Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
OCCT

Overclock em Xeon v1 subindo o blck!?

Recommended Posts

Olá boa noite, como podem ver na minha assinatura tenho um Xeon 2680 v1, porém ele não vem com multiplicador desbloqueado e como sou um amante de oc, ainda tentei fazer over nele subindo o pci-e para 104 mhz e consequentemente o blck vai junto, não dá para subir somente o blck.

A placa-mãe é uma GA X79 UD3 rev 1.0 onde o Gabriel Torres fez este review aqui no site, a placa-mãe é antiga de 2011 mas é linha entusiasta e muito robusta até mesmo para dias atuais:

Outro pequeno detalhe é que tive redução no overclock ao trocar de placa de vídeo, usando uma R9 280 OC conseguia subir o blck para 105, agora usando uma R9 280x OC, o limite é 104.

Vejam alguns testes que fiz rodando OCCT:

Sem título.jpg

2017-12-07-12h13-CpuUsage-CPU Usage.png

2017-12-07-12h13-Frequency-Bus.png

2017-12-07-12h13-Frequency-CPU #0.png

Neste gráfico mostra a temperatura e está dentro do permitido pela Intel, o Tcase max  é 85 ºC:

https://ark.intel.com/PT-BR/products/64583/Intel-Xeon-Processor-E5-2680-20M-Cache-2_70-GHz-8_00-GTs-Intel-QPI

2017-12-07-12h13-Temperature-Core #0.png

2017-12-07-12h13-Voltage-CPU VCORE.png

No aguardo de sugestões de como melhorar este overclock.

Obrigado!

Editado por OCCT

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • UP!!! Alguma sugestão, ideia de como elevar mais este OC?

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Alguma sugestão amigos?

@paulo__sp@PH Benchmarker@Evandro@Contiusa@Phoenyx

Editado por OCCT

Compartilhar este post

Link para o post

@OCCT infelizmente eu não vou poder ajudar. Over de blck eu não entendo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem muito pra onde correr se não há maneira de lockar o PCI-E.

E convenhamos, aumentar de 100 para 104 ou 105 não faz diferença prática.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Phoenyx

Ali é complicado, tem outra maneira de subir o pci-e usando um multiplicador, não sei de fato como proceder, teria que reduzir o PCI-E abaixo de 100 e subir o multplicador, não sei se a limitação está no pci-e ou o cpu que não sobe mesmo, depois vou postar o print dessa tela.

Se conseguisse aumentar para 110 ou aumentasse uns 300 ~ 400 mhz no clock ia fazer uma diferença bacana em desempenho single e multi-thread.

E eu sei que o CPU é top e não há necessidade de overclock, mas gosto de tentar OC em todos os meus CPUs.

Editado por OCCT

Compartilhar este post

Link para o post

Qual seria a contraparte desbloqueada deste Xeon? Os W? Ou não existe para esta plataforma?

Realmente é um baita processador... pagou quanto nele e na placa só por curiosidade?

Editado por Phoenyx

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca mexi com Socket 2011, mas na outra variante de Sandy Bridge, na LGA 1155, alguns chipsets Z conseguem mexer no multiplicador pra processadores não-K, é limitado, mas dá. Essa sua mobo deve valer uma grana boa no BR, de repente mover pra um Xeon Sandy e tentar essa técnica? O problema de BCLK é que leva junto PCIe e outros, então acho difícil você conseguir fazer algum overclock decente com esse método.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Phoenyx

Tem alguns Xeons desbloqueados se não me falha a memória, mas só os V2 em diante não lembro os modelos.

Paguei 600 reais no CPU e 250 na placa-mãe ( tive muita sorte ) totalizando 850, as memórias já tinha, vga e o resto do kit todo.

@CasualGamers

Amigos o problema aqui é que tem a opção Spread Spectrum que não dá para desativar na bios e pelo que pesquisei ela limita qualquer overclock e muito mais quando são dependentes de blck/fsb.

180208221711.jpg

180208221706.jpg

Editado por OCCT
    mudança de formato das imagens

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Update***

Desta vez testes em stock, olha @Contiusa  o cooler Rainjinteck Evo 120mm que você indicou segurando esse Xeon 2680 v1 tdp 130w e agora deixei as fans em full:

TCase max dele ou temperatura máxima dos núcleos no site da Intel é 85ºC nos meus testes o máximo foi 58ºC, nada mal para um cooler intermediário que investi por 150 reais.

Já usei ele em C2Q Q9550 e FX 6300 e lembrando que o Xeon 2680 mesmo com mais espaço e maior dissipação o Cooler aguentou muito bem.

2018-02-14-22h17-CpuUsage-CPU Usage.png

2018-02-14-22h17-Frequency-Bus.png

2018-02-14-22h17-Frequency-CPU #0.png

2018-02-14-22h17-Temperature-Core #0.png

2018-02-14-22h17-Voltage-CPU VCORE.png

2018-02-14-22h17-Voltage-CPU VTT.png

Editado por OCCT

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais