Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Zen+ Ryzen série 2000


Evandro

Posts recomendados

20 horas atrás, Phoenyx disse:

@Thomas Brito Não sei se é uma boa decisão, ainda mais tendo que pegar Z370.

Custo benefício zero aí.

Prefiro esperar as novas placas e se não vier eu compro a Z370 melhor que comprar um processador do que ter todo o suporte da plataforma kaga-do.

A AMD insiste em lançar seus produtos com problemas graves no lançamento muitos que ainda nem foram solucionados ainda.(latência de memória e a latência do infinity fabric).

Sem falar de todo tipo de palhaçada que ocorreu ao longo do ano passado (bios de placa queimando CPU[Gigabyte], falta de suporte às memória, compatibilidade com windows, travamentos, quedas de clock e etc...)
Ainda estão tentando consertar os ryzen depois de um ano com os patchs AGESA quando podia ser feito bem mais rápido.

Aquele negócio prefiro pagar mais caro em um processador muito bom e estável como o i3 8100 do que pagar pra ser BETA TESTER.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thomas Brito Estas questões são problemas em bios, de alguns modelos de mobos pelo visto. Problema dos fabricantes que liberam bios bugada sem testar, não da AMD.

 

Se não, todos os reviews teriam retornado problemas, no entando não foi isto o visto.

 

Meio triste, até porque um 2200G é melhor do que um 8100+GT1030 e mais barato.

 

E um 2400G é simplesmente mais rápido do que um 8100, da mesma forma que um R5 1400\1500X são. Até porque é basicamente um i5 Skylake\Kabylake.

 

Até para uso profissional, tem tanto potencial para rigs pequenas e baratas:

 

Custo x Beneficio simplesmente incomparavel

 

--

 

Mas você fala como se só a AMD tivesse problemas em lançamentos, quando a Intel ainda tem problemas de compatibilidade de memoria com X99 mesmo após a mesma plataforma ja ter sido substituida, e sendo uma plataforma bem mais cara.

Ou o fiasco que foi o lançamento de X299, com alguns incidentes de CPUs fritando após um upgrade de KB-X para SKY-X pelas diferenças de tensão e entrega de energia(aah, não achei link), ou a plataforma em si ter sido criada do dia para a noite(ou melhor, toda a linha a partir dos 12 núcleos pelo menos foi), basicamente puxando Xeons para uma plataforma HEDT com serios problemas termicos, problemas que afetam basicamente toda a linha da Intel pelo uso de TIM de pessima qualidade entre o HIS e o die de seus processadores, mesmo as CPUs de U$2000,00

 

Citação

Aquele negócio prefiro pagar mais caro em um processador muito bom e estável como o i3 8100 do que pagar pra ser BETA TESTER.

Bom, você esta basicamente comprando um i5 Skylake após 2x refreshs, então os testes ja foram feitos durante a vida dessas outras duas plataformas. Seja os problemas com bugs de arquitetura(inclusive o grande fiasco com Meltdown e Specter ainda não resolvidos), ou as questões com HT que geravam corrompimento de dados no linux. Mas, se você esta mirando tão baixo, bem, você estaria melhor com um R5 1400 na verdade que sairia mais barato, seria mais frio e ja passou pela sua bateria de testes.

 

Principalmente se você for um usuario normal que não planeja fazer OC, ja que a maioria dos problemas com 1st gen dos Ryzen era justamente com OC do processador e da memoria(meio que resolvidos a este ponto).

 

 

Só não entendo porque a AMD não esperou um pouquinho para liberar tudo em abril, teria sido mais seguro, certamente. Bios mais maduras, linha completa e mobos compativeis.

 

Com alguma sorte monto minha rig portatil de emulação\trabalho esse ano com um 2200G após o preço normalizar.

adicionado 19 minutos depois

@Phoenyx @Thomas Brito  Canal desse Rodrigo é da hora, valeu

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Atretador disse:

@Thomas Brito Estas questões são problemas em bios, de alguns modelos de mobos pelo visto. Problema dos fabricantes que liberam bios bugada sem testar, não da AMD.

 

Se não, todos os reviews teriam retornado problemas, no entando não foi isto o visto.

 

Meio triste, até porque um 2200G é melhor do que um 8100+GT1030 e mais barato.

Até para uso profissional, tem tanto potencial para rigs pequenas e baratas:

 

O desempenho dos dois é parecido e desse segundo vídeo tem um problema porque em alguns jogos no segundo vídeo a GPU (1060) não está sendo utilizado ao máximo.
O concorrente do r5 2400g é o i5 8400.$169 contra 110$ do i3

O i3 é bem mais barato, quem vai fazer uso profissional vai com a linha 7.

E não, o ryzen 1400 não é melhor que o i3 8100 em jogos.

custo/benefício não é tudo a satisfação do comprador também vale a pena, um usuário não quer ter dor de cabeça de ficar mexendo em bios e comprar kit de memória e ver que dá problema e quedas de fps e clock.

 

21 minutos atrás, Atretador disse:

@Thomas Brito

--

 

Mas você fala como se só a AMD tivesse problemas em lançamentos, quando a Intel ainda tem problemas de compatibilidade de memoria com X99 mesmo após a mesma plataforma ja ter sido substituida, e sendo uma plataforma bem mais cara.

Ou o fiasco que foi o lançamento de X299, com alguns incidentes de CPUs fritando após um upgrade de KB-X para SKY-X pelas diferenças de tensão e entrega de energia(aah, não achei link), ou a plataforma em si ter sido criada do dia para a noite(ou melhor, toda a linha a partir dos 12 núcleos pelo menos foi), basicamente puxando Xeons para uma plataforma HEDT com serios problemas termicos, problemas que afetam basicamente toda a linha da Intel pelo uso de TIM de pessima qualidade entre o HIS e o die de seus processadores, mesmo as CPUs de U$2000,00

 

O que isso tem haver com o Ryzen ou a 8th geração?

Se for assim posso também falar da ********** da geração bulldozer da FX AMD que tinha o problema do TLB que causada uma perda de 30% de desempenho que foi "consertada" com o lançamento dos piledriver literalmente deixando a galera que comprou os bulldozer na *****.

Isso não faz parte da discussão, afinal estamos falando de duas plataformas.

23 minutos atrás, Atretador disse:

@Thomas Brito

Bom, você esta basicamente comprando um i5 Skylake após 2x refreshs, então os testes ja foram feitos durante a vida dessas outras duas plataformas. Seja os problemas com bugs de arquitetura(inclusive o grande fiasco com Meltdown e Specter ainda não resolvidos), ou as questões com HT que geravam corrompimento de dados no linux. Mas, se você esta mirando tão baixo, bem, você estaria melhor com um R5 1400 na verdade que sairia mais barato, seria mais frio e ja passou pela sua bateria de testes.

 

E daí?

Maioria dos usuários não troca de processador todo mês e aliás a 8th geração são ótimos processadores já maturados e da AMD Ryzen não.

Parece que você tá comprando um produto em EARLY ACCESS pensando que talvez fique melhor no futuro ou acabe levando uma trollada da AMD.

O mesmo não pode ser dito dos i7 2600k ou i7 4770 que são ótimos processadores e que levam as placas de videos atuais.

O que não pode ser ditos dos FX.

26 minutos atrás, Atretador disse:

@Thomas Brito Só não entendo porque a AMD não esperou um pouquinho para liberar tudo em abril, teria sido mais seguro, certamente. Bios mais maduras, linha completa e mobos compativeis.

 

Com alguma sorte monto minha rig portatil de emulação\trabalho esse ano com um 2200G após o preço normalizar.

Não esperou porque foi rushado para fazer frente a intel.

E mesmo com a intel rushando a 8th geração veio sem problemas de bios e etc...

Espero que você tenha sucesso se arrumarem essas cagadas.

Eu até pensava em comprar uma AMD não tenho paciência para ficar esperando melhorias de bios e bugfixes como se fosse um usuário de teste.

Se tivessem mantido os preços que estavam no final do ano passado eu até compraria um r5 1600 mas depois com esse refresh acredito piamente que também vai vir zoado.

Muito mais desrespeito aos consumidores a intel cobrando preço premium para quad-cores e dual cores e aquele lixo de pasta térmica no die, é a AMD lançando processadores todos zoados e querendo fransformar o consumidor em funcionário de teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

O desempenho dos dois é parecido e desse segundo vídeo tem um problema porque em alguns jogos no segundo vídeo a GPU (1060) não está sendo utilizado ao máximo.

nome disso é gargalo :v

 

Citação

O concorrente do r5 2400g é o i5 8400.$169 contra 110$ do i3

GT1030 U$70~ +i3-8100 U$110 -- para ser equivalente ao 2400G

ou comparando ao 2200G que é 99U$ fica até pior, 180U$ vs 99$

 

Citação

quem vai fazer uso profissional vai com a linha 7.

Nem todo mundo tem orçamento para cair de cara em linha high end. Felizmente atualmente temos boas opções para produção mesmo no mid-range.

 

Citação

E não, o ryzen 1400 não é melhor que o i3 8100 em jogos.

É a mesma historia de i5-7a gen(ou até mesmo Ryzen 3) vs R5, quad-cores sofrem mais com stuttering por limitação de threads em jogos mais pesados para CPU.

 

Citação

custo/benefício não é tudo a satisfação do comprador também vale a pena, um usuário não quer ter dor de cabeça de ficar mexendo em bios e comprar kit de memória e ver que dá problema e quedas de fps e clock.

 

5min no forum, e vai ver que ambos fabricantes apresentam problemas de instabilidade, stuttering, incompatibilidade.

 

Citação

O que isso tem haver com o Ryzen ou a 8th geração?

Se for assim posso também falar da ********** da geração bulldozer da FX AMD que tinha o problema do TLB que causada uma perda de 30% de desempenho que foi "consertada" com o lançamento dos piledriver literalmente deixando a galera que comprou os bulldozer na *****.

Isso não faz parte da discussão, afinal estamos falando de duas plataformas.

Linhas atuais com problemas. Lançamentos com problemas ocorrem em ambos os lados, por incrivel que pareça. Infelizmente o design fragmentado dos FX foi bem ruim, mesmo com jogos utilizando 8 threads normalmente ficam em par com os i5-segunda gen, com o qual eles competiam em preço.

 

Citação

O mesmo não pode ser dito dos i7 2600k ou i7 4770 que são ótimos processadores e que levam as placas de videos atuais.

O que não pode ser ditos dos FX.

Depende bastante do jogo na verdade, meu FX6100 levava minha RX480 sem problemas em diversos titulos atuais no ultra +60fps.

 

Citação

E daí?

Maioria dos usuários não troca de processador todo mês e aliás a 8th geração são ótimos processadores já maturados e da AMD Ryzen não.

Parece que você tá comprando um produto em EARLY ACCESS pensando que talvez fique melhor no futuro ou acabe levando uma trollada da AMD.

Ryzen ja tem 1 ano de mercado, nos meses iniciais foi bem ruinzinho mesmo...para quem queria rodar memorias acima de +2667mhz. Eu pessoalmente só tive problemas de instabilidade de overclock, seja de memoria ou de processador. Que são os problemas comuns em mobos da MSI infelizmente, como tentar rodar memorias a +2800Mhz.

Que para mim ao menos foram resolvidos com a ultima atualização de bios, a uma semana rodando a 2800Mhz minha memoria de 2667Mhz.

 

Citação

Não esperou porque foi rushado para fazer frente a intel.

E mesmo com a intel rushando a 8th geração veio sem problemas de bios e etc...

Espero que você tenha sucesso se arrumarem essas cagadas.

Eu até pensava em comprar uma AMD não tenho paciência para ficar esperando melhorias de bios e bugfixes como se fosse um usuário de teste.

Se tivessem mantido os preços que estavam no final do ano passado eu até compraria um r5 1600 mas depois com esse refresh acredito piamente que também vai vir zoado.

Muito mais desrespeito aos consumidores a intel cobrando preço premium para quad-cores e dual cores e aquele lixo de pasta térmica no die, é a AMD lançando processadores todos zoados e querendo fransformar o consumidor em funcionário de teste.

Você sempre vai ser usuario de teste :v

 

Mas, sim, 8a gen até o momento veio sem problemas.

(até por ainda ser tecnicamente 4 refresh em 14nm com basicamente a mesma arquitetura)

 

---

 

Com uma arquitetura totalmente nova, e sem otimização de software no lançamento, foi até melhor do que eu esperava na verdade.

Com as otimizações implementadas ao decorrer de 2017, a primeira gen dos Ryzen se tornou muito solida, ao ponto de em diversos lugares desbancar a Intel em vendas -- no setor custom --.

 

Vai ser muito interessante quando as mobos de entrada para coffee lake estiverem liberadas, e os Zen+ saindo logo em seguida.

Especialmente pelos rumores dos ganhos de IPC e Clocks, até porque da mesma forma que Skylake era Broadwell melhorado, e Kabylake era Skylake melhorado, e Coffee Lake é Kabylake com mais núcleos... Zen+ deve trazer a maturação que Zen trouxe junto de ganhos de IPC e clocks.

 

Acho que você esta exagerando bastante com a questão do Early Acess, imagino que você só esteja querendo evitar o stress xD

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não cheguei a ver os 2 vídeos citados antes sobre a APU, já que não tenho paciência de assistir este tipo de vídeo graúdo (sério, o que custa resumir em 2 ou 3 min?), mas posso ter uma noção do ocorrido pelos comentários.

Na minha visão:

Lançamento + placa-mãe série 300 + sensacionalismo

 

Este sempre foi a minha desconfiança com placa AM4 serie 300 e suporte até 2020. Mal foi lançado o Zen+ e ocorre problemas com placa-mãe que não foi nativamente projetada para ele e vai levar um tempo para a placa se adaptar a nova geração, o que já era de se esperar. Com o tempo certamente irá ser corrigido certos detalhes (assim com a 1ª geração foi), no entanto este tipo de vídeo que fazem será um dos maiores problemas para o público mais adiante, sendo que já vejo gente usando estes vídeos como argumento daqui a meio ano, mesmo que já tenham mudado radicalmente de figura.

O negócio é esperar para termos certeza. Depois de + ou - 2 ou 3 meses que lançarem a série 400, saberemos de fato a situação real. Por ora, não podemos condenar.

 

Aliás, todos os próximos Ryzen virão com vídeo integrado ou somente alguns modelos específicos?

 

Nesta questão de AMD x Intel, por favor, vamos analisar os produtos de cada empresa separadamente, afinal cada lado tem suas vantagens/desvantagens. Sério, não entendo a cisma do pessoal ter que falar mal de algo só para bem de outra... Não me refiro somente no mundo da tecnologia...

 

Spoiler

BRIGA! BRIGA! BRIGA! l:Dl

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lost Byte Não, somente os quadcores. Hexacore e octacore não terão vídeo integrado.

Eles retiraram exatamente um núcleo (os Ryzen são dois chips, todos, 4+4) e colocaram a Vega no lugar.

 

Sim, mais pra frente tudo será corrigido. Mas não acho legal esta sensação de beta tester não, os caras tinham que lançar o produto já amadurecido.

Não lembro disso acontecendo com Intel por exemplo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Phoenyx disse:

Não lembro disso acontecendo com Intel por exemplo.

Acabou de acontecer mano(meltdown e spectre), só que num nível muito mais tenso.

 

adicionado 1 minuto depois
22 minutos atrás, Phoenyx disse:

Sim, mais pra frente tudo será corrigido. Mas não acho legal esta sensação de beta tester não, os caras tinham que lançar o produto já amadurecido.

Normalmente é coisa simples de Bios e bla bla bla...mas temos de lembrar que a CPU é só uma parte do sistema, vários erros acontecem por conta de desenvolvedores, programas, terceiros e etc.

 

E também a indústria inteira se dedicava mais ao produto com maior dominância do mercado né, coisas que a falta de concorrência faz.

 

Mas quanto a desempenho, compatibilidade e etc, realmente acontece com menor frequência com a Intel. Creio que o padrão de qualidade da Intel seja maior que a AMD, e isso reflete no produto final como um todo, inclusive no preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pietro Luigi Isso aí aconteceu com TODOS os processadores, lançados desde sei lá, 2000, 98, não sei. Incluindo aí AMD. Só que o caso da Intel era mais sinistro e teve que levar patch.

 

Sim, mas não tem ninguém pra testar estas paradas ae? O projeto tava no forno desde o lançamento dos Ryzen, em um ano não tiveram tempo de testar estas APUs?

Lançaram os Bulldozer (FX), só que logo depois descobriram um erro bisonho e o patch tirava ~30% do rendimento do CPU. Foi resolvido com os Piledriver, mas quem comprou os anteriores se lascou. Este tipo de erro já aconteceu com Intel tmb, na linha Pentium 4.

 

Enfim, sei lá, acho bizarro isso aí. O negócio tem que ser testado e retestado pra só depois seguir ao consumidor final. Um errinho ali e outro aqui ok, passa desapercebido, corrige com BIOS depois, patchs, mas tem coisa que é surreal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao consigo entender o motivo de ficarem defendendo essas bizarrices da AMD e, se a intel tb faz, tb nao merece ser defendida. A questao é muito simples, o produto estar no mercado e nao cumpre o seu papel da forma que deveria, nao tem como defender uma coisa dessa. Fico imaginando o povo com mobo serie 300 em 2020 espetar um ryzen 2, sera dor de cabeça na certa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Vegetto SSGSSB disse:

 A questao é muito simples, o produto estar no mercado e nao cumpre o seu papel da forma que deveria, nao tem como defender uma coisa dessa.

Olha mano, se for usar um pensamento tão simplista assim, então todos os processadores deveriam estar fora de circulação devido ao Meltdown e Spectre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Ryzen só é afetado por uma ou duas das 3 variações de specter :v

Intel é afetado por tudo, specter e meltdown.

(FX e anteriores até onde lembro são igualmente afetados)

 

As correções da Intel estão até sendo removidas pela microsoft por estarem ferrando computadores.

 

 

@Lost Byte Não é Zen+ :x

Essas APUs são primeira gen na verdade, baseado nos mesmos Ryzen ja em circulação. O problema atual, pelo que foi descrito, imagino que seja pela APU estar distribuindo energia para a GPU e CPU de acordo com a margem do TDP, ao fazer um OC você trava as frequencias sem se importar com essa distribuição. Pelo visto esta ocorrendo mais em mobos da MSI e AsRock.

 

Com Zen+ é apenas uma redução, baseada na mesma arquitetura, tambem não vai ser algo novo. Ja Zen2 descendo para 7nm pode ser complicado xD

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pietro Luigi Meio forçado essa comparaçao hein. Isso ae é falha de segurança que basicamente pode ser ignorado por usuarios comuns, BEM diferente de uma APU nao conseguir manter estabilidade nos jogos, afinal quem compra uma apu é porque nao quer ou nao pode ter uma vga dedicada e quer se virar com algo mais basico e barato, logo, nao conseguir ter estabilidade nos jogos torna o produto basicamente descartavel. Eu teria devolvido na mesma hora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Atretador disse:

Afinal usuario comum não tem que se preocupar com suas informações pessoais :v

 

O usuário comum já colocou seus arquivos e informações pessoais no Dropbox ou Facebook para o mundo inteiro acessar.

Ele também clica "Aceitar e Continuar" após não ler a licença da Microsoft ou Google que afirma que eles se dão o direito de acessar o histórico de internet, programas instalados, arquivos em geral, emails, contatos, manuscritos, cliques do mouse além de acessar a câmera e o microfone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Dick Trace disse:

 

O usuário comum já colocou seus arquivos e informações pessoais no Dropbox ou Facebook para o mundo inteiro acessar.

Ele também clica "Aceitar e Continuar" após não ler a licença da Microsoft ou Google que afirma que eles se dão o direito de acessar o histórico de internet, programas instalados, arquivos em geral, emails, contatos, manuscritos, cliques do mou issose além de acessar a câmera e o microfone.

Pois é esse tipo de usuário raramente sequer tá pc hoje em dia e sim smartphone ou compra PC já montado. Usuário comum e aquele cara que não vai fazer overclock e quer montar a máquina é que ela rode sem queda de clock, bota lá dois pentes de memória sem problemas. Saco e ter que comprar um produto e ter que ver gente dizendo daqui a 4 meses melhora quando o cara precisa de um PC pra hoje ou que está montando um PC isso não tem cabimento a AMD perde pra si mesma com esse tipo de bizarrice.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2018 às 11:14, Phoenyx disse:

Mas não acho legal esta sensação de beta tester não, os caras tinham que lançar o produto já amadurecido.

Está que nem o mercado dos games... Lançam sem estar finalizado corretamente, porém os criadores sabem que vai vender devido a mídia e pelo motivo que as pessoas "precisam" dele. Ryzen melhorou após o primeiro lançamento, ganhou força e em nosso subconsciente estamos acreditando que as próximas gerações, mesmo com defeitos de lançamentos, serão corrigidos.

É muita lebre comprando novidade e pouca tartaruga esperando o produto de acordo com seu passo.

 

Em 26/02/2018 às 20:05, Atretador disse:

Essas APUs são primeira gen na verdade, baseado nos mesmos Ryzen ja em circulação.

Mas não faz sentido então usarem a nomenclatura 2***, sendo mais fácil no caso colocarem como R3 12**G, já que o terceiro e quarto algarismo segundo a AMD, seria destinado aos melhoramentos/variações da geração em questão (primeiro algarismo).

Entretanto, usar 2*** faz o publico dar mais atenção, e no fim, apenas questão de marketing.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Os mobile tambem são primeira gen, na verdade, o 2200G e o 2400G são mobile.

 

2400G é basicamente o R7 2700U com clocks altos, 2200G um R5 2600U sem SMT.

 

Ainda em 14nm

 

Citação

Mas não faz sentido então usarem a nomenclatura 2***

processo de fabricação amadureceu, assim pegando 3.9~4.0Ghz com mais facilidade...

 

Que nem RX480 -> RX580

i7-6700 -> i7-7700

GTX680 -> GTX770

 

etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2018 às 22:13, Atretador disse:

Afinal usuario comum não tem que se preocupar com suas informações pessoais :v

 

Quem vai se interessar em pegar infrmaçoes pessoias de um qualquer?! Eu nao estou nem ae para esse bug, pra mim é indiferente, quem tem q se preocupar com isso sao empresas que ae sim possuem informaçoes realmente preciosas. Basicamente todo mundo usa PC, porém, poucos se interessam por informaçoes na area, ou seja, tem milhoes de usuarios comum de pc q nem sequer imagina da existencia desse bug, nós so estamos sabendo porque o assunto nos interessa. 

Nao usando recursos da minha maq eu ignoro, aqui deve ter virus adoidado na minha maq mas enqto nao usarem processamento eu simplesmente ignoro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

"Marketing inconscientemente" nada ( olha minha assinatura uso Intel ) e o tópico é sobre Zen, só descrevi o que se passou no review, estou me referindo à melhorias em arquitetura e por enquanto só se tem os APUs como exemplo, claramente os Ryzen 2000 barramento infinity fabric melhoraram latência frente o Ryzen 1000 infinity fabric e ficou levemente acima do i9 7900x barramento Core Mesh, onde o i7 8700k e i7 7740x barramento Core Ring tem latências melhores.

 

Ring = barramento( arquitetura ) usado em todos os Intel Core com exceção dos Skylake X, S e alguns Xeons.

Mesh = barramento( arquitetura ) usado nos Skylake X, S e alguns Xeons.

infinity fabric = barramento( arquitetura ) usado nos Ryzen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...