Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Zen+ Ryzen série 2000


Evandro

Posts recomendados

4 horas atrás, Atretador disse:

@KBorealis Esse bench é bem pesado para a GPU

adicionado 13 minutos depois

Quando as GPUs da Intel aparecerem, provavelmente vão ser Vermelhas com simbolos de rebelião, e não podemos esquecer do "Poor Ryzen".

 

 

 

---

 

Em outras noticias...

 

StoreMI, tambem conhecida como a forma certa de fazer um driver hibrido (*coof coof* #OptaneNãoValeNada *coof coof*).

 

 

*Vem de graça para *400 series, pode ser comprado para *300. Tambem é free para Threadripper

 

 

Licença vem com serie 400 é o bastante para misturar um SSD de até 256Gb com seu HD. StoreMI permite até melhorar a performance de um Optane 800P, ou seja, melhor plataforma para se usar Optane é Ryzen :lol:

Software utilizado em DataCenters e agora disponível para o mercado mainstream, licenciado pela AMD da empresa Enmotus.

 

 

Tem o de 20 e 60 dólares

 

Enmotus FuzeDriveTM for AMD RyzenTM

adicionado 0 minutos depois
54 minutos atrás, Atretador disse:

@OCCT Para PB2 e XFR2 é necessário que o processador esteja a <60c

 

Disserte mais.

 

Como assim <60c ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, OCCT disse:

@Atretador

 

Muita massa essa tecnologia, agora imagina em lugares 5ºC temperatura ambiente para baixo usando um Water Cooler, fica uma beleza. 

 

Agora quem mora no Norte, Nordeste só com water cooler top mesmo e olhe lá.

 

9 horas atrás, Atretador disse:

@OCCT O boost dos Ryzen atuais são semelhantes ao turbo das GPUs, que tentam trabalhar no limite de sua performance out-of-the-box, limitando a si mesmo de acordo com TDP, consumo, temperatura, etc.

 

De acordo com esse podcast a temperatura ambiente influencia muito no WaterCooler

 

Logo não pode ser uma boa ideia

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, brender disse:

 

 

De acordo com esse podcast a temperatura ambiente influencia muito no WaterCooler

 

Logo não pode ser uma boa ideia

 

 

Da uma olhada

 

---

Voltando ao topico

 

 

 

 

adicionado 0 minutos depois

*R7 2700 em OC com o cooler stock mais frio que um 8700 :lol:

 

...porque sera...ambos sendo 65W TDP...

 

image.png.48ac02b3d79789207a73325f04ea5548.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

 

Faster ressuscitou, os vídeos dele são bons, ele foi bem sincero disse que não vale a pena quem já tem 1700x ou 1800x migrar para 2700x e tomara que ele tenha pego exemplares bom de OC e suba o 2700x em 4.3 hehe.

 

Gostei dos outros vídeos também, o 2700 é muito mais frio que o 8700.

 

Debate sobre temperaturas e Coolers nos Ryzen falta o @Contiusa sobe a barrinha aí amigo,  estamos falando sobre usar um Water Cooler nos Ryzen em temperatura ambiente baixa nos 5 ºC para baixo e os Ryzen 2000 tem tecnologia boost e XFR aprimoradas que aumentam os clocks mais em temperaturas abaixo de 60 ºC full load.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT esse cara do Science Studio dizendo que os water coolers estão mentindo é embuste. Eu já fiz testes desmentindo o argumento dele e tem outas pessoas desmascarando ele também. Ele ainda menciona o Jayz, que também viaja na batatinha. O water cooler não tem como continuar aquecendo por 1h. O loop é curto, ele aquece, esfria, aquece, esfria. Vai ficar sempre assim. No meu teste de 1h com o Masterliquid 240 (radiador de 240mm), a temperatura estabiliza depois de 5-7min e não varia até o final. 

 

Não vejo a temperatura ambiente influenciando - gente dizendo que no nordeste não vale a pena water cooler, essas coisas. 

 

Refrigeração é uma coisa básica - dissipar o calor que está acima da temperatura ambiente / fazer troca de temperatura para tentar chegar ao máximo perto da temperatura ambiente. 

 

Mas não sou físico, então pode ter algumas situações em que um cooler ou outro pode ser melhor ou pior. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Eu sei que a temperatura ambiente influencia em Air Cooler, mas Water cooler tenho minhas dúvidas.

 

O que você acha dos Ryzen 2000? Quanto melhor e refrigeração deles e mais frios estiverem eles rodam em maiores clocks e com mais desempenho.

 

Olha esse vídeo bota em 3:25, o R7 2700 stock muito mais frio que i7 8700 stock e repara que nos testes em jogos, alguns deles o R7 2700 empatou ou teve melhores fps mínimos, mas isso se deve em conta a temperatura baixa:

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, OCCT disse:

@Contiusa

 

Eu sei que a temperatura ambiente influencia em Air Cooler, mas Water cooler tenho minhas dúvidas.

 

O que você acha dos Ryzen 2000? Quanto melhor e refrigeração deles e mais frios estiverem eles rodam em maiores clocks e com mais desempenho.

 

Olha esse vídeo bota em 3:25, o R7 2700 stock muito mais frio que i7 8700 stock e repara que nos testes em jogos, alguns deles o R7 2700 empatou ou teve melhores fps mínimos, mas isso se deve em conta a temperatura baixa:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A diferença de temp é mais pelo cooler lixoso que a intel manda na caixa.

 

Tanto o R7 2700 quanto o 2700X vem com coolers capazes, enquanto o que a Intel manda você pode jogar fora, porque não serve pra muita coisa :v

 

Custo da plataforma acaba sendo menor, fora que o Spire RGB e o Wraith Prism tem um excelente valor de revenda separado do CPU, o Spire podendo ser encontrado usado por volta dos 120~180R$ e o Prism ja vi sair por 300R$(....ou seja...2700 vs 2700X qual comprar? Pega o 2700X vende o cooler e compra um WC).

 

Até coloquei a imagem para comparar...

Olha o tamanho do cooler box da Intel perto do Wraith Spire RGB que vem com o 2700

image.png

 

Cooler box da Intel é anêmico, Intel reduziu bastante o tamanho dele através dos anos

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT uma maneira eficiente de testar a temperatura seria setar um R5 2600 e um i7-8700 em um clock que os dois pontuam a mesma coisa em um teste, tipo cinebench, e ver a temperatura. Fazer isso com a CPU da Intel sem delid e depois fazer com delid. E usar um cooler bom, tipo o Noctua NH-U14S ou um water cooler de 240mm.

 

Aí eu acho que daria para fazer uma comparação da eficiência térmica das duas CPUs e até que ponto o chiclete da pasta TIM influencia. 

 

Porque os Ryzen tem um clock muito baixo e pede muito Vcore em overclock, enquanto um i7 de 8ª geração vai usar um Vcore bem menor. Seria interessante testar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Correr disse:

@brender

O R5 2600 com ou sem X, estão no mesmo valor.

Compensaria pegar o X pelo fato de ser um chip melhor (já que vem com overclock de fábrica) ?

O 2600x  vem com o Wraith Spire e o 2600 com o Wraith Stealth.

 

Tem de levar em consideração o sistema de refrigeração.

 

Agora se você tiver WC 240mm ou um aircooler mais forte, vai no 2600 mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa meu custom loop rendeu 10c a menos no Ryzen versus o U12S. Sinto que o sistema fica mais quente por um pouco mais de tempo, porém a quantidade de fluído aqui, uns 500mL aquece muito rápido, demora a esfriar porém estabiliza a temp até mais rápido que o U12s. 

 

No U12S, eu achava que a temp tava estável e lá subia mais 1c, pois depende muito do seu gabinete e como está seu Air flow. Se o gabinete for esquentando a temp do processador também. Fora que todo mundo que testa coolers GPU's etc... sempre testam em bancada por ser mais prático para usar 10 GPUs etc.. Porém tira um fator crucial que é o airflow do gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima rendeu 10ºC a menos que você fala é o quê? Ficou 10ºC mais quente? Porque você está usando o U12S, não é isso?

 

Os testes são feitos em bancada porque cada um vai ter um gabinete diferente, refrigeração diferente. Mas um gabinete bem refrigerado não vai dar uma diferença tão grande da bancada. Mas dá para fazer testes em um gabinete para ver no que as posições do radiador influenciam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Review do HardOCP: Precision Boost 2/Overdrive Review

 

https://www.hardocp.com/article/2018/04/30/amd_precision_boost_2_wraith_prism_deep_dive/1

 

 

Partes mais importantes:

 

Deixei pensando, PB2 vai ser melhor que PB, mas eu não estava realmente pensando que iria fazer as coisas que vimos fazer em termos de escala de relógio. Meu tempo depois de passar muito tempo olhando especificamente para o Precision Boost 2 é que ele é ainda melhor do que a AMD me fez acreditar.

 

O Wraith Prism é um cooler extremamente impressionante quando combinado com o XFR2 e o Precision Boost 2. 

 

Também vale a pena mencionar que a TIM que a AMD fornece estoque nesses coolers funcionou extremamente bem, tanto em termos de pegada, quanto em condutividade térmica. Eles não foram baratos. Se você vai usar esse cooler, não tenho problemas com você usando o estoque da TIM. Claro

 

No entanto, se você ventilar bem o seu caso, é difícil sugerir que você faça overclock manualmente com este processador. Os jogadores e outros usuários de desktop "normais" podem "fazer overclock" no 2700X usando o Precision Boost 2, provavelmente melhor do que podemos à mão ... à moda antiga. Claro, você pode entrar em overclock por núcleo, mas eu duvido que você tenha um desempenho muito melhor do que o Precision Boost 2 fará por você. Dói-me dizer isso. Se você se encaixa em um nicho muito pequeno de pessoas que usarão essa CPU de desktop em mais de uma função de estação de trabalho ou de HEDT,

 

Eu não me lembro de uma única vez nos últimos vinte anos que eu teria sugerido aos nossos leitores de HardOCP que você dá ao cooler do processador uma tentativa. Se você comprar um 2700X, eu sugiro que você dê uma chance ao Wraith Prism e veja se ele atende às suas necessidades e como o Precision Boost 2 lida com seus relógios. É muito provável que você fique impressionado e economize um pouco do seu dinheiro suado em vez de comprar um refrigerador de reposição. O valor no Wraith Prism pode afetar rapidamente seus resultados nos custos de criação do sistema de uma maneira muito positiva.

 

Wraith Prism à parte, o Precision Boost 2 é o verdadeiro negócio. Eu passei a última semana tentando fazer buracos, e esses buracos simplesmente não estão lá. A AMD simplesmente superou a entrega quando se trata do Precision Boost 2. Eu também não me lembro de ter dado um prêmio de "recurso" da CPU nos últimos 20 anos, mas é exatamente isso que vamos fazer hoje. Precision Boost 2? Colora-me impressionado. AMD acaba de ganhar a Grande Guerra Turbo de 2018.

 

AMD Precision Boost 2 Overdrive e XFR Enhanced Confusion 

 

https://www.hardocp.com/article/2018/05/01/precision_boost_overdrive_xfr_enhanced_confusion

 

 

Partes mais importantes:

 

Temos encontrado muitas pessoas na internet que estão um pouco confusas sobre o conjunto de recursos da segunda geração do Ryzen, e nós apenas queríamos ter certeza de que todos estavam claros sobre o que está incluído e o que não está incluído. 

 

Já vimos muitas pessoas perguntando sobre os recursos "Precision Boost Overdrive" e "XFR Enhanced" na nova série Ryzen 2000. Os conjuntos de recursos atuais suportados são "Precision Boost 2" e "XFR2". Você pode ver esses dois recursos totalmente cobertos em nosso " Mergulho Profundo AMD Precision Boost 2 e Wraith Prism ". Resumindo, o XFR2 monitora as limitações de temperatura, potência e velocidade do clock do Ryzen em relação umas às outras e permitirá que o processador aumente as freqüências se houver espaço para fazê-lo. O Precision Boost 2 é o algoritmo que usa dados do XFR2 para dimensionar os relógios em todos os núcleos.

 

Para simplificar, "Precision Boost Overdrive" e "XFR Enhanced" não são recursos atualmente suportados. Sim, você pode ter visto rumores e vazado slides (e possivelmente falsificados slides) sobre esses dois recursos, mas estes não estão atualmente ativos. É possível que nós vejamos Overdrive e XFR Enhanced em algum momento no futuro.

 

Implementação do construtor de placa-mãe

 

Agora, onde isso fica um pouco mais confuso. Você pode ver referência a essas convenções de nomenclatura por empresas de placa-mãe no EFI, já que algumas dessas opções foram exploradas durante o desenvolvimento do Zen + e X470 e podem ser utilizadas em placas-mãe de produção. No entanto, esse será o design e a implementação do ODM e não é um recurso oficial da AMD. O que isso significa, como vimos no Crosshairs VII Hero , são outros níveis do "Precision Boost 2" implementados que não estão dentro do conjunto de regras do AMD PB2. Então, esses ainda estão oficialmente "fazendo overclock" no processador.

 

The Bottom Line

 

O Precision Boost Overdrive da AMD ainda não é um recurso disponível, mas esperamos que seja em breve. O XFR Enhanced não é um recurso atual e pode ou não estar no futuro. O fabricante da placa-mãe pode estar implementando o overclocking com convenções de nomenclatura semelhantes, mas esses recursos não são oficialmente suportados pela AMD.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Em stress no prime, com o U12S ficava em 75c, com o WC custom fica nos 65 máximos. 

 

Aqui eu vejo bastante diferença com o gabinete fechado, pois é um DT3 Edge Hyve. Meu gabinete vira uma sauna e tudo esquenta.

 

Por exemplo:

Tudo com Air cooler, GPU com cooler referencia e U12S no processador:

 

GPU com undervolting =80c

R7 1700 = 60c de pico

 

GPU Blockada, com o radiador de 240mm na frente, CPU com U12S

 

GPU com OC leve = 50c

R7 1700 = 73c de pico e ficava nos 60 em média

 

GPU e CPU blockada no mesmo radiador com 4 fans push e pull

 

GPU com OC leve = 52c a 55c

R7 1700 = 72c de pico, média de 60c. 

 

No ultimo caso de tudo blockado, é falta de radiador, pois eu retirando o OC da GPU, que reduz pra carai o TDP dela, a temp máxima vai para 60 graus. Porém apenas por obstruir a ventilação frontal e adicionar Ar quente dentro do gaibinete, meu processador esquentava em média 10c a mais que antes com a GPU referencia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...