Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
parrud0www

Coolers AM3 Athlon e Phenom

Recommended Posts

Galera, eu pretendo aposentar o meu athlon ii x2 250 e ir para um phenom ii x4 955, apesar de serem processadores antigos, vou conseguir extrair o máximo da minha placa de vídeo HD6850 (espero).

A dúvida é se o cooler desse meu athlon é igual ao desse phenom, pois eu vi que os phenom x6 vinham com um cooler mais "parrudo" por causa do seu aquecimento. Alguém sabe me responder isso?

Agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@parrud0www Eles possuem o mesmo cooler, apenas o cooler box que acompanha o Phenom X6 é diferente, pois tem heatpipes justamente pelo aquecimento. 

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda sim, o Phenom II X4 é um processador de 95W, pode precisar de um cooler melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • É, eu fiz uma pesquisa e descobri que o cooler do phenom x4 955 é maior do que o do athlon, mas será que consigo usar esse cooler do athlon no phenom ou é arriscado?

Phenom:

image.png.bf6417bb6f29e8778a18542abea30f4e.png

Athlon:

image.png.8fbc673e5edbfaa98b425dfb0b6ba02b.png

Compartilhar este post

Link para o post

@parrud0www Esse Phenom tem um TDP maior (125W) em relação ao Athlon (95W). Usando o cooler box do Athlon no Phenom, vai fazer ele esquentar mais, mas não é um grande risco. Basta ter um bom fluxo de ar no gabinete.

Me equivoquei ao dizer que os coolers box eram os mesmos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Pode até tentar usar, mas fica de olho na temp. O cooler do Phenom é bem mais forte, além dos heatpipes, tem base de cobre e a ventoinha de maior pressão/fluxo.

Pior dos casos pega um desses Gamemaxx de 50 conto que já dá conta.

E outra, se está comprando, pega um FX de uma vez. Não recomendo nem um nem outro, mas se a única opção, pega o melhor de qualquer forma.

Editado por Mozts

Compartilhar este post

Link para o post

Se sua placa-mãe não suportar os FX, tenta pelo menos um 1090t ou 1100t. Eu já tive um Athlon 265 e um X6 1075t , os coolers são diferentes mesmo, tenho o cooler até hoje do x6. 
    Fica uma dica de cooler: Cooler Xigmatek Loki II

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • É, o problema é que a minha placa-mãe não suporta AM3+ dos FX, somente AM3. Na verdade eu só queria um processador pra tocar a minha Radeon HD6850 sem gargalo e sem gastar muito, então vou colocar aqui umas opções e se vocês puderem, me ajudem a escolher a melhor opção para o que eu quero. Lembrando que ainda tem o custo do cooler

phenom ii x4 955 R$100,00

Phenom II X4 B97 R$140,00

Phenom II X4 960T R$120,00

Phenom II X4 965 R$130,00

Phenom II x6 1055T R$190,00

Preço tirado do Aliexpress

Compartilhar este post

Link para o post

@parrud0www Qual o modelo da sua placa-mãe e o limite que tem pra gastar com processador e o cooler? 

Minha antiga placa era uma HD 6850 (faleceu), e o meu Phenom II X4 945 conseguia levar ela sem qualquer tipo de problema. 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Satoshi G2713 É? Não dava gargalo nenhum? A placa-mãe é a ASUS m4n68t-m le

Não tem um limite que eu gastaria, eu só quero gastar o mínimo possível pra rodar a placa de video sem gargalo. No futuro eu faço um upgrade completo

Compartilhar este post

Link para o post

Se a placa suportar o Phenom II X6, seria uma boa, porque ele é um hexa-core e ainda rende bastante hoje em dia.

Compartilhar este post

Link para o post

@parrud0www Não dava. Ela sempre ficava em 99%. 

A sua placa-mãe suporta os Phenom X6 (até o 1090T), porém a placa não tem dissipação nas fases, e sem dissipação já esquenta bastante, e os X6 ainda tem 125W de TDP... Embora os X6 rendem algo ainda hoje, não recomendo usar nessa placa.

Minha sugestão: 

- Phenom II X4 965 + Cooler Master T4.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Satoshi G2713 Entendi. Esses phenom 955 x4 e o 965 x4 também consomem 125w, será que a minha placa-mãe não suporta nem esses X4? aí ferrou hein kkk

Compartilhar este post

Link para o post

@parrud0www Pode usar, até porque a placa-mãe suporta. Só que eu não acho seguro, já que as fases já esquentam com dissipação, e colocando um processador que consome o máximo suportado e ainda sem dissipação nas fases... Mas isso é um achismo meu. 

Já que os X4 que você citou tem o mesmo consumo dos X6, compre o X6 e o cooler, e seja feliz! 

O X6 é praticamente um FX 6100/6300 de uma arquitetura antiga, mas muito semelhante. 

Os Phenom ainda rendem algo. É tipo kit LGA 775 que ainda é vendido por aí.  

Isso são as fases, caso não saiba... Está aqui:

Placa-mae-Asus-M4N68T-M-LE-screenshot-baixesoft.jpg.14b3e8516d22764c727d86b45463fad9.jpg

Editado por Satoshi G2713
    Adicionando a imagem.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Entendi! Então, eu olhei os preços dos X6 e me parece que eles são meio "valorizados", eu vou comprar o 955 x4 por ser o de custo x benefício melhor e já conseguir tocar a minha placa de vídeo, por incrível que pareça é até mais barato que o seu 945 rsrs.

Vou comprar também um cooler melhor, eu olhei o Deepcool Ice Edge Mini FS que se encontra entre 40 e 50 reais e já suporta AM4 e é melhor que o cooler dos Ryzen e o dos Phenom. Então, como pretendo fazer um upgrade completo ano que vem, já vou aproveitar esse cooler pra um Ryzen AM4.

Muito obrigado pelas dicas, foi realmente uma aula! E segue abaixo os vídeos do review do cooler para os interessados. Abraço.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@parrud0www Mesmo o 955 ser mais barato que o meu, ele ainda é um pouco melhor, já que tem 3.2GHz e 6MB de memória cache. 

O Mini FS é um bom cooler de entrada. Em comparação aos antigos cooler box da AMD, "qualquer" cooler é melhor. 

Aqui dá pra ter uma ideia do que você consegue jogar com o seu PC nos dias de hoje: 

Compartilhar este post

Link para o post

Tem alguns modelos do Phenom II X4 que são 95W, mas a maioria dos Black Edition de fato é 125W.

Particularmente eu acharia melhor por um Deepcool Gammaxx 400, ele dá um belo custo-beneficio e é um air cooler excelente.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Satoshi G2713 Nossa! Ótimo video que você achou, deu pra ver certinho a performance do conjunto nos jogos atuais. O 945 mostrou trabalhar com folga pra tocar a 6850. Excelente

@Amanda Gonçalo Então Amanda, eu procuro gastar o mínimo pra colocar o PC em uso agora, até porque eu pretendo ano que vem fazer um upgrade completo ano que vem.

Agora, uma ultima pergunta. A 6850 e a fonte que tenho aqui foram muito pouco usadas, acredito que vão durar por mais muito tempo, e mesmo o 955 conseguir tocar placa mais forte que a 6850, compensa eu fazer um upgrade de placa-mãe + memória + processador pelo fato destas peças aqui terem sido bastante usadas não é?

Compartilhar este post

Link para o post

@parrud0www Os Phenom ainda conseguem segurar placas como a GTX 1050 Ti, pois já é notável a limitação de processador. E sem contar que com essa limitação, o processador não consegue tirar todo o poder da placa de vídeo.

A HD 6850 é uma boa placa, mas hoje ela não consegue dar conta dos jogos de forma satisfatória, além de ter jogos muito mal otimizados que prejudica o desempenho. 

De qualquer forma, sugiro o upgrade completo. 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Certo! E outra dúvida. O processador é de 125w, o cooler que eu comprar precisa ser necessariamente para TDP 125w ou um de 50 reais de torre já da conta?

Compartilhar este post

Link para o post

@parrud0www Depende do cooler. Pois mesmo alguns coolers sendo no padrão torre, nem sempre suporta processadores com o TDP maior que 100W, um exemplo é o Mini FS. 

Capture.thumb.PNG.f4e7f9cfe475431246e8212cbb258567.PNG

No seu caso, a melhor opção é o Cooler Master Hyper T4 ou o DeepCool Gammaxx 400.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Satoshi G2713 Entendi. Sabe o que é estranho? As empresas falarem que quanto melhor o cooler, é recomendado pra TDP mais altas, sendo que em reviews mostra que até mesmo esse da DeepCool Mini resfriam mais que os coolers originais da AMD que inclusive tem o heatpipe. Estranho isso... Parece até uma jogada de marketing pras pessoas comprarem coolers mais caros para processadores de TDP mais alta.

Compartilhar este post

Link para o post

@parrud0www Mas para comprovar isso, teremos que ver um review que mostre esse tipo de cooler segurando um processador de 125W, pois mesmo cooler tendo heatpipe e no formato torre, ele não segura processadores com mais de 90W (dependendo do modelo).

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Satoshi G2713 É.. você ta certo. E eu não vou fazer esse teste não kkk vou aproveitar que o T4 ta em promoção na Kabum e já vou comprar. Muito obrigado Satoshi!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais