Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Mark Kop

Monitor de notebook liga com a tela preta, mas inicia normalmente

Recommended Posts

Olá, pessoal! Espero estar criando o tópico no local certo :) (Edit: putz, não vi que tem uma área destinada pra notebooks, que vacilo! Podem mover pra mim, por favor?)

Bom, o problema é o seguinte:

Tenho um Dell Inspiron 14R com dual boot no Ubuntu 16.04 e Windows 7. Eu estava transferindo arquivos para um HD externo quando a tela apagou por falta de interação e quando fui mover o cursor para voltar.. bem, ele não voltou. Suspeitei que o sistema continuava rodando normalmente e de fato era o que acontecia.

 

Após diversos testes e diagnósticos, além de abrir o notebook para dar uma limpada e verificada nos cabos, a situação é:

- Quando inicio o laptop, a logo da Dell aparece brevemente e a tela se apaga, mas o boot continua ocorrendo normalmente.

- Ainda posso selecionar cegamente se quero o boot no Ubuntu ou no Windows, o que me permitiu fazer os próximos diagnósticos.

- A imagem aparece normalmente em um monitor externo (via HDMI por exemplo) em ambos os sistema operacionais, logo é algo relacionado ao monitor do laptop

- Ás vezes, o laptop inicia com a imagem na tela normalmente e ela se apaga após algum tempo de uso, mas..

- Isso só acontece durante o boot ou no Ubuntu. No Windows ela não se apaga do nada.

- Ás vezes, suspender e retornar o sistema faz com que a imagem apareça novamente. No Ubuntu ela volta a apagar (ou ás vezes nem aparece de volta), mas no Windows ela volta e não apaga mais (por enquanto?)

- Friso que apenas a tela se apaga, o boot e sistema operacionais funcionam perfeitamente

 

- Não uso o Windows faz bastante tempo, então ele não teve nenhuma alteração que esteja relacionada ao problema.

- Também não executei nenhuma atualização ou alteração no sistema do Ubuntu recentemente.

- O laptop não passou por nenhum tipo de queda ou problema na alimentação, até onde eu tenha notado

 

A minha suspeita inicialmente era em relação a algum sensor do monitor do laptop, onde ele pudesse estar detectando erroneamente que a tela fosse fechada e desativando a imagem. Este laptop não tem sensor magnético e não localizei o switch físico que faz isso, mas não acho mais que seja isso pois a imagem não apaga no Windows (talvez só se eu executar alguma operação que a desative como fechar a tampa, suspender ou algo do tipo).

 

A princípio acho que o problema seja só o monitor que começou a dar defeito após 5 anos de uso, mas estou querendo procurar outras soluções antes de apelar pra uma troca.

 

Outras informações que acho que possam ser relevantes:

- Aparentemente o problema demora pra aparecer quando o laptop é desligado e mantido em repouso por mais tempo. Até cogitaria alguma relação ao aquecimento, mas só afetar o monitor é estranho. Além do monitor funcionar no Windows.

- O laptop veio com uma placa de vídeo dedicada, mas nos primeiros anos de uso ela parou de funcionar. Descobri depois de muito esforço que era um defeito na linha de fabricação do meu modelo e passei a usar apenas a integrada. Ela nunca mais gerou nenhum tipo de problema.

- No Windows estou usando o driver HD Graphics 3000 e no Ubuntu sempre usei as configurações nativas.

- O sintoma inicial citado (da tela apagar por inatividade e não retornar) aconteceu uma segunda vez também.

- Quando ela apaga, ás vezes parece que metade da tela fica levemente mais clara, como se fosse um defeito no LCD, o que me leva a crer que realmente seja um defeito no LCD hehe, mas o lance é que a tela funciona "normalmente" no Windows, então...

- Como o problema ocorre logo no boot, não acho que ele esteja relacionado a algum sistema operacional, mas aparentemente o Windows consegue lidar melhor com isso (talvez por causa dos drivers?)

- Repetindo: a solução mais simples e óbvia e trocar o componente, mas estou apelando pra outras alternativas antes.

 

Atualmente o procedimento que encontrei para conseguir usar o notebook sem um monitor externo é:

1) Ligo o notebook. O logo da Dell aparece, mas a tela logo se apaga

2) Previamente, com um monitor externo, reconfigurei a ordem de boot para que o laptop iniciasse automaticamente no Windows. Aguardo ele iniciar no Windows.

3) O Windows se inicia, confirmo com o famoso barulinho de inicialização dele.

4) Abaixo a tampa do notebook. Ele se suspende.

5) Abro novamente e a tela de "pós-suspensão" aparece.

6) Curiosamente, a tela não se apaga mais.

 

Se eu repito esse procedimento no Linux a tela aparece e apaga de novo ou nem volta. 

 

Agradeço de coração qualquer opinião e sugestão que forem compartilhadas e me coloco à disposição de fornecer quaisquer outras informações. 

Editado por Mark Kop

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×