Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Eduardo Luz Barbosa

Funcionamento de um transmissor FM

Recommended Posts

Prezados membros do Clube do Hardware, montei um projeto de um transmissor FM para um projeto da universidade. Mais estou com algumas duvidas quanto ao funcionamento do mesmo. Segue imagem do circuito no proteus.

 

5a4f883841a9e_transmissorFM.thumb.png.858f21e2c24c850c574c17a980eac76f.png

 

O sinal de áudio é injetado no potenciômetro. O diodo D1 é um diodo de germânio o VC1 é um capacitor variável de 0-50 pF. As duvidas são: Como ocorre a modulação através desse diodo e a a função do capacitor C6 de 4.7 pF.

Desde já agradeço!

Editado por Eduardo Luz Barbosa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O diodo possui uma capacitância intrínseca, que varia com a sua polarização. Um sinal modulante (o sinal de áudio) altera a polarização e consequentemente o valor da capacitância. Isso gera uma variação na frequência de oscilação (FM).

Mas. Costuma-se usar o diodo D1 com a polarização invertida (trocar o catodo com o anodo). Nunca ví o diodo invertido assim, mas deve funcionar. 

C6 prove realimentação positiva. Parte do sinal sai do coletor e entra no emissor quase que em fase. Isso faz com que o circuito oscile. Este circuito costuma ter, também um capacitor de menor valor que C6, entre o emissor e o terra (0V). 

Fora isso. Me surpreende que esse circuito funcione, pois tanto a base como o coletor de Q2 não estão com polarização CC. C4 e C7 bloqueiam a corrente cc.

Também, Q3 pode queimar, já que não há uma carga (antena ou resistor).

Em tempo: Quando se apresenta um circuito qualquer, deve-se mostrar a referência para que possamos obter maiores conclusões sobre ele.

Finalmente: Parece que o circuito é um transmissor e tem um estágio de potência. Caso ele funcione, verifique se não está interferindo com as leis vigentes.

MOR_AL

Editado por MOR
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@MOR Muito obrigado MOR. As duvidas foram sanadas. A respeito da referência não coloquei pois foi um circuito feito por um primo meu, de acordo com os conhecimentos dele em eletrônica, não foi algum circuito retirado da internet. Ele me explicou o circuito, mas não ficou de forma muito clara essas duas duvidas que perguntei. O circuito esta funcionando perfeitamente. Irei verificar quanto ao fato de estar interferindo em alguma lei vigente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezado@MOR , fiquei pensando em algumas coisas que você tinha dito e fui revisar o circuito. Realmente eu errei ao passar pro proteus o circuito. Creio eu que dessa vez esta correto. Segue abaixo o circuito. O capacitor C7 esta ligado no terra. C4 esta em paralelo  com R4 e existe um outro capacitor na saida de R9 ligado ao terra. A respeito de Q3, pelo que me foi passado o resistor R8 e para evitar que ele queime.

5a50321ce63a7_transmissorFM2.thumb.png.925456806acee5aa6f324c5cde43eb27.png

Editado por Eduardo Luz Barbosa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok. 

Mas tem que ter uma carga resistiva na saída para casar a impedância, evitar o retorno do sinal e transmitir para o meio exterior.

MOR_AL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×