Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memoria 3.600mhz, MOBO 3.200mhz, roda?


Posts recomendados

Fala galera, bateu uma dúvida aqui de compatibilidade...

 

Estou montando um workstation nova, com Ryzen 7, e to bolado com a história das memórias.

Fui recomendado à comprar memória da linha G.Skill TridentZ. Encontrei uma de 3.600mhz que fiquei interessado em comprar.

 

Porém, as placas-mães AM4 estou achando apenas "3200 (OC) + Mhz". 

 

Queria saber se, comprando uma dessas placas (Chipset B350 ou Z370), seria compatível com a memória de 3.600mhz, porém ela não rodaria no clock máximo; ou se não é compatível e vou ter que revendê-las?

 

Perguntou pois li que as ddr4 são padrão 2.133mhz, e os números anunciados pelo fabricante são a capacidade de clock.

Então eu poderia comprar uma memória 3.600mhz e rodar ela em uma MOBO de 3.200mhz? 

 

Placa-mãe que estava pensando em comprar:

https://www.asus.com/us/Motherboards/ROG-STRIX-B350-F-GAMING/

https://www.msi.com/Motherboard/X370-SLI-PLUS/Overview

https://www.asus.com/us/Motherboards/TUF-B350M-PLUS-GAMING/

 

Obrigado!

 

(Imagem: Descrição de uma das placas-mãe)

Screenshot_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente é Samsung B os chips. Memórias de 3600MHz pra cima levam estes chips. Ryzen é limitado para memórias rápidas. Se for pegar a mais barata, mas quer 3200MHz, vai ter que ficar muito de olho nos chips. Pois um monte de 3000 ou 3200MHz vão rodar capadas (2933~2666MHz) nos Ryzen.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

 

Exatamente meu caro! Estou tentando ficar de olho nisso, e ta me dando uma dor de cabeça haha.

 

Eu queria 3.200 ou 3.000mhz sim, a Ryzen recomenda frequências mais altas pra melhor desempenho, apesar de existir sim o problema que tu citou de ele capar pra 2666mhz. 

 

Justamente estou com medo de comprar qualquer DDR4 Corsair mais barata e capar, por isso tirei aquela RAM da lista de mais recomendadas pra usar com Ryzen, pra assegurar que entregue o desempenho. Porém minha MOBO sim é capaz de provável que 'cape' pra 3.200mhz hehe. Mas se for só isso eu não me importaria, porque 3.200 já está ótimo pra mim.

Queria mesmo saber se vai rodar ou corro o risco de não reconhecer as memórias :z

 

Estou encontrando bastante dificuldade nisso. Agora estava dando uma olhada nessas da lista:

https://www.amd.com/system/files/2017-06/am4-motherboard-memory-support-list-en_0.pdf

 

A memória que iria comprar (usada) seria a:

F4-3600C16Q-32GTZR

Na lista encontro apenas a:

F4-3200C14D-32GTZR

(diferença apenas nos mhz)

 

Tudo estaria resolvido se eu pudesse comprar a de 3.200mhz, mas não acho no BR, e a que achei de 3.600 consigo por um preço honesto usada de um amigo que trouxe de fora.

 

Obrigado pela sua ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Felipe Walter Se tá na mão do seu camarada é simples, peça para ele passar o Taiphoon Burner aí.

Não liga tanto pro QVL, os fabricantes não testam todas as memórias em todas as placas, e a controladora de memória está no CPU. Sendo Samsung B você tá seguro.

 

Se achar Corsair Vengeance 3200 ou 3333MHz versão 4.31 é Samsung B. Difícil, é estoque antigo, a maioria atualmente é versão 5.39 com chips Hynix.

No ML tinha um cara vendendo 2x 8GB 3333MHz (4.31) por 1100 reais.

 

Quanto ao risco de não reconhecer é praticamente nulo, vai dar o primeiro boot em 2133MHz em qualquer que seja, o problema que tô falando é estritamente pra setar depois acima de 2666MHz. Se o seu medo é que apenas não seja reconhecida, pode pegar qualquer uma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

Certo brother, vou pedir pra ele ver essa situação do Taiphoon.

 

Dúvida: Só por desencargo de consciência, vi que você tem um Ryzen e sua memória é Corsair Vengeance (3.200mhz).

Ela tá entregando os 3.200? Se sim, poderia dizer o modelo dela?

 

Saber se essas aqui entregarão os 3.000/3.200mhz, só mãe Dinah ou tem outra forma, já que não achei elas no QVL? 

Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) 3000Mhz DDR4 CL16 Black - CMK16GX4M2C3000C16

Corsair Vengeance LED RGB 16GB (2x8GB) 3200Mhz DDR4 CL16 Black - CMR16GX4M2D3200C16

 

Obrigado Phoenyx, com as infos que você já deu esclareceu bastante coisa.

Ajudou bastante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Felipe Walter Substitua no seu vocabulário QVL por Samsung B-Die, só treinar.. rs

As minhas são versão 4.31, rodando perfeitas em 3.2GHz. A propósito, passa longe do QVL da minha ASUS.

 

Sem saber a versão não dá pra saber qual chip leva. Mas como é loja grande devem ter vendido todo o estoque antigo, e como eu disse lá em cima a versão atual é 5.39 com chips Hynix.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Phoenyx disse:

@Felipe Walter Substitua no seu vocabulário QVL por Samsung B-Die, só treinar.. rs

Boa dica haha.

 

Estou buscando novas opções memórias pesquisando agora pela versão. Mas ta hard...

 

Vou pedir à dois amigos que montaram seu Setup com Ryzen recentemente e compraram qualquer RAM de 3.000 e 3.200mhz sem fazer essa pesquisa. Vou pedir o nome das memórias e pra testarem se estão rodando full. Qualquer coisa posto aqui pra caso alguém tiver a dúvida, já encontrar a resposta.

 

Obrigado à todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...