Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pascal/Delphi Questão de pascal comando if e case.


Posts recomendados

Olá tudo bem,poderia me ajudar a escrever um código em pascal aqui? Sou iniciante e estou com uma dúvida na seguinte questão:

Faça um algoritmo que receba um caractere qualquer do teclado e mostre as seguintes mensagens: *se* for uma letra do alfabeto, a mensagem mostrada deverá ser : 'esse caractere e uma letra do alfabeto', *caso* seja um número ela deverá ser: 'esse caractere e um número', e *caso* seja outro caractere,deverá aparecer essa outra essa outra mensagem: 'esse caractere e um outro caractere qualquer'. Esse algoritmo também deve mostrar o caractere digitado dessa maneira: O caractere digitado foi: CARACTERE'.
EU estou tendo dúvida no no *se*,mas o *case* eu sei,como eu consigo colocar a decisão se no tipo char? Pode passar o código pra mim ou dar uma explicação? Eu fiz assim,está certo?:

program caracteres;
var caracter: char;

begin
WriteLn('Digite um caractere qualqier no teclado');
ReadLn(caracter);
if caracter = 'a..z' then
begin
WriteLn('esse caractere e uma letra do alfabeto');
end
else if caracter <> 'a..z' then
begin
WriteLn('nao e uma letra do alfabeto');
end;
readln;
end.

Não está dando certo pois toda vez que dou Run e digito qualquer letra o compilador somente entende como 'não e uma letra do alfabeto' me ajudem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@T_F   você pode pegar o valor acii do caractere e verificar se é letra ou número :

se o valor for de 65 até 90 é letra maiúscula e

se o valor for de 97 até 122 é letra minúscula e 

if ((a>64) and (a<91) or ((a>96) and (a<123))) then
begin
    WriteLn('esse caractere e uma letra do alfabeto');
end

se o valor for de 48 até 57 é número e

se for outro valor então é um caractere qualquer ,  e para pegar esse código ascii do caractere pode ser assim :

caractere : char;
a : integer;
a := ord(caractere);