Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito Indicador Sequencial de Bateria


Rvs

Posts recomendados

Se é para monitorar bateria, bobagem indicação dos primeiros volts. Para que quero saber se está com apenas 3V? Já estragou, nem mesmo o circuito irá funcionar com uma tensão tão baixa. Fiz um circuito que te mostra de 8,9V a 12,6V ou mais. Vai ter 3 indicações de perigo, 3 de cuidado e 4 de bateria carregada.

Uma bateria quando sai do carregador estará com uma tensão entre 13V e 14,4V. Após uns 10 minutos de descanso essa tensão se estabiliza entre 12,4 e 12,6V. Abaixo de 11V já está fraca mas dá para usar sem danos. Abaixo de 10V tá correndo risco de estragar.

Em anexo o circuito e a planilha de excel

 

Sem título.png

 

Sem título.gif

adicionado 11 minutos depois

O integrado é preciso e os resistores é você quem escolhe a precisão na hora da compra. Resistores de 5% tem vezes que  estão com o valor em cima, outras vezes não. São apenas 5 resistores não vale a pena economizar.

adicionado 15 minutos depois

Caso deseje a escala de 0 a 12,6V, basta ligar o RLO (pino 4) no terra.

Dot bar para bateria.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um alerta: me esqueci da impedancia de entrada do SIG (pino 5). Varia de 8k a 18k, baixa demais para o divisor resistivo proposto.

2 soluções:

1 - um operacional seguidor de sinal entre o divisor R4 e R5 e a entrada.

2 - Utilização de valores muito baixos no divisor, tais como R4 = 270R e R5 = 283R. Talvez sejam necessários associações. Com esses valores a potencia dissipada em cada resistor será de 1/8W, não é tanto assim.

 

Sem título1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...