Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Qual linguagem de programação é melhor para começar?


Posts recomendados

Ola galera, então eu programa antes quando tinha 14-16 anos em programação LUA, ai parei por uns motivos, so que estou querendo volta e to vendo que LUA ja não esta tão boa no mercado quanto antes, e também não estou conseguindo aprende-la novamente(triste), não sei porque, antigamente tirei ela de letra e agora ela ta sendo um bicho de 7 cabeças. Porém galera o que eu realmente queria saber é, qual programação devo "começar" e quanto tempo demora a aprendizagem, estava vendo na internet e vi que Python e Javascript são ótimas para começar, porém quero informações de pessoas mais experiente que eu para não me ferrar durante a jornada!

Ja ia me esquecendo, galera o motivo de eu querer aprender a programar é que eu vejo varias pessoas fazendo jogos e aplicativos e acho muito legal, muito legal mesmo :D , e queria aprender a fazer também. Quando consegui fazer meu "Hello World!" em LUA me senti tão feliz, ai imagino eu fazendo meu primeiro joguinho e publicando na Google Play, seria uma alegria tão grande, mesmo ele não fazendo sucesso, mais sim por estar la e saber que eu consegui fazer.

PS:Se possível teria como mandar links ou apostila pra aprendizagem, por favor.
PS²: Tava querendo em futuramente ser Pentester, vi e achei interessante, sei que é muito difícil ser um, queria dicas, se possível, para aprender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aprendendo C você não terá dificuldades em aprender as outras linguagens. Mas se não quer ter trabalho para compilar, aprenda JavaScript que tem uma sintaxe parecida com C e uma das maiores comunidades nacionais e internacionais, apesar de sua limitação de ser direcionada apenas para WEB. Tem até interpretadores online, como https://js.do/ e http://math.chapman.edu/~jipsen/js/

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse C e suas variantes C# e C++ falam que é difícil de aprender e melhor não começar por ela, ai ja não sei pois não a conheço. vou procura uns site pra ve como é ela depois, o JavaScript pensava que se podia usar fora da web pra cria aplicações, não sei porque mas não acho muito legal desenvolver pra web, por isso fujo do HTML5, CSS, PHP e Ruby. Mas vou tenta da uma chance, pois olhei pela internet e vi que a unity parece aceitar ela!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

7 horas atrás, Zaruss disse:

Esse C e suas variantes C# e C++ falam que é difícil de aprender e melhor não começar por ela, ai ja não sei pois não a conheço. vou procura uns site pra ve como é ela depois, o JavaScript pensava que se podia usar fora da web pra cria aplicações, não sei porque mas não acho muito legal desenvolver pra web, por isso fujo do HTML5, CSS, PHP e Ruby. Mas vou tenta da uma chance, pois olhei pela internet e vi que a unity parece aceitar ela!

Todas linguagem de programação tem sua complexidade. Lua pode ser tão difícil quanto C#, dependendo da implementação que queira fazer. A Javascript é uma linguagem muito complexa dependendo da aplicação, mas o básico dela é bem semelhante a C, que aliás C é bem diferente de C# e C++. O bom de aprender em Javascript é que pode aprender Orientação a Objeto, já em C puro não dá.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

C parece ser uma linguagem muito boa, vejo vários programadores usarem ela e vários programas bons e famosos usam ela. Vou da uma chance pro C só que o C++ parece ser mais vantagem pros meus propósitos, você sabe algum site que tem tutoriais sobre ela? E que os videos que eu acho pela internet não explica muito bem, e por o vídeo ser antigo eles não respondem mais os comentários '-'.
Então sobre a dificuldade é que como eu "acostumei" com a LUA, eu fico com o pensamento que o jeito que eu monto a estrutura em LUA, é semelhante as das outras linguagem. E vi que não era bem assim kkkk quando tentei mexer com Java montei a estrutura como se fosse em LUA, resumindo, código nem rodou.

 

Se não for muito incomodo, saberia me dizer quanto tempo em média demora pra se aprender C++ e/ou JavaScript? E se vale a pena ainda aprender a programar na minha idade(19 Anos)? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Python é uma excelente opção pra quem está começando, e sempre é minha recomendação para iniciantes. Os motivos pelos quais eu recomendo podem ser vistos nesses tópicos anteriores meus aqui no fórum:

 

No Brasil por motivos históricos muitos cursos introdutórios em faculdades e cursos técnicos usam C como linguagem de introdução a programação (felizmente Pascal parece não ser mais usada para introduzir programação, já que é uma linguagem morta sem muita aplicação hoje em dia). Mas Python vem sendo cada vez mais usado como linguagem introdutória substituindo o C em faculdades como a USP, várias Federais, entre outras.

 

 

Sobre por onde começar a aprender Python:

 

Tem um livro open source/livre bom pra quem está começando em Python, ou até aprendendo a programar em geral, chamado Think Python (Pense Python)  também conhecido como How to Think Like a Computer Scientist (Como Pensar Como um Cientista da Computação) originalmente escrito por Allen B. Downey para Java, e posteriormente adaptado para Python por Jeffrey Elkner, Chris Meyers, e Peter Wentworth.

 

Recomendo especialmente as versões online interativas em inglês ou português, que permitem executar os exemplos do livro, assim como resolver e rodar os exercícios propostos, no próprio navegador.

 

 

Português:
 

 

 

Inglês:
 

 

 

 

Outro livro livre online que é recomendado mais pra quem já tem algum conhecimento de linguagem de programação é o Dive Into Python 3 (http://www.diveintopython3.net/), mas não encontrei tradução dele.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@isrnick Realmente Python parece ser muito boa e pelo que vi é um pouco parecida com LUA, acho que vou me da bem com ela, ainda entendo um pouco de programação estruturada. O que seria esse portugol que é falado no primeiro link?. 
Olhei todos os links que você mandou, baixei eles, vou começa a estudar aproveitar que é grátis e pelo que parece ser, é melhor a versão interativa pra estudar!
Sem querer ser chato mas, você saberia alguma Engine pra programar Python em Mobile? É que eu sei que pra C++ tem a Cocos e pra JavaScript tem a Unity e Unreal, Python tem alguma fácil?
Ei, eu pensei em estudar essas linguagens, na ordem citada, vale a pena todas ou fico so em uma?
1.Python: Por ser fácil de entendimento e se parecer muito com LUA ficando mais fácil de eu entender ela.
2.C++: Me parece ser muito boa e é usada em varias aplicações voltada pra jogos.
3.JavaScript: No momento ela esta no Rank 1 nas mais usadas, então por que não? Heheh e também por ser usada no Unity.

PS: Me desculpa por fazer muitas perguntas e que sou um pouco curioso e tenho muitas duvidas, porém algumas eu mesmo vou descobrindo pra não atrapalhar meu desenvolvimento e pra não te deixa maluco de tantas perguntas kkkk. Vou tenta não da passos maiores que as pernas.
PS²: Você saberia quanto tempo em média demora para se "aprender" uma linguagem?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, aprenda todas elas se desejar, saber mais linguagens de programação é uma necessidade para programadores.

 

Quanto a game engines para mobile em Python não vou poder ajudar muito, você vai ter que dar uma pesquisada pra se informar melhor, mas acredito que o Cocos2D também tem versão para Python, também de uma olhada na biblioteca Kivy, e acredito que PyGame também tem um subset pra mobile.

 

 

Portugol ou português estruturado é uma pseudo linguagem de programação, que usa a língua portuguesa em sua sintaxe, e é usada para fins educacionais em cursos introdutórios de lógica de programação para explicar mais facilmente conceitos de programação para pessoas cuja língua nativa é o português.

 

Para quem ainda não sabe nada de programação normalmente recomendamos estudar primeiro lógica de programação usando portugol (existem cursos de vídeo aula gratuitos no youtube por exemplo), e só depois de entender os conceitos partir para aprender uma linguagem de programação propriamente dita.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com o @isrnick. Começa com Python que é sucesso na certa :P

C/C++/C# são difíceis de compilar, muita dor de cabeça e como você tem um objetivo ambicioso parecido com o meu, vai de Python que é sucesso.

Na real, eu já vi um pouco de C/C++ mas nunca programei nela em si, eu só ouço falar que dá dor de cabeça programar nessa linguagem e os programadores desta Linguagem específica me dizem que se você não gostar de programar, nem tenta aprender C e suas variantes porque dá dor de cabeça.
Enfim... eu tenho facilidade de aprendizado, não posso falar de outras linguagens mas das quais eu parei pra estudar, programar um pouquinho ou entender um programa de alguém, eu me saí bem em todas ^^ enfim, é isso :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@isrnick Tava fazendo uma lista das linguagens que mais me interessei, que são essas:

Python
C++
JavaScript
Java
Lua(To pensando em reaprender)
Php(Mesmo não querendo programar web, vi que ela é muito usada para pentest)
SQL
Assembly(To pensando se vale a pena, ia aprender por curiosidade, porque não vejo muita demanda nele e é MUITO difícil MESMO!)

Você acha fácil gerenciar todas? Não sei se vou conseguir kkkk mas vou tentar!
A Cocos2d tem uma versão Python mas é muito defasada comparada a da Lua e C++, quando eu me aprofundar mais em Python procuro uma melhor e que me atenda.
Conheço a linguagem de programação, mas é aquele básico, acho melhor não ir pra ela, so se eu começar a ter problema com logica, ai volto e aprendo de novo com ela.
Valeu mesmo cara!
@Jerônimo Filho To estudando com os links que o@isrnick postou. To achando interessante ela, so algumas coisas nela que me confunde, principalmente aquele 2 pontos(:), sempre esqueço kkkk se bem que estou no começo, vou acostumando. 
Pode demorar um pouco para aprender por causa do tempo livre que tenho, é bem curto, o bom é que estou de férias no curso, ai ja aumenta um pouco, mas daqui a uma semana volta ai ferrou '-'. Meu lado ruim pra aprender é que não tenho concentração nem muito foco.

Ps: @isrnick Você sabe como posso baixar a versão interativa do site que ensina Python para poder ler no celular ou offline?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A versão interativa é feita pra ser vista online num browser, mas o código fonte da versão em inglês interativa pode ser encontrada aqui: https://github.com/RunestoneInteractive/thinkcspy

 

Você pode baixar os arquivos, e tem instruções de como construir e hospedar o site no computador em um ambiente Linux.

 

 

A versão em português interativa eu não sei onde encontrar o código fonte, talvez tenha que entrar em contato com o Instituto de Matemática e Estatística da USP e pedir informação. Eles tem que disponibilizar, afinal a licença é GFDL.

 

 

 

O mais próximo pra download direto em formato PDF ou HTML, mas sem interatividade, seria a versão em inglês do Peter Wentworth (o segundo dos links em inglês no meu tópico), que é a versão em que se basearam para fazer a versão interativa (mas com alterações).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@isrnick Vou aproveitar e estudar nessas ferias que estou pela versão interativa, pois pelo PDF tentei estudar mais é muito monótono ai me desanima fácil, to optando por ela pois não sei o que eu tenho, não consigo ver um vídeo de alguém ensinando que já to avançando o vídeo pra parte interessante e depois já to perdendo e interesse e já fecho e nunca mais volto '-'. Ja nessa versão eu to conseguindo seguir meus estudos de boa, claro que tem as partes entediantes mas é porque sou novato ai me confundo, mas continuo pois depois fica bom.

 

@isrnick Se não for muito incomodo teria como tirar uma duvida minha? Que é essa aqui. 
Eu tava com um pensamento meio... "*****" e também tava com um pé atras de programar pra WEB pois não vejo vantagem até que descobrir que Python é mais pra web... O que realmente estou querendo dizer é. Eu to querendo saber se vale a pena ser um programador "Universal", tipo aprender a programar para Web, Desktop, Mobile, Chip e processadores. Eu ia focar mais no Mobile e o básico em Desktop, mas to tentando perde esse pensamento de ficar só em um, o pensamento que to agora é de FOCAR em uma, mas saber o básico e o avançado de algumas.

Eu ia fazer assim: 

Pra Web eu ia estudar Python e PHP, junto com o básico de HTML, CSS E JavaScript(Pois falam que esse trio é o essencial pra web)

Pra Mobile eu ia de Java e C++

Pra Desktop eu ia de... C++ também

E pra finalizar na área de chips e processadores me recomendaram Assembly, mas to com um pé atras, você saberia me dizer se vale a pena me envolver nessa área? 

 

PS:Se alguma linguagem de programação que citei for de multi área poderia citar pra min por favor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Zaruss Sinceramente? Foque somente em uma coisa. Deixe  o resto para depois.

O bom programador não é aquele sabe várias linguagens pela metade ou nível intermediário. Mas sim aquele que sabe pelo menos 1 e domina esta.

 

Recomendo que você trace um objetivo específico e foque na linguagem principal.

 

Sobre uma escolha de linguagem...

Web é um nicho com alto mercado. Onde atualmente o front-end é um dos mais requisitados. O que seria front-end?  HTML, CSS e Javascript. Principalmente o javascript.  Seja qual for o tipo.. Puro ou Biblioteca(jQuery, Angular e outros)

O back-end, o PHP é o mais indicado junto com SQL.

Caso escolha realmente a web, se é para estudo, pode partir para os dois front e back-end,  se for profissionalmente, recomendo escolher um deles e dominar.

 

Mobile,  nativamente falando, o sistema android, usa Java + SDK android.  Já o IOS, é programada em Objetive-c(antigo) ou Swift(linguagem mais moderna), além disso, o xml é usado também para criar o layout dos apps mobile.

 

Ainda em mobile, tens a oportunidade de usar somente o jQuery Mobile com HTML 5 e CSS3.  Dá para fazer ótimos apps também.

 

Apps mobile também podem ser escritos em diversas linguagens e exportar para diversas plataformas( isso vai depender da IDE que está utilizando e se ela tiver o recurso de exportar para outras plataformas)

 

Enfim, seja qual for a sua escolha,  foque em uma delas e se aprofunde nela. seja ótimo nela. 

No meu caso, eu escolhi o php. é a linguagem mais forte que tenho conhecimento :) 

Boa sorte.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Esse pensamento ja tinha passado pela minha cabeça antigamente, antes pensava que quantidade era melhor que qualidade. E o que eu estou pensando agora é, em foca em uma(talvez duas) mas também ter o conhecimento das outras, não para poder programar mas sim para poder pelo menos interpretar o código. Atualmente estou gostando de Python, eu comecei apenas para estudar mas comecei a gostar, ja estudei VB e Delphi e as duas não curti, estudei de começo quando fui  estudar Lua(que ainda gosto por sinal, Python se parece muito com ela e ainda é Brasileira =D)
Eu realmente queria poder fazer o que você disse, mas minha mente se nega, o motivo? Não sei, simplesmente eu não consigo focar apenas em uma linguagem quando se tem varias pra escolher e cada uma com benefícios diferentes, mas com seu comentário eu refleti e abaixou e muito as linguagens que eu queria aprender.

Atualmente eu vejo quais são as tendencias do mercado e vejo que Mobile esta em alta, não estou dizendo que as outras estão fraca, e é uma das áreas que eu gosto e vejo futuro, pois no mundo Mobile um programador tem mais oportunidades que na Web e Desktop, mas também não vejo motivo de não dar atenção para as demais.

Com a reflexão eu pude pensar e ver se essas todas linguagens eu realmente vou querer aprender no momento pois meu tempo livre para estudar é pouco, muito pouco, e resolvi raciocinar e peço sua ajuda pra ver se meu raciocínio tem fundamento e/ou logica. 

Andei analisando e vi que um código em C/C++ demora mais e requer mais linha do que o mesmo código em Python, sei que C/C++ é de baixo/médio nível e faz mais coisas que Python mesmo ela tendo um biblioteca de C ainda não tem o mesmo poder. E pra min agora é melhor estudar linguagens de alto nível pois requer "menos tempo" do que as outras. O que to querendo dizer é, estou planejando em estudar Python, Lua e JavaScript, os motivos pra escolha das 3 são:

Python e Lua são muito parecidas, muito mesmo, talvez seja por isso que to entendendo muito bem ela :)

JavaScript é usada praticamente em qualquer lugar, tem varias IDE para aplicação pra ela, Unity3D aceita ela! E pretendo mexer em Unity mais pra frente.

Alem dessas 3 serem poderosas são fáceis de aprender.

Pretendo obter um conhecimento em banco de dados com SQL e linguagem de marcação com XML pois sei que sera necessário conhece-las, ja mexi com XML mas nunca me aprofundei nela.

 

Mais uma coisinha... Eu estava aprendendo Inglês, apenas por Hobby, ai parei por causa de umas coisas, hoje sei o "básico" de Inglês, porém muitos falam que é melhor primeiro aprender Inglês e depois aprender sobre programação, vale a pena continuar estudando programação e depois quando estiver bom voltar a estudar inglês ou volto pro inglês e quando terminar vou pra programação?

 

PS:Sei que a decisão cabe a min, mais gostaria de opiniões para tomar uma boa decisão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Zaruss Vamos lá.

 

1 hora atrás, Zaruss disse:

Andei analisando e vi que um código em C/C++ demora mais e requer mais linha do que o mesmo código em Python, sei que C/C++ é de baixo/médio nível e faz mais coisas que Python mesmo ela tendo um biblioteca de C ainda não tem o mesmo poder.

Impossível dizer que C/C++ demora mais. Lembre-se de que a curva de aprendizado de um programador é completamente diferente de cada um. Onde o programador tem mais facilidade aprender uma ou outra.  Um dos principais erros iniciais é comparar linguagem pelo que ela faz ou se faz em menos linhas.  Cada linguagem tem o seu propósito.

Um exemplo:

Desenvolver uma função ou classe em Javascrippt puro, dá para fazer com menos linhas em jQuery. jQuery é melhor? Não. Javascript puro é melhor? Não! Entende onde quero chegar?  Suas escolhas serão baseadas em coisas que você irá usar e não por hobby por aprender.( até tem pessoas que aprendem só por hobby, mas estas não se aprofundam em uma.)

 

Na verdade o C/C++ está no mesmo patamar de Python em linguagens de alto nível. Assim como o PHP, o javascript, ASP.net e outras.   

Um exemplo de baixo nível é a linguagem Assembly, que trabalha diretamente com os registradores do processador, manipulando dados.

 

2 horas atrás, Zaruss disse:

Python e Lua são muito parecidas, muito mesmo, talvez seja por isso que to entendendo muito bem ela

Sim, são bem parecidas.. Lua é geralmente usado para scripts de jogos. Python, bem você pode usar para várias finalidades até criar jogos simples e programas.

 

2 horas atrás, Zaruss disse:

JavaScript é usada praticamente em qualquer lugar, tem varias IDE para aplicação pra ela, Unity3D aceita ela! E pretendo mexer em Unity mais pra frente.

Javascript é bastante versátil. Você pode além de criar jogos na Unity 3D, criar programas desktop com o node-webkit( um exemplo de programa é o popcorn time aquele de filmes), pode programar em node.js pelo lado do servidor, dinamismo em websites... enfim.. é uma das linguagens mais em alta do mercado.

 

Além disso, você tem a escolha do C#( "SI" sharp), onde a Unity 3D também aceita para fazer jogos. A diferença é que você encontra muito mais material e video aulas de unity 3d usando o C# do que javascript.

 

2 horas atrás, Zaruss disse:

muitos falam que é melhor primeiro aprender Inglês e depois aprender sobre programação, vale a pena continuar estudando programação e depois quando estiver bom voltar a estudar inglês ou volto pro inglês e quando terminar vou pra programação?

O que muitos falam as vezes não reflete a verdade. Você e qualquer outra pessoa podem aprender a programar sem saber inglês. Eu mesmo, não sou fluente, não leio nem uma página de um livro em inglês. E mesmo assim programo bem em PHP, que é a linguagem que sou especializado. 

 

Não digo que tem MUITA importância aprender o inglês a ponto de ler tudo fluente. Mas a dica que eu dou é que pelo menos você pratique o inglês instrumental. Onde nele o objetivo é você entender o contexto do texto e saber do que estão falando, mas sem de fato traduzir literalmente o significado.

 

Embora eu não leia o inglês como se fosse um português, consigo entender os manuais, APIs das linguagens só entendendo o contexto. Claro que se quiser você pode usar a ajuda de um tradutor... do google por exemplo. Não espere que ele traduza 100% certo, mas dá para entender o básico. 

 

Se mesmo assim quiser aprender o inglês, é um conhecimento que não pode ser descartado. Com certeza pode ajudar. Só lembre que o inglês instrumental é mais fácil e eventualmente você acaba aprendendo de qualquer forma :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inglês fluente não necessariamente é obrigatório, como o @DiF falou é possível aprender inglês instrumental pra a área de programação e com a ajuda de tradutores online se virar com isso. Mas saber inglês certamente torna tudo mais fácil em programação, e quão maior seu conhecimento da língua mais você se beneficia. Logo, algum nível de inglês é necessário.

 

Eu recomendaria estudar os 2 ao mesmo tempo, aproveita pra aprender inglês (mesmo que seja apenas instrumental) agora que você está começando a aprender programação, e que ainda não precisa ver muita coisa em inglês, já que tem muitas opções de cursos e livros introdutórios em português. Mas não precisa parar de aprender programação pra aprender inglês.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...