Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Eletronica do Simodrive 611 não acende leds


Posts recomendados

Boa tarde amigos do FÓRUM!!!

 

Estou com uma Fonte Simodrive 16/21KW, MARCA: SIEMENS, MODELO: 6SN1145-1BA00-0BA0. E ela não está acendendo LED algum.

A Placa de Potência está boa, o defeito está na Placa Eletrônica. E na placa Eletrônica já testei todos IGBTs, MOSFET e diodos que estão no dissipador estão OK; 

As plaquinhas, o IGBT Smd, estão todos OK; 

Medi tensões em nos capacitores de alta, está chegando a tensão normalmente; 

E mesmo assim os LEDs não acendem.

 

Alguém poderia me dar um auxilio???

 

Desde já agradeço!

 

Att,

Rafael C de Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Grande colega! Bem vindo ao fórum do CDH!

 

Infelizmente, Sobre esse "Simodrive 611", confesso que não tenho ideia do que se trata!  (Quando estudei eletrônica, o foco era Rádios e TVs valvuladas!)...

Gostaria muito de te ajudar! Mas você esta à décadas de conhecimentos avante dos meus!...

Talvez se você explicar o funcionamento desse aparelho, e mostrar umas fotos de cada módulos, possamos (todos membros que participam dessa área), te orientar/indicar possíveis componentes que possam estar falhando!... Disso não tenho dúvidas!...

O pessoal aqui são feras em engenharia reversa e eletrônica direta!...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio Bom dia!

 

O Simodrive é uma Fonte de potencia de 16/21 KW. Ela é composta de duas placas. A placa de potencia e a placa eletrônica. Esta placa eletrônica é "como se fosse" uma placa da fonte de uma TV, mas com a parte de potencia separada, pois esta fonte é usada para energizar grandes motores.

 

5a535f1a1fbe0_placa2.thumb.jpg.516cf0beaf2e30cf47f63a64db622b41.jpg5a535f7a2c078_desenhoLEDs.jpg.0671a6abe192c361ab3e056dfbd16840.jpgFIGURA 3

adicionado 13 minutos depois

Olhando na FIGURA 1, eu fiz os seguintes testes:

 

  • Medi tensão em cima dos capacitores em série, colocando as pontas de prova do multímetro entre o positivo de um capacitor e o negativo do outro capacitor. Na medição tem 550VCC,ou seja, o primário da placa eletrônica estão OK;
  • Testei os IGBT's E DIODOS que estão no dissipador (localizado no secundário da placa) e estão OK;
  • Testei os diodos da placa e também estão OK.

 

E mesmo assim os LEDs não acendem.

 

Agradeço desde já

Att,

Rafael C. de Souza

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou vendo uma placa só.

Penso que este treco deve ter alguma fonte de baixa V pra alimentar a parte lógica, lógico. E esta está ok?

To vendo uns trafinho mixuruco lá. Estão ok?

Analise a V do tal DC link

Acima de 5V eu já começo a tomar choque. Sugiro não alimentar com 380V até que conclua alguma análise preliminar. Sugestão: não ligue a parte de potência, ligue em 220 uma fase só (a que alimenta a lógica) e com uma lâmpada incandescente em série.

Levante (pelo menos parte) do circuito

Leia algumas das ...

14 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

1006 páginas

no tocante às fontes dc

etc

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo  Boa tarde!

 

Eu agradeço bastante a sua ajuda, mas o defeito está na placa eletrônica da fonte simodrive. Esta "Bíblia" q você me mandou é da "Reguladora Universal (do Drive)". Esse drive, que foi citado, é realmente "coisa de louco". 

Eu consegui o manual da Fonte, mas só explica as ligações externas. 

O diagrama esquemático dessa fonte deve estar guardado junto com a fórmula da coca cola (se é que o esquema existe).

 

 

@Isadora Ferraz Boa tarde!

A fonte de baixa V que alimenta a "parte lógica" é integrada na mesma placa eletronica, que controla os disparos da placa de potencia do DC link.

Eu estou testando somente a eletrônica, mas os LEDs não acendem. Para que o LED de status (LED verde) acenda, não há necessidade de ligar a potencia, somente a alimentando a placa eletrônica com 380V trifásico. 

Os trafos estão bons.

Vou usar essa dica que me passou, de usar lampada em série numa fase.

 

Esta próxima FIGURA mostra como seria ligado juntamente com a placa de potencia. 

 

5a55165ce2af2_placa3.thumb.jpg.b90021e3bcf122b53b9706ef77092b63.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok... mas a lâmpada em série não era pra resolver mesmo. Era só pra sua segurança, algo como qualquer cagadinha sua ela apenas acende, tendeu?

Em 09/01/2018 às 17:22, RafaelSouzaRD disse:

não há necessidade de ligar a potencia, somente a alimentando a placa eletrônica com 380V trifásico. 

Isso não é muito bom pois os 380V estão aí bem pertin. Ache a fase que alimenta a controladora - geralmente é uma fase só - ou melhor duas - e ligue só ela (com a lâmpada em série). Ache os vcc - geralmente tem 5V ou 12 ou 24 - .. se não achar achou o problema. Ou até mesmo mantenha os temerosos 380V mas ACHE (ou não) os vdc baixos que deve estar em algum ci lógico, lógico. Serie este o 1º passo

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Boa Tarde, a placa de controle da fonte, deve-se primeiro medir os diodos em geral e os de SMD, capacitores devem ser trocados mas não de primeira importância, diodos e fusíveis são os que chamam atenção observe os transistores de chaveamento, aqueles que ficam na chapa de ferro preza, ao ligar ouça o som de chavear. possui alguns resistores próximos do capacitores, eles parecem estar meio queimados, fazem a derrubada da tensão para o circuito de start. Boa sorte aos navegantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...