Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar Phenom II X4 955 BE por FX 6300 (em 2018)


Posts recomendados

@Chuck_Noia Vou ter que esperar uma nova oportunidade de vender o meu agora... Por hora, vou tentar um OC pra ver se melhora algo e abaixar a qualidade dos jogos, se bem que parece não fazer muito diferença.. 

No Bf1 ontem eu troquei o Dx12 para Dx11, e aparentemente o jogo ficou melhor... Faz sentido?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Iego Ribeiro disse:

@Chuck_Noia Vou ter que esperar uma nova oportunidade de vender o meu agora... Por hora, vou tentar um OC pra ver se melhora algo e abaixar a qualidade dos jogos, se bem que parece não fazer muito diferença.. 

No Bf1 ontem eu troquei o Dx12 para Dx11, e aparentemente o jogo ficou melhor... Faz sentido?

Faz sentido, quanto menor o directx, menos recursos da placa de video video utilizará. fazendo  com que diminua o uso da GPU.

 

Faz o teste no GTA V, diminua de dx11 para,10 e depois 9, vai notar ganho de 15/20fps.

Já estabiliza um pouco

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Chuck_Noia disse:

Faz sentido, quanto menor o directx, menos recursos da placa de video video utilizará. fazendo  com que diminua o uso da GPU.

 

Faz o teste no GTA V, diminua de dx11 para,10 e depois 9, vai notar ganho de 15/20fps.

Já estabiliza um pouco

Farei isso! O seu PC, segundo o CH, é a mesma mobo minha (a minha é a rev.6 usb 3.0) + FX 6300, você roda de boa games atuais, como bf1, GTA V, The Witcher,...? e se sim, qual configuração? (média, alta, ultra, hd, fullhd, etc...)
Você faz oc?

 

Obs.: Meu monitor é 1366x768p e ainda sofro :(( Não da pra disfarçar meu desapontamento :(( 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Iego Ribeiro disse:

Farei isso! O seu PC, segundo o CH, é a mesma mobo minha (a minha é a rev.6 usb 3.0) + FX 6300, você roda de boa games atuais, como bf1, GTA V, The Witcher,...? e se sim, qual configuração? (média, alta, ultra, hd, fullhd, etc...)
Você faz oc?

 

Obs.: Meu monitor é 1366x768p e ainda sofro :(( Não da pra disfarçar meu desapontamento :(( 

Sim minha config é semelhante a sua, minha mobo é Rev 5.0, porém minha placa de video é pouco inferior a sua GTX 1050TI.

Tambem jogo em 1366x768p e GTA 5 rodo tudo no ultra acima dos 30fps com sombra no medio por limite de VRAM da RX550.

 

A maioria dos games rodo no Alto/Ultra sem gargalo o processador não usa 50%, pois escolhi essa placa de video de entrada mais para essa resolução que não exige muito usando OC padrão em 3.8Ghz, as vezes sobe para 4.1Ghz com cooler stock.

Acredito que aguente até uma GTX 1060 3gb com essa mobo sem gargalo.

 

Só mexo nas sombras e talvez texturas se não apresenta problemas e a placa de video não aguenta por falta de VRAM é da tela azul skkkkk

 

fa8.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chuck_Noia quando você diz: "...escolhi essa placa de video de entrada mais para essa resolução que não exige muito usando OC padrão em 3.8Ghz, as vezes sobe para 4.1Ghz com cooler stock." o OC é da GPU ou CPU

Será que a única alternativa pra mim, haja vista as condições apresentadas, seria pegar o fx6300 e fazer um OC?? ou o OC do X4 se equivale ao FX??

porque trocar o kit agora não é uma opção e vai ser difícil suportar essas travadas.. =\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Iego Ribeiro disse:

@Chuck_Noia quando você diz: "...escolhi essa placa de video de entrada mais para essa resolução que não exige muito usando OC padrão em 3.8Ghz, as vezes sobe para 4.1Ghz com cooler stock." o OC é da GPU ou CPU

Será que a única alternativa pra mim, haja vista as condições apresentadas, seria pegar o fx6300 e fazer um OC?? ou o OC do X4 se equivale ao FX??

porque trocar o kit agora não é uma opção e vai ser difícil suportar essas travadas.. =\

O oc é na CPU, más não é necessário fazer OC no FX6300 para levar uma RX550 ou GTX 1050TI.

Acredito que só em GTX 1060 3gb em diante é preciso, más para confirmar só testando e monitorando.

 

A meu ver não compensa manter o X4 em OC, melhor opção seria você procurar um fx6300 mesmo para substuir.

Eu não sabia que sua mobo era REV 6.0. é a ultima GA78 que saiu então leva tranquilo o fx6300.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
41 minutos atrás, Iego Ribeiro disse:

Obs.: Meu monitor é 1366x768p e ainda sofro :(( Não da pra disfarçar meu desapontamento :(( 

Sua placa de vídeo fica até superdimensionada para essa resolução baixa. Quanto mais alta a resolução, menor é o efeito de gargalo. Isso porque a carga da placa de vídeo aumenta muito, enquanto a do processador não sobe da mesma forma. Usar uma resolução tão baixa quanto essa aumenta o efeito de gargalo.

 

O upgrade bacana que você deveria fazer aí é de monitor/TV... Pegar algo, no mínimo, Full HD.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chuck_Noia Sim, é a ultima.. Já estou procurando na olx os fx rs

 

2 minutos atrás, Foxwalt disse:

Sua placa de vídeo fica até superdimensionada para essa resolução baixa. Quanto mais alta a resolução, menor é o efeito de gargalo. Isso porque a carga da placa de vídeo aumenta muito, enquanto a do processador não sobe da mesma forma. Usar uma resolução tão baixa quanto essa aumenta o efeito de gargalo.

 

O upgrade bacana que você deveria fazer aí é de monitor/TV... Pegar algo, no mínimo, Full HD.

 

@Foxwalt uun, Queria trocar de monitor, mas ai já é outro gasto.. Tenho TV full hd no quarto, vou fazer o teste na TV pra ver se reduz o gargalo no 1080p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Iego Ribeiro disse:

@Foxwalt farei isso! Por mais estranho que pareça, eu prefiro jogar no monitor do que na TV.

 

Achei no OLX o fx 6300 130 reais!

Só a CPU ou vem cooler box? tem que ver isso pois não posso te afirmar que funciona o stock do x4 do fx6300.

e outra, pede para o vendedor fazer pelo ML por segurança e garantia se possivel.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Chuck_Noia disse:

Só a CPU ou vem cooler box? tem que ver isso pois não posso te afirmar que funciona o stock do x4 do fx6300.

e outra, pede para o vendedor fazer pelo ML por segurança e garantia se possivel.

É pela olx, na minha região,.. vou buscar! Não me importo com o cooler, eu tenho um CoolerMaster Hyper TX3 EVO então vou usar ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Foxwalt disse:

Sua placa de vídeo fica até superdimensionada para essa resolução baixa. Quanto mais alta a resolução, menor é o efeito de gargalo. Isso porque a carga da placa de vídeo aumenta muito, enquanto a do processador não sobe da mesma forma. Usar uma resolução tão baixa quanto essa aumenta o efeito de gargalo.

 

O upgrade bacana que você deveria fazer aí é de monitor/TV... Pegar algo, no mínimo, Full HD.

 

@Foxwalt Fiz os testes na TV, e percebi uma maior fluidez no game, a GPU saiu da casa dos 40% e foi pra 80~90%. A CPU manteve os 100%. (Fig1)

Fiz um teste em outro game (PES 18), a GPU foi bem usada (~98%) e aparentemente não gargala o processador. (Fig2)

 

Teve momentos no carregamento da fase no bf1 com fps acima dos 100 e GPU 98%

P_20180112_132232.jpg

P_20180112_134229.jpg

adicionado 0 minutos depois

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Iego Ribeiro O Phenom II x4 955 é fraco para BF1, principalmente se for jogar no multiplayer com muitos jogadores.

Aumentar a resolução ou qualidade gráfica, só vai aumentar o uso da GPU basicamente, dando a impressão de que não está dando gargalo. Mas os fps continuarão baixos ou com quedas bruscas por causa da limitação do processador.

O FX 6300 vai dar uma melhorada, mas ainda não é o ideal para manter sempre acima de 60 fps no BF1. Mas pagando apenas R$ 100 de diferença eu teria pego sem pensar duas vezes.

 

Eu sofria muito com quedas de fps no BF4 com meu antigo x4 945, que conseguia manter acima de 60 fps na maior parte do tempo, mas dava quedadas abaixo de 40-35 fps em determinados momentos de combate com muitos jogadores juntos ou mapas abertos com muitas aeronaves. FPS abaixo de 60 em BF é péssimo.

 

Comprei um FX 6300 para fazer um up mas desisti de usar ele e botei no PC do meu filho. Ele (o FX) roda BF4 tranquilamente acima de 60 fps na maior parte dos mapas, bem melhor que meu x4 945. Não testei BF1 nele, mas pelos testes que vi no Youtube, ele não consegue manter acima de 60 fps no multiplayer, mas dá para jogar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joguei ontem após trocar o processador o bf1 que era o meu objetivo principal, devido ser dos meus jogos, o que mais apresentava quedas bruscas de fps.

 

Apesar das quedas continuarem, teve uma melhora significativa. Agora o processador não fica mais em 100%, oscilando entre 50-85%. As quedas continuam a atrapalhar um pouco, e elas acontecem no low, mid & high, porém agora com menos frequência. Mas como disseram, talvez seja por causa da resolução do meu monitor (768p).. É apenas no Bf1 que acontece e quando usei a TV (1080p) o jogo rodou mais fluido. Até porque agora o processador quase nunca bate os 100%.

Não fiz testes em outros jogos, mas ao que parece deu um up de uns 20-30% na minha configuração geral. 

 

GTA V que, em tese, é um game que usa bastante CPU, não tive problema algum, tanto com o X4 como com o Fx.
Vou testar outros games e resolução, e depois posto aqui! 

Mas concluindo o post...: Vale trocar Phenom II X4 955 BE por FX 6300 com mobo Gigabyte GA-78LMT-USB3.0? VALE MUUITO!! Desde que consiga um FX 6300 barato!!

 

Obrigado a todos!

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa galera, testei CoD BO3 e pra minha surpresa o game apresenta umas travadas com queda de fps, o jogo roda dentro dos 60fps mas frequentemente há quedas e ai dá umas travadas. Bastante estranho pra mim, pois lembro de jogar esse jogo no X4 com uma GTX 550Ti e rodava de boa no mid/low... Agora com o FX6300 + GTX 1050Ti independente da configuração (low/mid/high), continua as quedas e as travadas. Já não sei o que fazer. A CPU bate 100% em todas as configurações, posso baixar tudo e continua, a única coisa que muda é o uso da GPU. Aparentemente, ocorre as travadas nos games de tiro, porque Darksiders, The witcher, GTA V, PES18.. Tá rodando bem.

 

Obs.: O pc antigo (GTX 550Ti) eu usava um monitor de 1440x900p. Já o meu atual é 1366x768p.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Iego Ribeiro

Isso às vezes acontece com processadores FX e placas mãe com Chipset 760G. Geralmente com algumas configurações adicionais resolve.

 

Verifique se a BIOS da sua placa-mãe está atualizada.

 

Na BIOS, selecione a opção "Load Optimized Defaults".

 

Desabilite o Turbo Core, salve e inicie o Windows.

 

No Windows, vá no Gerenciador de Dispositivos e em "Processadores" desinstale todos, um por um é reinicie.

 

Se não resolver, procure outras dicas de configuração da BIOS para essas placas mãe aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GTX 1050 TI 4GB com FX 6300 pode se despreocupar que segura de boa, qualquer coisa faz um leve overclock para 3.9 ghz que elimina qualquer tipo de queda ou gargalo que algum jogo pode apresentar.

 

Outor detalhe é que dependendo das temperaturas do CPU e mobo se na bios estiver ativada o APM, os clocks são reduzidos, mas essa placa-mãe tem dissipador nos mosfets, então pode ir na bios e desativar o APM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...