Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Módulo AFSmart Comunicação Lora 915Mhz e Arduino


ADF

Posts recomendados

No Brasil atualmente esta em expansão dois modos de comunicação LoRa® e o Sigfox.

Claro que paralelamente aos meios/protocolos de transmissão de dados mencionados é possível realizar aplicações distintas para aprendizado, cursos, e mesmo aplicações profissionais, desenvolvimento de produtos, etc.


Como os rádios para desenvolvimento possuem tamanhos relativamente reduzidos, dificultando o trabalho para um grande número de pessoas/desenvolvedores, a AFEletrônica desenvolveu um módulo para vir facilitar este desenvolvimento e despertar o interesse de mais pessoas para o mundo maker desenvolvendo aplicações com rádios nas fequèncias 915Mhz ou 433Mhz.
 

A comunicação com o módulo é feita via SPI, usando um módulo Arduino ou outro processador para a configuração. Adicional aos sinais SPI, esses rádios requerem o tratamento de sinais adicionais. À medida que o módulo funciona com tensão máxima de 3v3 em seus terminais.

 

Portanto se faz necessário uma tradução de nível lógico de sinal entre Arduino/Processador e SX1276 ou RF4463Pro . 

 

Percebe-se que não é tão trivial o desenvolvimento de aplicações com o módulo em casa por exemplo, devido ao seu tamanho e dificuldade para manuseio, o rádio possui seus exatos: 17,30 x 17,0 x 2,6 mm e passo de seus terminais de 1,27mm, daí a dificuldade de manuseio, impossível? claro que não, mas convenhamos que não é para qualquer um.

A AFEletrônica deu um passo à frente desenvolvendo um equipamento que suporta os dois rádios, Lora 1276 e RF4463Pro, entre outras possibilidades que você ira perceber ao longo desta matéria.
Módulo Lora AFSmart

Módulo AFSmartRadio montado com Pro-Mini e Radio RF4463Pro


O módulo AFSmartRadio (vamos chamar placa base, ou placa-mãe), possui algumas variações de montagem que deve ser escolhida no momento da aquisição. Pode ser montado com conector aparafusado ou barra de pinos nas saídas/entradas disponibilizadas na lateral da placa, visando sempre facilitar quem estará usando o equipamento.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...