Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

refrigeração do pc garante eficiência energética?


Posts recomendados

Olá á todos, sou novo por aqui e não sei se estou exatamente no fórum ideal para esta pergunta.. (se estiver correto, ótimo :D)

Bom, minha dúvida é a seguinte: resido no Nordeste e aqui como de costume faz muito calor e atualmente possuo um setup muito fraquinho: Core2Quad Q9400 + 4GB DDR2 + 160GB Sata 2 + EVGA 430W 80Plus White e este setup por ser antigo consome muito más energia que um atual (até mesmo com placa de vídeo de entrada) porém estou atualizando gradativamente para a plataforma LGA1151, e gostaria de saber se eu posso de certa forma "economizar" energia elétrica resfriando meu setup de forma geral? sei que eletrônicos esquentam e que de certa forma ao esquentar tendem a causar certo desperdício, resfriando então todos os componentes com coolers de 120mm posso garantir pelo menos uma eficiência energética em conjunto com a fonte? ou isso é um certo mito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Dr.Erlon disse:

resfriando então todos os componentes com coolers de 120mm posso garantir pelo menos uma eficiência energética em conjunto com a fonte? ou isso é um certo mito?

 

pra mim, nao passa de lorota.. você terá uma eficiencia energetica com economia de energia optando por usar boas fontes, por exemplo

 

a minha mesmo é 80 plus titanium com eficiencia acima de 90%.. ou seja, quanto mais eficaz a fonte, menos calor ela gera e consequentemente menos energia desperdica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

pra mim, nao passa de lorota.. você terá uma eficiencia energetica com economia de energia optando por usar boas fontes, por exemplo

 

a minha mesmo é 80 plus titanium com eficiencia acima de 90%.. ou seja, quanto mais eficaz a fonte, menos calor ela gera e consequentemente menos energia desperdica

sim sim, concordo com você neste quesito de fonte tanto é que tinha em mãos uma fonte nominal (safadas de R$60) com um estabilizador, migrei para essa EVGA de 430W 80Plus, é white más já é algo para quem está iniciando agora com um setup básico tipo G4560 + GT1030.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dr.Erlon Sua fonte tem selo 80+White e garante 80% de sua eficiência, encher o pc de coolers não fará diminuir o gasto de energia.

 

O que pode fazer é ir mudando as peças para as mais novas e assim irá diminuir gastos.

 

Outro fator que deve ter esquecido é que fonte na parte de cima do gabinete esquenta mais do que na parte de baixo, afinal a fonte em cima pega o calor das peças dentro do gabinete que irá subir e mesmo com coolers extras a fonte irá estragar.

 

Outro fator que estraga a sua fonte e você deve abandonar de vez é o estabilizador, a sua fonte não precisa disso, ela tem pfc ativo e usar estabilizador é um risco, pois em caso de queima você perde a garantia do fabricante e com isso você terá de comprar uma nova fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Dr.Erlon disse:

sei que eletrônicos esquentam e que de certa forma ao esquentar tendem a causar certo desperdício, resfriando então todos os componentes com coolers de 120mm posso garantir pelo menos uma eficiência energética em conjunto com a fonte? ou isso é um certo mito?

Tem um fenômeno chamado "power leakage", que é basicamente jogar energia que poderia ser usada pra gerar trabalho, fora na forma de calor.. Esse teste com uma Vega FE mostra bem isso, quando se troca o cooler padrão, por um MOD com Water Cooler.. "Power Leakage Testing"

 

https://www.gamersnexus.net/guides/2986-amd-vega-hybrid-mod-results-overclocking-liquid-vs-air/page-2

 

Como deu pra ver é algo bem mais agressivo e, o que você economiza de um lado, acaba gastando no outro..

 

Só o fato de trocar seu PC antigo, por um mais moderno, só isso, já vai gerar uma economia de energia mais significativa, do que o resfriamento..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Dr.Erlon Sua fonte tem selo 80+White e garante 80% de sua eficiência, encher o pc de coolers não fará diminuir o gasto de energia.

 

O que pode fazer é ir mudando as peças para as mais novas e assim irá diminuir gastos.

 

Outro fator que deve ter esquecido é que fonte na parte de cima do gabinete esquenta mais do que na parte de baixo, afinal a fonte em cima pega o calor das peças dentro do gabinete que irá subir e mesmo com coolers extras a fonte irá estragar.

 

Outro fator que estraga a sua fonte e você deve abandonar de vez é o estabilizador, a sua fonte não precisa disso, ela tem pfc ativo e usar estabilizador é um risco, pois em caso de queima você perde a garantia do fabricante e com isso você terá de comprar uma nova fonte.

isso mesmo amigo, meu gabinete é um Cougar MX300, cabe certinho a fonte na parte inferior e com o cooler virado pra baixo, uso em conjunto um filtro de linha que possui proteção contra surtos entre outras coisinhas (padrões de um filtro de linha).

adicionado 3 minutos depois
5 horas atrás, RS Faria disse:

Tem um fenômeno chamado "power leakage", que é basicamente jogar energia que poderia ser usada pra gerar trabalho, fora na forma de calor.. Esse teste com uma Vega FE mostra bem isso, quando se troca o cooler padrão, por um MOD com Water Cooler.. "Power Leakage Testing"

 

https://www.gamersnexus.net/guides/2986-amd-vega-hybrid-mod-results-overclocking-liquid-vs-air/page-2

 

Como deu pra ver é algo bem mais agressivo e, o que você economiza de um lado, acaba gastando no outro..

 

Só o fato de trocar seu PC antigo, por um mais moderno, só isso, já vai gerar uma economia de energia mais significativa, do que o resfriamento..

sim sim, eu possuo atualmente 5 Fans de 120mm más a fonte 80plus e placa-mãe 1151 (já adquirir o pentium g4560, na espera da chegada) e estou prestes a comprar a memória 8GB DDR4 + HD Sata 3 Seagate e a GT1030. Dai já percebe-se que pela migração pra plataforma 1151 já automaticamente gera uma certa eficiência, más a dúvida real era se usar os fans para refrigerar todos esses componentes de uma certa forma (eles menos aquecidos) gastariam ou requisitariam de menos energia elétrica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dr.Erlon Vi umas fotos do gabinete e é muito bom, se bem posicionado os coolers não terá problemas com temperatura mesmo migrando de plataforma como foi citado.

 

Se vai comprar o g4560, mas comprou a mobo antes e não está usando, é bom que saiba que precisará atualizar a bios da mobo para funcionar com o g4560 que é processador de 7ªGeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...