Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

Cooler do notebook não funciona

Recommended Posts

Visitante

Tenho um notebook Acer Aspire 5750 e à 10 meses atrás troquei o cooler dele e passei pasta térmica também, ele funcionou perfeitamente por uns 8 meses, depois disso ele foi funcionando hora sim, hora não, até que um dia parou completamente.

As temperaturas dele durante o funcionamento do cooler era entre 40ºC - 60ºC, agora fica entre 60ºC - 90ºC (quando ele chega em 90ºC ele desliga).

Configurações (DxDiag):

Spoiler

 

------------------
System Information
------------------
      Time of this report: 1/11/2018, 08:54:27
             Machine name: DESKTOP-QMCJANK
               Machine Id: {07328A56-1D05-4A15-963C-3891E5ADDE79}
         Operating System: Windows 10 Pro 64-bit (10.0, Build 15063) (15063.rs2_release.170317-1834)
                 Language: English (Regional Setting: English)
      System Manufacturer: Acer
             System Model: Aspire 5750
                     BIOS: InsydeH2O Version V1.21
                Processor: Intel(R) Core(TM) i3-2330M CPU @ 2.20GHz (4 CPUs), ~2.2GHz
                   Memory: 3072MB RAM
      Available OS Memory: 2924MB RAM
                Page File: 2001MB used, 2319MB available
              Windows Dir: C:\Windows
          DirectX Version: DirectX 12
      DX Setup Parameters: Not found
         User DPI Setting: Using System DPI
       System DPI Setting: 96 DPI (100 percent)
          DWM DPI Scaling: Disabled
                 Miracast: Not Available
Microsoft Graphics Hybrid: Not Supported
           DxDiag Version: 10.00.15063.0000 64bit Unicode

------------
DxDiag Notes
------------
      Display Tab 1: No problems found.
        Sound Tab 1: No problems found.
          Input Tab: No problems found.

--------------------
DirectX Debug Levels
--------------------
Direct3D:    0/4 (retail)
DirectDraw:  0/4 (retail)
DirectInput: 0/5 (retail)
DirectMusic: 0/5 (retail)
DirectPlay:  0/9 (retail)
DirectSound: 0/5 (retail)
DirectShow:  0/6 (retail)

---------------
Display Devices
---------------
          Card name: Intel(R) HD Graphics 3000
       Manufacturer: Intel Corporation
          Chip type: Intel(R) HD Graphics Family
           DAC type: Internal
        Device Type: Full Device
         Device Key: Enum\PCI\VEN_8086&DEV_0116&SUBSYS_05041025&REV_09
      Device Status: 0180200A [DN_DRIVER_LOADED|DN_STARTED|DN_DISABLEABLE|DN_NT_ENUMERATOR|DN_NT_DRIVER] 
Device Problem Code: No Problem
Driver Problem Code: Unknown
     Display Memory: 1589 MB
   Dedicated Memory: 128 MB
      Shared Memory: 1461 MB
       Current Mode: 1920 x 1080 (32 bit) (59Hz)
       Monitor Name: Generic PnP Monitor
      Monitor Model: SAMSUNG
         Monitor Id: SAM0C3C
        Native Mode: 1366 x 768(p) (59.790Hz)
        Output Type: HDMI
        Driver Name: igdumd64.dll,igd10umd64.dll,igd10umd64.dll
Driver File Version: 9.17.0010.4459 (English)
     Driver Version: 9.17.10.4459
        DDI Version: 11.1
     Feature Levels: 10_1,10_0,9_3,9_2,9_1
       Driver Model: WDDM 1.2
Graphics Preemption: DMA
 Compute Preemption: DMA
           Miracast: Not Supported by Graphics driver
Hybrid Graphics GPU: Not Applicable
     Power P-states: Not Applicable
  Driver Attributes: Final Retail
   Driver Date/Size: 5/18/2016 9:00:00 PM, 12935296 bytes

 

 

Como podem ver estou usando uma TV de 32'' como monitor externo na resolução de 1920x1080, não sei se isso deveria afetar a questão do funcionamento do cooler, mas sei que vai exigir mais do processador e da placa de vídeo integrada.

Eu tenho problemas de desligamento ao usar ele em jogos, programas 3D, e em navegadores com aceleração de hardware ativado.

Já monitorei as temperaturas dele enquanto jogava (não tenho screenshots) mas enquanto jogava CS:GO (40-70 FPS, Low, 800x600) , Garry's Mod (80-200 FPS, Very High, 1366x768) e Skyrim (30-70 FPS, Low, 1024x768) ficavam entre 70ºC - 80ºC. Hoje em dia: CS:GO (10-40 FPS, Low, 800x600), Garry's Mod (20-40 FPS, Low, 1024x768) e Skyrim não tenho como saber pois desinstalei antes do problema começar.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@jhonfarias O cooler parou por algum motivo, ou foi algum objeto que caiu na entrada de ar, muita sujeira, ou ele simplesmente queimou !!!, recomendo que você abra o notebook e tire o cooler, e teste em uma fonte fora do notebook, 5V ja é  suficiente !!!, não tem erro, positivo é o vermelho e negativo é o preto !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  •    12
    Visitante
    6 horas atrás, Andrey Barros disse:

    @jhonfarias O cooler parou por algum motivo, ou foi algum objeto que caiu na entrada de ar, muita sujeira, ou ele simplesmente queimou !!!, recomendo que você abra o notebook e tire o cooler, e teste em uma fonte fora do notebook, 5V ja é  suficiente !!!, não tem erro, positivo é o vermelho e negativo é o preto !!

    Eu não tenho como fazer esse teste aqui, não tenho nenhuma fonte ou qualquer conhecimento de eletrônica, eu esqueci de falar, mas 2 semanas atrás eu abri pra fazer uma limpeza nele e não tinha nada (aparentemente) de errado com ele, tava limpo, o cooler rodando direito quando passava o dedo, passei óleo também, porém, quando eu troquei ele 10 meses atrás, o antigo era de 5V e esse novo é 5,5V na hora pensei que não daria problema, esses 0,5V podem dar problema, queimar, etc?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @jhonfarias Não, sem nenhum problema

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Criar uma conta

    Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

    Crie uma nova conta

    Entrar

    Já tem uma conta? Faça o login.

    Entrar agora





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×