Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
42 minutos atrás, Robson R disse:

rotação/velocidade reduzida num modo específico

Se for os modos exaustor e ventilador, "alguém" lá em cima também levantou uma teoria amalucada 🤪

em tempo: o ventilador que está sobre meu chifre neste exato momento é assim: pra baixo gira lento e pra cima .. afff.. mais lento ainda.. 🥵    .😁

afff tinha que ser eu a virar página .. pêquepê. 😠

• Moderador
Postado
Em 29/10/2024 às 12:32, Robson R disse:

Mas essa informação do peso 25 kg consta em manual do consumidor como o peso do aparelho em funcionamento não distinguindo o modo. 

Sim, mas não tem porquê o manual explicar com detalhes. Senão o consumidor iria instalar em um teto que não suporta 25Kg com a ideia de usar somente o ventilador (para baixo), aí alguém desinformado liga no modo exaustor e pode acontecer um acidente. Por isso que o manual não distingue o modo. Mas é óbvio que o ventilador vai ficar mais leve quando soprando para baixo, isso é uma questão de física.

Em 29/10/2024 às 12:32, Robson R disse:

Ao contrário, informa claramente que a rotação RPM é a mesma em ambos os modos, então eu penso que houve uma falha de fábrica na confecção do enrolamento do sentido exaustor, pela medição de resistência que eu tomei constatando diferenca significativa.

Só se a resistência do ar para o teto faz com que o ventilador fique mais lento, mas é algo normal em todos os ventiladores da Ventisol que eu vi.

Postado
6 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Sim, mas não tem porquê o manual explicar com detalhes. Senão o consumidor iria instalar em um teto que não suporta 25Kg com a ideia de usar somente o ventilador (para baixo), aí alguém desinformado liga no modo exaustor e pode acontecer um acidente. Por isso que o manual não distingue o modo. Mas é óbvio que o ventilador vai ficar mais leve quando soprando para baixo, isso é uma questão de física.

Só se a resistência do ar para o teto faz com que o ventilador fique mais lento, mas é algo normal em todos os ventiladores da Ventisol que eu vi.

Eu entendo a sua linha de raciocínio como hipótese que no modo exaustão se o aparelho girasse a mesma velocidade que no modo ventilação poderia ficar mais pesado do que 25 kg e um risco à instalação que não previu isso, eu concordo com você que isso não precisaria ser detalhado no manual pois no caso implicaria numa alteração das características do produto se fosse possível.

Mas o cerne da questão aqui é quanto a velocidade do aparelho. Indo pela possibilidade de seu raciocínio então a fábrica simplesmente redigiu errado a informação sobre a rotação ser a mesma em ambos os modos. 

A diferença é muito grande para se achar isto normal. 

Se vierem me dizer que isto é assim mesmo, isso se chama enganar o consumidor, por mais que seja uma condição de segurança, pois todos aqui sabem que isto não é normal e de repente uma modificação dessas sem a devida informação então isto é desonesto.

Se tem que ser assim (e eu acho que não, o produto é fraco no modo exaustão) basta que isto já seja informado na embalagem pois o consumidor sempre esperou que o produto funcionasse praticamente a mesma velocidade no modo exaustão. Simples.

Mas quanto aos ventiladores da Ventisol não me lembro dessa situação ser comum aos modelos anteriores ou de nenhum outro fabricante que eu instalei.

Aliás não encontrava diferença na medição de resistência entre os enrolamentos maior do que 10 ohms (nos modelos 127vac), e a rotação no modo exaustão era praticamente a mesma no modo ventilação.

Nesse modelo eu encontro 20 ohms de diferença,  e há grande diferença na rotação.

Não pode ser normal aceitarmos que o ventilador apresente uma condição divergente do manual com relação a velocidade/rotação em ambos os modos.  

Tá na cara que tem algo errado, pois qual é o problema do aparelho funcionar a mesma rotação, ou próxima, se a instalação suportar??

Qual seria o peso máximo na situação de exaustão, 28, 30, 35kg ? 

Ora então que se especifique isso no manual, não seria mais simples?

Senão, voltaremos ao fato da informação da rotação no manual. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...