Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador com superaquecimento o que fazer


Posts recomendados

Ola, galera. Então, tenho um notebook (não posso dizer o modelo dele especificamente faz parte da linha iron da cce que ela nao diz o modelo mais, provável que seja um iron 745b) 

 

e a algum tempo ele vem desligando sozinho e acabou queimando a placa power, levei a um técnico e ele trocou a placa power porém o problema de desliga sozinho persistiu então, levei em uma assistencia técnica de nome aqui no RJ e eles me disseram que o chip de vídeo e o slot de memoria estavam com superaquecimento troquei a placa-mãe e o problema persistiu e mexendo daqui mexendo de la, levando aqui levando la e não acho esse problema. Hoje estava mexendo nele logo apos ele desliga sozinho de novo e sempre que ele desliga sozinho gosto de deixar o speedfan aberto pra ir monitorando a temperatura do processador, mas as vezes esqueço por ele não desliga na mesma hora geralmente demora 1 hora 2 3 varia muito, só que hoje fiquei realmente com o speedfan aberto minimizei a janela do navegador e ao mesmo tempo que ia mexendo ia monitorando a temperatura no speedfan, por um tempo ela ficou baixa entre 40c e 60c so que teve uma hora que ela começou a subir rapidamente foi pra 70 quando bateu 80c o notebook desligou, eu não tinha aberto nada demais apenas estava com as mesmas paginas abertas, então notei que o problema pode ser o processador que está esquentando demais, abri o notebook passei pasta termica de nada adiantou. (Sim limpei com alcool izopropílico e passei pouco apenas para fazer contato entre o dissipador e o processador.) Liguei ele abri o navegador com o webwhatsapp e rapidamente a temperatura foi subindo chegou a 76C mais eu fechei tudo e deixei o computador sem uso para evitar o desligamento. 

 

Qual dicas vocês me dão? Realmente e o processador? ou e o dissipador que ta ficando ruim? ja gastei uma nota com esse note. Sim eu já limpei ele, já limpei as ventoinhas coloquei elas pra girar o tempo inteiro mais nada adianta, se eu comprar um novo processador o problema resolve? sempre usei o notebook em sofa, almofada e cama ele nunca desligou sozinho, sempre joguei nele com jogos bastante pesados turbo boost sempre ativado e nunca desligou, hoje em dia se eu deixar o turbo boost ligado bate 80C fácil.

 

placa-mãe: modelo H48/H49 MB intel

notebook: cce modelo não sei provavel 745b

processador: i7 2630qm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigão, o texto é muito extenso e não tive o capricho de ler ele todo, mas vejamos o seguinte: será que a quantidade de pasta térmica é suficiente para realizar o contato previamente mencionado por você? Já experimentou aplicar um pouco mais? Qual o modelo da pasta térmica utilizada? O cooler trabalha em quantos RPM no estado ocioso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

80ºC não é temperatura que justifica o desligamento, é inclusive uma temperatura muito normal para notebooks dada a limitação na refrigeração.

 

Você disse que sempre usou no sofá, almofada e cama, vamos começar não fazendo mais isso porque você tapa as entradas de ar do notebook ao colocá-lo em uma superfície macia.

 

Você trocou a pasta térmica dele? Se sim quanto usou e qual marca? A bateria está boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Noodle disse:

Olá amigão, o texto é muito extenso e não tive o capricho de ler ele todo, mas vejamos o seguinte: será que a quantidade de pasta térmica é suficiente para realizar o contato previamente mencionado por você? Já experimentou aplicar um pouco mais? Qual o modelo da pasta térmica utilizada? O cooler trabalha em quantos RPM no estado ocioso?

Já sim mais do que isso vai borroca o processador todo kkkkk não sei te dizer se puder me dizer onde posso ver ficarei grato

 

8 minutos atrás, grievous disse:

80ºC não é temperatura que justifica o desligamento, é inclusive uma temperatura muito normal para notebooks dada a limitação na refrigeração.

 

Você disse que sempre usou no sofá, almofada e cama, vamos começar não fazendo mais isso porque você tapa as entradas de ar do notebook ao colocá-lo em uma superfície macia.

 

Você trocou a pasta térmica dele? Se sim quanto usou e qual marca? A bateria está boa?

 

Também acho mais ele foi subindo rapidamente chegou em 83C e desligou já troquei a pasta térmica umas 3x a marca e Thermal silver hoje em dia não uso ele mais desse jeito mais antigamente eu usava e ele nunca desligava sera que o processador esta morrendo? a bateria esta viciada hoje em dia eu só uso na energia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Cabeça de caramelo A quantidade correta de pasta térmica é de um grão de ervilha no centro do processador, aplicar pasta demais pode causar o efeito contrário e atrapalhar a transferência de calor para o dissipador. O próprio dissipador de calor irá espalhar a pasta da melhor maneira possível quando você colocado em cima do processador.

 

capt01_300_225.jpg

 

Não tem como ter certeza o que está acontecendo, pode ser a fonte também. É a original? Tem quanto tempo de uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, grievous disse:

@Cabeça de caramelo A quantidade correta de pasta térmica é de um grão de ervilha no centro do processador, aplicar pasta demais pode causar o efeito contrário e atrapalhar a transferência de calor para o dissipador. O próprio dissipador de calor irá espalhar a pasta da melhor maneira possível quando você colocado em cima do processador.

 

capt01_300_225.jpg

 

Não tem como ter certeza o que está acontecendo, pode ser a fonte também. É a original? Tem quanto tempo de uso?

Coloquei menor que um grão de ervilha mais espalhei pela parte prata sem deixar cair no entorno e ficou bem lisinho apenas a quantidade certa para fazer o contato entre o processador e dissipador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Cabeça de caramelo A quantia que você passou está correta mas não precisa espalhar, ao fazer isso pode-se criar bolhas de ar que atrapalham a transferência de calor, mas isso não é capaz de piorar o problema a ponto de causar superaquecimento e desligamentos.

 

E quanto a fonte? É original? Tem quanto tempo de uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando li seu texto, imaginei uma ventoinha enroscando

 

tente tambem dar uma olhada se no setup da maquina tem alguma configuração sobre isto, porque mesmo que seja por aquecimento ele deveria desligar ao chegar perto dos 100°c e nao dos 80ºc, a nao ser que seja uma configuração especifica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...