Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos.

Estou com um problema e gostaria de pedir a ajuda da comunidade já que tenho conhecimentos limitados em redes.

Bom, durante muitos anos eu tinha um Modem antigo da Velox modelo SpeedTouch que funcionava em modo Bridge e quem fazia a discagem era o meu roteador TP-Link Acher C2 no qual ainda possuo.

Minha configuração de rede ficava da seguinte forma:

- Modem não fazia exatamente nada além de converter o sinal analógico para digital devido ao modo Bridge.

- Meu roteador estava configurado para o modo PPPoE e quando a conexão era estabelecida meu Roteador recebia no Wan o IP externo que era algo parecido com 200.XXX.XX.XX, ou seja, não havia qualquer endereçamento via IP entre o Modem e o Roteador e eu não conseguia ver o modem na rede e muito menos acessa-lo, em outras palavras o Modem era apenas um conversar em qualquer inteligência.

Uma outra coisa é que o cabo de rede que ligava o Modem ao Roteador estava na porta Wan do Roteador e não numa porta normal, provando que realmente o Modem estava em Bridge.

Agora vem o problema, depois de muito problemas na minha internet (devido ao cabeamento externo que estava velho) o Técnico da Oi trocou meu modem por um modelo novo Wi-fi e outras firulas, alegando que isso era melhor para mim, mas depois de um tempo eu descobri que esse modem distribui minha internet para o Wi-fi da Oi Fon, por isso que a Oi tem o interesse de trocar os modens de todo mundo, após mexer nas configurações eu consegui em teoria desabilitar essa função mas noto que minha internet não tem o mesmo desempenho de antes, acredito que seja por causa desse "roubo" não autorizado da Oi Fon.

Dai comprei um modem da D-Link modelo DSL-2500E que aparentemente era o que a Oi usava antes de implementar essa falcatrua de Oi Fon, mas o firmware é da Oi então o que acontece é que mesmo colocando em Modo Bridge meu Roteador não consegue completar a discagem, dai eu tenho que mandar o Modem discar e com isso usar o DHCP para distribuir o endereço para o meu Roteador.

Não sei se estou errado, mas não vejo necessidade de existir um DHCP no modem e outro no Roteador.

O engraçado que quando ligo o modem direto no PC e mando discar funciona normalmente, mas quando volto para o Roteador para fazer a discagem não funciona.

Será que esse firmware da Oi está bloqueando a discagem por dispositivo externo?

Espero que eu tenha conseguido me fazer entender, pois é difícil as vezes fazer tudo em poucas palavras.

Desde já obrigado.

Postado

Olá amigo

Não é recomendável que você tenha mais de um servidor DHCP em sua rede, geralmente isto pode causar conflitos de IP.

Quando você coloca o modem em Bridge, ele normalmente desativa automaticamente o serviço de DHCP e então você não precisa configurar mais nada neste modem, ele vai funcionar apenas como uma ponte para levar o sinal até seu roteador.

Em modo Bridge o modem também vai assumir um outro endereço IP liberando assim o endereço 192.168.0.1 para que seu roteador possa utilizar-lo. 

Poe exemplo, o endereço IP do modem em modo Bridge, normalmente passa a ser 192.168.100.1 e o endereço IP do seu roteador será 192.168.0.1

Você pode fazer um teste ligando a porta WAN de seu roteador na porta LAN do modem (ao invés da WAN), pelo menos é assim que eu fiz aqui e esta tuto funcionando perfeitamente.

Espero ter podido ajudar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!