Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Gustavo Kuss

Fonte com zumbido esporadico

Recommended Posts

Boa Madrugada meus amigos, estou tendo um problema com uma fonte (ta possuida).

Resumidamente um adento que talvez tenha a ver: uso meu pc a uns 5anos, do nada minha fonte começou a zumbir (ficou umas 3 semanas gradativamente aumentando o ruido) ate queimar... troquei por uma que estava parada em um pc abandonado que supostamente funcionava 100%.

A fonte "nova" em si é uma Pixxo 1000W PE-1K0S, funcionou perfeitamente por cerca de 1 mês, ate que começou o terrivel "zzzzzzzzz", e aqui começa nossa aventura:

1. A fonte em si começa a zumbir de noite e vai ate madrugada, primeira coisa que pensei foi problemas na tensão, bom... comprei o multimetro e conferi essa bagaça por HORAS, a tensão esta normal (110-120V no caso sou do PR e uso 127V).

2. A fonte faz o zumbido independente do que estou fazendo no pc, seja parado, usado ao max ou desligado (video abaixo com pc desligado) 

3. Os zumbidos são esporadicos e completamente aleatorios apesar de eu nunca ter ouvido durante a tarde.

4. Eu uso 2 monitores no meu pc, 1 esta instalado com HDMI e outro DVI, o que esta no cabo HDMI especificamente quando estou assistindo qualquer video na netflix perde sinal conforme o zumbido aparece (imagem distorce, chuvisca etc), videos de youtube ou qualquer outra coisa que eu faça não altera em nada a imagem. (??????????)

5. Uso 2 tomadas separadas com filtros de linha, uma só alimenta o CPU e outra os monitores, ja mudei de tomadas e coloquei direto na tomada e não fez diferença.

6. Mesmo retirando todos os cabos do CPU e deixando somente na energia, ele continua fazendo os ZZZZ.

7. Vivo em um fim de mundo e é praticamente impossivel chuveiros estarem afetando minha rede por tanto tempo (max que fiquei testando foi das 20:00h as 04:00h).

 Só não tentei mudar a tensão pra 220V ate agora, tenho um certo cagaço apesar da fonte ser bivolt. 

 

Dados do PC talvez sejam relevantes:

placa-mãe ASUS P6X58D-E

Processador intel core i7 950 3.07GHz

Fonte Pixxo 1000W PE-1K0S

24GB memoria NB Frequency 2138.0 MHz

Placa de video NVIDIA Geforce GTX 570

1HD SSD

1HD normal

 

Obrigado desde ja pela atenção e espero não me pedirem pra comprar um watercooler e colocar água benta pra resolver.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A tensão das fontes é automática ou tem chave seletora para 100/220v?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Kuss Fez o teste até sem filtro de linha ?

 

Em qualquer região do Brasil o 110V vem marcado como 127V e o 220V é 230 ou 235V.

 

Eu pesquisei sobre sua fonte e ela não parece ser de 1000W mesmo, até porque tá faltando cabo e ela tem 4 linhas de 12v e além disso fonte dessa potencia não é 80+ silver, já é 80+ gold.

 

Colocar a tensão é 220V é um tanto fácil, basta adicionar outro fio positivo na tomada e tirar o negativo.

 

Outra coisa estranha na sua fonte é que ela não tem chave de liga e desliga nela mesma que seria a chave geral.

 

29 minutos atrás, Fabio18 disse:

A tensão das fontes é automática ou tem chave seletora para 100/220v?

Fonte boa não tem chave seletora de tensão 110/220v, só as fontes de projeto antigo vem com essas chaves.

 

PS: Comparei a fonte apresentada no tópico com uma RM1000 Corsair.

Editado por Elder Nauvirth
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste sem filtro, com outro filtro, com tê direto na tomada e não mudou em nada, essa fonte realmente não tem chave seletora de tensão. 

Vou tentar colocar em 220V essa noite pra ver se altera em algo.

A potencia da fonte não deve ter a ver pois ate mesmo com o pc desligado ela causa os zumbidos.

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Kuss Pelo que pesquisei há vários fatores que podem levar a isso, transformador do poste proximo a sua casa tendo oscilação, mal contato por fio encostando,pode ser um ruido simples normal ou até Coil Whine.

 

 

 

Olha o video completo

Editado por Fabio18
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ate achei que fosse coil whine no começo, mas não faz sentido por ser em horario especifico, se o transformador estivesse com problema a tensão alteraria cada vez que eu escutava o zumbido (ela esta se mantendo normal), o mal contato realmente me preocupa mas novamente não teria porque só acontecer durante a noite e madrugada. 

Tudo leva a crer que tem a ver com tensão, mas a tensão realmente esta normal, vou confirmar com 100% de certeza ao testar com 220V hoje a noite.

O funcionamento do PC em si esta perfeito, por algum motivo o zumbido afeta um dos meus monitores somente ao assistir videos, ate achei que fosse o cabo, mas o barulho em si persiste mesmo eu ligando somente a fonte na tomada, sem conectar em mais nada.

Estou começando a achar que o meu problema eh em algum tipo de transformador da fonte para 12V, mas novamente, o horario nao faria sentido e a parte mais complexa do caso é que apenas um dos meus monitores é afetado (vou tentar trocar o HDMI essa noite pra anular a possibilidade de ser outro problema em paralelo).

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ter algum problema na rede eletrica mesmo. Nao tem alguma industria, silo ou moinho nas redondezas? Um multimetro comum nao consegue medir isso, tem que ser do tipo true-rms.

 

Ja ligou o PC em outra instalacao eletrica, de um vizinho ou amigo?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nada, eu moro em um sitio dentro de uma cidade pequena, somente umas pouquissimas casas nas redondezas, não tenho como ligar em algum vizinho porque estão a mais de 300m de distância, o que eu posso fazer é alterar a fase da tomada, mas vou primeiro testar o 220V. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teria que levar o PC ate um vizinho, claro. Mas tente em 220 ou troque a tomada do PC para a outra fase.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixei tudo preparado pra 220V para ligar quando começasse os "ZZZ", e pra minha surpresa não houve nenhum zumbido ontem a noite e madrugada inteira, o que me leva a crer que realmente tem a ver com a rede eletrica, talvez havia algum gerador ligado ou realmente era um problema da rede que foi solucionado sem eu saber, só testando novamente pra ter certeza, de qualquer forma agradeço muito as sugestões e a atenção dos membros desse forum ate o momento.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×