Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa com sistema de alimentação por bateria 9v para acionar um bip por controle remoto


Posts recomendados

precisaria desenvolver uma placa bastante simples que contenha um sistema de alimentação por bateria 9v para acionar um bip por controle remoto.

a razão é simples.

em minha casa tem um familiar com cegueira total e o objetivo é facilitar a sua vida com um controle (tipo de portão eletrônico) que emita uma frequência para acionar o bip que estaria estrategicamente colocado onde a pessoa precisa ir... assim ela consegue autonomia para se deslocar tendo como referência o bip produzido.

acho que é isso...

acho que é fácil, mas não entendo de eletrônica;

 

alguém pode ajudar???

obrigado.

luiz marcondes

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Projeto bacana. Considere p.ex. um controle 4 canais. Vai poder orientá-lo pra 4 destinos. Cada um tocando um tom/som diferente

Vais ter que entender/estudar um mínimo de eletrica-eletronica

controle-remoto-4-canais-12v127v-automac

Com um pouco de criatividade dá até pra adaptar um controle remoto de um brinquedo qualquer

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora Ferraz. Obrigado, você entendeu a minha necessidade. 

Algo parecido é que pretendo. talvez algo mais simples... Exatamente a ideia de um controle remoto com 4 canais e 4 dispositivos diferentes colocados estrategicamente em pontos diferentes.

Acionando-se a tecla "A", a ideia é ouvir o bip do receptor "A", e assim por diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre Campainha Eletrônica.

Algumas são alimentadas por pilhas/bateria, dando total liberdade de localização tanto no transmissor (o botão da campainha é alimentado por uma pilha de 12V, menor que as do tipo palito - AAA), como no receptor (acho que usa 4 pilhas AA).

Se pesquisar pode encontrar até aqui no Brasil, caso contrário, tem nas lojas virtuais, tipo Ebay.

Mas atenção.

Alguns anúncios que ví constam sem fio, receptor com pilhas, mas na figura do receptor consta com pinos bananas para conectar na tomada de 110V. Tem que confirmar com o vendedor antes de comprar.

https://www.google.com.br/search?q=Campainha+eletrônica&o que=Campainha+eletrônica&aqs=chrome..69i57j0l5.6520j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8

MOR_AL

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Isso tá me lembrando chaveiros de carro com 4 botões. Não mexo com RF, mas acredito que para quem seja da área não seja difícil, o conceito não é complicado.

Sim, hoje em dia se acha tudo mastigado pra fazer com várias famílias de Micro Controladores usando controles/receptores comerciais.

Até mesmo o circuito transmissor para 433MHz não é difícil de fazer, já consegui fazer com peças de rádio velho.O segredo é fazer a bobina impressa de uma volta só.


Quanto ao que o amigo @Luiz Marcondes Gomes precisa, sugiro controles/receptores já prontos pra quem não conhece eletrônica é uma mão na roda. Quanto ao bip pode ser qualquer tipo de campainha já pronta ligada ao tal receptor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 horas atrás, Luiz Marcondes Gomes disse:

você entendeu a minha necessidade. 

Algo parecido é que pretendo. talvez algo mais simples... Exatamente a ideia de um controle remoto com 4 canais e 4 dispositivos diferentes colocados estrategicamente em pontos diferentes.

Acionando-se a tecla "A", a ideia é ouvir o bip do receptor "A", e assim por diante.

Amigo, o produto da foto faz exatamente isso e penso que há dificuldade em achar algo + simples. Perceba 4 relés (avisei que tinhas que tinhas que conhecer um mínimo desta área). Cada botão aciona um. O desafio seria passar os fios pelos recintos. Pra algo menos simples teria que ter 4 receptores RF. Se não clicou no link, por gentileza google controle 4 canais p.ex. De lá, vi isso

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/9501-radio-controle-de-4-a-10-canais-art1858

pra teres uma ideia da coisa apenas, pois

21 horas atrás, Luiz Marcondes Gomes disse:

mas não entendo de eletrônica

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta da @Isadora Ferraz me deu a curiosidade de ver o circuito e de estudar o integrado 567 (toner decoder). A folha de dados da Radio Japan leva o projetista no colo, excelente a explanação do integrado e a melhor forma de usá-lo.

https://www.mouser.com/ds/2/294/NJM567_E-346761.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz  Obrigado mais uma vez. Fiz a compra de uma placa com 4 canais e vou instalar (o problema/desafio) realmente é a questão dos fios até chegarem nos bips... Acho que consigo fazer, sem grandes problemas. Seria bacana alguém que projeta estas placas, fizesse com alimentação por bateria 9 volts. Aí o sistema seria "portátil", permitindo levar o "bip" e colocá-lo em lugares diversos, o que seria diferente deste sistema com fios até o "bip".  Mais uma vez, obrigado. Sua orientação abriu meus horizontes e devo resolver o problema para a casa da pessoa privada da visão.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Luiz Marcondes Gomes eis um excelente pagamento pra nós, membros ativos deste forum: seu sucesso neste caso. E quem sabe num futuro, alguém que estiver procurando alguma IDEIA PARA TCC caia aqui neste espaço e dê vida nova ao seu projeto e, o mais importante, vida nova ao deficiente visual.

abç & sucessos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal abençoado. Seguindo com meu projeto, comprei o receptor de 4 canais com controle remoto, mais a fonte. Fiz a conexão da fonte com a placa e tudo ok. o controle remoto aciona perfeitamente os relês... Até aqui tudo bem. Aí comprei um buzzer 21n30wq para ligar no relê (para teste) e não funcionou... Continuo jacuzão em eletrônica... achei que bastaria ligar um dos fios do buzzer  no conector comum do relê e o outro fio no conector ou na, ou nf... Não é bem assim... Alguma ideia?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como ligar uma lâmpada com interruptor, no caso os contatos do relé. Não acredito que isso tenha polaridade, mas se tiver estará indicado. Pode ser um fio do buzzer no + da fonte, o ouotro no NA do relé e o comum do relé noda fonte. Mais simples que isso só 2 disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Marcondes Gomes o relé é apenas um contato, não sai eletricidade dele pra alimentar nada. É igual a um Interruptor. 

 

Precisa fazer o que o @Sérgio Lembo disse, ter que ligar em serie com a fonte, bateria ou qualquer coisa que tenha eletricidade.

É Importante também que a tensão do buzzer é da fonte de energia seja a mesma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1494-PF-21N30WQ-datasheet-screenshot.jpg

Este buzzer não é exigente em termos de alimentação. Ligue direto pra ver se funciona. Só atenção ao + e -

 

12 horas atrás, Luiz Marcondes Gomes disse:

achei que bastaria ligar um dos fios do buzzer  no conector comum do relê e o outro fio no conector ou na, ou nf... Não é bem assim... Alguma ideia?

De fato não é nada assim. Leia um eco do serjão (mas prefiro chavear o +)...

 

  • O comum do relé você liga o +12 da fonte.
  • O (-) ou fio preto do buzzer direto no (-) da fonte.
  • O (+) ou fio vermelho do buzzer no na de um relé.

 

Mamão com açúcar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...