Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Thierri Neves

Problema com overclock Ryzen 3 1200

Recommended Posts

Primeiramente minha config:

R3 1200

AsRock AB350M

2x4gb DDR4 2400mhz

GTX 1050 TI

PcYes Shocker 600W 80 Plus White

SSD 120GB

HD 1TB

fui fazer overclock pela bios mesmo da placa, em até 3500 (3.5), o pc roda de boa, em 3600(3.6), vire e mexe da tela azul no pc e ele reinicia, e a partir dos 3700(3.7) o Windows trava no logo dele no momento do boot, uso um cooler da PcYes Zero K Z3, e queria fazer overclock mais altos pois a diferença de 3.4 pro 3.6 já era bastante, não manjo tanto assim de over,  não mudo o V também, tenho que aumentar? já vi o r3 chegando a até 4.0, onde pode estar o problema? placa-mãe? ou é o chip do processador mesmo que dei azar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Thierri Neves

Olá, bem se não sabe fazer overclock nem arrisque, agora se quer o setup funcionando correto, pesquise muito, por que os ryzen sobem ate 4.0, isso se conseguir chegar lá.

Abraços

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, Thierri Neves disse:

fui fazer overclock pela bios mesmo da placa, em até 3500 (3.5), o pc roda de boa, em 3600(3.6), vire e mexe da tela azul no pc e ele reinicia, e a partir dos 3700(3.7) o Windows trava no logo dele no momento do boot, uso um cooler da PcYes Zero K Z3, e queria fazer overclock mais altos pois a diferença de 3.4 pro 3.6 já era bastante, não manjo tanto assim de over,  não mudo o V também, tenho que aumentar? já vi o r3 chegando a até 4.0, onde pode estar o problema? placa-mãe? ou é o chip do processador mesmo que dei azar?

Bem, o problema é justamente que você não está aumentando a tensão. Na hora de fazer OC, você vai ter que aumentar esse valor para conseguir clocks mais altos, não tem escapatória.

Quanto a qual valor de Vcore colocar, eu não tenho experiência / leitura suficiente para saber quais valores de VCORE são uma boa. Eu sugiro você ver vários vídeos e tutoriais de OC; segundo o @Atretador, não passe de 1.4v, mas eu não sei quão segura / arriscada é essa recomendação para te dar mais firmeza.

Compartilhar este post

Link para o post

@Thierri Neves

CPU, RAM, GPU, todas funcionam dentro de uma margem de frequência, com certa tensão.. Quando você quer passar essa margem, você precisa aumentar a tensão dele, no caso, o Vcore ou Core Voltage, dois nomes diferentes pra mesma coisa..

Parece ser o seu caso.. Volte tudo pra configuração padrão, use algum aplicativo pra estressar a CPU, como o Prime95, e use o CPU-Z, pra monitorar essa tensão.. Seriam seus valores de base.. A partir dessa base, você vai aumentando a frequência e, quando necessário, o Vcore.. Óbvio, sempre monitore as temperaturas..

Compartilhar este post

Link para o post

Além do que os colegas falaram, assegure-se que ar frio seja soprado na região do VRM com certa pressão. Se tentar 1.4V@4Ghz o VRM vai fritar sem um fan bem colocado.

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Thierri Neves disse:

Existe algo meio pré definido de clock e tensão? ou é de processador para processador mesmo?

Varia para cada chip, não tem um valor único.

Compartilhar este post

Link para o post

andei epsquisando e vi q normalmente quando você coloca como manual, aparece pra mduar a VCore, no meu caso ele não muda, percebi na guia H/W da bios uefi que a CPU VCore voltage mudou sozinho quando mudei de 3.1 para 3.5 (máximo q vai sem problema), foi de 1.120 (3.1Ghz) para 1.185(3.5Ghz), porém quando coloco 3.7 pra mais o pc já nem liga mais.

em OC Tweaker o que aparece sobre Voltage é:

DRAM Voltage 1.200V Auto

2.50V Voltage 2.500V Auto

+1.8 Voltage 1.800V Auto

segue imagem em anexo

WhatsApp Image 2018-01-11 at 3.37.09 PM.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Thierri Neves disse:

andei epsquisando e vi q normalmente quando você coloca como manual, aparece pra mduar a VCore, no meu caso ele não muda, percebi na guia H/W da bios uefi que a CPU VCore voltage mudou sozinho quando mudei de 3.1 para 3.5 (máximo q vai sem problema), foi de 1.120 (3.1Ghz) para 1.185(3.5Ghz), porém quando coloco 3.7 pra mais o pc já nem liga mais.

Putz... eu sabia que essa sua mobo era ruim, mas não sabia que era TÃO ruim assim a ponto de não ter controle manual. Você já tentou atualizar a BIOS para a versão mais recente? Sei lá, vai que eles liberem...

Se não, você pode tentar o Ryzen Master. Eu nunca aconselho OC por software, mas como você não tem outra opção, o jeito é tentar com ele.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Imakuni resolvi o problema usando o software da AsRock A-Tuning, por lá consigo numa boa, mas pela bios não achei nada, vou tentar atualizar mais tarde, de qualquer forma, obrigado

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais