Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte bn44-00751a Tv samsung lt24d310lhmzd


Posts recomendados

Bom dia caro colegas, hoje estou com uma fonte de uma tv samsung 24, a fonte apresenta os seguintes sintomas, mesmo não startada pelo pON voltagens nas saídas apresentam variações, saída de 13V com oscilação de 0V a 10,5V, 5V com tensão de 3,28V, pON com 1,92V. Não encontrei manual de serviço da placa, a principio estou procurando de onde vem essa tensão no pON outra coisa q acontece é um pequeno ruido com estalo quase q imperceptível para escultar vindo da placa mas n consegui identificar de onde. Aceito sugestões de como identificar o que está acontecendo com a fonte, quando ligada na TV ela não liga. Anexando a foto da fonte e modelo da tv.

P_20180110_101155_LL.jpg

P_20180110_101215_LL.jpg

P_20180110_102611.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o CI 954 http://html.alldatasheet.com/html-pdf/715795/ROHM/BD93941FP/202/2/BD93941FP.html
nas saidas FB PWM e CS aparece a mesma forma de onda no osciloscópio. (anexo)

P_20180110_161240.jpg

P_20180110_162123.jpg

adicionado 0 minutos depois

O outro CI da parte primária eu descobri qual é mas n achei datasheet https://pt.aliexpress.com/item/1PCS-3S111-LCD-chip-SOP-7/32668213401.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio Estou meio q estagiando em uma eletrônica, e estou pegando peças q n teve conserto para ir estudando e aprendendo visualização e a mexer em osciloscópio, se eu conseguir consertar alguma já vai ser muito prazeroso, mas até agora só ando queimando as coisas kkkkkkk Estou postando meus casos aqui mais para nível de aprendizado. Mas obrigado por comentar aqui! Vi que você tem bastante experiência em outros posts.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Allan WS Minha experiência é com equipamentos mais antigos! :(

O que tenho acompanhado aqui no fórum é que muitos manuais de serviços desses TVs modernos, nem aparecem a parte da fonte, no fluxograma eles são enfáticos, "Troque a placa", e quando tem o esquema, não encontra os componentes originais à venda!

Aí fica difícil mesmo!!!!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

@Allan WS Minha experiência é com equipamentos mais antigos! :(

O que tenho acompanhado aqui no fórum é que muitos manuais de serviços desses TVs modernos, nem aparecem a parte da fonte, no fluxograma eles são enfáticos, "Troque a placa", e quando tem o esquema, não encontra os componentes originais à venda!

Aí fica difícil mesmo!!!!...

É verdade as peças principalmente CIs são muito complicados de encontrar, geralmente a gente sucateia de outras placas fontes com defeito, o que eu noto também q nos manuais de serviço da LG são os mais completos, agora quando vai pra outras, ta é doido. É ficar testando em multímetro, osciloscópio e olho xD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucas35 Já tentei mas é tão baixo e tantos componentes perto q você n consegue ter 100% de certeza, quando eu ligo o pON esses estalo para (é um estralho de intervalo de 1 segundo mais ou menos), a tensão 13V zera, essa tensão de 1,9V q fica no pON que até agora eu n descobri de onde vem também zera, e ficar os 3,28V no de 5V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente quando eu testo CI testo só as tensões se estão presentes, compara as tensões de cada pino com a do esquema do aparelho ou datasheet, se há diferença retira ele da placa, se a tensão normalizar é sinal de problema no CI. 

Sim, são esses mosfet, se estão em curto, os diodos também podem até estar bom porém dando continuidade na escala de 200k. esses capacitores smd também entra em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Testado todos os mofets, tudo ok, o restante dos componentes a serem testados são smd e os trafos. Não sei se é mais o caso, porque agora ficou bem mais difícil, é complicado sem o esquema da placa por que para ter certeza do defeito vai ser necessário levantar alguns smds, porque n vou saber se estão em paralelo com outro componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, lucas35 disse:

@Allan WS o CI954 é quem alimenta os ledes, veja qual é a tensão no pino 20. A tensão máxima de trabalho dele é 35V.

oscilando 10V a 10,5V em SB, quando eu ligo o PON fica a mesma coisa. O erro dessa placa é justamente ter voltagens nas saídas mesmo em SB, na placa tem marcações de 0V para SB e tem tensão. Acho que solucionando isso o problema é resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pior que fica difícil pra mim estudar o circuito... Vamos pensar! se em STB não deveria ter tensão só apenas em PON, então vamos focar nessa parte. Siga a trilha e veja quem faz o PON, faça medições e até remova da placa para ver o que acontece. 

adicionado 3 minutos depois

esse é o CI do pon http://prntscr.com/i4weov

veja a tensão de alimentação nele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, lucas35 disse:

pior que fica difícil pra mim estudar o circuito... Vamos pensar! se em STB não deveria ter tensão só apenas em PON, então vamos focar nessa parte. Siga a trilha e veja quem faz o PON, faça medições e até remova da placa para ver o que acontece. 

adicionado 3 minutos depois

pelo visto esse é o CI do pon http://prntscr.com/i4weov

qual código dele?

O que está escrito no ci:
3s111
sk4s1 (não tenho certeza, está inlegível)
690L

vou seguir o PON agora e ver o q encontro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, lucas35 disse:

Não, a mesma frequência que entra no trafo é a mesma da saída, os diodos que vão retificar essa frequência para alimentação do circuito. a frequência é muito alta, não da pra medir tensão com multimetro, essa medição tem que ser feito no diodo.  

Digo assim, era pra ser linear né o sinal pwm? vendo pelo osciloscópio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...