Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
kioolz8

Oscilação na temperatura do G4560

Recommended Posts

Olá humanos e humanóides, recentemente passei umas dores de cabeça com a placa-mãe Z170M-PLUS/BR, pois sua BIOS estava desatualizada, aí já viu.. 
Para atualizar sua BIOS acabei arrumando um processador Celeron G3900 (6 geração) e antes de atualizar a BIOS decidi brincar um pouquinho com este processador mesmo a tia Asus mandando eu não fazer isso, até aí sem nenhum problema...

Notei que durante meus testes com o processador, a temperatura de uso nos games Castle Crashers, Tree of Savior (MMORPG) e no game novo do South Park não passava de 41 graus celsius, tenho 2 Fans + Fan do CPU e daqui uns 2 meses pretendo investir em um sistema de refrigeração decente, mas até lá dá pra sobreviver sem queimar nada (eu acho). 

Até aí beleza, achei a temperatura bem legal e fui utilizando... Chegou por fim a hora de atualizar a BIOS e trocar pro meu queridinho G4560,  coisa que fiz 10 minutos atrás sem problema nenhum.. Porém, ao abrir os mesmos jogos notei picos de temperatura indicados pelo MSI Afterburn... Simplesmente do nada a temperatura sobe dos mesmos 41 graus para 55-60 graus Celsius. 
Aí sabe como é, o coração dispara, você fecha o game e vem aqui no fórum...

Neste momento estou atualizando alguns drives e buscando algumas respostas...

O que vocês acham que poderia ser?

Agradeço a atenção desde já. Abraços =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@kioolz8 Essas temperaturas que postou não são preocupantes, esses saltos representam aumento de carga no processamento, creio que só isso.

 

 

adcarvalho

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 17/01/2018 às 22:03, adcarvalho disse:

@kioolz8 Essas temperaturas que postou não são preocupantes, esses saltos representam aumento de carga no processamento, creio que só isso.

 

 

adcarvalho

Conversei com outros amigos e me disseram a mesma coisa, agradeço sua atenção AdCarvalho. 

=) Ainda assmi, estou muito tempo sem montar PC e como foi bem sofrido montar este, daqui em diante o próximo upgrade que farei será em um sistema decente de resfriamento pois quero prolongar ao máximo a vida útil do meu bebê.

Abraços o/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@kioolz8 O Pentium é um processador com clock mais elevado (por consequência, tensão maior) e HT ativo. Certamente que tende a esquentar muito mais que o Celeron. Além disso, como já mencionado pelo colega Carvalho, os saltos são normais.

 

Quando ocorre aumento repentino do clock devido à maior carga de processamento, a temperatura sobe quase que instantaneamente. Quando, por outro lado, o clock reduz devido a pouco uso, a temperatura também desce muito rápido. Isso é normal.

 

A temperatura de 60ºC é baixa para esse processador. O ideal é manter abaixo de 70ºC, mas só fica desconfortável mesmo é acima de 80ºC. O thermal throttle só acontece acima dos 100ºC.

 

Não existe nenhum risco de queima (processadores não queimam por temperatura faz muito tempo, já que os sensores desligam a máquina quando há superaquecimento) ou diminuição da vida útil nessa temperatura que o seu está operando. O cooler box da Intel é mais que suficiente para refrigerar o G4560.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×