Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Zen+ Ryzen série 2000


Evandro

Posts recomendados

2 minutos atrás, Atretador disse:

@Thomas Brito Analise os numeros, não a distancia das barras. Quando 3200mhz é jogavel, 2400Mhz tambem é.

 

E dual channel, pode fazer com 2x4Gb a 2400Mhz @ 2800Mhz sem muitas dificuldades.

Mas não supera a 1030 e o 750ti sem ter 3200mhz.

O 2200G é um bom processador mas não se iluda em jogar esses jogos pesados com ele, só presta pra jogar lolzin, csgo, paladins e outros jogos leves e para emulação.

Com o preço das VGA's o negocio é sacrificar Memória, CPU e placa-mãe para conseguir comprar uma placa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Thomas Brito disse:

Mas não supera a 1030 e o 750ti sem ter 3200mhz.

O 2200G é um bom processador mas não se iluda em jogar esses jogos pesados com ele, só presta pra jogar lolzin, csgo, paladins e outros jogos leves e para emulação.

Com o preço das VGA's o negocio é sacrificar Memória, CPU e placa-mãe para conseguir comprar uma placa boa.

Não faz o minimo sentido gastar R$400,00 que poderia ser investido no sistema(ter 16Gb ao in vez de só 8Gb, ter um SSD240Gb, um gabinete legal, refrigeração legal, uma placa-mãe melhor) para pegar 5~10% a mais de performance, especialmente quando essa diferença pode ser superada com um ajuste no Ryzen Master.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Atretador disse:

Não faz o minimo sentido gastar R$400,00 que poderia ser investido no sistema(ter 16Gb ao in vez de só 8Gb, ter um SSD240Gb, um gabinete legal, refrigeração legal, uma placa-mãe melhor) para pegar 5~10% a mais de performance, especialmente quando essa diferença pode ser superada com um ajuste no Ryzen Master.

Eu prefiro pagar 579 num gtx 1050 do que em mais um pente de 8gb 3200Mhz que ta custando um pouco mais caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Thomas Brito disse:

Eu prefiro pagar 579 num gtx 1050 do que em mais um pente de 8gb 3200Mhz que ta custando um pouco mais caro.

GTX1050\RX560 estão em outro nivel de performance. Irrelevante a comparação com uma APU :v

 

Eu pegaria sem problemas:

2200G (R$500,00) + 2x4Gb DDR4 2400Mhz@2800Mhz (R$450,00) + SSD240Gb (R$350,00)

ao in vez de um: R3 1200\i3-8100 (R$450,00) + 1x8Gb DDR4(R$450,00) + GT1030(R$350,00)

1050 ja sai R$200 mais cara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Atretador disse:

GTX1050\RX560 estão em outro nivel de performance. Irrelevante a comparação com uma APU :v

 

Eu pegaria sem problemas:

2200G (R$500,00) + 2x4Gb DDR4 2400Mhz@2800Mhz (R$450,00) + SSD240Gb (R$350,00)

ao in vez de um: R3 1200\i3-8100 (R$450,00) + 1x8Gb DDR4(R$450,00) + GT1030(R$350,00)

1050 ja sai R$200 mais cara

Tá caro tá faltando a placa-mãe e vai chegar em 1700

Se for pra gastar isso faz mais sentido pegar um FX e levar uma 1050 e adiar o upgrade pra ddr4 pra quando os preços cairem.

Ou o famoso combo g4560 e h110m

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Thomas Brito disse:

Tá caro tá faltando a placa-mãe e vai chegar em 1700

Se for pra gastar isso faz mais sentido pegar um FX e levar uma 1050 e adiar o upgrade pra ddr4 pra quando os preços cairem.

Ou o famoso combo g4560 e h110m

G4560+H110 + GT1030 é a mesma situação do i3\R3 vs o 2200G, performance semelhante...mais consumo, mais espaço, só que pior, pelos upgrades disponíveis.

 

Citação

Tá caro tá faltando a placa-mãe

Isso vai variar bastante, de 250R$ para as A320 baratinhas ou R$399 por uma B350.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Phoenyx disse:

@Evandro Se estas informações estiverem corretas, com 2600X alcançando 95W por 150MHz a mais somente do 2700 de 65W no boost, é porque tão tirando leite de pedra. Daqui a pouco vem o 2800FX de 125W... rs

 

E não oficializar pelo menos 3200MHz como memória suportada significa que ainda estão com problemas na controladora.

 

Aparentemente, gastarem um tempaço otimizando o turbo boost, corrigindo a controladora de memórias capenga dos primeiros e o resto "foi o que deu pra fazer".

Considerando-se que é meio nó e saiu em um ano, OK, passa, mas podia ser bem melhor.

 

8 horas atrás, Atretador disse:

Mas é tão fácil mandar via Reddit quando estou no celular xD

 

Vou tentar não economizar "dedadas" nas proximas

 

Çory, sabia disso não. ;)

Com o link original aparecem mais coisas aqui, por isso pedi.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador @Thomas Brito

Comprar apenas a APU Ryzen R3 só vale a pena se for botar 2 pentes de 4Gb para usufruir do dual-channel e não pretendendo colocar mais nada, caso contrário, devido ao preço dos pentes, 2x 8Gb é mais fácil investir o valor de um deles em uma placa como a GTX 1050TI mesmo pagando um pouco a mais.

Agora, se vai botar uma placa de vídeo, tanto faz se é R3 ou i3, mas em nenhum dos 2 casos uma GT 1030 é uma boa escolha, pois ela não é uma placa para os jogos de hoje. Só vejo ela casando bem em sets antigos.

Aliás, R3 e i3 não são processadores destinados a jogos. "Mas consegue rodar jogo X em tantos FPS, sai bem em benchmarks"... Isto é apenas quebra-galho para quem quer economizar, mas não um critério que se torne uma sábia escolha.

PC de boa performance custa caro, não havendo set que faça milagres pagando uma mixaria, o que é uma coisa que esquecemos de avisar quando tentamos ajudar alguém a decidir as peças ou PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lost Byte disse:

@Atretador @Thomas Brito

Comprar apenas a APU Ryzen R3 só vale a pena se for botar 2 pentes de 4Gb para usufruir do dual-channel e não pretendendo colocar mais nada, caso contrário, devido ao preço dos pentes, 2x 8Gb é mais fácil investir o valor de um deles em uma placa como a GTX 1050TI mesmo pagando um pouco a mais.

Agora, se vai botar uma placa de vídeo, tanto faz se é R3 ou i3, mas em nenhum dos 2 casos uma GT 1030 é uma boa escolha, pois ela não é uma placa para os jogos de hoje. Só vejo ela casando bem em sets antigos.

Aliás, R3 e i3 não são processadores destinados a jogos. "Mas consegue rodar jogo X em tantos FPS, sai bem em benchmarks"... Isto é apenas quebra-galho para quem quer economizar, mas não um critério que se torne uma sábia escolha.

PC de boa performance custa caro, não havendo set que faça milagres pagando uma mixaria, o que é uma coisa que esquecemos de avisar quando tentamos ajudar alguém a decidir as peças ou PC.

O problema é que tá péssimo pra comprar hardware novo.

As placas mãe novas da intel não chegaram ainda, ryzen não tem processador bom na faixa de preço dos 500~600 reais.

O Ryzen 3 embora seja bom é um quad core sem SMT. 

E se fosse pra pegar quadcore o i3 é melhor processador porque tá no mesmo preço e tem single mais forte.

Os novos processadores ryzen ainda vão chegar e vão chegar caro porque é preço de pré-venda.

O kabum não dá sinal de que vai fazer promo de Ryzen tão cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RobertoGB disse:

SE os slides que vazaram forem verdade e não tivermos mais R5 4c, será que poderíamos sonhar com os R3 4c/8t? A exceção ficaria nos Raven Ridge. Seria um golpe e tanto nos i3 8th gen.

Já provaram q os slides são fake.

Mas sinceramente, vejo essa evolução como natural. HT/SMT padrão, e não mais apenas como PLUS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RobertoGB disse:

SE os slides que vazaram forem verdade e não tivermos mais R5 4c, será que poderíamos sonhar com os R3 4c/8t? A exceção ficaria nos Raven Ridge. Seria um golpe e tanto nos i3 8th gen.

Pois é porque a intel tem ótimas opções no preço nos quadcores, esse i3 só não bombou pois não tem placa-mãe barata.

E a AMD está sem opção na linha intermediária o ponto doce que é 500~600 reais em processador.

Vem também os novos processadores e o rumor do i3 8000.

Sem falar da vantagem dos intel no quesito emuladores.

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Pietro Luigi disse:

Já provaram q os slides são fake.

Mas sinceramente, vejo essa evolução como natural. HT/SMT padrão, e não mais apenas como PLUS.

Pois é o r5 1400 foi um dos mais vendidos porque embora entregasse menos FPS que o i5 kabylake era que ele não travava pois tinha mais threads.

Além de ter um preço menor, e compensava o fato das placas serem mais caras.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@henrique0x0 A AMD disse que irá suportar o socket AM4 por, pelo menos, até 2020. Não é possível prever o futuro, mas eles tem um bom retrospecto em manter a promessa nesse caso.

 

Citação

Uma dúvida simples: a última geração dos ryzen vão ser realmente compatíveis com uma b350?

Não sabemos se será a "última". Eles podem continuar usando uma evolução dos Zen em outro socket e, também, manter o nome comercial em outra plataforma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoGB obrigado! Minha dúvida era em relação ao chipset mesmo. Tenho um R5 1400 e vou comprar uma mobo (como o resto do pc pra ele) assim que meu dinheiro cair na conta, mas já tô pensando em ter algo que me permita trocar a CPU no futuro ainda com o AM4.

#edit
Também vou fazer uns OC de leve, que a eletrônica abençoe meu chip kjhsdada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RobertoGB disse:

@henrique0x0 sim, sim, em teoria você poderá usar os novos cpus mesmo em um chipset "300". O que pode acontecer é eles aumentarem o core count no Ryzen 7 3XXX (10 cores, por exemplo) e você ficar limitado a cpus com 8, mas aí é puro achismo por enquanto.

Se aumentarem o core count não vai ser compatível com as placas b3xx e x3xx ou b4xx e x4xx pelo mesmo motivo do coffee lake serão necessários mais pinos de VCC.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thomas Brito Mesmo que seja um hipotético R5/7 3XXX de 8 cores? Qual seria a limitação em um cpu de 8 cores(em uma possível lineup que o flagship seja 10 cores) numa B350/X370? A intel não podia ter feito ao menos os i3 8XXX serem compatíveis com Z170/Z270? Eu não sei, estou te perguntando mesmo :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, RobertoGB disse:

Mesmo que seja um hipotético R5/7 3XXX de 8 cores? Qual seria a limitação em um cpu de 8 cores(em uma possível lineup que o flagship seja 10 cores) numa B350/X370? A intel não podia ter feito ao menos os i3 8XXX serem compatíveis com Z170/Z270? Eu não sei, estou te perguntando mesmo :P

Se a Intel já embaralhou a cabeça do pessoal ao reaproveitar o soquete, imagina isso + meia-compatibilidade de uma geração de processadores.. o.O

 

 

Assim, no caso da Intel, nas placas-mãe da linha mais básica, até imagino que teria problemas pois, em teoria, daria uma sobrecarga em placas com VRM (circuito que alimenta a CPU) mais simples.. H110, B150 e B250 mais simples, poderiam ter problemas..

 

Dá pra traçar um paralelo com a AMD.. Aliás, já teve caso no Fórum inclusive, de gente que pareou uma A320 basicona com um Ryzen 7 e a placa não segurava.. Teve que dar um ajuste, via BIOS..

 

Para as placas mais simples, acho plausível.. Pras placas mais "parrudas", acho balela.. Tem Z370, que é CTRL+C e CTRL+V de suas versões Z270..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@RobertoGB Na real já existem BIOS mod para tacar os I3 8xxx em placas 1xx pra cima, pois não passam de I5 Kabilake remarcados.

Quanto ao número de cores, pode ser um problema, tanto para a placa reconhecer quanto o VRM ser suficiente.

 

Mesma coisa recairia em cima de um Ryzen 10 cores por exemplo. Só a mãe Dináh e os manda chuvas da Intel/AMD pra saberem.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, RS Faria disse:

Se a Intel já embaralhou a cabeça do pessoal ao reaproveitar o soquete, imagina isso + meia-compatibilidade de uma geração de processadores.. o.O

Tem umas AsRock AM3/AM3+ frankenstein que aceitam apenas os FX 4XXX (que tem Ananá que liga 6XXX~8XXX), claro que eu peguei pesado na comparação, mas não parece ser impossível.

 

@Phoenyx Eu fiquei sabendo desse mod nas mobos, mas até onde vi eles conseguiram bootar só sem o igpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RobertoGB disse:

Tem umas AsRock AM3/AM3+ frankenstein que aceitam apenas os FX 4XXX (que tem Ananá que liga 6XXX~8XXX), claro que eu peguei pesado na comparação, mas não parece ser impossível.

Deve ser as N68.. Eles listavam todas as CPUs de 95 Watts, como compatíveis, tempos atrás..

 

https://web.archive.org/web/20140902231759/http://www.asrock.com:80/mb/NVIDIA/N68-S3 FX/index.br.asp?cat=CPU

 

Claro que não era bem assim, por limitação da placa.. Mas seria algo similar..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Thomas Brito disse:

Se aumentarem o core count não vai ser compatível com as placas b3xx e x3xx ou b4xx e x4xx pelo mesmo motivo do coffee lake serão necessários mais pinos de VCC.

 

Não exatamente,  a Intel mudou para limitar o alcance aos Coffee Lake, devido a baixa demanda.

Da mesma forma que não tinha la muita necessidade de sair de LGA1155 para LGA1150, afinal, vender chipset é melhor do que não vender chipset.

 

---

 

Com as N68 vs FX, bem, elas eram para os Athlons, quando elas foram desenvolvidas, nem se passava na cabeça da AMD fazer um FX.

 

Ja com os Ryzen, AM4 foi feita justamente para comportar upgrades futuros. E a capacidade de alimentar um Deca-core, que provavelmente não vai existir, devido a estrutura dos CCXs, ja um 12C\24T é bem possivel, vai depender mais do design da mobo e o quanto a AMD pode encaixar em uma faixa de consumo * tamanho * performance. Temos mobos atuais que não suportam R7 1800Xs por exemplo, por serem mobos 65W, se eles encaixarem um 12C\24T na faixa de consumo * stress(corrente\tensão) de um R7 1700 8C\16T, não vejo porque não seria compatível, especialmente pelo design modular e o planejamento a frente. Lembrem-se, Zen2 em 7nm ja estava sendo projetado antes de Zen1 chegar ao mercado.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oficialmente a Intel trocou o soquete por questões operacionais e recursos, tanto que essas BIOS que fazem os Coffee rodarem em placas com chipset antigos eu só vi funcionar para os i3.

 

Sinceramente, não acho que seja tão importante assim essa retrocompatibilidade longa que a AMD promete.

Daqui 2 anos eles podem precisar mexer mais forte em recursos como linhas PCI-E ou regulação de tensão e ficarem presos a uma plataforma antiga, por exemplo.

 

Se isso fosse tão importante assim para o segmento que dá grana, a Intel teria a mesma filosofia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...