Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Zen+ Ryzen série 2000


Evandro

Posts recomendados

@Pietro Luigi Como não vai ter 1800X, e de acordo com os rumores de 4.2~4.3~4.35Ghz para o boost e 3.7Ghz para base do 2700X(vs 3.6Ghz base / 4.0~4.1Ghz  boost do 1800X)...É bem provavel que sim.

 

$299 R7 [email protected]~4.3Ghz, ou o [email protected]~4.3Ghz vão ser uma loucura

 

Compilação de varios benchmarks do R7s R5s 2000
*pre-order* R7s R5s 2000 - incluindo info de clocks e preço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Atretador 2800X. Se páh sai um depois, 2800FX 125W... rs

Cara, se arrumarem a compatibilidade com chips hynix e micron e obtiverem realmente menor latência de memória (porque estes ~65ns eu pego aqui, tem que chegar na casa dos 50ns com memória boa) já tá de boa. Se pegar 4GHz em todos os cores que é o número mágico pra todo mundo (eu tmb tenho tic com número quebrado... rs) tá de boa tmb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Atretador disse:

Entendo retirarem o 2800X, para sempre ou segurarem um pouco para lançarem mais tarde.

 

Mas não entendo apenas o 2400G como única opção p/ 4/8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Atretador disse:

@Pietro Luigi Como não vai ter 1800X, e de acordo com os rumores de 4.2~4.3~4.35Ghz para o boost e 3.7Ghz para base do 2700X(vs 3.6Ghz base / 4.0~4.1Ghz  boost do 1800X)...É bem provavel que sim.

 

$299 R7 [email protected]~4.3Ghz, ou o [email protected]~4.3Ghz vão ser uma loucura

 

Compilação de varios benchmarks do R7s R5s 2000
*pre-order* R7s R5s 2000 - incluindo info de clocks e preço

 

Será que o R5 2600x chega aqui por menos de mil reais? Na minha opinião se chegar aqui por mais que isso já vale mais a pena ir de i7 8700. To com medo dos preços desses novos ryzen no br, os da série 1000 estão ridiculamente altos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pietro Luigi disse:

 

1 hora atrás, Atretador disse:

@Pietro Luigi Como não vai ter 1800X, e de acordo com os rumores de 4.2~4.3~4.35Ghz para o boost e 3.7Ghz para base do 2700X(vs 3.6Ghz base / 4.0~4.1Ghz  boost do 1800X)...É bem provavel que sim.

$299 R7 [email protected]~4.3Ghz, ou o [email protected]~4.3Ghz vão ser uma loucura

Compilação de varios benchmarks do R7s R5s 2000
*pre-order* R7s R5s 2000 - incluindo info de clocks e preço

 

A dúvida que fica é

 

Vão lançar o RYZEN 7 2800x no futuro ou nessa geração só vai até o RYZEN 7 2700x ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Phoenyx disse:

@brender Provavelmente vai ter, mas com consumo elevado. Vai ver estão esperando uma resposta da Intel, como os processadores de 8 núcleos mainstream.

 

Threadripper Zen + será que lançam ao mesmo tempo ou só lá pro meio do ano?

 

Pelo cronograma só no segundo semestre

 

roadmap1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vão matar os 800X

 

Até porque...

R7 1700\1700X\1800X\1900X são todos a mesma coisa, não faz muito sentido.

Ja... 2700\2700X para AM4 --- 2800X\2900X para TR4 parece melhor.

 

2 horas atrás, Phoenyx disse:

@LISMAO 2600X não vai rivalizar com o 8700. Contra o maior IPC dos Intel é preciso mais núcleos. Tem que ser o 2700 ou 2700X.

E sim, vai chegar absurdamente caro por aqui, só olhar os preços do 1700 e 1800X atualmente.

nem tanto, IPC não era o problema, era questão de clock...200~300Mhz vão ajudar em Stock vs Stock, veja a diferença minima que existe entre um R5 1600 e um R7 1700, depois de 12 threads os ganhos são minimos em jogos. Para compute, o 8700K vai ter que estar a 5.0Ghz para empatar com um R7 2700 em stock, levando em consideração 3.9Ghz R7 1800X vs 8700@5Ghz.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Atretador Continua com IPC menor e clock menor, ou seja, só com mais núcleos pra rivalizar. Pra jogos tanto faz nestes casos específicos, Intel é melhor.

 

Pra mim logo mais sai o 2800X, com consumo alto. O negócio mesmo é ver quais mudanças terão no Zen 2, além de litografia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pietro Luigi disse:

Entendo retirarem o 2800X, para sempre ou segurarem um pouco para lançarem mais tarde.

 

Mas não entendo apenas o 2400G como única opção p/ 4/8.

Vai ter os 2200GE e 2400GE, 2500X talvez um 6C\6T? ou um 4C\8T a 3.6/4.2Ghz ja seria interessante.

 

porém, o quão mais rápido que um 2400G ele seria? 4C\8T com uma iGPU forte vs 4C\8T sem iGPU. Valeria mesmo a pena? por uns 10% a mais de performance

 

Vai chegar tambem os lowlowlow-end....Com os Athlon 200G, 2C\4T

 

3 horas atrás, Phoenyx disse:

@Atretador 2800X. Se páh sai um depois, 2800FX 125W... rs

 

Cara, se arrumarem a compatibilidade com chips hynix e micron e obtiverem realmente menor latência de memória (porque estes ~65ns eu pego aqui, tem que chegar na casa dos 50ns com memória boa) já tá de boa. Se pegar 4GHz em todos os cores que é o número mágico pra todo mundo (eu tmb tenho tic com número quebrado... rs) tá de boa tmb.

Se o 2800X se pegar 4.3~4.5Ghz 125W de TDP não estaria ruim para um 8C\16T....mas, perto de um R7 2700 de 65W, fica feio mesmo xD

 

adicionado 5 minutos depois
3 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Atretador Continua com IPC menor e clock menor, ou seja, só com mais núcleos pra rivalizar. Pra jogos tanto faz nestes casos específicos, Intel é melhor.

 

Pra mim logo mais sai o 2800X, com consumo alto. O negócio mesmo é ver quais mudanças terão no Zen 2, além de litografia.

Eu vou chutar 2600X=2700X em jogos, no mesmo clock, até por isso os leaks apontam 100mhz a mais no 2700X.

 

Antes o 1600X e o 1800X apresentavam quase o mesmo desempenho na maioria dos jogos, então, ambos devem ficar uns 10% atrás de um Coffee Lake "equivalente" em jogos em situações não limitadas pela GPU.

 

---

 

Se você consegue 65ns com memórias boas, imagina o que esses não vão conseguir, ja que a maioria esta usando memorias de clock baixo, como os últimos leaks com 2400Mhz Micron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Atretador disse:

porém, o quão mais rápido que um 2400G ele seria? 4C\8T com uma iGPU forte vs 4C\8T sem iGPU. Valeria mesmo a pena? por uns 10% a mais de performance

Um Zen+ 4/8 com 1 CCX apenas seria perfeito pra rivalizar nos jogos.

Talvez ai sim veríamos clocks acima de 4Ghz sendo atingidos facilmente com XFR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Pietro Luigi disse:

Um Zen+ 4/8 com 1 CCX apenas seria perfeito pra rivalizar nos jogos.

Talvez ai sim veríamos clocks acima de 4Ghz sendo atingidos facilmente com XFR.

CCX não afeta clocks, é questão de processo de fabricação.

 

O 14nm da AMD foi comprado da Samsung, processo de alta eficiência para baixo consumo, que não clocka muito mesmo, por isso as RX quando saíram clockavam mal, e as RX500 e as VEGA pegam 1400~1700Mhz, com melhorias sobre o processo da Samsung.

 

E por isso que as primeiras amostras que vazaram dos Ryzen ficavam na casa dos ~3.0Ghz, e por isso que as primeiras comparações com os 6900Ks eram 3.4Ghz vs 3.4Ghz ...

Com o tempo, e melhorias no processo, eles vão ganhando clocks.

 

 

Não faz muito sentido fazer um die completo e funcional e cortar ao meio para fazer um 4C\8T, e os 4C\8Ts das APUs, são baseados nos 14nm ao in vez de 12nm, porque? porque eles tem menos núcleos, então qualquer falha e você acaba com um dual core, para melhorar as taxas de aproveitamento, pegaram o processo mais maduro para fabricar estes die's, e o de 12nm para os R7s e R5s *600, se um ou dois núcleos morrerem, ainda da para vender por um preço alto os 6Cs.

 

As APUs são mais voltadas ao mercado "Pro", usuários comuns e empresas. Escalando tambem a sistemas embeded, para TVs, tablets, consoles, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Atretador disse:

CCX não afeta clocks, é questão de processo de fabricação.

Sim, mas a questão do Zen+ seria o 2400G + Vega11.

 

Creio q somente os 4 núcleos num único CCX, junto com o refinamento dariam clocks mais altos devido a retirada da iGPU e consequentemente menor temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, Atretador disse:

Se você consegue 65ns com memórias boas, imagina o que esses não vão conseguir, ja que a maioria esta usando memorias de clock baixo, como os últimos leaks com 2400Mhz Micron.

Acho que o negócio tá aí. Isso vai melhorar comunicação inter CCX e comunicação com as memórias em si.

E eu nem sabia que este processo de fabricação do Zen era inspirado na Samsung. Daí a dependência dos chips desta empresa pra clocks altos? rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx  a GloFo comprou o processo de 14nm FinFET da Samsung, e se não me engano o 7nm é da IBM, alguns funcionarios da GloFo ou da AMD, não lembro agora, até vieram da IBM para trabalhar neste segmento.

 

@Pietro Luigi No caso dos 2400G, é por usar 14nm ainda, mas um processo maduro, que da menos perdas. Limite de clock dele é o mesmo da primeira geração, porque é a mesma arquitetura e o mesmo processo. Se fosse 12nm pegaria os 4.2~4.3Ghz

 

Diferente de Coffee\Kaby\Sky-lago, Ryzen não esta limitado por energia nem por temperatura, apenas pelo processo de fabricação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

2600X 249 euros? Jesus que ninguém mais vai montar PC decente no Brasil. 99 dólares pré venda o 2200G lá fora chegou custando 600 pilas aqui.

Interessante que o preço dos Intel estão praticamente inalterados. Não sei o que acontece por aqui, parece que a galera quer ferrar com a AMD...

 

Ryzen 7 2700X 8C 16T 105W AM4 40MB - fumaram um e dobraram o cache.   ^^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...