Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Touchpad não funciona Acer


Illity

Posts recomendados

Vou descrever de modo bem amplo, então, pode ser que algumas informações irrelevantes entrem em meu relato, peço perdão de antemão. Eu tenho um notebook Acer ES1-411-C8FA e há 3 dias ele infelizmente levou uma queda de uma cadeira. Eu o liguei para ver se estava funcionando e tudo parecia ok, exceto por uma certa demora ao ligar [nada muito grave perto dos problemas que eu causei nele nesses 3 dias]. Bom, eu resolvi que, pra compensar essa demora eu poderia deixar a inicialização mais lisa utilizando o msconfig. Tirei os serviços que não eram da microsoft e coloquei pra reiniciar. Então, apareceu aquela tela que sugere que você 'volte e salve o seu trabalho' porque o windows vai reiniciar. Eu escolhi a opção de 'desligar imediatamente' ou 'desligar mesmo assim', algo do tipo. Não consigo lembrar claramente pois já fazem 3 dias. O windows entrou em algum tipo de restauração e isso ficou muito tempo, o que me incomodou. Minha impaciência fez com que eu desligasse pelo power button e ligasse de novo. O windows ficou mais problemático ainda, aí eu resolvi voltar pra um estado do mesmo dia umas 4 horas antes, pois tinha esse ponto de recuperação. Ficou um bom tempo restaurando pra esse ponto, aí veio uma mensagem de erro. Tentei novamente com outro ponto e veio a mesma mensagem. Resolvi então reparar e soube que precisaria de uma mídia com windows 10. Bem, o único dvd que eu tinha com windows 10 estava emperrado em um notebook que não liga há meses. Então, eu resolvi desligar e ligar algumas vezes pelo power button, até que aparecesse a reparação automática [tinha lido isso em algum lugar], isso provavelmente piorou ainda mais a situação. Bom, eu resolvi ir até um amigo e pedi pra ele gravar o windows 10 num pendrive que eu tinha. Eu fui instalar o windows 10, optei por desistir de reparar e formatei o disco, ao fim da instalação veio uma mensagem de erro dizendo que a cópia do windows estava corrompida. Bom, eu fui na casa de outro amigo, pedi pra ele baixar o windows, o rufus e usei o mesmo pendrive. Novamente corrompido. Como esse amigo tinha saído, resolvi tentar de novo, e dessa vez, sem querer, selecionei a unidade antes de formatá-la, descobri que era possível instalar o windows sem formatar. [na verdade, acredito que eu já tenha feito isso, pois lembro de ter uma pasta windows.old nesse ou no outro computador, mas achava que só tinha dado certo porque estava transitando do windows 8.1 pro windows 10, na época em que a microsoft liberava essa atualização] Surpreendentemente, dessa vez deu certo, instalei o windows, mas na hora de criar o usuário, por algum motivo o mouse e o teclado pararam de funcionar, e aí eu, depois de aguardar bastante, desliguei pelo power button, na hora de ligar de novo, havia um usuário com o nome 'defaultuser.0' ou algo asssim, tentei entrar nele e ficou carregando por muito tempo, então resolvi desligar de novo pelo power button [sim, eu sei que isso é errado e que há uma grande chance de ter sido o início de todo o problema, mas quando fica numa tela mais de 30 minutos é muito difícil pra mim não usar esse botão]. Reiniciei, tentei logar pelo 'defaultuser.0' novamente, mesma demora. Desisti, resolvi formatar e instalar o windows novamente. Formatei o disco, e deu o problema da mídia corrompida novamente. Bom, eu resolvi novamente instalar por cima desse, pois me veio a cabeça que o motivo de ter dado certo na outra tentativa pudesse ser esse. E bom, deu certo. Dessa vez consegui criar um usuário. Iniciou normalmente, parecia tudo certo, instalei o driver do touchpad e o firefox, então, reiniciei, pois queria aposentar o mouse de novo [O mouse que eu uso é antigo e extremamente problemático no sentido de ficar desconectando e conectando, até o touchpad é mais confortável de se usar]. Ok, demorou uns 30 minutos pra ligar, e quando ligou estava extremamente lento, demorou mais uns 30 minutos pra abrir o gerenciador de tarefas, eu usei em seguida o comando ctrl + shift + del e demorou muito para abrir, o teclado travou e acho que sei o motivo, explicarei mais a frente, pois até então, nem desconfiava disso [colocarei um asterisco para sinalizar]. Após repetir praticamente a mesma coisa 4 vezes. Utilizei o comando chkdsk /f pois havia lido que quedas podem causar mal-funcionamento do hd. Quando reiniciei já estava melhor de se lidar, aí utilizei o comando chkdsk /f /r. E está praticamente como estava antes da queda em questão de fluidez. Exceto a parte de ligar que está demorando cerca de 5 minutos [cronometrei com o celular]. Antes ligava seguramente em menos de trinta segundos. Mas perto dos trinta minutos, isso não é lá grande problema. Quase tudo resolvido, exceto a barra de tarefas e o touchpad, que não funcionam. Tentei instalar o driver disponibilizado no site da acer nos 4 setups que vieram no arquivo zip e não funcionou [sim, reiniciei as 4 vezes], usei o gerenciador de dispositivos e coloquei para exibir os dispositivos ocultos, apareceu o dispositivo "mouse compatível com PS/2" e eu resolvi desinstalar o driver, agora ele não aparece nem colocando para exibir os dispositivos ocultos, mesmo tentando usar Fn + F7. A barra de tarefas não entra no menu iniciar e tem dois ícones faltando. O que está me incomodando mais é o não funcionamento do touchpad. Assim que possível vou tentar baixar novamente o windows 10, dessa vez no site da microsoft para ver se funciona, mas antes gostaria de corrigir pelo menos o problema do touchpad. *ao apertar as teclas Fn + F7, que deveria desativar o touchpad, uma vez, nada acontece, ao apertar duas vezes, o teclado para de funcionar. Mas ao apertar Fn + F6 para desligar o monitor, o teclado funciona [esse é o único caso que encontrei que funciona], ao apertar Fn + F7 outra vez o teclado continua sem funcionamento, mesmo que eu tente apertar de novo, continua sem funcionar, excetuando o caso supracitado. O touchpad também não funciona no slacko linux [por ter uma internet relativamente lenta, resolvi baixar uma distro bem compacta, para testar se o problema era com o windows]. Gostaria de ajuda para resolver o problema do touchpad. Agradeço desde já. Peço perdão por erros de gramática ou de concordância, são quase 03:00 da manhã e eu estou com muito sono.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Texto um longo, difícil de compreender.

2 - Aparentemente, pelo o que eu compreendi seu notebook caiu no cão e a lentidão começou, deve ter danificado seu HD, chegou a verificar a saúde do mesmo ? 

3 - Considerando as variadas vezes que voce formatou e instalou por cima o windows, RECOMENDO FORTEMENTE, voce fazer backup da suas coisas e formatar esse HD do zero, mas primeiro verifique sua INTEGRIDADE.

4 - Seu windows está problemático, pode ser esse o fato do touchpad não estar funcionando.. driver corrompido ou pode ser que o cabo da ligação do mesmo se soltou na parte interna do notebook (já verificou isso).

 

Para tentar resolver esse problema, tente passar os comando SFC/SCANNOW no CMD e após isso CHKDSK /R /F e reinicie....

 

No linux seu touchpad é reconhecido ?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2. eu utilizei o chkdsk /r /f

3.

image.thumb.png.25345be58ae183117e50d9527e4d2a3f.png

Eu instalei por cima porque, por algum motivo, esse era o único jeito que dava, os arquivos que tinha, já perdi, então não tem problema formatar, mas antes estou usando o media creation tool da microsoft no pendrive.

4. Não sei fazer isso, poderia me ensinar?

Sobre funcionar no linux,

6 horas atrás, Illity disse:

O touchpad também não funciona no slacko linux

Se é reconhecido eu não sei, porque não sei utilizar o puppy sem um mouse, depois de criar a mídia com windows 10 vou criar um pendrive bootável com ubuntu, para ver se funciona. Mas eu lembro que não consegui utilizar direito o touchpad no debian, muito tempo atrás, então imagino que pode ser falta de drivers para distros linux. A acer só disponibiliza para windows 10 e windows 8.1

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que terminou o download do windows 10, formatei novamente e, dessa vez, ocorreu tudo sem problemas. Não ocorreu bug na barra de tarefas, mas o touchpad continuou sem funcionar, até que encontrei um vídeo que ensinava a resolver simplesmente mudando no BIOS a configuração do touchpad de advanced para basic. Porém, no meu BIOS não tinha essa opção. Então, atualizei a BIOS e fiz o procedimento, finalmente funcionou. O único problema que persiste é a demora na inicialização, mas isso não é lá grande coisa. Vou tentar fazer chkdsk e sfc /scannow mais uma vez e se não funcionar, talvez pesquise mais um pouco, enfim. Obrigado :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...