Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 1050ti + Core i3. Gargalo ou Bug do Sistema Inteiro ?


Posts recomendados

Galera, to precisando muito de ajuda, não sei o que está acontecendo com meu PC.

 

Antes de explicar o que está acontecendo, segue abaixo minha configuração:

Windows 10 x64 Atualizado Original

Fonte: Cougar 400w 80 Plus bronze

Mobo: H61-MX 1155

Processador: i3 3240 3.4Ghz

Memória: 2x4gb DDR3

HD Sata: 500gb

VGA: GTX 1050ti Asus Expedition

 

Mas então, o que está ocorrendo é que não estou tendo um desempenho minimamente satisfatório em nenhum dos jogos que testei até agora, que foram Batman A. Asylum, FIFA 17 e Fortnite.

 

Desses, Batman é o título mais antigo, então pensei que não teria absolutamente nenhum problema com o mesmo, então deixei no preset very high e o iniciei, e para minha surpresa, tudo que estou conseguindo é uma média de 40-60 FPS e ainda assim com algumas travadas em locais mais detalhados do mapa. Mas como ainda é jogável, não me preocupei muito.

 

Então fui testar Fortnite, e esse, apenas em 1080p, com todos os filtros e etc no mínimo possível, consigo um desempenho médio de 35FPS com bastantes quedas pra menos. O que torna o jogo injogável.

 

Já em FIFA, que baixei pirata só pra brincar aqui com os amigos, o jogo mantém os +60FPS, porém muitos lags e travamentos, o deixando injogável também.

 

Sou consciente da configuração que tenho e não esperava desempenho de PC high end, mas também não deveria estar da maneira que descrevi, creio eu.

 

Monitorando com o MSI A.B:

 

Em Fortnite o processador fica a 100% o tempo inteiro e a VGA em 50, 60% no máximo. Já em Batman, o processador e a placa de vídeo não chegam a passar dos 50% de uso.

 

No FIFA a CPU também fica sempre entre 95 a 100% de uso e a VGA de 50% para menos.

 

Como sempre recomendado, não usei os drivers que acompanham a placa, e baixei tudo atualizado no site da Nvidia.

 

Pra concluir, meu computador, como um todo, desde que instalei a VGA, está muito lento, chegando a demorar uns 4 minutos pra iniciar.

 

Acredito ser importante ressaltar também o fato do meu HD estar quase lotado, dos 500GB, no momento, restam apenas 120.

 

Qualquer um que ler esse texto a partir da metade, chegaria a fácil conclusão de que se trata de um simples gargalo ocasionado pelo processador - e se fosse, eu até ficaria feliz, pois já teria uma solução pro problema - porém, não é possível que as dezenas de vídeos que vi no youtube de pessoas com hardware igual ou inferior tendo melhores resultados nesses mesmos jogos que citei acima, sejam todos fakes.

 

Então, pessoal, humildemente, peço a ajuda de vocês para tentar solucionar esse problema.

 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Douglas03 disse:

Então fui testar Fortnite, e esse, apenas em 1080p, com todos os filtros e etc no mínimo possível, consigo um desempenho médio de 35FPS com bastantes quedas pra menos. O que torna o jogo injogável.

 

Em Fortnite o processador fica a 100% o tempo inteiro e a VGA em 50, 60% no máximo. Já em Batman, o processador e a placa de vídeo não chegam a passar dos 50% de uso.

Em Fortnite, sim, sua CPU é um gargalo mesmo.. Ao colocar tudo no mínimo, você piorou a situação.. Faça o contrário, colocando tudo em Alto e "Resolução 3D" em "Épico".. Dê mais trabalho pra GPU, pra ver se alivia um pouco pra CPU.. Acho bem difícil..

 

E as temperaturas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, RS Faria disse:

Em Fortnite, sim, sua CPU é um gargalo mesmo.. Ao colocar tudo no mínimo, você piorou a situação.. Faça o contrário, colocando tudo em Alto e "Resolução 3D" em "Épico".. Dê mais trabalho pra GPU, pra ver se alivia um pouco pra CPU.. Acho bem difícil..

 

E as temperaturas?

Aqui, em todos os testes, a temperatura da GPU e CPU nunca chegou a passar dos 70º.

 

Já testei Fortnite setando-o de várias maneiras diferentes, inclusive assim como você falou, mas as quedas bruscas de FPS são inevitáveis e o uso da placa sempre muito abaixo esperado, como descrevi no post. :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Douglas03 disse:

Aqui, em todos os testes, a temperatura da GPU e CPU nunca chegou a passar dos 70º.

 

Já testei Fortnite setando-o de várias maneiras diferentes, inclusive assim como você falou, mas as quedas bruscas de FPS são inevitáveis e o uso da placa sempre muito abaixo esperado, como descrevi no post. :( 

É, foi o que imaginava.. Aqui, bate em 80% de média de uso na CPU e tenho um i5 de 4ª Geração..

 

No FIFA, talvez, ligar o V-Sync alivie pra CPU.. Talvez..

 

Você reinstalou os drivers da placa, antes de instalar a 1050Ti? Nem sei se qual placa tinha antes, se tinha alguma.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

É, foi o que imaginava.. Aqui, bate em 80% de média de uso na CPU e tenho um i5 de 4ª Geração..

 

No FIFA, talvez, ligar o V-Sync alivie pra CPU.. Talvez..

 

Você reinstalou os drivers da placa, antes de instalar a 1050Ti? Nem sei se qual placa tinha antes, se tinha alguma.. 

Tinha nenhuma placa antes. Fiz um upgrade agora no final de 2017 comprando fonte, VGA e mais um pente de 4GB RAM.

Hoje tentei jogar Fortnite de novo mexendo nas configurações mais ou menos do jeito que você falou, consegui reduzir um pouco o uso do processador que fica em torno de 90% e a placa oscilando bastante entre 60 e 80%, consegui uma média de 40~50 FPS em locais isolados do mapa e 30 pra menos em combate.

Mas, mano, no youtube tem uns vídeo de gente com i3 2ª geração e gtx 1050 2gb rodando o jogo liso nos 70, 80 frames com configurações semelhantes às que testei aqui.
É tenso.

Mas muito obrigado por estar tentando ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Douglas03 disse:

Mas, mano, no youtube tem uns vídeo de gente com i3 2ª geração e gtx 1050 2gb rodando o jogo liso nos 70, 80 frames com configurações semelhantes às que testei aqui.
É tenso.

Eu ficaria com um pé atrás com relação à eles..

 

Como você disse que teve outros problemas no PC, até diria pra tentar uma instalação limpa do Windows.. Outra coisa é que tem umas atualizações do Windows, que visam resolver uns problemas de seguranças nas CPUs, imagino que tenha lido.. Algumas pessoas, andam tendo problemas com essas atualizações.. Desde sistema lento até Windows corrompido..

 

Se seu Windows tá atualizado, seria uma hipótese..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RS Faria disse:

Eu ficaria com um pé atrás com relação à eles..

 

Como você disse que teve outros problemas no PC, até diria pra tentar uma instalação limpa do Windows.. Outra coisa é que tem umas atualizações do Windows, que visam resolver uns problemas de seguranças nas CPUs, imagino que tenha lido.. Algumas pessoas, andam tendo problemas com essas atualizações.. Desde sistema lento até Windows corrompido..

 

Se seu Windows tá atualizado, seria uma hipótese..

Eu realmente não queria ter que formatar o sistema... isso somente em último caso. 
Algo que sou bem leigo a respeito é atualização da Bios da placa-mãe. É complicado isso ? Eu deveria fazer ?

Olha essa imagem, eu deixei tudo no ultra e travei o jogo a 30fps (não sei porque mesmo assim ele ficou a 60), mas vê como está o consumo da VGA, oscila bastante, mas fica sempre abaixo de 60%.
Com relação a CPU, não importa o que eu faça no FIFA 17, sempre que inicia a partida ele vai a 100% e não sai disso.
Mas o problema real é que o jogo não está nem perto de 60 quadros por segundo, roda como se estivesse em câmera lenta e até trava às vezes, embora a taxa de FPS nunca fique abaixo disso. 

Nesse caso específico, acho que é um problema do jogo mesmo, porque não é possível tanta coisa errada em um game só...fps.thumb.png.cb56bf1672ca226de5e378171f464ff4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RS Faria disse:

Pera, sua CPU tá em 1600MHz durante o jogo??

Isso! Travado em 1600MHz e 100% de uso o tempo inteiro. Coloquei o MSI AB pra mostrar todos os núcleos e os 4 ficam a 100% cravados.

Agora percebi que tem algo de muito errado. Fiz uma limpeza geral no pc recentemente (após ter sido infectado por um Trojan), depois disso, em uma atualização automática do windows, ele formatou meu HD sem que eu desse nenhum comando para isso.

Existe outra possibilidade também: assim que comprei o PC alguns anos atrás, queria rodar games leves sem VGA, então segui um tutorial na internet que fazia uma espécie de "overclock" no processador aumentando a velocidade dele através da Bios na inicialização do Windows. 

Agora não sei se formato ou tento logo comprar outro CPU.

O que vocês acha que devo fazer ?

 

(edit)
Segundo o que é mostrado no CPU-Z, tem algo de errado com o processador ?

cpu.PNG.f039291294db591e6fdcd4f2efd0cc22.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, RS Faria disse:

@Douglas03

 

Entra na BIOS e veja se fica assim.. Talvez, um reset de BIOS resolva.. Aparentemente, achamos o problema..

Sim. Após você me alertar sobre o baixo consumo da CPU, eu fui direto na Bios e vi a opção de utilizar os 4 trheads, ou os núcleos lógicos do processador, estava desabilitada. Então habilitei e reiniciei o sistema, agora tá tudo funcionando como dentro do esperado.

Obrigado pela atenção, parceiro. Sua ajuda foi fundamental. valeu mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...