Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 7700 ou i7 8700


Ir à solução Resolvido por BiGMac,

Posts recomendados

7 minutos atrás, Lucas Almeida de Castro disse:

Olá,sou novo aqui no site e tenho uma duvida.

Eu tenho 8gb de memoria ram ddr3 1333mhz

Uma 1080ti.

E,meu i5 3300 sofre..

Então  comprei uma placa-mãe lga 1151 ddr3.

Gostaria de saber se há algum problema em comprar o i7 8700 com memoria ram ddr3.

Obrigado.

Problema nao tem em compra, dinheiro é seu rs mais se quer um i7 8700 precisa de uma placa-mãe nova, memorias ddr4, rever sua fonte e todo o conjunto, ou seja vai aproveita pouco mais que sua gtx 1080ti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Juliano Kloss disse:

Problema nao tem em compra, dinheiro é seu rs mais se quer um i7 8700 precisa de uma placa-mãe nova, memorias ddr4, rever sua fonte e todo o conjunto, ou seja vai aproveita pouco mais que sua gtx 1080ti

Mas tipo,se eu comprar o i7 8700 com memoria ddr3 dá ruim?(obs: fonte n é problema,é que já comprei a placa-mãe(Asus B150m-c D3/br) e quero muito o i7 8700)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Péssimo negócio. Primeiro que o 8700 NÃO FUNCIONA nesta placa, ponto. Segundo que DDR3 não é recomendada para Skylake (6xxx) e muito menos Kabylake (7xxx). Se não souber configurar o setup a médio~longo prazo corre o risco de danificar a controladora de memória do processador.

 

Eu devolveria esta placa-mãe aí e venderia todo este conjunto, só aproveitaria HD, SSD, fonte, gabinete. ESQUEÇA DDR3 se quer uma plataforma atual pra carregar esta 1080TI. Aliás, é um absurdo você me comprar uma 1080TI e estar chorando pra largar estas DDR3.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Phoenyx disse:

@BiGMac Problema não é o vdimm e sim o vsoc.

 

Partindo da premissa que todos sabemos que o NB (Ponte Norte, North Bridge, Controlador de Memória..ou seja lá como queiram chamar) é integrado nos processadores atuais.....tanto AMD quanto Intel....atuais.

 

Faço a observação que o termo ou a "regulagem do VSoC" (SOC  = System-on-a-chip) que nada mais é que a regulação da tensão que será aplicada no NB é aplicada as motherboards AM4, referentes ao NB integrado dos Ryzen, a ser alterada para  fins de overclock.... não tendo, neste caso, nada a ver com VDIMM, lembre-se que, neste caso, estamos falando de INTEL (que não possuem regulagem manual da tensão do NB*) e DDR3. Apenas como referência, a AMD sempre possuiu mais regulagens (bom?Ruim? não sei) neste quesito do que a Intel, basta lembar que a própria tensão do Hypertransport (antigo) podia ser setada).

 

Mas entendi sua colocação, acreditando que sua preocupação seja com as demais voltagens....... como a MEMVREF (VRAM Data Ref dentre outras denominações) e/ou com a tensão a ser aplicada no controlador de memória (por isso a referência ao VSoC).

 

VDIMM, VDDIO, memory voltage, tensão da Memória, ou segundo o JEDEC o "SSTL"  resumidamente é como chamamos a tensão que será aplicada na RAM. A MEMVREF em resumo, que fará a diferenciação de 0 e 1, é regulada por default em 0,5x (2:1) do VDIMM, portanto, ao se setar corretamente o VDIMM em 1,35v as demais voltagens automaticamente se alterarão, seja por utilizarem referencia baseada em ratio (2:1 neste caso), ou seja, se alteram automaticamente com base na tensão aplicada na memória, ou por possuírem valores fixos.

 

Algumas placas (Intel) possuem regulagem individual para estes parâmetros (MEMVREF/ VRAM DATA) e, não existindo, é utilizado o padrão. Já vi isso em uma Z170 se não me falha a memória.

 

Sobre a tensão utilizada nos NB integrados Intel, nunca me debrucei sobre os papers da mesma para saber detalhes do que a Intel chama de "verificação inteligente de tensão" é fixa ou pela com uma razão da VREF ou da própria VDIMM)......

 

Ainda, a Intel, no próprio site, escreve "@ 1.35V" ou seja a memória deve estar operando em 1,35v. Aqui faço duas observações, não basta ser DDR3L, deve estar setada para 1,35v (padrão). No caso das DDR3 comuns, obviamente a Intel não cita a compatibilidade, assim como não cita as DDR4 em 1,35v, pois a mesma não teria como garantir a operação de dos os módulos comuns em 1,35v (seja em undervolt ou overvolt).

 

Os próprios fabricantes colocam em seus QVLs memórias 1,5v ou até mesmo superior(1,65v).......acredito que algum fundamento técnico eles devem possuir...... (embora recomendem a operação em menos de 1,5v)....

 

No meu leigo entendimento...... em resumo....... nos Intel Skylakes/KabyLakes, ao setarmos a tensão da memória em 1,35v, estamos setando a tensão fornecida pelo VRM específico (que é responsável também alimenta o controlador de memória) para o fornecimento de uma tensão dentro do padrão especificado pela Intel (e isso vale também para as DDR4 em overclock com overvolt para @1,35v).

 

 

Pelas razões acimas expostas, EU não teria qualquer receio em utilizar módulos de memória DDR4/DDR3/DDR3L @1,35v (setados em 1,35v) nos KabyLakes e SkyLakes desde que os módulos se mostrassem estáveis (todos que vi até agora ficaram).

 

 

11 horas atrás, Phoenyx disse:

Nem sei se H110 tem regulagem para isso.

 

Não é uma H110, é uma B150...... e mesmo assim, isso é fácil de saber, basta olhar n manual ou adar uma googleada......

 

Mas, para ser mais rápido...... página 2.11 do manual....

http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/LGA1151/B150M-C_D3_BR/BP11066_B150M-C_D3_Guide_V2_WEB_20171115.pdf?_ga=2.35571560.850261615.1515927416-1794437999.1511655472

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Phoenyx disse:

@BiGMac Problema não é o vdimm e sim o vsoc.

*VCCIO e VCCSA, no caso da Intel. VSOC é para AMD (embora a ideia seja a mesma).

 

1 hora atrás, BiGMac disse:

Não é uma H110, é uma B150...... e mesmo assim, isso é fácil de saber, basta olhar n manual ou adar uma googleada......

 

Mas, para ser mais rápido...... página 2.11 do manual...

Eu olhei o manual inteiro, e na real, não ajudou. Tudo bem que pode ser que permita regulagem dessas duas tensões que eu falei acima, a final de contas o manual não não mostra nada das opções.... mas eu duvido muito que uma mobo não voltada para OC permita isso.

 

 

Em todo caso, eu volto a dizer o que o @Phoenyx dizer: não use DDR3 com Sy / Kaby. Primeiro que tem o problema de danificar o processador, não por causa da tensão do pente em si (podia ser pente de 2v que não teria problema nenhum), mas sim por causa de outras tensões auxiliares que a mobo provavelmente não sabe ajustar. E segundo que, independente disso, a principal vantagem desses processadores é justamente poder usar DDR4: sem ela, o desempenho cai, ficando quase que igual a um processador Haswell de 4a geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Eu olhei o manual inteiro, e na real, não ajudou. Tudo bem que pode ser que permita regulagem dessas duas tensões que eu falei acima, a final de contas o manual não não mostra nada das opções.... mas eu duvido muito que uma mobo não voltada para OC permita isso.

 

Estava me referindo ao controle tradicional de tensão da RAM que tanto as H110 quanto as B150 possuem. Página 2-11.

 

1 hora atrás, Imakuni disse:

*VCCIO e VCCSA, no caso da Intel. VSOC é para AMD (embora a ideia seja a mesma).

 

Acabei de telefonar para um amigo que tem um I7-6700k com uma MOBO Z170-HD3 DDR3 + 4 pentes DDR3 1866mhz......  perguntei os valores do VCCIO e do VCCSA e ele relatou que estão em 0.96v e 1,06v respectivamente, ou seja, dentro do padrão dos Intel Skylakes. Lembrando que ele fez isso com tudo no default (AUTO).

 

Ele fez testes com os 4 pentes HyperX 1866mhz (1.5v Fury Hx318c10fb/8) que utiliza e com 2 pentes 8gb Ddr3l 1600mhz 1.35v  Kcp3l16nd8/8..... nos testes (tira um modelo e pôe o outro) os valores do VCCIO e do VCCSA não sofreram alterações.

 

EU utilizaria os SkyLakes/KabyLakes com DDR3@1,35v sem qualquer preocupação. Pelo motivos que já escrevi no post anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...