Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Função SOMASES quando é necessário mais de um critério para coluna


Posts recomendados

Bom dia!

 

Estou desenvolvendo a planilha de gratificação, onde o funcionário irá receber o valor da célula C1, por m, para os tipos 1,2 e 3 de serviço. Para os demais itens, será pago, por peça, o valor da D1. 

Os critérios para pagamento de gratificação são: 

  • Serviço entregue;
  • Pendência diferente de "falha na instalação";
  • Pago sempre no mês posterior à entrega (por isso a necessidade de somar apenas os valores dos serviços executados dentro do mês de referência).

 

Estava fazendo com a função SOMASES, mas os critérios aumentaram e me enrolei, porque não consigo usar a função OU dentro da função SOMASES e meus conhecimentos em excel são muito limitados.

 

Grata

 

Controle de Produção - Ficticio.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Geciara

 

Fui tentar ajudar, mas ao verificar a tua fórmula, fiquei sem entender , pois em um dos critérios da fórmula você compara os dados da coluna F (tipo de serviço) que teria como critério tipo1, tipo 2 etc.., com "Sacada comum"; "Sacada Mega", etc...

Outro detalhe, na minha opinião você deveria usar a fórmula SOMARPRODUTO, que substitui com vantagens as funções SOMASE, SOMASES, CONT. e CONT.SES.

Descreva os critérios que deverão ser usados na fórmula.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada!

Me perdoe... Na verdade, quando fiz a planilha reduzida pra anexar aqui, eu esqueci de alterar a fórmula... Sacada Comum seria Tipo1, Sacada Mega, Tipo2 e assim por diante. 

 

Estou aprendendo a usar a fórmula SOMARPRODUTO, mas ainda não sei utilizar de forma a  resolver... São muitos tipos de serviço. 

 

Consegui fazer aqui com uma coluna auxiliar, onde eu uso a função se para filtrar os tipos e transformar em Tipo1 (pago por m), Tipo2 (pago por peça) e Tipo3 (não gratificado).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Geciara

 

Estou esperando a descrição dos critérios, que solicitei na minha resposta, pois estou por fora da tua planilha.

Veja bem, você não pode comparar coisas diferentes, e para o Excel  Func. 1 é diferente de Func 1, pois na planilha Controle de Produção depois do c do func tem ponto e na planilha gratificação não tem.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...