Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opiniões sobre opções de placas AM3+


Posts recomendados

Setup atual
Mobo: Asrock n68-gs4 fx
Placa de vídeo: GTX 760 4gb
Memória: 1x8gb 1333Mhz DDR3
Processador: FX 6100
Fonte: 750W Thermaltalke 


Olá, bom dia! Estou querendo dar um upgrade barato na minha máquina atual, então vou gastar em média 500 reais para fazê-la durar mais 1~1,5 anos rodando jogos medianos como CS:GO, LOL, RB6 numa qualidade boa e outros como PUBG no médio, com 60 fps estável.

Estou na dúvida entre as placas 760G e 970, já pesquisei sobre algumas e muita gente por um lado fala que a primeira opção embora mais limitada, serve. Não tenho intenção de fazer upgrade com essas configs, próximo PC seria totalmente novo, então a possibilidade de overclock ou melhorar processador/placa de vídeo estão fora de cogitação nesse momento. O intuito deste post é saber a opinião de vocês sobre as placas disponíveis 760G e 970. Estou aberto a novas opções que respeitem as limitações já destacadas.

760G
GA-78LMT-S2 - R$260 reais
GA-78LMT-USB3 - R$315 reais

970
GA-970A-DS3P FX (rev. 2.1) - R$415 reais


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulovsilva A troca de placa-mãe não vai influenciar em nada no desempenho, mesmo essa sua placa não sendo indicada para a linha FX, trocar a placa-mãe vai trocar seis por meia dúzia e jogar dinheiro fora. Já que não pretende trocar a placa vídeo e processador (que ao meu ver também seria perda de dinheiro e um desperdício),  melhor que você faz é guardar esse dinheiro pra futuramente investir numa plataforma atual, como Ryzen ou Intel de 8ª geração. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, le007 disse:

@paulovsilva A troca de placa-mãe não vai influenciar em nada no desempenho, mesmo essa sua placa não sendo indicada para a linha FX, trocar a placa-mãe vai trocar seis por meia dúzia e jogar dinheiro fora. Já que não pretende trocar a placa vídeo e processador (que ao meu ver também seria perda de dinheiro e um desperdício),  melhor que você faz é guardar esse dinheiro pra futuramente investir numa plataforma atual, como Ryzen ou Intel de 8ª geração. 

Obrigado pela análise! Concordo que a mudança na teoria seria discrepante, porém tenho enfrentado drops de FPS muito estranhos pois com a setup atual, jogos leves/médios como cs:go e lol mesmo no mínimo estão oscilando entre 05~15 FPS, o que é estranho porque na máquina de um amigo meu, o processador e placa de vídeo são inferiores e roda tranquilamente em 60 FPS e qualidade alta.
Acredito que essa mobo que eu tenho é furada, já vi muitas reclamações e a troca dela talvez poderia ser uma salvação temporária. O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulovsilva Não é a placa-mãe que dita o desempenho dos jogos ou do sistema operacional, e sim o conjunto de processador + placa de vídeo, portanto como te falei trocar a placa-mãe não vai te dar mais frames ou deixar seu sistema mais rápido. Esse chipset da sua placa-mãe não é o mais indicado para linha FX quanto se pretende fazer overclock, mas como você não pretende fazer over pode usar tranquilamente o seu conjunto. Se você pretende mesmo investir o seu dinheiro nesse kit (que como eu já disse, vai ser um desperdício pelo custo-benefício ruim), sugiro que troque o processador por um FX 8300 ou 8350, vai te dar um pouco mais de desempenho, mas nada muito gritante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, le007 disse:

@paulovsilva Não é a placa-mãe que dita o desempenho dos jogos ou do sistema operacional, e sim o conjunto de processador + placa de vídeo, portanto como te falei trocar a placa-mãe não vai te dar mais frames ou deixar seu sistema mais rápido. Esse chipset da sua placa-mãe não é o mais indicado para linha FX quanto se pretende fazer overclock, mas como você não pretende fazer over pode usar tranquilamente o seu conjunto. Se você pretende mesmo investir o seu dinheiro nesse kit (que como eu já disse, vai ser um desperdício pelo custo-benefício ruim), sugiro que troque o processador por um FX 8300 ou 8350, vai te dar um pouco mais de desempenho, mas nada muito gritante.

Então você acha que a placa-mãe ou o processador atuais apresentam algum tipo de defeito? O desempenho atual da máquina realmente me preocupa, sei que na teoria esse kit não teria essa performance, então alguma coisa está interferindo. Meu amigo tem uma FX-4300 e GTX 660 2GB e roda os mesmos jogos e numa qualidade ainda maior com FPS praticamente 3x maior que o meu, que tenho uma FX-6100 e GTX 760 4GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulovsilva Defeito no hardware é muito difícil, pode ser drivers desatualizados, tanto da placa de vídeo quanto os do chipset da placa-mãe. Tente atualizar todos os drivers e fazer novos testes, se for o caso até formate o PC. Seja ciente também que sua configuração é um pouco fraca para rodar os jogos atuais em configurações altas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, le007 disse:

@paulovsilva Não é a placa-mãe que dita o desempenho dos jogos ou do sistema operacional, e sim o conjunto de processador + placa de vídeo, portanto como te falei trocar a placa-mãe não vai te dar mais frames ou deixar seu sistema mais rápido. Esse chipset da sua placa-mãe não é o mais indicado para linha FX quanto se pretende fazer overclock, mas como você não pretende fazer over pode usar tranquilamente o seu conjunto. 

Tenho que discordar.

Nos FX a placa-mãe influencia e muito no desempenho, ainda mais essa placa-mãe que é indicada para os Phenon (essa mobo tem VRMs muito fracos que esquentam muitos com os FXs derrubando e muito seu desempenho).

 

20 minutos atrás, le007 disse:

Se você pretende mesmo investir o seu dinheiro nesse kit (que como eu já disse, vai ser um desperdício pelo custo-benefício ruim), sugiro que troque o processador por um FX 8300 ou 8350, vai te dar um pouco mais de desempenho, mas nada muito gritante.

Se estiver falando da mesma mobo que ele possui, ela nem é compatível com FX  8XXX então não sentido indicar tal processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

Tenho que discordar.

Nos FX a placa-mãe influencia e muito no desempenho, ainda mais essa placa-mãe que é indicada para os Phenon (essa mobo tem VRMs muito fracos que esquentam muitos com os FXs derrubando e muito seu desempenho).

 

 

Respeito sua opinião mas eu discordo de você, somente no caso de overclock é que essas placas tem perda de desempenho, no uso "normal do processador a diferença será quase insignificante.

 

Referente a troca do processador, realmente essas placas não servem para os FX 8xxx, esqueci de mencionar a troca da placa-mãe também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, le007 disse:

 

Respeito sua opinião mas eu discordo de você, somente no caso de overclock é que essas placas tem perda de desempenho, no uso "normal do processador a diferença será quase insignificante.

 

Referente a troca do processador, realmente essas placas não servem para os FX 8xxx, esqueci de mencionar a troca da placa-mãe também.

Pesquisa rápida no fórum sobre essa placa-mãe com os FX

 

 

 

 

ai vai...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@le007 @felipecardoso9  O que mais me preocupa mesmo é o desempenho esperado e o que acontece. Compreendo que talvez na teoria a mudança possa não ser a mais dinâmica, mas como já falei meu amigo tem um kit pior que o meu e roda com 3x mais FPS. Existe uma explicação para isso e suspeito da placa-mãe, esse modelo foi muito criticado na internet e a possibilidade dele estar matando a performance do meu PC é provável. Além disso, só vejo como motivo alguma peça danificada. 

Esse PC já tem os drivers atualizados, já formatei, já atualizei do Windows 7 para o 10.. O problema persiste. Um FPS totalmente fora do padrão, não estou colocando jogos pesados e nem numa qualidade alta, e a CPU continua sendo muito exigida estando acima de 70% de uso nos testes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulovsilva Pode ser que trocando a placa-mãe você consiga um desempenho melhor, até fazendo um overclock com esse processador, mas a principal questão é: CUSTO-BENEFÍCIO. Você vai investir numa plataforma antiga e defasada, pra ganhar poucos frames, sendo que pode guardar seu dinheiro e comprar peças da atual geração e ter um desempenho muito superior, além de ter um kit que te garanta futuros upgrades com mais tranquilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...