Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar e desligar PC com a chave do carro


lucasts

Posts recomendados

Boa tarde a todos!

 

Estou com um projeto de Car PC e queria que no momento que a chave do carro fosse desligada o PC hibernasse. Tive algumas ideias de pessoas que conhecem de eletrônica, mas não consegui quem faça. Explicando melhor:

 

O PC é alimentado por 19v, já tenho uma fonte que faz a adaptação do 12v do carro para os 19v do PC, e a alimentação nessa fonte será constante, não deve ser interrompida ao desligar o carro. Essa parte está resolvida, já tenho uma tomada 12v direto na bateria.

Se o PC ficar ligado constantemente a bateria do carro não terá a durabilidade esperada, então preciso que o PC reduza o consumo, ou se desligue quando o carro desligar. Minha primeira intenção é usar o botão liga/desliga do PC, com configuração no Windows para hibernar quando o botão for apertado. Até aqui ok, seria só puxar um botão externo. Porém, pretendo fazer isso de forma automática usando o pós chave do carro, que é o sistema que corta a energia de alguns componentes quando você desliga o carro. Aqui está o problema.

 

Como poderia fazer isso?

 

Importante saber que no pós chave chega 12v enquanto a chave estiver virada, desligou ele para de chegar. A sugestão que recebi seria usar dois relés e mais alguma coisa, que não entendi bem, que usariam esse 12v para gerar um pulso que chegaria no liga/desliga do PC e, a cada pulso, ele hiberna ou retoma.

 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você poderia implementar um circuito logico no lugar desse tal relé, para isso tem os transistores de potencia funcionando como chave liga e desliga , você poderia colocar no botão do do seu PC uma porta logica de duas entradas e uma saída ,a saída da porta lógica ligada na base do transistor o coletor e emissor do transistor faria o resto ,mais também deveria se preocupar em como isso iria afetar a estética do computador,ou então um fototransistor e o circuito externo faria o resto sem precisar mexer muito no computador ,apenas você teria que colocar um fototransistor dentro dele espero ter ajudado!boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlosfrances Desculpa, mas não entendi muito bem, não conheço muito dessas coisas. Sinceramente, precisava que alguém dissesse tipo assim: "compra isso, isso e isso, liga tal em tal e vai dar certo, ou então alguém que pudesse dizer: "eu faço o circuito, te cobro tanto e mando por correios".

Agradeço muito sua ajuda, mas não saberia executar isso que você disse. Porém, se não conseguir uma solução simples como o que procuro, levarei sua ideia à um técnico em eletrônica e verei a viabilidade. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...