Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoas meu cadastro e novo mas faz anos que uso o Clube do Hardware para tirar minhas duvidas e aqui vai mais uma sobre "underclock automático" feito pela placa-mãe em memórias ram ! A partir de qual chipset ele existe ? Foi a partir dos h61 ou antes já tinha ?

Postado

A velocidade da memória é determinada pelas configurações da BIOS/UEFI, se estiver no automático pode ser que a placa-mãe ou o processador estejam alterando para uma velocidade suportada.

• Membro VIP
Postado

Bem, o CPU hoje é quem determina a memória, e tem sido assim desde o Athlon 64 e Intel desde os Nehalem, então em certos casos a memória RAM vai rodar baseado na velocidade determinada pela CPU.

Postado

Mas existem placa-mãe e/ou processadores que tem um certo limite de velocidade para eles reconhecerem ? Tipo uma memória com frequência muita alta pode acontecer do processador não reconhecer e acabar nem iniciando o pc ?

Postado

As vezes pode acontecer, qual é o processador e placa-mãe?
Quais são as memórias também?

Postado
16 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

As vezes pode acontecer, qual é o processador e placa-mãe?
Quais são as memórias também?

Opa...desculpa a demora, no caso tive problema com uma hyperx 4gb 1866mhz em uma g41mt-es2l e um core 2quad Q9400...

Postado

Acredito que a HyperX de 1866 MHz não seja suportada, as specs da placa-mãe listam suporte a DDR3-1066/800 MHz, neste caso o processador não influencia em nada, pois o controlador de memória está na placa-mãe.

Postado
3 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Acredito que a HyperX de 1866 MHz não seja suportada, as specs da placa-mãe listam suporte a DDR3-1066/800 MHz, neste caso o processador não influencia em nada, pois o controlador de memória está na placa-mãe.

Então isso e muito confuso porque no caso eu uso memórias 1333 que seriam suportadas pelo processador e não seriam suportadas pela placa-mãe mas elas funcionam de buenas...Como eu disse muito confuso, mas a senhorita me fez entender mais sobre o assunto. Obrigado pela atenção ! :thumbsup: 

Postado

Você pode tentar definir pela BIOS a velocidade manualmente, se for possível, não tenho certeza pois não conheço a BIOS da placa-mãe em questão.

Todavia, no LGA 775, o processador não influencia em nada nas memórias, pois ele não possui o controlador de memória integrado, nesta plataforma da Intel ele ainda está na placa-mãe, então quem determina o suporte é ela.

E só pra lembrar, se você utilizar a HyperX com outra memória mais lenta, a placa-mãe irá nivelar por baixo e fazer as duas operarem na velocidade da mais lenta.

Postado

Ultima questão ! No i5 LGA1155 eu posso colocar essa HyperX tranquilamente? Pois pretendo "atualizar" o meu pc nos próximos meses e depois desse problema que tive com meu kit atual fiquei meio com receio de comprar e ter novamente esse infeliz problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!