Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
andremassuia

Preciso atualizar um painel led 7x95

Recommended Posts

Boa tarde, 

Estou com um problema que nunca tinha me reparado antes, tenho que atualizar os dizeres de um painel LED, só que o bendito só tem entrada rj12.

Encontrei vários tutorias na web mas todos via USB (meu letreiro não possui essa entra) e via 232.

comprei um aptador e segui um tutoria de como converter porta com em rj12, mas sem sucesso o software nem reconhece.

o pior de tudo e que não tem nenhum no letreiro, nome só o da empresa que vendeu.

se tiver alguém que já viu esse tipo de letreiro me ajudem por favor!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa RJ12 pode ser uma USB ou uma RS-232 'disfarçadas'.. Se souber meça as tensões nos pinos. Não tem marcação na placa de circuito impresso?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Existe uma ferramenta que se chama chave de fenda. Com ela, desmonte e levante esquema de pelo menos da entrada da comunicação mostrando de onde vem/pra onde vai. Paralelamente publique fotos de resolução aceitável da placa - parte de cima e de baixo. A probabilidade de auxílio/sucesso mais efetivo aumenta um pouco.

1.jpg>1k.txt

(de javu)

abç

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Isadora Ferraz @Ricardov Muito obrigado, amanha logo cedo estarei desmontado e postando fotos; trabalho com informática a muitos anos e nunca tinha visto um equipamento com interface rj12. (nunca tinha atualizado um letreiro).

Compartilhar este post

Link para o post

O RJ12 é só um tipo de conector. O que precisa descobrir é o tipo de sinal da interface, se USB, RS-232 ou outro.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Hoje foi um caos pra mim, 

Só tive tempo de tirar fotos por fora!

imagem1.jpeg

imagem2.jpeg

imagem3.jpeg

imagem4.jpeg

imagem5.jpeg

imagem6.jpeg

adicionado 3 minutos depois

o conector no painel led e rj12 tentei aptar usando um conector rj45x 232 (gambiara mesmo).

amanha sem falta abro e tiro mais fotos!!

Compartilhar este post

Link para o post

imagem5.jpegPelo jeito é só gnd,tx,rx.

O adaptador usb-serial (teoricamente) deve funcionar. Localize gnd (fácil), tx e rx no seu conector e solde outro tipo de lhe aprouver.

imagem2.jpegAtenção à configuração dos jumpers

Meça continuidade dos cabos preferencialmente usando os contatos-ilhas na pci

abç

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •  

Em 09/01/2018 às 07:42, Isadora Ferraz disse:

Atenção à configuração dos jumpers

Muito obrigado pela dica, estrava jumeado no modo rs485!!!!

qual destes dois padrões eu devo seguir para fazer o  conector lan x  232 ( meu cabo e de rj 12 mas acho que não muda nada! (a não ser pelo fato que tem 3 pares))

image.png.1f56a3d0ca1c05ac59f9db927637908a.pngimage.png.6d3cbdd5d3ceb4acf05d7bf6953a7719.png

Em 09/01/2018 às 07:42, Isadora Ferraz disse:

Pelo jeito é só gnd,tx,rx

Compartilhar este post

Link para o post

olha isso

Seu tx com o rx do db9 e o seu rx com o tx dele e claro seu gnd com gnd do db9. Eu (eu) colocaria um resistor chute 100R (talvez mais... ou menos) entre

tx---[100]---rx

rx---[100]---tx

gnd--------gnd

abç

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • sou uma anta, liguei tx com tx e me perguntava o que tava errado.

adicionado 23 minutos depois

não foi ainda, 

vou experimentar este esquema.

image.png.bfe3963265f52dd7987303aa30e12603.png

Compartilhar este post

Link para o post

Ao ligar tx com tx foi saída com saída. A chance é pequena mas pode ter zoado as intefaces. (por isso falei [100R] lembra? eu não)

Pra ver se o problema é do lado do pc, faça um teste com um terminal (hyperterminal p.ex.). Dê um curto tx-rx - pode ser com o jumper - pinos 3-2 do db9 e veja se ecoa ao digitar algo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • gambita.png.c70a9de3198077d577294c42db7ed2ae.png

amanha vou cortar o cabo rj 12 e soldar direto acho que o aptador rj45 x db9 ta me corneando.

vou conectar o cabo 2rj x 3db                3rj x 2db9 e 6 no 5db.

minha unica duvida se e mesmo 2 e 3 do rj12 sao rx e tx mesmo, pois vi algumas figuras mostrando varias configurações diferentes para esse cabo.

@Isadora Ferraz .muito obrigado pela sua ajuda.

Editado por andremassuia
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais