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  • Comunicados

    • diego_moicano

      Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware?   07-12-2015

      Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware? O Fórum Clube do Hardware deu início a um programa de treinamento em análises de log. Os interessados deverão enviar um email para aprendizes (arroba) clubedohardware (ponto) com (ponto) br respondendo as seguintes perguntas: Por que você gostaria de aprender a analisar logs? Possui tempo hábil para o treinamento? Tem conhecimentos em informática? Se sim descreva-os. Possui inglês para leitura? Qual seu objetivo após completar o treinamento?   Não se esqueça de incluir no e-mail o seu nome de usuário (fornecer o link também), idade e cidade onde vive. Adicione também qualquer experiência e/ou razão sobre o porquê você seria um bom Analista. É digno de nota que apenas os que forem selecionados receberão resposta por MP (Mensagem Pessoal), não existe um padrão na escolha dos futuros aprendizes, todos os e-mails serão lidos e serão analisados de forma imparcial, portanto não será permitido reclamações neste aspecto. O treinamento é dado no próprio fórum. Quando um aprendiz é selecionado ele é movido para um novo grupo, onde terá acesso a fóruns fechados para os demais usuários onde poderá dar inicio ao seu treinamento. Importante: A cada 30 dias os e-mails não selecionados serão apagados, portanto você pode enviar um novo e-mail após 1 mês, e-mails enviados antes serão desconsiderados.  
    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Zegwert

Praga sequestradora de browsers

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Olá,

 

Estou com pelo menos uma praga bem grudenta há muito tempo, já tentei formatar o PC e a ela voltou da mesma forma.

 

O malware instala diversos navegadores falsos e duplicados, os estabelece como padrão, abrem automaticamente ao iniciar e muda o tempo todo a ferramenta de pesquisa para sites falsos, além de vários comportamentos pequenos e estranhos como o cursor flicando e engasgadas. Esporadicamente me aparece uma janela com uma imagem em baixa resolução dizendo que tenho que atualizar o SO.

 

Nada muito grave acontece, mas tenho receio de estarem sequestrando meus dados etc e estou cansado de ter que fechar o navegador que nunca instalei toda vez que inicio o sistema. Sempre tomei cuidado de estar usando o navegador e sites oficiais.

 

Dá pra descrever essa praga com bastante detalhe, pois estou com ela há tempos. Acredito ter sido infectado ao baixar um filme pelo Popcorntime.

 

Durante o processo do ZA-Scan apareceu uma mensagem dizendo que o "DaS21 parou de funcionar"

 

ZA-Scan.txt

Editado por Zegwert

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Caro @Zegwert

 

Recomendo que salve este tópico em seus Favoritos para facilitar na hora de encontrá-lo.

 

Por favor, atente para o seguinte:

  • Caso fique sem resposta durante 3 dias, me envie uma Mensagem Privada (MP);
  • O que será passado aqui, somente será com relação ao problema do seu computador portanto, não faça mais em nenhum outro;
  • Siga, por favor, atentamente as instruções passadas e em caso de dúvidas não hesite em perguntá-las;
  • Sempre coloque suas respostas neste tópico... Não abra outro!
  • Procure sempre me manter informado, durante a remoção, sobre o que acontece com seu computador.
  • Respeite a ordem das instruções passadas.

Observação: Não tome outra medida além das passadas aqui; atente para que, caso peça ajuda em outro fórum, não deixe de nos informar, sob risco de desconfigurar seu computador!

 

# Etapa nº 1 #
 
Baixe o AdwCleaner e salve em sua Área de trabalho (Desktop)

Execute o arquivo adwcleaner.exe Como Administrador

  • Clique na aba Opções e deixe marcado apenas "Restaurar Políticas do IE" e "Restaurar Políticas do Chrome"
  • Clique no botão Verificar e aguarde o exame finalizar.
  • Clique no botão Limpar.
  • Abrirá um bloco de notas com o resultado.
  • Selecione, copie e cole o conteúdo deste log em sua sua próxima resposta.
  • O log também será salvo em C:\AdwCleaner


NOTA: Se o AdwCleaner encontrar arquivos que não consiga remover, poderá ter de reiniciar o PC. Faça isso imediatamente, ao ser perguntado se quer reiniciar.
 
# Etapa nº 2 #
 
Desative temporariamente seu antivirus, antispywares e firewall, para não causar conflitos.

Faça o download do ZHPCleaner e salve em sua Área de trabalho (Desktop)

 

Execute o arquivo ZHPCleaner.exe Como Administrador

  • Clique no botão Scanner.
  • A ferramenta começara o exame do seu sistema.
  • Tenha paciência pois pode demorar um pouco dependendo da quantidades de itens a examinar.
  • Em seguida clique no botão Reparar.
  • Será gerado um log chamado ZHPCleaner.txt
  • Selecione, copie e cole o conteúdo deste log em sua sua próxima resposta.

Abraços :D

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  • Autor do tópico
  • Realizei as etapas rigorosamente como descritas.

     

    Só esqueci de dizer também que:

     

    1. Sempre que um novo browser falso era instalado sorrateiramente (já foi Firefox, Chrome duplicado e agora Chromium) e minhas configurações básicas do browser original eram violadas, o meu browser parava de funcionar e eu reiniciava o PC. Ao reiniciar, percebia todas as mudanças. Depois de o próprio Chrome ter reparado suas configurações 2 vezes, isso não tem acontecido mais.

     

    2. Desde que fui infectado, o Avast alerta que "uma ameaça foi detectada" uma vez a cada 6 horas em média. Tais ameaças são sempre: u76wtn6.x.incapdns.net e o regsvr32.exe. Durante o processo do Adwcleaner, a mensagem apareceu novamente, não sei se tem relação.

     

    O sistema foi reiniciado limpando 35 elementos.

     

    AdwCleaner[C0].txt

     

    Após a reinicialização (mais lenta que o normal) o cursor apareceu com aquela rodinha ao lado várias vezes seguidas, mais vezes que o habitual e eu não conseguia estabelecer conexão com a internet nem a cabo nem via wifi. Verifiquei as conexões, reiniciei o PC novamente e ainda não conseguia conectar, enquanto meus outros dispositivos conectavam normalmente. Só consegui restabelecer a conexão quando reiniciei o modem.

     

    Rodei o segundo programa e ele reparou alguns problemas, durante o processo ele me perguntou 4 vezes se eu havia instalado um servidor com uma numeração parecendo um ip. Infelizmente não anotei os números. Não foi solicitada uma reinicialização.

     

    ZHPCleaner.txt

     

    Eu reiniciei manualmente, desta vez em não foi lento, mas ainda contava com o a rodinha no cursor. O browser falso ainda está aqui e abrindo sozinho ao iniciar.

     

    Pode ser que a praga que controlava a instalação forçada dos browsers e a alteração nos dados do Chrome tenha sido excluída e o que havia sido instalado ficou?

     

    Devo desinstalar manualmente o navegador de má procedência? Lembro de já ter configurado ele pra não abrir ao iniciar, mas não adiantou. Pode ser num navegador legítimo com configurações violadas também.

     

    Descrevi algumas que me chamaram a atenção, mas talvez não tenham importância, não sei dizer pois sou leigo no assunto.

     

    Agradeço a resposta rápida e o suporte eficiente :)

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    Caro @Zegwert

     

    Citação

    Pode ser que a praga que controlava a instalação forçada dos browsers e a alteração nos dados do Chrome tenha sido excluída e o que havia sido instalado ficou?

     

    É uma possibilidade, mas não terminamos ainda. ;)

     

    Citação

    Devo desinstalar manualmente o navegador de má procedência?

     

    Se você souber qual é, sim e me informe o nome depois. Seria o Chromium?

     

    Desative temporariamente seu antivírus, antispywares e firewall, para não causar conflitos.

     

    Baixe o Farbar Recovery Scan Tool e salve-o na Área de Trabalho (Desktop).


    32 bit (x86) ou 64 bit (x64)

    • Clique com o botão direito e escolha Executar como Administrador;
    • Marque a caixa Arquivos 90 dias,  e clique no botão Examinar;
    • Aguarde e ao final os logs FRST.txt e Addition.txt serão salvos em sua Área de Trabalho (Desktop);
    • Selecione, copie e cole o conteúdo do log  FRST.txt em sua próxima resposta;
    • Anexe o log Addition.txt.

    Abraços :D

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  • Autor do tópico
  • Processo realizado, super rápido. Não aconteceu nada que me chamasse a atenção.

     

    FRST.txt

     

    Addition.txt

     

    O navegador ainda está aqui (sim, é o Chromium), abrindo sozinho ao iniciar e gerando notificações de notícias do Yahoo!. Não consigo desinstalá-lo pelo painel de controle e muito menos consigo encontrá-lo nos arquivos de programas (não está na pasta Google junto com o Chrome legítimo).

     

    Ao tentar desinstalar pelo painel de controle, nada acontece, ao tentar novamente, aparece uma mensagem dizendo que devo aguardar a o fim da desinstalação em andamento (que não acontece). Me lembrei que já tentei fazer isso antes há tempos e era a mesma coisa.

     

    Definitivamente este não é um navegador legítimo:

     

    Chromium.thumb.jpg.e9610982e3e0378974a2cae747b0eab1.jpg

     

    Agora já fiquei na dúvida se a praga não foi afetada at all, já que ela sobreviveu até depois de formatar o sistema. Algum processo pra ir fundo nessa aí?

    Editado por Zegwert

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    Caro @Zegwert

     

    Citação

    Ao tentar desinstalar pelo painel de controle, nada acontece, ao tentar novamente, aparece uma mensagem dizendo que devo aguardar a o fim da desinstalação em andamento (que não acontece). Me lembrei que já tentei fazer isso antes há tempos e era a mesma coisa.

     

    Deixe-o comigo. ;)

     

    Depois do procedimento abaixo, verifique se o Chromium ainda aparece nos programas instalados, caso sim, pode pedir para desinstalar sem problemas.

     

    Desative temporariamente seu antivírus, antispywares e firewall, para não causar conflitos.

     

    Baixe o arquivo (fixlist.txt) no anexo deste post e salve-o na Área de Trabalho (Desktop).

    Execute o FRST.exe (ou FRST64.exe) e clique no botão Corrigir.

    Aguarde... ao final será gerado o log Fixlog.txt  salvo em sua Área de Trabalho (Desktop).

    Selecione, copie e cole o conteúdo deste log em sua sua próxima resposta.

     

    Abraços :D

    fixlist.txt

    Editado por diego_moicano

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  • Autor do tópico
  • Processo realizado, necessitando reiniciar.

     

    Ao reiniciar, o Chromium NÃO abriu, pela primeira vez, no entanto ainda estava lá. Tentei desinstalar, mas aconteceu a mesma coisa de antes D:

     

    Fixlog.txt

     

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    Caro @Zegwert

     

    Isso é um bug do Windows, o Chromium já não existe mais ;)

     

    Vamos resolver isso, vá em:

     

    iniciar > executar > digite cmd > na janela clique com o botão direito do mouse em cima do programa e Execute como Administrador > digite o que se segue:

     

    Citação

    reg query "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall" /s > \junk.txt <ENTER>
    notepad \junk.txt <ENTER>

     

    Copie e cole todo conteúdo do log ou anexe-o aqui.

     

    Abraços :D

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  • Autor do tópico
  • O Chromim não está mais iniciando por conta própria, mas ainda está aqui sim. Tem um atalho no desktop que abre ele normalmente.

     

    Eu sabia que seria difícil, mas eu sei que tem jeito. Continua mandando outros procedimentos XD

     

    junk.txt

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    Citação

    Tem um atalho no desktop que abre ele normalmente.

     

    Ok amigo, mas não é ele e delete o atalho ;)

     

    Antes de continuarmos o procedimento pelo Registro do Windows, vamos utilizar o programa Revo Uninstaller:

     

    Acesse o site abaixo e baixe a versão free:

     

    https://www.revouninstaller.com/revo_uninstaller_free_download.html

     

    Depois de instalado, abra o programa, escolha o Chromium na lista e remova-o no modo avançado. Reinicie seu computador e veja se ele ainda continua na lista dos programas.

     

    Abraços :D

    Editado por diego_moicano

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  • Autor do tópico
  • Valeu Diego,

     

    Ao que parece, ele se foi, só espero que não volte outra vez XD

     

    Eu achei que ia ter que comprar outro HD pra conseguir me livrar dessa joça, mas vocês me salvaram.

     

    Sempre que precisar de alguma ajuda voltarei ao fórum.

     

    MUITO OBRIGADO PELO SUPORTE :D

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  • Autor do tópico
  • Opa, ainda dá pra limpar mais? Claro que quero! Manda aí :P

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    Caro @Zegwert  :)

     

    Acesse o site Malwarebytes, clique em Download Gratuito e baixe o arquivo para sua Área de Trabalho (Desktop).

     

    Desative antivírus, antispywares, enfim, programas de prevenção para não causar conflitos.

     

    Clique com o botão direito do mouse no arquivo setup.exe e escolha: Executar como Administrador

     

    • Siga os passos para a instalação;
    • Ao clicar em Concluir aguarde o programa ser aberto;
    • No alto à direita clique em Atualizar agora;
    • O navegador irá abrir, pode fechá-lo e aguarde o término das atualizações;
    • No painel à esquerda clique em Configurações;
    • Na aba Proteção ative Procurar rootkits;
    • Depois clique em Análise no painel à esquerda;
    • Então clique no botão Iniciar Análise e aguarde;
    • Quando o scan terminar uma janela irá se abrir próximo ao relógio;
    • Nela clique em Ver Resultado;
    • Deixe todas as entradas marcadas e clique no botão Colocar em Quarentena;
    • Na janela que abrir clique em Sim para que o computador seja reiniciado;
    • Uma vez reiniciado, abra novamente o Malwarebytes e clique em Histórico e cliquem em Excluir Tudo (opcional);
    • O log será salvo automaticamente pelo programa.
    • Para exportá-lo, clique na aba Histórico > Registros do aplicativo na janela principal do programa;
    • Clique duas vezes em cima do log mais atual e exporte em .TXT;
    • Poste em sua próxima resposta.

    Abraços :D

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  • Autor do tópico
  • Não apareceu mensagem perguntando pra reiniciar, eu reiniciei manualmente.

     

    Também não tem uma aba "histórico" no programa, mas eu consegui o log com o botão "exportar" na aba "relatório".

     

    Malwarebytes.txt

     

    :)

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    Caro @Zegwert

     

    Fez bem! :)

     

    Faça um novo log com o FRST, porém antes de clicar no botão Examinar, marque a opção Addition.

     

    Anexe os logs, por favor.

     

    Abraços :D

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    Caro @Zegwert

     

    Etapa 1

     

    Desative temporariamente seu antivírus, antispywares e firewall, para não causar conflitos.

     

    Baixe o arquivo (fixlist.txt) no anexo deste post e salve-o na Área de Trabalho (Desktop).

    Execute o FRST.exe (ou FRST64.exe) e clique no botão Corrigir.

    Aguarde... ao final será gerado o log Fixlog.txt  salvo em sua Área de Trabalho (Desktop).

    Selecione, copie e cole o conteúdo deste log em sua sua próxima resposta.

     

    Etapa 2

     

    Desative temporariamente seu antivirus, antispywares e firewall, para não causar conflitos.

    Baixe o Stinger e salve em sua Área de trabalho (Desktop).
    32 bit (x86) ou 64 bit (x64)

    • Execute o arquivo Stinger.exe como Administrador.
    • Clique no botão “I Accept”


    Stinger%20a.png

    Na nova janela clique em “Advanced” e depois “Settings”

    Stinger%20b.png

    Na janela configurações deixe conforme imagem abaixo e clique no botão “Save”

    9hnsyu.png

    Clique em “Customize my Scan”

    Stinger%20f.png

    Selecione as unidades do sistema e em seguida clique no botão “Scan”

    Stinger%20g.png

    Ao final clique em “View log”, será aberto uma janela com o log em seu navegador.
    Selecione, copie e cole o conteúdo deste log em sua sua próxima resposta.

     

    Abraços :D

    fixlist.txt

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  • Autor do tópico
  • Primeiro só queria falar que desinstalei o Malwarebytes pois estava consumindo uma quantidade ABSURDA da minha memória e não dava pra fazer nada no PC. Depois de desinstalar ficou tudo de boa, então de fato era ele.

     

    Concluí a etapa 1 e reiniciei o PC.

     

    Fixlog.txt

     

    A segunda etapa levou uma eternidade e não encontrou ameaças:

     

    mcafee.txt

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    Caro @Zegwert

     

    Maravilha! :)

     

    Baixe Security Check, by glax24 e salve em sua Área de trabalho (Desktop).

     

    Execute o arquivo como Administrador

    • Aguarde enquanto a ferramenta faz o exame.
    • Ao final salve log como SecurityCheck.html
    • Abra o arquivo com o bloco de notas;
    • Selecione, copie e cole o conteúdo deste log em sua sua próxima resposta.

    Abraços :D

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    Amigo, preciso que poste o log (não anexe) em HTML, veja:

     

    Ao final salve log como SecurityCheck.html

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