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Comprei um ventilador de teto Ventisol Lumiar com o comando com chave de 3 velocidades para substituir por um outro antigo que estava ruim. Após instalado (o técnico não era dos melhores) notei que no modo exaustão as velocidades min, med e máx são menores que quando operando em ventilação. Não estou dizendo de menor fluxo de ar, mas visivelmente as pás giram a menor velocidade nas 3 velocidades quando trabalhando em exaustão.O comando do ventilador tem na sua traseira além do capacitor (3 fios) tem 2 resistores também ligados.O técnico me disse que era assim mesmo, que no modo exaustão é normal rodar mais lento. Já tive e tenho diversos ventiladores de teto na minha casa e nunca notei diferença entre as rotações em ventilação e exaustão.

Eu liguei na Ventisol na assistência técnica e me disseram que os ventiladores da Ventisol são assim mesmo  mas o atendente não foi convincente.

Existe de fato ventiladores cujas velocidades no modo exaustão são menores que no modo ventilação ou estou com um possível erro de ligação?

Tentei ver em alguns outros fóruns aqui mas não citam este problema que estou relatando.

Obrigado.

Postado

O ventilador que eu instalei não havia diferença de velocidade em exaustão e ventilação. Pelo que sei, um motor não perde velocidade se ele gira em sentido contrario, é a mesma coisa só muda direção de giro. Posso está errado, mas acho que tem algo errado ai. 

 

veja esse link, mostra como instalar, talvez te ajude. 

http://prsservice.besaba.com/como-instalar-um-ventilador-de-teto-passo-a-passo/

 

http://www.aprocura.com.br/como-instalar-ventilador-de-teto.html

  • Coordenador
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@Mário Mello Esse é o primeiro relato que vejo que um ventilador de teto tem diferença de rotação nos sentidos!!!....

Me admira o SAC da Ventisol falar que isso é normal!!!...

Vamos aguardar os colegas que conhecem melhor esse assunto se pronunciarem!

Mas adiantando, temos aqui ventiladores de teto em 3 quartos e todos eles (diferentes), não possuem rotações diferentes quanto ao sentido de rotação!!!... 

 

  • Amei 1
Postado

@Bcpetronzio @Mário Mello  sou técnico em eletromecânica e posso garantir a você que nenhum motor tem diferença na velocidade alterando os sentidos de rotação. A unica coisa que pode alterar a velocidade de um motor de corrente alternada é um inversor de frequência. 
o mais certo é você estar com uma má ligação. se poder tira foto das ligações no interruptor e no equipamento para dar-mos uma olhada. Pode seguir os passos que te passei no link acima. 

 

Mas se esse ventilador é assim mesmo como lhe disseram, então está uma dica, não voltar a comprar dessa marca. :oops:

Postado

Lucas35 e Bcpetronzio, muito obrigado pelas dicas. Vou verificar novamente as ligações. Como comprei 2 ventiladores e só montei apenas 1 deles, um "técnico" montou na verdade, ainda tenho em mãos uma chave do aparelho sem ligar. Tirei fotos dela. Mandei também a ficha técnica do ventilador. Note que diferente das chaves que vemos nos instrutivos da Internet este possui além do capacitor de 3 fios, 2 resistores de 47k Omhs o que reforçou minha desconfiança que este Ventisol tem algo de fato diferente. Eu postei uma reclamação no site da Ventisol e estou aguardando resposta. Mas vou conferir tudo novamente no que já instalei. Também não vi nada em todos instrutivos de defeitos da internet que citasse este problema que tenho, nem mesmo algo do tipo:  "se isto acontecer a ligação pode estar errada da seguinte forma. Isto reforça minha desconfiança sobre este Ventisol ter esta característica. Se de fato confirmar que o ventilador tem diferentes velocidades nos modos de operação temos um caso de propaganda enganosa porque o próprio manual não cita diferença de rotações no modo ventilação ou exaustão, na caixa não avisa nada.

 

20180108_201505.jpg

Novo Documento 2018-01-08.pdf

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Boa Noite!

 

Fiz a instalação hoje de um ventilador da Ventisol, 3 velocidades com modo ventilador e exaustor e me deparei com este problema, ele gira em velocidade menor no modo exaustor!

 

Conferi as ligações conforme diagrama de ligação, os 2 cabos de iluminação corretos, os 3 cabos de alimentação do motor também, com a fase alimentando a caixinha de controle, 2 fios indo para o motor (fios brancos) e o fio do motor que sobra (vermelho no meu caso) sendo ligado no neutro, tudo correto.

 

Att.

 

Diego Souza

Engenheiro Eletricista

  • Membro VIP
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Uma explicação seria psicológica: aparentemente a ventilação pra baixo refresca mais e por isso parece + veloz. Outra seria física: Ao soprar pra baixo está agindo contra a gravidade deixando o atrito com o eixo mais suave. O contrário fica + "pesado". Pra conferir esta baboseira toda, coloque na vertical e sinta o vento nos 2 sentidos e/ou retire a hélice e meça os rpm. E o + importante: publique o resultado

  • Membro VIP
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1 hora atrás, DiegoSouzaGomes disse:

diferença de velocidade é muito grande

Só agora vi muito. Mas continuo achando que pode medir os rpm com motor a vazio (caso não se consiga continuar vivendo sem esta informação)

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@Mário Mello @DiegoSouzaGomes  Independente de gravidade ou o que seja, um motor em funcionamento normal não varia rotação alternando o sentido, a rotação permanece igual para todos os sentido. Como eu disse antes, a unica coisa que pode variar a rotação de um motor de corrente alternada é um inversor de frequência. Temos duas pessoas relatando o mesmo caso, então só pode ser problema da marca ou é intencional.

OBS: Ali tem dois resistores, talvez o fabricante os colocou ali para diminuir a tensão no sentido exaustor. Não sei vocês mas se é meu eu tiraria eles e colocaria um fio direto para ver o resultado da velocidade, vejam imagens no google, não há resistores!  

  • Coordenador
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Já tive um ventilador aqui com um controle semelhante, porém não possuía resistor nenhum! Só o capacitor mesmo!...

  • Curtir 1
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Isso mesmo BC eu também nunca vi, isso deve ser de proposito do fabricante para diminuir a tensão, eu removeria eles, só para testar, mas não sei vocês. 

  • Curtir 1
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@lucas35 concordo com você que a forma de variar a velocidade de um motor de corrente alternada é normalmente com um inversor de frequência, o que passa longe de ser o caso. Além disso os níveis de tensão aplicados ao motor provocará também uma diferença em sua rotação (só para relembrar: pense no sistema de partida estrela-triângulo, mas isso não vem ao caso também), então, se pensando em níveis de tensão, essa diferença pode ser sim ao meu ver explicado pelos resistores, infelizmente não posso fazer testes, pois o ventilador não foi instalado na minha casa. O fato é que já vi outros comandos de ventiladores com resistores assim, mas não sei os valores e a função deles juntamente ao potenciômetro, no caso desse ventilador da Ventisol, pode ser que eles tenham usado um resistor com resistência maior para limitar os níveis de tensão aplicados ao equipamento quando operando em modo exaustor. 

 

Abraço!

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  • 8 meses depois...
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Também estou com esse problema, comprei um ventilador de teto e na função exaustor não acelera, fui ontem e troquei por um da  mesma marca e modelo e continua com esse problema. Provavelmente irei trocar o fabricante ou reaver meu dinheiro de volta.

  • 4 meses depois...
Postado

Tenho um ventilador da ventisol que possui a mesma característica de rotação menor no modo exaustão. Acho que é proposital e pode estar relacionado ao resfriamento do motor, pois no meu caso ele tinha uma grande luminária que tampava quase toda a área das entradas de ar na parte de baixo, por onde ele aspira o ar frio. Somado a esse problema ainda tinha a lâmpada que gerava ainda mais calor para o motor. Inclusive certo dia deixei ele um tempão no modo exaustão e com velocidade bem baixa, então começou a cheirar verniz queimado, esperei esfriar e liguei na velocidade média e parou o problema. Agora tirei a luminária e coloquei somente um soquete para evitar esse problema e não acumular mais insetos no cone da luminária.

15500107337293560329662953696277.jpg

  • mês depois...
Postado

gente, este capacitor tem tres fios, e tem 2 potencias microfarad 1,5uf no B de fio Black(preto) e 2,5uf no G de green(verde), notem que o 1,5uf esta para função exaustor na ligação e o de 2,5uf para vetilador, por isso que no exaustor tem menos potencia, mesmo assim se o fabricante colocou assim não é legal fazer mudanças deve ter algum motivo /razão, talvez ocorra alguma instabilidade no ventilador na função exaustor se trabalhar em potencia alta, eu acredito que ele pode ficar balançando ou deficiencia de resfriação também. os resistores é só para reduzir "ruídos" na linha os resistores em serie servem para aumentar a impedancia capacitiva aumentando a resistencia eletrica.

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  • 1 ano depois...
Postado
Em 23/03/2019 às 07:39, aarazuk123 disse:

gente, este capacitor tem tres fios, e tem 2 potencias microfarad 1,5uf no B de fio Black(preto) e 2,5uf no G de green(verde), notem que o 1,5uf esta para função exaustor na ligação e o de 2,5uf para vetilador, por isso que no exaustor tem menos potencia, mesmo assim se o fabricante colocou assim não é legal fazer mudanças deve ter algum motivo /razão, talvez ocorra alguma instabilidade no ventilador na função exaustor se trabalhar em potencia alta, eu acredito que ele pode ficar balançando ou deficiencia de resfriação também. os resistores é só para reduzir "ruídos" na linha os resistores em serie servem para aumentar a impedancia capacitiva aumentando a resistencia eletrica.

aarazuk123, apesar do lapso temporal do Tópico, me permita discordar de você quanto as conexões dos fios do capacitor; se você observar na foto que tem no post #5 verá que o fio B (1,5uF) está conectado no terminal do estágio mínimo do interruptor de velocidade em paralelo com um resistor, cujo este está ligado ao estágio de exaustor do interruptor de comutação ventilador/desligado/exaustor, juntamente com o fio vermelho do capacitor.

Por outro lado,  o fio G (2,5uF) está ligado no mesmo interruptor de velocidade, também conectado a um resistor ligado ao interruptor de comutação ventilador/desligado/exaustor,  no estágio "exaustor" (porém sem contato com o fio "B") também juntamente com o fio vermelho do capacitor.

Então, penso que a variação de velocidade das pás quando invertida a rotação, não esteja diretamente ligada ao capacitor, visto que os fios B e G são conectados ao interruptor de comutação ventilador/desligado/exaustor no estágio exaustor, diferenciando-se, as ligações, por dois resistores.

Desculpe-me se estiver errado.

Obrigado.

  • 1 ano depois...
Postado

Vejo que a discussão já ocorre há anos, e hoje foi a minha vez de passar pelo mesmo problema que os senhores. Posso acrescentar aqui que provavelmente o problema não está na caixinha cv3 da ventisol, pois eu sequer a utilizei em minha instalação. Devido o meu cômodo ter dois pontos de lâmpada, eu necessitei comprar um outro controle, da fabricante PW, por esse ter dois módulos para acionar lâmpadas diferentes. Como solução para a ligação do capacitor eu arranquei o original da caixinha da ventisol e dentro da canopla do ventilador, no teto, liguei o cabo vermelho em um dos retornos que vai para o motor e o cabos verde e azul no outro retorno que vai também para o motor, sendo estes retornos os cabos responsáveis por ventilação e exaustão (não necessariamente nessa ordem. O controle que estou usando tem um dimmer ao invés de botão de mínimo/médio/ máximo. Ele ventila muito bem, mas a exaustão é muito fraca. Segui um modelo de instalação que costumo ver há anos. 

 

Ventilador: Ventisol Wind Light 127v plástico branco 

  • 3 semanas depois...
Postado

Boa tarde pessoal.

 

Tenho 2 ventiladores ventisol fenix, um no quarto e um na sala. O do quarto apresenta o mesmo problema descrito aqui no tópico, ventilador ok porém exaustão fraca. O da sala é show, nunca tive problemas com ele. Por padrão, o ventilador da ventisol vem com capacitor de 4uF (1,5uF + 2,5uF). Resolvi abrir pra ver os capacitores e eis que me deparo com um capacitor de 10uF instalado no da sala. O atendente da loja não se atentou e me deu o capacitor errado (o correto é que fosse de 4uF também, sob risco de redução da vida útil do motor do ventilador). Como só uso no mínimo ou médio, acredito que não terei problemas com o capacitor de 10uF, inclusive pretendo trocar o do quarto para 10uF ou 8uF agora que descobri isso. Deixo aqui meu relato a fim de ajudar os colegas que venham a cair neste tópico no futuro. 

TLDR: O ventilador vem com um capacitor de 4uF. Substituindo por um mais potente (ex: 10uF), consegue-se extrair mais potência do ventilador, contornando o problema.

Abraço!

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  • 9 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado

Boa tarde pessoal. 

Sei que o assunto é antigo mas acho que vale a pena comentar para contribuir com a solução. 

 

Adquiri recentemente o ventilador de teto da Ventisol modelo Fenix do tipo controle de 3 velocidades, com uma etiqueta no motor informando "classe climática T" modelo L8 do tipo 127 VAC e potência 130W, e com a chave de controle CV3.

A respeito do comportamento citado no modo exaustão, enviei email a Ventisol, vamos ver se terei respostas...

 

Antes de analisar a tal chave de controle CV3 eu medi a resistência elétrica dos dois enrolamentos do motor, e são significamente diferentes, portanto desenvolvem potências diferentes e já pode justificar a menor velocidade desenvolvida no modo exaustão, isso se não houver algum arranjo diferente na chave CV3 que limite eletricamente a potência máxima entregue no modo exaustão. Pelo que analisei depois, o acréscimo de dois resistores não justifica. E por um teste que um dos colegas acima fez também já comprova que não afeta.

 

Então o que se observa na comutação para velocidade "máxima" o motor já desenvolve velocidade menor no modo exaustão, quase o equivalente a velocidade "média" no modo ventilação.

 

Qual a razão disto? 

É uma característica proposital do modelo? 

Sob qual argumento?

Por que não é informado na embalagem e por que não é respondido isto ao público quando solicitado?

 

Não sei...

 

Mas a resistência elétrica obtida em temperatura ambiente de 27 °C foi de 87 ohms num enrolamento e 105 ohms no outro enrolamento. 

 

Já quanto a chave de controle CV3, notado que foi acrescentado dois resistores 47k, visto atentamente aproveitando a foto que um colega postou, cada um deles já é soldado em paralelo com cada capacitor interno, portanto essa ligação permanece independente do modo ventilação ou exaustão, sendo que no controle para velocidade "mínima" um par resistor-capacitor é comutado ao circuito (47k - 1.5uF); na velocidade "média" o par 47k - 2.5uF é comutado e finalmente na velocidade "máxima" fica os dois pares em paralelo, ou seja todo mundo em paralelo.

Teremos uma capacitancia equivalente a 4uF e uma resistência equivalente próxima de 23,5k.

Considerando as tolerâncias dos componentes então podemos dizer que a impedância produzida por este circuito é a mesma da reatancia capacitiva produzida se isoladamente, portanto a função desses resistores é na filtragem do ruído na linha.

 

Então o acréscimo desses dois resistores é a única diferença em relação a antiga chave tradicional com capacitor de 3 fios, e eletricamente não justificaria a diminuição na velocidade máxima do motor em modo exaustão, tanto por não influir significativamente na função do capacitor que ficará em série com o enrolamento oposto para produzir o campo girante necessário a partida e funcionamento do motor monofasico, como na comutação deste arranjo, que é feita da mesma forma para ambos os modos de funcionamento do motor.

 

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  • Moderador
Postado

@Robson R Acredito que a redução da velocidade no modo exaustor seja para diminuir o peso do ventilador em funcionamento, pois quando o ventilador está em modo exaustor com o capacitor original (ou da mesma capacitância), o equipamento tem peso de 25Kg de acordo com o manual. Se fosse a mesma velocidade do modo ventilador (onde o aparelho vai pesar menos do que o peso original), provavelmente o peso seria ainda maior, o que teriam poucos forros que suportariam, dificultando uma instalação segura.

Postado
11 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

@Robson R Acredito que a redução da velocidade no modo exaustor seja para diminuir o peso do ventilador em funcionamento, pois quando o ventilador está em modo exaustor com o capacitor original (ou da mesma capacitância), o equipamento tem peso de 25Kg de acordo com o manual. Se fosse a mesma velocidade do modo ventilador (onde o aparelho vai pesar menos do que o peso original), provavelmente o peso seria ainda maior, o que teriam poucos forros que suportariam, dificultando uma instalação segura.

Mas essa informação do peso 25 kg consta em manual do consumidor como o peso do aparelho em funcionamento não distinguindo o modo. 

Entendo sua explicação que questões dinâmicas possam afetar o peso aparente do ventilador de teto pelo deslocamento de ar, mas como o próprio o manual do produto não informaria a velocidade diferente no modo exaustor?

Ao contrário, informa claramente que a rotação RPM é a mesma em ambos os modos, então eu penso que houve uma falha de fábrica na confecção do enrolamento do sentido exaustor, pela medição de resistência que eu tomei constatando diferenca significativa.

 

E deve ser por isso que não houve e não haverá respostas da Ventisol. Com certeza deve ter havido reclamações não respondidas e consumidores efetuando a devolução junto às lojas, e hoje este produto está entre os mais baratos por mais que tenha um acabamento razoável e boas peças para a instalação, foi a principal razão da qual não me importei e também no cômodo onde instalei não faço questão, mas está a venda e com certeza pelas mesmas lojas que só querem desovar esse estoque não se importando com pessoas que também prezam pelo bom funcionamento em modo exaustão, e este produto não cumpre isso. 

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  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Robson R disse:

questões dinâmicas possam afetar o peso aparente do ventilador de teto pelo deslocamento de ar

Certa feita eu levantei esta teoria do ventilador "helicóptero" acho que por estas bandas mesmo. Mas foi só numa tradicional zoação pra descontrair 😁. De fato creio que não deve ser levada em conta muito menos algum fabricante a mencionaria num manual.

Postado
1 minuto atrás, .if disse:

Certa feita eu levantei esta teoria do ventilador "helicóptero" acho que por estas bandas mesmo. Mas foi só numa tradicional zoação pra descontrair 😁. De fato creio que não deve ser levada em conta muito menos algum fabricante a mencionaria num manual.

Mencionar claro que não, nenhum fabricante tem essa obrigação, senão daqui a pouco junto com manual virá a patente e um livro de física 😂

 

Me refiro a questão de mencionar a rotação/velocidade reduzida num modo específico. 

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