Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nvidia Driver 304.137 obsoleto ?


Black Fox
Ir à solução Resolvido por Black Fox,

Posts recomendados

O computador que utilizo não é top de linha ( mas dá para o gasto) - O mesmo tem placa de vídeo integrada Nvidia....

O driver da mesma para Linux é o pacote -> https://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/304.137/NVIDIA-Linux-x86_64-304.137.run

 

O detalhe é que: o pacote que antes estava disponível nos repositórios das distros ( Ubuntu e derivados, Manjaro/Antergos e outros da família Arch....etc) não existe mais, foi removido. e ao tentar instalar manualmente sempre dá erro. É como se o driver em questão tivesse ficado obsoleto.

 

Sim., poderia usar o driver OpenSource Nouveau.. mas com ele ativado os navegadores Opera e Vivaldi  travam e a tela fica toda colorida....

 

 Algum samurai teria a solução ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, o pacote nvidia-304xx foi removido do repositório oficial do Arch agora no começo do ano porque a nVidia o descontinuou. O driver legacy mantido no Arch agora é o nvidia-340xx. Caso sua GPU não funcione com ele, não há solução simples além de usar o driver aberto.

 

Talvez o pacote nvidia-304xx esteja no AUR, mas eu evitaria usá-lo, pois você terá que recompilá-lo a cada atualização do kernel...

 

Qual GPU tem aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jeito então é usar o driver nouveau... :tw_skull:

 

mas não sei por qual motivo  o sistema carrega normal..... roda tudo.... mas é só abrir o Opera ou o Vivaldi que trava tudo e a tela fica colorida....

 

Engraçado que no site da Nvidia é possível baixar o driver, conforme link do Post #1, mas dá erro na instalação

 

vou ver se consigo uma plaquinha off um pouco mais nova só para quebra galho., visto que não uso o Pc para Jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema de instalar na mão é que o driver precisa ser recompilado também na mão quando kernel e Xorg mudarem. DKMS ajuda, mas é uma baita gambiarra.

 

A solução mais simples e efetiva é usar o módulo pré-compilado pela distribuição. Assim, a responsabilidade dessas recompilações é dos mantenedores do pacote. Eles lidarão com eventuais quebradeiras. O pacote é sincronizado com o kernel/Xorg, para manter a ABI sempre compatível. Esse trabalho não é para ser feito pelos usuários.

 

Falando do Arch apenas (não sei como andam as demais distros), para mim, no momento em que o pacote nvidia-304xx foi removido, acabou. Eu migraria para o driver aberto, tentando resolver os bugs, ou trocaria de GPU, escolhendo um modelo cujo driver estivesse no repositório. Senão é procurar sarna para se coçar... :o

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM  Por curiosidade, visto que Ubuntu/Derivados e Arch/Derivados removeram dos respectivos repositórios o pacote nvidia-304xx, fui verificar uma distro que trabalha com pacotes rpm., no caso o mageia 6.

Nessa distro o pacote ainda é disponibilizado....

 

Agora., não sei se as outras distros irão com o tempo remover o pacote dos repositórios ou se isso seria a decisão de apenas algumas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
4 horas atrás, Marcos FRM disse:

 

  Engraçado!! No Manjaro após gerar uma nova Mirrors List e executar um sudo pacman - Syy o pacote voltou a aparecer.

 

  Ai "pensei" -> se o Manjaro é baseado no arch e após gerar uma nova lista de Mirrors, atualizar a "base de dados" o pacote voltou a aparecer, então ele estaria disponível para o próprio Arch e seus derivados... - questão de sincronização.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...