Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Games pesados "apresentando problemas" para o Desktop


Posts recomendados

Boa noite galera, primeiramente desejo a todos um feliz ano novo (atrasado eu sei rs, porém sou novo no fórum, é minha primeira postagem).
Acredito que esse post ficará demasiado longo, pois tentarei detalhar ao máximo e trazer o máximo de informações possíveis. Procurei meu problema em vários lugares (inclusive até mesmo aqui no CdH) e até encontrei alguma coisa relacionada, porém sem uma solução aparente por N motivos.

Essa semana eu comecei a sofrer com um problema que está me dando muita dor de cabeça e não consegui resolver, quando tento rodar qualquer game que exija consideravelmente da máquina, os games "crasham" para o desktop com aquele erro "Jogo X parou de funcionar", isso com qualquer jogo pesado que tenho na steam (The Witcher 3, Lords of the Fallen, Dark Souls III, Batman Arkham Knight dentre outros), porém estou conseguindo rodar games mais leves como Cuphead, Super Meat Boy, Quake 2 sem esse crash. Esse crash acontece depois de uns 2~3 minutos in game.

 

Configuração da máquina:

- i5 6400 com o Watercooler Corsair H45 (1 ano de uso);
- XFX RX 480 GTR 8gb (1 ano de uso);
- 8gb RAM (2x4) DDR4 2133 mhz HyperX (1 ano de uso);
- Gigabyte B150m D3H CF (1 ano de uso);

- SSD 120 gb Kingston (aproximadamente 3 anos de uso);
- HD de 1 TB Western Digital STA III 64 mb (1 ano de uso);

- Fonte Corsair CX 500 80 plus bronze (pouco mais de 6 anos de uso);

- Windows 10 64 bits

 

Alguns detalhes que posso fornecer de antemão:

 

Formatei do zero e excluí absolutamente tudo do Windows;

As temperaturas sempre foram monitoradas in-game e fora dele utilizando o MSI Afterburner e o HWMonitor pois sou bitolado com temperaturas, tanto que quando comprei essa máquina coloquei o H45 nesse i5 sem uma real necessidade. Segue as temperaturas:

* RX 480 em Idle sempre bate em média 52ºC com o fã desligado por padrão (pois a placa nem acusa a necessidade de ligá-lo) e em Full Load ela bate de 60ºC a 68ºC dependendo do jogo;
* O i5 fica em Idle de 28º C a 36º C (Isso vária conforme a temperatura ambiente) e em Full Load até hoje atingiu no máximo 52ºC utilizando 100% de todos os núcleos;
* Temperaturas do SSD e do Hd gira em torno de 35ºC;
Em geral, meu gabinete é bem ventilado (PCYES Samurai), e pelas informações descritas acima ignorei completamente qualquer problema relacionado à temperatura.

Rodei o HD Tune Pro pra testar possíveis falhas no disco em ambos o SSD e HD. No SSD não obtive nenhum bloco vermelho, já no HD obtive alguns blocos vermelhos conforme foto. Como andei pesquisando e verificando que HD's com badblock causam erros e lentidões na leitura e na escrita, achei que pudesse ser o responsável por esses crashs, então fiz um teste instalando alguns jogos pesados no SSD. Infelizmente o erro persistiu.
Pensei que pudesse ser o novo driver da AMD (Adrenalin 17.12.2) pois andei pesquisando e vi alguns relatos de crashs aleatórios com esse novo driver, executei em modo de segurança e passei o DDU e voltei para a última versão quando era Crimson (17.11.4) e novamente sem sucesso.
Desconectei a placa e as memórias e passei borracha limpa nos conectores, troquei as memórias de slots e coloquei nos outros dois disponíveis. Queria ter trocado pelo outro conector da fonte "6+2 pin" mas não tive paciência para rearrumar o cable management que a loja que comprei realizou e não troquei (também não sei se faz diferença). Ainda em relação a memória, não realizei o memtest, realizei no lugar aquele Diagnóstico de Memória do Windows e não retornou erros.
Estressei a VGA em 100% com o Furmark durante 10 minutos em 8x MSAA e a placa não passou dos 60ºC e não retornou nenhum crash, falha, travamento ou reinicialização. Fiz o mesmo teste com o processador.

As vezes acontece de eu perder sinal de vídeo da VGA e entrar em modo "Gestão de Energia", isso acontece mexendo no Windows e já aconteceu inicializando a máquina após a tela de boot e após a tela do "Iniciando". Quando acontece isso, só resolve no power.

Recentemente aqui em Londrina-PR (onde eu moro) choveu durante vários e vários dias seguidos e aqui é uma região com incidência absurda de raios, depois desses dias percebi que a minha fonte as vezes faz um barulho estranho, como se o cooler dela raspasse em alguma coisa, mas logo após o barulho some.

 

Não tenho conhecimento sobre voltagens, então estou postando screens do HWMonitor e CPUZ/GPUZ para o pessoal que sabe interpretar esses dados.

 

Lembrando que esse crash até agora só aconteceu com games que exigem muito da máquina, com jogos leves ainda não presenciei o ocorrido.

 

Agradeço antecipadamente a atenção de todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

HD Tune.png

LotF crash.png

HWMonitor.png

HWMonitor2.png

CPUZ-GPUZ.png

20180104233438_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Audacio Com o CPU-Z, jogando, veja o "Core Voltage". E mande Print.

Nem meu notebook com um Celeron tem uma tensão tão baixa quanto essa.

 

Talvez o problema seja com a fonte ou placa-mãe que não esteja entregando energia corretamente, se puder testar com uma nova fonte uma nova placa-mãe já seria um ótimo começo para identificar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MyNameIsMech Vou fazer isso e posto resultado aqui, as vezes esse core voltage baixo pode ser erro de leitura do CPUZ. Em relação a fonte, não consigo testar outra fonte nova nesse PC muito menos uma placa-mãe, porém irei levar minha VGA na casa de um amigo pra ver se o erro persiste, caso não persistir posso desconsiderar problemas na VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MyNameIsMech Essa tensão muito baixa causa algum problema no sistema?

 

 

 

 

adicionado 18 minutos depois

@MyNameIsMech Tirei uma screenshot antes do jogo crashar novamente, porém esse Core Voltage varia muito enquanto estou jogando (não sei se isso é normal ok?).

Percebi que ele varia desde 0,5xx até o máximo que foi esse 1,104V passando por 1,092 e outros. É normal acontecer isso? Há alguma irregularidade nessa tensão enquanto jogo?

 

CPUID Core Voltage.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Audacio Como eu nunca peguei nesse i5, difícil eu falar.

 

Na minha visão, esse vcore em full load é baixo, não chega a ser muito, mas é baixo. 

É normal o vcore ficar variando sim.

 

Comparando com Ryzen 5 1600, ele em stock, e trabalhando, o Vcore máximo é 1.300 - 1.400 (variando).

E comparando com o seu, em full load com vcore de 1.100, é uma grande diferença.

 

Pra fazer um teste, baixa o AIDA64, e usa o "Teste de instabilidade do sistema" ou "

System instability test"

 

Veja se fica tudo OK

Caso não acontece nada, encontre um jogo que crash e que esteja disponivel para linux. Depois instale Ubuntu na sua maquina e veja se o problema continua no Ubuntu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Audacio Segundo o AIDA64, a linha 12v com stress está na menor tensão permitido (11,4v).

Reforça o que digo, talvez a fonte ou a placa-mãe não esteja entregando a energia correta.

 

Se você puder, teste sem a placa de vídeo, só com o vídeo integrado (remova ela completamente). Os jogos vão rodar com FPS péssimo, mas é só para testar.

 

E teste também com o Ubuntu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MyNameIsMech Entendi, dentre esses dois acredito que o mais provável seja a fonte, além de velha tem esse problema com a VGA perder o sinal de vídeo (o que raramente acontece, mas acontece).

Essa minha CX já aguentou muita coisa, antes eu usava uma GTX 460 nela, quando dei upgrade de hardware eu temi um pouco a possibilidade de dar algum problema futuro, mas eu acho muito estranho esse erro...

Geralmente problemas relacionados ao má fornecimento de energia não são mais graves do que um "simples" crash nos jogos? Tipo uma reinicialização, tela azul, tela vermelha etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Audacio Não exatamente. Em overclock de CPU por exemplo, para deixar ele bem estável, é necessário "setar" o Vcore em X valor. E sempre se começa por um valor baixo, e fazendo testes até achar um valor baixo que fique estável. (Vcore usa linha 3.3v, que nos prints estão bem estáveis)

 

No caso da sua situação, imagino que os 12v não estejam chegando corretamente na sua placa de vídeo, causando um "Undervolting" e causando uma "instabilidade" em alguns jogos.

 

Mas para ter certeza, é o que falei, testar com a GPU Integrada ao processador e testar no Ubuntu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, boa tarde.

Deixei o tópico parado durante essas semanas pois estive envolvido com outros assuntos que tomaram muito do meu tempo.

Levei minha RX 480 pra testar na casa de um amigo meu pra ver se apresentava o problema que relatei. Testamos:

 

DOOM

Overwatch

Dark Souls III

 

Testamos cada jogo por aproximadamente 1 hora pra ver se teríamos algum problema relacionado aos "crashs", o que, felizmente, não aconteceu. Monitorei novamente as temperaturas, dessa vez no computador dele, e a placa trabalhou a 62ºC em média em FullLoad (gostaria até de dizer que o sistema de refrigeração da XFX pra essa geração Polaris arrebentou) em todos os jogos testados.

 

O que eu decidi fazer foi comprar uma fonte nova. Como minha CX 500 está trabalhando muito próximo do mínimo na linha de 12V decidi que irei me "desfazer" dela, então hoje comprei uma Corsair TX750M 80 plus Gold. Ainda não instalei a fonte pois estou utilizando o PC pra fazer um trabalho, mas depois irei instalá-la e irei refazer novamente os testes de estresse de sistema com o AIDA64, com o Furmark e o teste nos jogos, tentarei postar esses resultados até o final dessa semana.

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, boa noite.

Vim atualizar o status do meu problema pra vocês, não consegui responder antes devido a outros fatores que me impediram de me dedicar a isso, mas quero deixar esse assunto fechado pra ajudar todos aqueles que tiverem problemas parecidos.

Bom, resumindo, minha placa morreu, levei ela em uma loja referência aqui de Londrina (Londritech, o pessoal deve conhecer) e fizeram vários testes em diferentes computadores, só para constatar que a VGA está realmente com problema, a ponto de não dar nem vídeo mais.

Fiquei com a VGA morta por alguns dias, e o burraldo aqui fez uma ********** colossal: não prestei a devida a atenção na garantia da minha VGA (XFX dá 2 anos de garantia para o Brasil), eu, burro, achei que era de apenas 1 ano, e resolvi abrir a placa pra ver se encontrava alguma coisa nela, só depois vi que a garantia era de 2 anos, esse problema aconteceu com pouco mais de 1 ano, mas né, enfim...

Ela está com alguns componentes queimados, não sei devido a que, mas estão queimados, pode ter sido a fonte, pode ter sido o sistema elétrico da minha antiga casa, ou simplesmente pode ter sido componentes de baixa qualidade utilizados, enfim, difícil saber. Sem esperanças, sem a placa e com o c* na mão, resolvi abrir um ticket para a XFX informando todo esse problema que aconteceu, sendo TRANSPARENTE  e HONESTO em dizer que tinha aberto a placa pra ver o que encontrava, que estava desesperado e que não sabia que a garantia fornecida por eles era de 2 anos (e realmente não sabia, mas por falha exclusivamente minha). Mandei esse ticket pra eles no começo de fevereiro (dia 6) e nada de me responderem. Eu, sem esperanças, mandei mais uma vez uma mensagem para eles, e outra depois. Sem me responderem, cogitei a possibilidade de enviar a placa para o Wanderlei da Enthusiastgamer, apesar de ser referência no ramo, fiquei receoso devido a algumas reclamações no reclame aqui (não entrarei nesse assunto). Ontem, para a minha grata surpresa, a XFX respondeu meu ticket AUTORIZANDO o RMA e envio da placa para Ontário/Califórnia (EUA) mesmo eu tendo rompido os lacres e aberto ela, num ato de desespero e burrice.

Acredito que por terem autorizado o envio da placa eles provavelmente irão trocá-la por uma equivalente ou modelo superior (no meu caso uma RX 580), ou ainda pode ter chances de dar ruim? Acredito que não né? Se não teriam negado o RMA e não teriam autorizado o envio da placa. Bom, fica aí a dica para todos, diante desse relato pode-se observar que a XFX é uma empresa bem flexível, pois autorizar o envio da placa mesmo tendo feito a ********** de ter aberto ela é algo a se louvar, pois geralmente as fabricantes são bem em rígidas quanto a isso, isso mostra que muitas vezes só o fato de ser transparente e honesto você consegue várias coisas.

 

Um abraço a todos e volto a atualizar o status dessa "novela" futuramente. 

 

(Fotos do onedrive do estado atual da placa:https://1drv.ms/f/s!AsPWvPeSKLyByCEZ8jd_ZN5UfuCz)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, boa tarde.

Estou upando pela última vez o tópico afim de dar um parecer final sobre o assunto.

Depois de meses de espera e frustrações sem minha VGA, recebi na segunda feira uma RX 580 GTS 8gb OC+ da XFX, produto do RMA da minha antiga RX 480 8gb GTR, que faleceu sem motivos aparentes, devido a componentes queimados.

Em se tratando do RMA da XFX, ele funciona sim, no meu caso fui honesto em dizer o que já havia feito para encontrar o problema que eu estava tendo, mas cada caso é um caso. Em se tratando de comunicação com o cliente, não aprovo, achei que demoraram demais para me atualizar sobre o status do meu RMA, e a placa simplesmente chegou sem nenhum aviso prévio, mas, chegou e chegou funcionando, do jeito que eu preciso, e é isso que realmente importa. Ademais, gostaria de agradecer ao @MyNameIsMech por ter me direcionado a possíveis soluções para o meu problema.

 

Portanto, aqui vai minha última dica para quem está tendo um problema parecido, se você fez de tudo como eu, inclusive abriu a placa para ver o que encontrava, não tenha receio de abrir um ticket para a fabricante, como costumam dizer, um "não" você já tem, então arrisque, eu quase não arrisquei, e hoje poderia estar sem uma vga nova em casa.

 

Abraço a todos.

 

 

 

 

 

 

 

G41IRv.jpg

bjZXTI.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 27/05/2018 às 16:19, Fernando Audacio disse:

Pessoal, boa tarde.

Estou upando pela última vez o tópico afim de dar um parecer final sobre o assunto.

Depois de meses de espera e frustrações sem minha VGA, recebi na segunda feira uma RX 580 GTS 8gb OC+ da XFX, produto do RMA da minha antiga RX 480 8gb GTR, que faleceu sem motivos aparentes, devido a componentes queimados.

Em se tratando do RMA da XFX, ele funciona sim, no meu caso fui honesto em dizer o que já havia feito para encontrar o problema que eu estava tendo, mas cada caso é um caso. Em se tratando de comunicação com o cliente, não aprovo, achei que demoraram demais para me atualizar sobre o status do meu RMA, e a placa simplesmente chegou sem nenhum aviso prévio, mas, chegou e chegou funcionando, do jeito que eu preciso, e é isso que realmente importa. Ademais, gostaria de agradecer ao @MyNameIsMech por ter me direcionado a possíveis soluções para o meu problema.

 

Portanto, aqui vai minha última dica para quem está tendo um problema parecido, se você fez de tudo como eu, inclusive abriu a placa para ver o que encontrava, não tenha receio de abrir um ticket para a fabricante, como costumam dizer, um "não" você já tem, então arrisque, eu quase não arrisquei, e hoje poderia estar sem uma vga nova em casa.

 

Abraço a todos.

 

 

 

 

 

 

 

G41IRv.jpg

bjZXTI.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...