Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reboots "aleatórios". Qual a causa?


Posts recomendados

Build

Spoiler

Case : VM 1000 Series V4 Black Edition
CPU : ST1000DM003-1CH162

Video card:  NVIDIA GeForce GTX 650 Ti

Mobo : Gigabyte H81M-H

SSD:  SanDisk SDSSDHP128G
HDD: ST1000DM003-1CH162
Cooler: Water Cooler Corsair H60, que eu desativei e coloquei o que veio c/ o processador

PSU: A princípio CX430w, depois um 660w 80+ Platinum da Seasonic, aí voltei pro CX430w

RAM: 1x 8gb DDR 3 Vengeance Corsair
          1x 4gb DDR 3 Vengeance Corsair

 

Quando deixo os 4 'cores' ativos ele reinicia quando eu chego no Desktop após ligar o PC.
Se eu deixar 2 'cores', ele reinicia aleatoriamente.
Temperaturas normais.

 

Mentest

Spoiler

c/1 core ativo: 48/48 100%.
c/2  core o PC reinicia após alguns segundos

c/4 core o PC reinicia logo no começo 


Acho que é provável que seja o PSU ou talvez a placa-mãe, mas gostaria da opinião de quem entende mais. Aqui alguns testes e dúvidas:

PSU

Spoiler

Quando montei o PC, encomendei uma 430w da Corsair. Na teoria seria o suficiente para minha Build, mas eu sofri os mesmos Reboots aleatórios na época.
Deduzi que tinha errado os cálculos e comprei um 660w 80+ Platinum da Seasonic e funcionou perfeitamente. Infelizmente esse último queimou(Tem conserto?)
Aí tive que voltar pro 430w e diminuí os Specs pra ver se arrumava o problema(Water Cooler -> Cooler Normal e desliguei a Placa de Vídeo) e para minha surpresa o problema persiste.
Daí eu me pergunto se o problema é o PSU e se ele é defeituoso pois mesmo diminuindo o consumo ele ainda apresenta as mesmas falhas.


Processador

Spoiler

Aparentemente ele fica mais estável quanto menos 'cores' eu uso. Poderia o processador ser o problema? Trata-se de um i5-4670
Se eu tiver 3 jogos abertos ele pode funcionar, em contraste se eu tiver apenas 1 desses jogos abertos existe risco de reboot
Por outro lado funcionou perfeitamente com uma fonte mais potente.


RAM

Spoiler

O PC nunca da Reboot quando alguém joga, por exemplo, Freecell. Porém se eu deixar um vídeo rolando e mexer num Explorer ele pode reiniciar.
Mais tarde rodo o diagnóstico de memória do windows, mas para constar são 1  4gb DDR3 Vengeance e 1 8gb DDR3 Vengeance.
Por outro lado funcionou perfeitamente com uma fonte mais potente.

 

Placa-mãe

Spoiler

Não fiz nenhum teste pois não tenho outra disponível. Mas para ser honesto, não dei muita atenção ao escolher a placa-mãe, só comprei uma com os slots que eu precisava.
É possível que ela cause os Reboots?


Tentei formatar da melhor forma possível para deixar fácil que me ajudem :(

@edit. Qualquer ajuda bem vinda. Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...