Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte De Bancada Variavel(Como Melhora-la)


Hudsonkem
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

bom, fiz essa fonte de bancada, porém sou iniciante em montagem de circuitos eletricos, ainda apanho bastante pra conceitos como hfe de transistors. essa fonte funciona bem, queria saber se usei muita coisa desnecessaria e se posso melhorar o desempenho sem gastar tanto, eu tinha a maioria das peças, os transistores foram $2,50. eu usei no circuito 1 transistor para fazer o papel de ponte retificadora e outro transistor na saida para proteção improvisada de curtos, eles aguentam uma margem de 10A, que é o meu objetivo, ter uma fonte de 25V por 10A, porém por algum motivo o transistor Q5 esta aquecendo sozinho, ou seja, os outros transistores ficam mornos enquanto o Q5 fica pegando fogo. mas só quanto eu coloco um carregador de bateria que eu fiz(vou deixar a imagem), se boto um motor de secador de cabelo que é de 220V, ele demora mas acaba ficando bem quente, acho que uns 50°c, uso um dissipador grosso do tamanho de uma carteira só que bem largo com espinhas. a fonte é de um estabilisador de 350va. o capacitor C1 sei que deve ser um de 30kµF pra cima, mas to sem. e não estou com tempo pra comprar. tecnicamente eu estou superaquecendo os transistores 2n3771 por q se calcular-mos 32V*1.414=45V. no entanto mesmo botando duas bolbinas secundarias do trafo não sei por que mas da apenas 19V. é isso aí galera. estou ansioso para ver comentarios sobre essa fonte. lembrando eu fiz com o que eu tinha, fora os transistores 2n3771 que tinha comprado pra fazer uma experiencia e acabou virando isso. desde já agradeço.

IMG_20180108_202851404_HDR.jpg

Foto-0001.jpg

Foto-0002.jpg

Foto-0003.jpg

Foto-0001.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP