, consegui fazer upgrade para PRO, baixou os arquivos bem rápido. Reiniciou e o windows estava desativado. Coloquei o serial que comprei e deu erro, tentei de novo e foi, Windows ativado, inclusive apareceu uma mensagem dizendo que aquela key estaria vinculada a minha conta Microsoft. Por curiosidade formatei o notebook novamente, já na esperança de que a key vinculada ao hardware tivesse sido atualizada para a PRO, mas ao final da instalação, continuei com versão Home. Ai tive que fazer o procedimento novamente, inserindo a key que te ´passei e depois a que comprei. E nessa última vez o Windows até ativou com essa key genérica, mas substitui e coloquei a minha e ativou novamente. O curioso que usando o Key Finder, mostra a key no sistema assim: CD Key: BBBBB-BBBBB-BBBBB-BBBBB-BBBBB, estranho né. No anúncio dizia que as chaves vendidas são provinientes de computadores sucateados, defeituosos e que essas chaves podem ser comercializadas na europa, vai entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, marcelo.ma disse:

@Adriano Dib Olha, aqui quando usei esse serial que te passei, consegui fazer upgrade para PRO, baixou os arquivos bem rápido. Reiniciou e o windows estava desativado. Coloquei o serial que comprei e deu erro, tentei de novo e foi, Windows ativado, inclusive apareceu uma mensagem dizendo que aquela key estaria vinculada a minha conta Microsoft. Por curiosidade formatei o notebook novamente, já na esperança de que a key vinculada ao hardware tivesse sido atualizada para a PRO, mas ao final da instalação, continuei com versão Home. Ai tive que fazer o procedimento novamente, inserindo a key que te ´passei e depois a que comprei. E nessa última vez o Windows até ativou com essa key genérica, mas substitui e coloquei a minha e ativou novamente. O curioso que usando o Key Finder, mostra a key no sistema assim: CD Key: BBBBB-BBBBB-BBBBB-BBBBB-BBBBB, estranho né. No anúncio dizia que as chaves vendidas são provinientes de computadores sucateados, defeituosos e que essas chaves podem ser comercializadas na europa, vai entender.

 

Você deu sorte. Aqui não rolou. Vai ver a Microsoft já bloqueou isso. Gostaria de saber onde você pegou, pois eu vou lá procurar outro serial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Adriano Dib disse:

 

Você deu sorte. Aqui não rolou. Vai ver a Microsoft já bloqueou isso. Gostaria de saber onde você pegou, pois eu vou lá procurar outro serial

Colega foi nesse video aqui e olha que é de maio de 2017, na descrição do vídeo tem esse serial que te passei. Depois de quebrar cabeça fui ler todo o email que o vendedor da ebay me passou a chave, no final ele também colocou o mesmo serial desse vídeo, para fazer o procedimento da troca da chave.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2018 às 12:46, Adriano Dib disse:

 

Este link que você postou da memória está correto. É exatamente este tipo de memória RAM que cabe neste notebook. Há uma memória Hynix colocada lá, encaixada e não chumbada. Se você colocar outra, vai habilitar o modo DUAL CHANNEL, o que vai dobrar a velocidade do barramento. Pode ir com fé. Se você ler mais acima, vai ver inclusive que eu postei um link de um passo a passo onde o cara instala memória e SSD nesta máquina (é em inglês).

 

Você está confundindo a memória RAM com o SSD M2 da Crucial que eu instalei ao lado do HDD. São coisas distintas. Aquela memória azul não veio com o notebook, fui eu que comprei e aquele foi um upgrade de STORAGE e não de memória.

 

Se eu fosse você, investiria primeiramente em um SSD, depois em memória, pois o grande gargalo deste notebook é o HDD que é lento, uma tartaruga que atrasa todo o desempenho da máquina. Não adianta nada voce ter 16Gb de memória trabalhando em DUAL CHANNEL se chega na hora do HDD trabalhar, ele segura todo o desempenho nele. É como andar de Ferrari em uma rua de terra toda cheia de buracos. Pense nisso...

 

 

 

 

Bom dia amigo,

 

comprei o notebook como falado, porém o submarino falou que não tem mas a memória, efetuei o pedido de estorno e to pensando em comprar essa memória aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715029205-memoria-8gb-notebook-corsair-ddr4-2133mhz-cmso8gx4m1a2133c15-_JM

 

Essa aí também vai rodar 100% né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Kabum o SSD da Intel que funcionou com este notebook está em falta faz tempo. Existe outro lugar para comprar esta marca e modelo com um preço atrativo? procurei na internet em diversos sites, mas não encontrei o ssd da intel .

 

https://www.kabum.com.br/produto/93495/ssd-intel-545s-series-256gb-m-2-leituras-550mb-s-e-gravacoes-500mb-s-ssdsckkw256g8x1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, gostaria de compartilhar a minha experiência com vocês. Comprei o X510UR (por causa da tela IPS Full HD, principalmente) com o processador i5 e comprei o SSD M.2 WD Blue de 250GB. Fiz os seguintes procedimentos no notebook:

  • Fiz uma atualização da BIOS para a versão 302 (meu note veio com a versão 300).
  • Instalei o WD Blue de cabeça pra baixo e funcionou perfeitamente (obrigado pelo alerta de vocês aqui).
  • E o principal, removi a carniça do Windows 10 e instalei o Ubuntu 16.04 LTS no SSD. Vou deixar o HD de 1TB só pra arquivos de áudio e vídeo.
  • Configurei o Ubuntu pra usar o swap só quando atingir 90% de uso da memória.

Todo o hardware funciona maravilhosamente bem no Ubuntu. Inclusive, a qualidade da imagem é muito melhor no Ubuntu do que no Windows. No Windows tem uns “melhoramentos” na imagem que tornam um vídeo totalmente granulado (como se fosse uma foto tirada com ISO 6400). No Ubuntu a imagem é limpa. O note é muito silencioso e esquenta pouco. Atualmente, é um bom custo/benefício. Espero que o meu equipamento funcione bem pelos próximos 10 anos, pelo menos.

IMG_20180205_190708679_HDR.jpg

IMG_20180205_190921180.jpg

Captura de tela de 2018-02-06 19-24-01.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Leonardo Orrico disse:

Prezados, gostaria de compartilhar a minha experiência com vocês. Comprei o X510UR (por causa da tela IPS Full HD, principalmente) com o processador i5 e comprei o SSD M.2 WD Blue de 250GB. Fiz os seguintes procedimentos no notebook:

  • Fiz uma atualização da BIOS para a versão 302 (meu note veio com a versão 300).
  • Instalei o WD Blue de cabeça pra baixo e funcionou perfeitamente (obrigado pelo alerta de vocês aqui).
  • E o principal, removi a carniça do Windows 10 e instalei o Ubuntu 16.04 LTS no SSD. Vou deixar o HD de 1TB só pra arquivos de áudio e vídeo.
  • Configurei o Ubuntu pra usar o swap só quando atingir 90% de uso da memória.

Todo o hardware funciona maravilhosamente bem no Ubuntu. Inclusive, a qualidade da imagem é muito melhor no Ubuntu do que no Windows. No Windows tem uns “melhoramentos” na imagem que tornam um vídeo totalmente granulado (como se fosse uma foto tirada com ISO 6400). No Ubuntu a imagem é limpa. O note é muito silencioso e esquenta pouco. Atualmente, é um bom custo/benefício. Espero que o meu equipamento funcione bem pelos próximos 10 anos, pelo menos.

 

Opa Legal. Fui eu que criei esse tópico para alertar a posição correta do SSD.

Sou usuário dos dois sistemas operacionais, Windows 10 e Linux (Ubuntu e Red Hat). Não concordo quando você diz que a imagem e hardware ficam melhores no Linux, muito pelo contrário... se tem algo que o Windows é melhor que o Linux é na parte multimidia e jogos. O Linux é bom pra caramba em gerenciamento de memória e desempenho de hardware por rodar mais leve sem usar tanto o hardware, mas o Windows tem drivers feitos pelos fabricantes e a tela brilha perfeitamente, o som é ótimo e ele usa tudo que o hardware pode fornecer. O problema de performance era por causa do HDD da máquina que é lento e porque o Window vem desatualizado. O meu esta atualizado e com SSD e roda rápido e eu tenho milhares de jogos disponíveis no Steam pra jogar, já pra Linux nenhum jogo. Sem contar que tive muitos problemas com Bluetooth com LInux e outros paus estranhos que dava e que no Windows não dava. O Windows desse note veio de graça (de graça não, vem embutido no preço do note, então nós pagamos por ele), então deixei ele mesmo, já que ta funcionando uma maravilha. Mas cada um faz como quer, instala o que quer. Abraço

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Adriano. Eu não disse que o hardware fica melhor no Ubuntu (pra afirmar isto, teríamos que fazer alguns testes). Eu disse apenas que o hardware funciona perfeitamente no Ubuntu (incluindo o Bluetooth). O que eu falei é que a qualidade da imagem é melhor no Linux. Talvez seja apenas alguma configuração no Windows pra deixar a imagem mais nítida e com as cores corretas.

Obrigado por salvar o meu SSD M.2. :) A sua experiência com o SSD M.2 deve salvar muita gente ainda.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Leonardo Orrico disse:

Olá, Adriano. Eu não disse que o hardware fica melhor no Ubuntu (pra afirmar isto, teríamos que fazer alguns testes). Eu disse apenas que o hardware funciona perfeitamente no Ubuntu (incluindo o Bluetooth). O que eu falei é que a qualidade da imagem é melhor no Linux. Talvez seja apenas alguma configuração no Windows pra deixar a imagem mais nítida e com as cores corretas.

Obrigado por salvar o meu SSD M.2. :) A sua experiência com o SSD M.2 deve salvar muita gente ainda.

 

Abraço.

 

Chegou a testar alguma coisa que exija a 930MX no Ubuntu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, FireMax_ disse:

 

Chegou a testar alguma coisa que exija a 930MX no Ubuntu?

Ainda não, @FireMax_. Apenas instalei o driver da 930MX (uma versão mais antiga, porém testada e estável). Eu basicamente uso o note pra assistir filmes e navegar na Internet, nem precisaria de uma placa gráfica dedicada, na verdade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa 930mx é quase igual ou igual a nativa on board, ter ou não ter dá na mesma, sorte foi não ter meu MP500 funcionado com esse vivobook, só assim somado a este tópico é que desisti e parti para um acer nitro 5 pouco mais caro mas muito melhor, ao menos não tem esse calorão de hd no lado direito do trak imagina com m2 então

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, calculo7000 disse:

essa 930mx é quase igual ou igual a nativa on board, ter ou não ter dá na mesma, sorte foi não ter meu MP500 funcionado com esse vivobook, só assim somado a este tópico é que desisti e parti para um acer nitro 5 pouco mais caro mas muito melhor, ao menos não tem esse calorão de hd no lado direito do trak imagina com m2 então

 

Pouco mais caro não é, o Asus dava pra achar por R$ 2300 e esse Acer começa em R$ 3800, é outra categoria de notebook.

É igual comparar um Up e um Golf.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, calculo7000 disse:

essa 930mx é quase igual ou igual a nativa on board, ter ou não ter dá na mesma, sorte foi não ter meu MP500 funcionado com esse vivobook, só assim somado a este tópico é que desisti e parti para um acer nitro 5 pouco mais caro mas muito melhor, ao menos não tem esse calorão de hd no lado direito do trak imagina com m2 então

 

Em pesquisas na Internet, a 940MX GDDR5 mostra em média o dobro do desempenho da on-board Intel 620. Como a 930MX DDR5 desse notebook é pouca coisa mais fraca que a 940, é de se supor que ela tenha em média 80% a mais de desempenho que a 620. 

 

13 minutos atrás, marceloaugusto disse:

Vocês tem notado algum vazamento de luz? Percebi que o meu tem em cima só não sei se é motivo para troca, sou um pouco chato com isso

 

O meu tem. No canto superior esquerdo vaza mais e no direito menos, mas só aparece com a tela preta ou quase preta. Apesar de usar o notebook principalmente pra séries e filmes, não tem me incomodado. No início fiquei triste, achando que teria que devolver, mas como tem outros relatos do problema e no mais a tela é ótima, decidi ficar. Não me arrependo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lboccardi disse:

O meu tem. No canto superior esquerdo vaza mais e no direito menos, mas só aparece com a tela preta ou quase preta. Apesar de usar o notebook principalmente pra séries e filmes, não tem me incomodado. No início fiquei triste, achando que teria que devolver, mas como tem outros relatos do problema e no mais a tela é ótima, decidi ficar. Não me arrependo. 

 Exatamente como o meu esta, e realmente a tela é linda, ainda estou surpreso com o quanto ele é fino. Sobre a tela resta acostumar, daqui a pouco passa ;) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, calculo7000 disse:

essa 930mx é quase igual ou igual a nativa on board, ter ou não ter dá na mesma, sorte foi não ter meu MP500 funcionado com esse vivobook, só assim somado a este tópico é que desisti e parti para um acer nitro 5 pouco mais caro mas muito melhor, ao menos não tem esse calorão de hd no lado direito do trak imagina com m2 então

 

@calculo7000Eu comprei e testei um Acer antes de comprar o Asus e achei a tela uma bela porcaria, tanto é que devolvi. É uma tela de entrada, tecnologia TN é uma vergonha a Acer colocar uma tela dessas em um notebook de mais de 3 mil reais. Vejo em sites gringos os caras comprando notebooks gamers da Acer e a primeira coisa que o cara faz é trocar a tela. Isso mesmo... paga uma grana alta no note e depois paga mais 600 reais pra trocar a tela de tão ruim que é. Sem contar que o ASUS não faz calorão nenhum do lado do trackpad, o que faz é um calorzinho de leve (apenas perceptível) que só aparece no início quando ele está atualizando um monte de coisas, depois some. Não notei mais esse calor no meu. A temperatura das nossas mãos é de 36ºC aproximadamente, então para você notar um calor, ele tem que passar de 36 graus, o que dificilmente acontece em um HDzinho de notebook que nem gira tão rápido. O M2 SATA esquenta menos que um pente de memória RAM. O que esquenta mais é o M2 PCIe que transfere o triplo de dados. Mas só esquenta assim quando você vai copiar arquivos enormes, senão ele trabalha frio, pois a capacidade dele quase não é utilizada, ele trabalha com sobra.

 

 

adicionado 3 minutos depois
18 horas atrás, FireMax_ disse:

 

Pouco mais caro não é, o Asus dava pra achar por R$ 2300 e esse Acer começa em R$ 3800, é outra categoria de notebook.

É igual comparar um Up e um Golf.

 

@FireMax_ Você continua com problemas com o título do tópico. Esse modelo de ASUS deste post é o i7 e ele não é encontrado por 2.300 nem a pau. Não acha ele em lugar nenhum por menos de 3 mil, nem pagando à vista. Você está comparando notebooks completamente diferentes Acer i7 com Asus i5. O @calculo7000 está comparando Acer i7 com Asus i7 e a diferença de preço é pequena sim. O Acer custa mais caro apesar da tela horrorosa, em compensação tem um hardware melhor e mais acabado, sei disso porque eu tive os dois.

adicionado 4 minutos depois
15 horas atrás, marceloaugusto disse:

Vocês tem notado algum vazamento de luz? Percebi que o meu tem em cima só não sei se é motivo para troca, sou um pouco chato com isso

 

O meu não vaza absolutamente nada. Creio que a minoria teve problemas como esse.

adicionado 5 minutos depois
14 horas atrás, JOAO CARLOS TRAMONTE disse:

Alguém aí formatou o note e conseguiu instalar o Asus splendid? Baixei o app do site da Asus, e após instalado ele não abre de jeito nenhum. 

 

Da uma lida neste topico aqui mesmo que eu já postei uma solução pra isso. 

adicionado 8 minutos depois
19 horas atrás, calculo7000 disse:

essa 930mx é quase igual ou igual a nativa on board, ter ou não ter dá na mesma, sorte foi não ter meu MP500 funcionado com esse vivobook, só assim somado a este tópico é que desisti e parti para um acer nitro 5 pouco mais caro mas muito melhor, ao menos não tem esse calorão de hd no lado direito do trak imagina com m2 então

 

Não é quase igual a nativa onboard! Acontece que o chip gráfico só é acionado sob demanda. Se vocês estiver lendo um arquivo no word ou navegando na internet ela não é usada, por isso você fica achando que é o mesmo desempenho da onboard. Agora vai jogar um jogo com a onboard pra ver se ele roda. A GPU entra em funcionamento quando é necessário pra poupar uso de energia à toa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/02/2018 às 11:13, Adriano Dib disse:

 

@calculo7000Eu comprei e testei um Acer antes de comprar o Asus e achei a tela uma bela porcaria, tanto é que devolvi. É uma tela de entrada, tecnologia TN é uma vergonha a Acer colocar uma tela dessas em um notebook de mais de 3 mil reais. Vejo em sites gringos os caras comprando notebooks gamers da Acer e a primeira coisa que o cara faz é trocar a tela. Isso mesmo... paga uma grana alta no note e depois paga mais 600 reais pra trocar a tela de tão ruim que é. Sem contar que não faz calorão nenhum do lado do trackpad, o que faz é um calorzinho de leve (apenas perceptível) que só aparece no início quando ele está atualizando um monte de coisas, depois some. Não notei mais esse calor no meu. A temperatura das nossas mãos é de 36ºC aproximadamente, então para você notar um calor, ele tem que passar de 36 graus, o que dificilmente acontece em um HDzinho de notebook que nem gira tão rápido. O M2 SATA esquenta menos que um pente de memória RAM. O que esquenta mais é o M2 PCIe que transfere o triplo de dados. Mas só esquenta assim quando você vai copiar arquivos enormes, senão ele trabalha frio, pois a capacidade dele quase não é utilizada, ele trabalha com sobra.

 

 

adicionado 3 minutos depois

 

@FireMax_ Você continua com problemas com o título do tópico. Esse modelo de ASUS deste post é o i7 e ele não é encontrado por 2.300 nem a pau. Não acha ele em lugar nenhum por menos de 3 mil, nem pagando à vista. Você está comparando notebooks completamente diferentes Acer i7 com Asus i5. O @calculo7000 está comparando Acer i7 com Asus i7 e a diferença de preço é pequena sim. O Acer custa mais caro apesar da tela horrorosa, em compensação tem um hardware melhor e mais acabado, sei disso porque eu tive os dois.

adicionado 4 minutos depois

 

O meu não vaza absolutamente nada. Creio que a minoria teve problemas como esse.

adicionado 5 minutos depois

 

Da uma lida neste topico aqui mesmo que eu já postei uma solução pra isso. 

Tá por fora cara, confundindo o Nitro 5 com o VX15 e FireMax já havíamos conversado sobre o Asus I5.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...