Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar Phenom II X4 955 BE por FX 6300 (em 2018)


Posts recomendados

Vale a pena trocar o meu Phenom II X4 955 (125W) por um FX 6300 (95W)?

Levando em consideração: Surgiu a oportunidade de vender o meu X4, e colocando mais 100 reais consigo comprar o FX 6300... Para games, vale a pena? Considerando que a troca para uma plataforma mais atual (i3,i5, ryzen,...) está fora de cogitação, pois teria que investir no kit Proc, mb e DDR4.. hoje tenho DDR3 e os FX 8xxx, também está fora de questão pelo preço. 

Minha MB é uma gigabyte GA78lmt-usb3. (125W) aceita FX... 
Tenho uma GTX 1050 TI 4G, sinto que alguns games vou precisar de um processador melhor, portanto vou tentar um OC.

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Iego Ribeiro disse:

Vale a pena trocar o meu Phenom II X4 955 (125W) por um FX 6300 (95W)?

Levando em consideração: Surgiu a oportunidade de vender o meu X4, e colocando mais 100 reais consigo comprar o FX 6300... Para games, vale a pena? Considerando que a troca para uma plataforma mais atual (i3,i5, ryzen,...) está fora de cogitação, pois teria que investir no kit Proc, mb e DDR4.. hoje tenho DDR3 e os FX 8xxx, também está fora de questão pelo preço. 

Minha MB é uma gigabyte GA78lmt-usb3. (125W) aceita FX... 
Tenho uma GTX 1050 TI 4G, sinto que alguns games vou precisar de um processador melhor, portanto vou tentar um OC.

O que acham?

A meu ver compensa mais você vender Phenom X4 e sua GA78 por R$350/400, juntar mais uma grana é procurar um kit FX 8300/8320/8350 + GA970/M5A97 ou uma mobo que sejá chipset 97x/99x que se encontra usado na faixa dos R$500/600 em diante.

 

Dai compensa o upgrade, parece que esse seu Phenom II X4 leva a GTX 1050TI sem gargalo, então se mudar para um fx6300 não tera tanta diferença com essa mobo limitada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Iego Ribeiro estava praticamente na mesma situação que a sua, GANHEI um fx6300 mas eu só tinha uma mobo do chipset 780, não vale a pena usar um fx6300 com uma 780 (sem falar que você precisa atualizar a bios da ga78lmt), desta forma, vendi o processador para inteirar a compra de uma nova GPU (1060 6gb), mais pra frente vou comprar um ryzen ... porque não tem muito pra onde ir com as mobos am3+ ...

 

EDIT:

caso opte pelo fx6300, utilize o mesmo com uma mobo com chipset 970 ou 990, pra tirar 100% desse proc .. caso contrario fica com o phennon II...

uma duvida: você vai usar esse pc pra que? uso uma rx460 e meu gargalo fica full na GPU nem chega a usar 100% da minha cpu .. phennon II 820 q é pior que o seu ...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, E. Soares disse:

@Iego Ribeiro estava praticamente na mesma situação que a sua, GANHEI um fx6300 mas eu só tinha uma mobo do chipset 780, não vale a pena usar um fx6300 com uma 780 (sem falar que você precisa atualizar a bios da ga78lmt), desta forma, vendi o processador para inteirar a compra de uma nova GPU (1060 6gb), mais pra frente vou comprar um ryzen ... porque não tem muito pra onde ir com as mobos am3+ ...

 

EDIT:

caso opte pelo fx6300, utilize o mesmo com uma mobo com chipset 970 ou 990, pra tirar 100% desse proc .. caso contrario fica com o phennon II...

uma duvida: você vai usar esse pc pra que? uso uma rx460 e meu gargalo fica full na GPU nem chega a usar 100% da minha cpu .. phennon II 820 q é pior que o seu ...

 

O que o colega falou aí é verdade. Apesar da 78LMT ser, em tese, compatível com os FX, a recomendação é que se use chipsets 970 ou superiores. Você pode sentir, inclusive, perda de desempenho se colocar um FX nessa mobo (se procurar aqui no fórum tem um monte de tópicos sobre isso). Ou seja, para tirar 100% do 6300 é melhor trocar a MOBO também. Se não for possível, não gaste seu dinheiro.  

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Chuck_Noia disse:

A meu ver compensa mais você vender Phenom X4 e sua GA78 por R$350/400, juntar mais uma grana é procurar um kit FX 8300/8320/8350 + GA970/M5A97 ou uma mobo que sejá chipset 97x/99x que se encontra usado na faixa dos R$500/600 em diante.

 

Dai compensa o upgrade, parece que esse seu Phenom II X4 leva a GTX 1050TI sem gargalo, então se mudar para um fx6300 não tera tanta diferença com essa mobo limitada.

 

Não quero ficar investindo em uma arquitetura antiga, FX no caso. É que surgiu essa oportunidade e queria ver se eu teria um ganho considerável se optasse pelo FX6300, mas já tinha o receio por causa do meu chipset. 
 

3 horas atrás, E. Soares disse:

@Iego Ribeiro estava praticamente na mesma situação que a sua, GANHEI um fx6300 mas eu só tinha uma mobo do chipset 780, não vale a pena usar um fx6300 com uma 780 (sem falar que você precisa atualizar a bios da ga78lmt), desta forma, vendi o processador para inteirar a compra de uma nova GPU (1060 6gb), mais pra frente vou comprar um ryzen ... porque não tem muito pra onde ir com as mobos am3+ ...

 

EDIT:

caso opte pelo fx6300, utilize o mesmo com uma mobo com chipset 970 ou 990, pra tirar 100% desse proc .. caso contrario fica com o phennon II...

uma duvida: você vai usar esse pc pra que? uso uma rx460 e meu gargalo fica full na GPU nem chega a usar 100% da minha cpu .. phennon II 820 q é pior que o seu ...

 

O objetivo principal agora é GAMES, mas não ligo muito pra "super gráficos" dando pra jogar com uma boa qualidade/desempenho todos os jogos, tá ótimo pra mim... Haja vista que meu monitor não é 1080p, fica até mais fácil.. 

 

3 horas atrás, P. Sousa disse:

 

O que o colega falou aí é verdade. Apesar da 78LMT ser, em tese, compatível com os FX, a recomendação é que se use chipsets 970 ou superiores. Você pode sentir, inclusive, perda de desempenho se colocar um FX nessa mobo (se procurar aqui no fórum tem um monte de tópicos sobre isso). Ou seja, para tirar 100% do 6300 é melhor trocar a MOBO também. Se não for possível, não gaste seu dinheiro.  

 

Esse é meu medo!!

Atualmente com o X4 sem OC em alguns jogos como Bf1, The witcher, etc.. nas configurações médias/altas rodou bem porém senti que o processador segurava a GPU.. Acredito que a gtx 1050 Ti é capaz de rodar títulos como esses em configs altas.. Não? 

 

Obrigado!

O meu X4 tem um TDP de 125W, que segundo a gigabyte é o limite da MB. Desculpa minha ignorância, mas terei algum problema se eu fizer um OC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Iego Ribeiro O chipset 760G está longe de ser o ideal para processadores FX e é uma "gambiarra", mas as placas-mãe que o utilizam tem diferenças entre si. A sua é a melhor delas. A chance de ter problemas com superaquecimento dos VRMs, ao usar o FX 6300 com essa placa, é pequena.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Iego Ribeiro disse:

 

Não quero ficar investindo em uma arquitetura antiga, FX no caso. É que surgiu essa oportunidade e queria ver se eu teria um ganho considerável se optasse pelo FX6300, mas já tinha o receio por causa do meu chipset. 

Tenta a sorte então, Aqui uso um FX6300 com uma GA78LMT-USB com OC padrão oscilando de 3.8Ghz para 4.1Ghz levando tranquilo minha RX550.

 

Acredito que aguente Até uma GTX1060 3GB com essa placa-mãe, e outras mobos com chipset 97/99 já aguentam uma GTX1060 6GB em OC de 4.1Ghz em diante.

 

Só digo que ser for para investir em geração antiga, seria na placa-mãe tambem não só no processador.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt e @Chuck_Noia Li bastante sobre isso, mas como os colegas comentaram, não sei se sentiria alguma diferença... Fazer o Upgrade de MB+CPU é fora de cogitação pra mim, a não ser que eu conseguisse vender o meu kit, mas ai já é outra situação. A oportunidade que tenho agora é a venda da CPU, por 190,00 que com + 100 é da pra comprar o FX6300. 
O upgrade vou deixar para o futuro que ai troco o Kit completo (MB, CPU e memória).

adicionado 12 minutos depois

O ponto é que o Fx é 95W, e o meu x4 é 125w... Posso fazer OC ou vou ter algum problema? Nunca senti a necessidade de O.C., porém agora com os jogos recentes, acho necessário. 

Quanto a isso, existe um software que eu consiga fazer de forma automática sem ser pela bios? E até quanto ir (em GHz), sendo o meu x4 (3,2 GHz)? 

Minha configuração atual é:

  • GA-78lmt-usb3
  • Phenom II X4 955 Black Edition
  • 8GB DDR3 1333MHz
  • Fonte VS600W Corsair
  • SSD 120GB
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Iego Ribeiro Não faz sentido recomendar trocar a placa-mãe para outra AM3+. Não há porque sair de uma placa 760G e ir para uma 970/990. Se for para trocar placa-mãe, tem é que trocar o kit todo de uma vez, porque não faz sentido comprar kit FX do zero atualmente.

 

Contudo, considero sim que o investimento, trocando de processador, pode ser válido por R$100,00. E sua placa-mãe, apesar de estar longe de ser o ideal, não deve ter problemas (principalmente se mantiver bom fluxo de ar perto da região dos VRMs).

 

Não vai precisar fazer overclock aí, o FX 6300 leva a GTX 1050Ti muito bem.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Isso, também acredito não valer a pena o UP do kit fx... o meu medo é o que o @P. Sousa mencionou, ter uma perda de desempenho. 

adicionado 32 minutos depois

Agora fui tentar fazer um OC com o AMD OverDrive, de 3,2 para 3,8GHz (Multiplicador 19x). Só alterei o multiplicador, conforme a imagem, ao relizar o teste no próprio programa o pc desligou do nada, porém carregou novamente e voltou as configurações stock.

asd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Iego Ribeiro disse:

O objetivo principal agora é GAMES, mas não ligo muito pra "super gráficos" dando pra jogar com uma boa qualidade/desempenho todos os jogos, tá ótimo pra mim... Haja vista que meu monitor não é 1080p, fica até mais fácil.. 

Olha, desculpa voltar aqui neste tópico, mas se seu objetivo é games, peço que realize um teste com msi aftherburn para ver aonde está o gargalo do seu pc, minha gpu é uma rx460 4gb junto de um phennon x4 II 820, atualmente meu gargalo está sendo na GPU. Na época comprei junto desta GPU a MOBO ga78lmt mas para usar com o FX6300. 

A compra da MOBO foi uma baita besteira, pois como já disse, o gargalo continuou na GPU, e meu desempenho em jogos que usavam mais da CPU não melhoraram consideravelmente, desta forma, vendi o fx6300 e na minha opinião, eu economizaria essa grana pra troca da GPU e posteriormente a troca completa do kit (migrando pra ryzen ou intel 7ª).

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, E. Soares disse:

Olha, desculpa voltar aqui neste tópico, mas se seu objetivo é games, peço que realize um teste com msi aftherburn para ver aonde está o gargalo do seu pc, minha gpu é uma rx460 4gb junto de um phennon x4 II 820, atualmente meu gargalo está sendo na GPU. Na época comprei junto desta GPU a MOBO ga78lmt mas para usar com o FX6300. 

A compra da MOBO foi uma baita besteira, pois como já disse, o gargalo continuou na GPU, e meu desempenho em jogos que usavam mais da CPU não melhoraram consideravelmente, desta forma, vendi o fx6300 e na minha opinião, eu economizaria essa grana pra troca da GPU e posteriormente a troca completa do kit (migrando pra ryzen ou intel 7ª).

 


Na verdade, não sei bem identificar um gargalo, eu tenho uma "intuição" que a minha CPU está limitando a GPU, porém eu acho, talvez esteja enganado.. Nos poucos e rápidos testes que fiz, o processador não chegou a 100%, mas não sei se isso já é suficiente para concluir que o X4 "leva" a 1050Ti de boa.

Por isso, pensei em fazer um OC, porém não tenho experiência, não sei até quando ir e não tenho ideia de como vou saber quando aumentar a tensão ou o multiplicador, etc... 

Ps. Fazer OC dentro de um limite "responsável" causa danos ao processador ou não?
 

 

@E. Soares Quanto a troca para o FX 6300 acabei desistindo mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Iego Ribeiro disse:


Na verdade, não sei bem identificar um gargalo, eu tenho uma "intuição" que a minha CPU está limitando a GPU, porém eu acho, talvez esteja enganado.. Nos poucos e rápidos testes que fiz, o processador não chegou a 100%, mas não sei se isso já é suficiente para concluir que o X4 "leva" a 1050Ti de boa.

Por isso, pensei em fazer um OC, porém não tenho experiência, não sei até quando ir e não tenho ideia de como vou saber quando aumentar a tensão ou o multiplicador, etc... 

Ps. Fazer OC dentro de um limite "responsável" causa danos ao processador ou não?
 

 

@E. Soares Quanto a troca para o FX 6300 acabei desistindo mesmo. 

é isso que estou tentando explicar a ele, monitorar o uso da GPU com o MSI Afterburner antes de pensar em fazer overclock desnecessario sem os requisitos com risco de danificar os componentes.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo pode usar FX 6300 sem problemas, basta atualizar a bios, dá para ele fazer overclock com esta mobo sem dificuldades em todos os cores para 3.8 ghz que ele vai "soltar" a GTX 1050 TI completamente, eu não recomendaria mais do que isto, visto que o chipset é limitado, mas tem muita gente que sobe ele em 4.1 ghz todos os núcleos com essa mobo e usa tranquilo.

 

Prefiro o FX 6300 do que o FX 8300, nesta mobo.

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, OCCT disse:

O amigo pode usar FX 6300 sem problemas, basta atualizar a bios, dá para ele fazer overclock com esta mobo sem dificuldades em todos os cores para 3.8 ghz que ele vai "soltar" a GTX 1050 TI completamente, eu não recomendaria mais do que isto, visto que o chipset é limitado, mas tem muita gente que sobe ele em 4.1 ghz todos os núcleos com essa mobo e usa tranquilo.

 

Prefiro o FX 6300 do que o FX 8300, nesta mobo.

 

Qual o motivo do FX 6300 ao invés do FX8300? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Chuck_Noia disse:

Vale mais você pegar um FX6300 usado que já leva a GTX 1050ti do que esse FX8300 que é quase o preço de um ryzen 1200.

É porque ele tá em promoção na KABUM por R$ 298 reais, já o 6300 tá R$ 266..

adicionado 4 minutos depois

Galera, isso é o tal do gargalo?
Estou jogando qualidade média, nos momentos de "filmes" o fps trava em 30 e a GPU fica abaixo dos 10%..
No jogo a GPU fica entre 40 - 60% e a CPU ~80%

 

Porém, dá umas engasgadas jogando, que para um jogo de tiro, incomoda bastante.. Não sinto fluido...

 

fps.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

É porque ele tá em promoção na KABUM por R$ 298 reais, já o 6300 tá R$ 266..

adicionado 4 minutos depois

Galera, isso é o tal do gargalo?
Estou jogando qualidade média, nos momentos de "filmes" o fps trava em 30 e a GPU fica abaixo dos 10%..
No jogo a GPU fica entre 40 - 60% e a CPU ~80%

 

Porém, dá umas engasgadas jogando, que para um jogo de tiro, incomoda bastante.. Não sinto fluido...

Por isso eu recomendei o FX6300 usado que já pode se encontrar na faixa dos R$200 em diante.

Isso mesmo pode ver que o uso da GPU está em 9%, tem coisa errada, era para estar usando mais da placa de video.

Ativa todos os sensores de monitoramento e observe o uso total da CPU, qual porcentagem e o da GPU.

se estiver 100% da CPU e abaixo dos 99% constantemente na GPU é Gargalo.

 

Se oscilar é porque tem coisa errada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso eu recomendei o FX6300 usado que já pode se encontrar na faixa dos R$200 em diante.

Isso mesmo pode ver que o uso da GPU está em 9%, tem coisa errada, era para estar usando mais da placa de video.

Ativa todos os sensores de monitoramento e observe o uso total da CPU, qual porcentagem e o da GPU.

se estiver 100% da CPU e abaixo dos 99% constantemente na GPU é Gargalo.

 

Se oscilar é porque tem coisa errada...

 

Tava jogando agora e começou dar uns bugs no game, até que travou.. tive que fechar o jogo. Porém nada chega aos 100%, nem CPU nem a GPU... =\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...