Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Mário Mello

Ventilador de teto opera com velocidades mais baixas em modo exaustor

Recommended Posts

Comprei um ventilador de teto Ventisol Lumiar com o comando com chave de 3 velocidades para substituir por um outro antigo que estava ruim. Após instalado (o técnico não era dos melhores) notei que no modo exaustão as velocidades min, med e máx são menores que quando operando em ventilação. Não estou dizendo de menor fluxo de ar, mas visivelmente as pás giram a menor velocidade nas 3 velocidades quando trabalhando em exaustão.O comando do ventilador tem na sua traseira além do capacitor (3 fios) tem 2 resistores também ligados.O técnico me disse que era assim mesmo, que no modo exaustão é normal rodar mais lento. Já tive e tenho diversos ventiladores de teto na minha casa e nunca notei diferença entre as rotações em ventilação e exaustão.

Eu liguei na Ventisol na assistência técnica e me disseram que os ventiladores da Ventisol são assim mesmo  mas o atendente não foi convincente.

Existe de fato ventiladores cujas velocidades no modo exaustão são menores que no modo ventilação ou estou com um possível erro de ligação?

Tentei ver em alguns outros fóruns aqui mas não citam este problema que estou relatando.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ventilador que eu instalei não havia diferença de velocidade em exaustão e ventilação. Pelo que sei, um motor não perde velocidade se ele gira em sentido contrario, é a mesma coisa só muda direção de giro. Posso está errado, mas acho que tem algo errado ai. 

veja esse link, mostra como instalar, talvez te ajude. 

http://prsservice.besaba.com/como-instalar-um-ventilador-de-teto-passo-a-passo/

http://www.aprocura.com.br/como-instalar-ventilador-de-teto.html

Compartilhar este post

Link para o post

@Mário Mello Esse é o primeiro relato que vejo que um ventilador de teto tem diferença de rotação nos sentidos!!!....

Me admira o SAC da Ventisol falar que isso é normal!!!...

Vamos aguardar os colegas que conhecem melhor esse assunto se pronunciarem!

Mas adiantando, temos aqui ventiladores de teto em 3 quartos e todos eles (diferentes), não possuem rotações diferentes quanto ao sentido de rotação!!!... 

• Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Bcpetronzio @Mário Mello  sou técnico em eletromecânica e posso garantir a você que nenhum motor tem diferença na velocidade alterando os sentidos de rotação. A unica coisa que pode alterar a velocidade de um motor de corrente alternada é um inversor de frequência. 
o mais certo é você estar com uma má ligação. se poder tira foto das ligações no interruptor e no equipamento para dar-mos uma olhada. Pode seguir os passos que te passei no link acima. 

Mas se esse ventilador é assim mesmo como lhe disseram, então está uma dica, não voltar a comprar dessa marca. :oops:

Editado por lucas35

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas35 e Bcpetronzio, muito obrigado pelas dicas. Vou verificar novamente as ligações. Como comprei 2 ventiladores e só montei apenas 1 deles, um "técnico" montou na verdade, ainda tenho em mãos uma chave do aparelho sem ligar. Tirei fotos dela. Mandei também a ficha técnica do ventilador. Note que diferente das chaves que vemos nos instrutivos da Internet este possui além do capacitor de 3 fios, 2 resistores de 47k Omhs o que reforçou minha desconfiança que este Ventisol tem algo de fato diferente. Eu postei uma reclamação no site da Ventisol e estou aguardando resposta. Mas vou conferir tudo novamente no que já instalei. Também não vi nada em todos instrutivos de defeitos da internet que citasse este problema que tenho, nem mesmo algo do tipo:  "se isto acontecer a ligação pode estar errada da seguinte forma. Isto reforça minha desconfiança sobre este Ventisol ter esta característica. Se de fato confirmar que o ventilador tem diferentes velocidades nos modos de operação temos um caso de propaganda enganosa porque o próprio manual não cita diferença de rotações no modo ventilação ou exaustão, na caixa não avisa nada.

20180108_201505.jpg

Novo Documento 2018-01-08.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite!

Fiz a instalação hoje de um ventilador da Ventisol, 3 velocidades com modo ventilador e exaustor e me deparei com este problema, ele gira em velocidade menor no modo exaustor!

Conferi as ligações conforme diagrama de ligação, os 2 cabos de iluminação corretos, os 3 cabos de alimentação do motor também, com a fase alimentando a caixinha de controle, 2 fios indo para o motor (fios brancos) e o fio do motor que sobra (vermelho no meu caso) sendo ligado no neutro, tudo correto.

Att.

Diego Souza

Engenheiro Eletricista

Compartilhar este post

Link para o post

Uma explicação seria psicológica: aparentemente a ventilação pra baixo refresca mais e por isso parece + veloz. Outra seria física: Ao soprar pra baixo está agindo contra a gravidade deixando o atrito com o eixo mais suave. O contrário fica + "pesado". Pra conferir esta baboseira toda, coloque na vertical e sinta o vento nos 2 sentidos e/ou retire a hélice e meça os rpm. E o + importante: publique o resultado

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, DiegoSouzaGomes disse:

diferença de velocidade é muito grande

Só agora vi muito. Mas continuo achando que pode medir os rpm com motor a vazio (caso não se consiga continuar vivendo sem esta informação)

Compartilhar este post

Link para o post

@Mário Mello @DiegoSouzaGomes  Independente de gravidade ou o que seja, um motor em funcionamento normal não varia rotação alternando o sentido, a rotação permanece igual para todos os sentido. Como eu disse antes, a unica coisa que pode variar a rotação de um motor de corrente alternada é um inversor de frequência. Temos duas pessoas relatando o mesmo caso, então só pode ser problema da marca ou é intencional.

OBS: Ali tem dois resistores, talvez o fabricante os colocou ali para diminuir a tensão no sentido exaustor. Não sei vocês mas se é meu eu tiraria eles e colocaria um fio direto para ver o resultado da velocidade, vejam imagens no google, não há resistores!  

Editado por lucas35

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive um ventilador aqui com um controle semelhante, porém não possuía resistor nenhum! Só o capacitor mesmo!...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo BC eu também nunca vi, isso deve ser de proposito do fabricante para diminuir a tensão, eu removeria eles, só para testar, mas não sei vocês. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@lucas35 concordo com você que a forma de variar a velocidade de um motor de corrente alternada é normalmente com um inversor de frequência, o que passa longe de ser o caso. Além disso os níveis de tensão aplicados ao motor provocará também uma diferença em sua rotação (só para relembrar: pense no sistema de partida estrela-triângulo, mas isso não vem ao caso também), então, se pensando em níveis de tensão, essa diferença pode ser sim ao meu ver explicado pelos resistores, infelizmente não posso fazer testes, pois o ventilador não foi instalado na minha casa. O fato é que já vi outros comandos de ventiladores com resistores assim, mas não sei os valores e a função deles juntamente ao potenciômetro, no caso desse ventilador da Ventisol, pode ser que eles tenham usado um resistor com resistência maior para limitar os níveis de tensão aplicados ao equipamento quando operando em modo exaustor. 

Abraço!

Editado por DiegoSouzaGomes
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais