Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Marcus_Moura

Iniciação em informática para leigos

Recommended Posts

Olá, pessoal!

Gostaria de uma ajuda de todos aqueles que sabem pelo que estou passando.

Sabendo que muitos que fazem parte dessa comunidade (Clube do Hardware) já passaram pela labuta que antecede uma "vida básica" no mundo da tecnologia e com tudo que isso significa. Ainda assim, de forma simples, gostaria de saber quais passos devo seguir a fim de fazer parte desse meio e contribuir igualmente ao que receberei de ajuda por parte de todos que se prontificarem a me ajudar.

Levando em consideração que o que sei é apenas a parte básica. Meu propósito é construir um conhecimento bem estruturado em informática básica e avançada.

Peço perdão caso não tenha sido claro o suficiente.

Desde já agradeço pela ajuda.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Marcus_Moura       para começar  você precisa estudar lógica de programação, e para isso você usa um programa de aprendizado básico chamado visualg,  o estudo presencial é melhor pois você terá a ajuda do professor para esclarecer suas dúvidas, mas como isso pode ser caro, então você pode estudar com cursos online em alguns sites como o youtube, e depois que tiver bastante prática você passa para uma linguagem  mais avançada como c / c++ e um que é muito usado para fazer programas e jogos que é o java muito bom e bem difícil, e ainda para fazer jogos você pode usar a unity 3d que usa a linguagem java e c# (  lê-se c sharp   ).  ou se você quiser trabalhar com internet você estuda html  /  css  /  javascript  .

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela dica, Devair1010.

Fiz essa pergunta, pois espera receber conselhos de quem já passou pela fase que me encontro e, com isso, têm um direcionamento mais eficaz para dar.

Muito obrigado mesmo!!! Valeu meu amigo!!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Marcus_Moura

Em 14/01/2018 às 03:51, Marcus_Moura disse:

Levando em consideração que o que sei é apenas a parte básica. Meu propósito é construir um conhecimento bem estruturado em informática básica e avançada.

Olá, você se refere a informática "básica e avançada", como inicialização da programação e desenvolvimento ou como uso diário das tecnologias( instalação de programas, formatações, sistemas operacionais e etc) ?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Marcus_Moura Seja bem-vindo ao nosso fórum! A ideia da nossa comunidade é a ajuda mútua, você ajuda alguém em algo que você "manja" e outra pessoa te ajuda com algo que você está querendo aprender. Espero que tenha uma experiência positiva em nossa comunidade e que continue acessando nosso fórum por anos. Abraços!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Marcus_Moura
Boa noite!

Você disse que seu propósito é adquirir conhecimento em informática básica e avançada, mas não disse o que almeja com esse conhecimento.
Se for apenas o que comentou acima, contribuir com a comunidade assim como a comunidade contribui com você, não há um caminho obrigatório a seguir.

Comigo tudo começou em 2000~2001 por mera curiosidade. Eu queria aprender a resolver problemas que outras pessoas não sabiam resolver, ou que de alguma forma me prejudicavam. Eu não queria apenas formatar o PC porque estava com um vírus, entende? Na época usava muito o mIRC (quase o whatsapp da época, hahaha). Conheci várias comunidades, sites e fóruns, mas a informação ainda era muito escassa, mais difícil de encontrar ou mesmo de ser confiável o suficiente. Então aprendi muito por conta própria, fazendo testes, tentando resolver os próprios problemas e de amigos/familiares, com tutoriais mal escritos, algumas coisas em inglês, dicas de amigos, sites em html, apostilas, etc. Em 2006~2007 comecei a me cadastrar em fóruns e participar ativamente. O mIRC já tinha "morrido", eu ia entrar na universidade (Sistemas de Informação) e queria aprender mais. Foi muito bom pra mim. É muito bom estar em um ambiente onde muitas pessoas sabem de vários assuntos que você não sabe, vários que você também sabe e pode interagir com elas e onde você sabe coisas que várias pessoas não sabem, e assim você pode ajudar.
Claro que isso é o resumo do resumo. É um processo longo. No início você recebe mais ajuda do que ajuda alguém, com o tempo você passa a ajudar mais do que pedir ajuda. É gratificante.

Se você quer seguir nessa área como profissão, as dicas são outras. E também precisa definir muito bem com o que gostaria de trabalhar, pois, mesmo de forma macro, existem dezenas de caminhos possíveis.

Att,

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais