Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Mudar nome da planilha em função de uma célula


Posts recomendados

@daviddatal , bom dia.

 

Célula C3 de qualquer planilha? Se for isso, insira no evento Change da pasta de trabalho:

Private Sub Workbook_SheetChange(ByVal Sh As Object, ByVal Target As Range)
  If Not Intersect(Target, Sh.Range("C3")) Is Nothing Then
    On Error Resume Next
      Sh.Name = Sh.Range("C3").Value
    On Error GoTo 0
  End If
End Sub

Obs.: lembre-se de habilitar as macros.

Dúvida David.zip

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o restante do código?

 

Até tentei fazendo assim:

 

Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range)

    Dim Sh As Worksheet
    Set Sh = Sheets("Plan1")

  If Not Intersect(Target, Sh.Range("C3")) Is Nothing Then
    On Error Resume Next
      Me.Name = Sh.Range("C3").Value
    On Error GoTo 0
  End If
 
End Sub

 

 

Mas não funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, daviddatal disse:

1) Qual a diferença entre "Sh" e "Me" ? São parâmetros internos do VBA?

São internos do VBA sim. Veja:

Private Sub Workbook_SheetChange(ByVal Sh As Object, ByVal Target As Range)

Quando você insere o código para detectar mudanças em qualquer célula de qualquer planilha usando a armadilha de evento Workbook SheetChange no módulo EstaPasta_de_Trabalho, o Excel te dá a oportunidade de identificar em qual Sheet (Sh) a mudança ocorreu e também qual foi o range (Target) em que isso ocorreu. Não foram variáveis inseridas pelo usuário, são automáticas desse evento mesmo.

    Já a palavra reservada Me refere-se à classe em que está o código. Se está no módulo EstaPasta_de_Trabalho, Me é um objeto Workbook representando a própria pasta de trabalho. Se está num módulo de planilha, Me é um objeto Worksheet, Se dentro de um Userform, Me é o Userform. Digamos que é uma forma de "referir-se a si próprio".

Então, Sh é um argumento criado para esse e outros eventos no Excel, enquanto Me está presente também no VBA de outros aplicativos.

 

11 horas atrás, daviddatal disse:

2) Como faço para indicar a célula C3 de outra planilha?

 

Worksheets("OutraPlanilha").Range("C3")

 

______

David, se me permite, acho que você deveria descrever bem detalhadamente tudo o que você deseja fazer, toda a situação, senão ficaremos longo período nessa tentativa-e-erro. Seu problema parece ser simples de resolver, mas ainda está confuso para mim, não está suficientemente claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Edson Luiz Branco disse:

______

David, se me permite, acho que você deveria descrever bem detalhadamente tudo o que você deseja fazer, toda a situação, senão ficaremos longo período nessa tentativa-e-erro. Seu problema parece ser simples de resolver, mas ainda está confuso para mim, não está suficientemente claro.

 

Tenho um arquivo do Excel com 2 planilhas (Plan1 e Plan2).

Preciso que o nome da segunda planilha mude automaticamente de acordo com o que estiver digitado na célula C3 da Plan1.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso no módulo da Planilha 1 use o CodeName da Plan2 e não o seu nome real, já que este vai mudando a toda hora. Ou use seu índice:

Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range)
  If Not Intersect(Target, Me.Range("C3")) Is Nothing Then
    On Error Resume Next
      Plan2.Name = Me.Range("C3").Value  'ou:
      'Worksheets(2).Name = Me.Range("C3").Value
    On Error GoTo 0
  End If
End Sub

 

DúvidaDavidDatal.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, daviddatal disse:

Mas e se o código fosse colocado na plan2, ou seja, na planilha que quero renomear?

 

Aí o evento Change não teria sido disparado, pois quem mudou (Change) foi a célula C3 da Plan1 e não da Plan2.

Nesse caso, se você não quiser usar o código no módulo da Plan1, tem que usar no módulo da pasta de trabalho inteira (EstaPasta_de_trabalho) para ele poder detectar mudanças. O efeito colateral é que o código vai rodar sempre que alguma célula em qualquer planilha for alterada, podendo causar lentidão:

Private Sub Workbook_SheetChange(ByVal Sh As Object, ByVal Target As Range)
  If Sh.CodeName = "Plan1" Then            'ou If Sh.Name = "Plan1", se Plan1 não mudar de nome
    If Not Intersect(Target, Sh.Range("C3")) Is Nothing Then
      On Error Resume Next
        Plan2.Name = Sh.Range("C3").Value  'ou Worksheets(2).Name = Sh.Range("C3").Value
      On Error GoTo 0
    End If
  End If
End Sub

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Criei uma planilha que inicialmente se chama CÁLCULO.

Em gerenciador de nomes eu criei um nome para a célula A1, que é NOME1.

Adicionei um código para que o nome dessa planilha mude em função de NOME1.

 

 

Estou tentando automatizar essa planilha, para que tudo fique em função de NOME1, e não do nome fixo inicial da planilha (CÁLCULO).

 

Em três partes do código preciso chamar  NOME1 e não o nome fixo (CÁLCULO) da planilha:

 

ActiveWorkbook.Worksheets(CÁLCULO).Sort.SortFields.Clear
ActiveWorkbook.Worksheets(CÁLCULO).Sort.SortFields.Add Key:=Range("B1:B10"), SortOn:=xlSortOnValues, Order:=xlDescending, DataOption:=xlSortNormal

 

'...


ActiveCell.FormulaR1C1 = "=IF(5>=COUNTIF(CÁLCULO!R3C4:R10C4,"teste");""CORRETO"";""ERRADO"")"

 

 

Qual a sintaxe correta para trocar nos códigos o nome fixo (CÁLCULO) da planilha pelo nome criado em gerenciador de nomes (NOME1)?

Eu tentei algo do tipo:

ActiveWorkbook.Worksheets(NOME1).Sort.SortFields.Clear ....... não funcionou

ActiveCell.FormulaR1C1 = "=IF(5>=COUNTIF(NOME1!R3C4:......... não funcionou

ActiveWorkbook.Worksheets(Plan1).Sort.SortFields.Clear ....... não funcionou

ActiveCell.FormulaR1C1 = "=IF(5>=COUNTIF(Plan1!R3C4:......... não funcionou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É continuação do problema do seu outro tópico? Agora tem elementos novos que não haviam antes.

 

Supondo uma variável String, digamos N:

Dim N As String

 

Para retornar o conteúdo de uma célula nomeada:

       N = Range("NOME1").Value

 

No seu caso, então:

 

ActiveWorkbook.Worksheets(N).Sort.SortFields.Clear .......

ActiveCell.FormulaR1C1 = "=IF(5>=COUNTIF(" & N & "!R3C4:.........

 

 

 

Para retornar o nome da planilha em que a célula nomeada está, dá pra usar

 

      N = Range("NOME1").Parent.Name

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, daviddatal disse:

Pronto, ao invés de usar um nome do gerenciador de nomes foi usada uma variável.

 

É mais cômodo colocar numa variável para não ficar muito longa a cadeia. Também pode ficar mais rápido, pois o VBA não precisaria avaliar a expressão cada vez que ela surge, principalmente se tiver muitas ocorrências dela.

 

1 hora atrás, daviddatal disse:

Mas como seria para colocar o nome do gerenciador de nomes?

Para usar na forma original:

ActiveWorkbook.Worksheets(Range("NOME1").Value).Sort.SortFields.Clear .......

 

1 hora atrás, daviddatal disse:

Esse " & N & " é bem estranho!

 

É estranho mas necessário, já que você está utilizando a propriedade FormulaR1C1 que é do tipo String. Portanto tudo que você colocou entre as aspas iniciais e finais é usado do jeito que está, nada que está ali dentro é avaliado como uma expressão durante o processamento da macro.

Por isso foi necessário quebrar a cadeia na parte inicial, fixa ("=IF(5>=COUNTIF("), na parte intermediária, avaliada em tempo de execução (N ou se preferir Range("NOME1").Value),  e na parte final, novamente fixa ("!R3C4:.........") e concatenar essas 3 partes com o & (ou +) para que a string total tenha a parte "interna" variável.

 

O que foi feito foi simplesmente dizer:

a = "=IF(5>=COUNTIF("

b = Range("NOME1").Value

c = "!R3C4:........."

chegando a

ActiveCell.FormulaR1C1 = a & b & c  (ou a + b + c)

Um detalhe. você pode desprezar a propriedade .Value e usar só Range("NOME1") se achar melhor, já que é a propriedade padrão. Preferi deixar qualificado para ilustrar que o que retorna é o valor da célula nomeada (mais clareza), mas é opcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora me surgiu um problema:

Quando o texto da célula nomeada (A1) contém apenas uma palavra, o código VBA que o utiliza funciona normalmente.

 

Porém, se o texto da célula (A1) tiver espaço, ou seja, mais de uma palavra, aí o código apresenta erro.

Na verdade não é bem um erro, durante a execução da macro é aberta uma caixa de diálogo perguntando onde está a planilha com o nome referenciado em " & N & ", e esse nome é a última palavra contida na célula (A1).

 

Portanto, preciso de algo que faça com que o Excel procure por uma planilha presente na pasta de trabalho ativa que tenha o texto completo da célula (A1), e não apenas a última palavra escrita lá.

A variável N até guarda o texto completo, mas na parte do código que tem " & N & " só está reconhecendo a última palavra do valor dessa variável.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A macro, como está escrita no código, faz uma edição na célula selecionada.

Nessa edição, existe um IF e um COUNTIF.

O problema está no COUNTIF, pois ao indicar a planilha em que será feita a contagem, por meio da variável N, o Excel não localiza uma planilha na pasta de trabalho atual, nos casos em que a variável N armazenar duas ou mais palavras.

Neses casos ( N armazenar duas ou mais palavras) o Excel procura uma planilha que tenha apenas a última palavra armazenada na variável N, por exemplo, se N = SÃO PAULO, o COUNTIF só está procurando por uma planilha que tenha o nome PAULO.

adicionado 27 minutos depois

 

==================================

Atualização:

 

 

Consegui!

 

Onde tem:

N = Range("C3").Value

 

Mudei para:

N = "'" & Range("C3").Value & "'"

 

Testando, eu gravei uma macro com o mesmo código em uma planilha que tinha 2 palavras, com isso notei que foi inserido apóstrofe antes e depois do nome dessa planilha. Apenas isso que faltava! rsrs

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...