Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Curiosidades lustres de teto pingente Led SMD bom negócio economia


Pincipi

Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico com curiosidades sobre lustres luminárias de teto pingente com LED SMD.

luminaria1.jpg.db2d0b36b8e4d4ded6a81085c740473d.jpg

A três anos atrás, em uma reforma, troquei todas as luminárias e lustres do apartamento que eram de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, foi um investimento relativamente alto, da ordem de R$ 2.400,00 obtendo um desconto por comprar em quantidade (na Rua Santa Efigênia, não importei direto da China), sendo que os orçamentos médios foram de 4 mil reais.

luminaria2.jpg.a57264b4bca97b1c0428b1edb209476d.jpg

Toda a fiação foi trocada também, não contabilizado este valor nas contas que estou fazendo porque, segundo o eletricista, não fazia diferença no resultado final na parte de economia. No caso prevaleceu o "Já que...", já que vai mexer, aproveita e troca tudo para não ter preocupações.

Assim que o serviço terminou, logo de cara, a conta de luz mensal que beirava de 300 a 350 reais, baixou para 150 a 180 reais, a Eletropaulo desconfiou e mandou um técnico verificar se o relógio havia sido adulterado então, mostrei a ele os plafons velhos e as novas instalações do apartamento, -Muito bom! Disse ele e não tive mais problemas.

Arredondando a conta, calculo uma economia mensal de 150 reais depois de 36 meses que dá o valor de 5.400 reais, levando em conta que investi 2.400 nos lustres novos, posso dizer que economizei com esta reforma uns 3 mil reais, em outras palavras, se tivesse pago o valor médio dos orçamentos, em 26 meses de economia o investimento se teria pago e a partir dai só vem a economia de verdade.

Outros problemas começaram a surgir agora, depois de 3 anos de uso, notei que alguns LED queimaram.

detalhe1.thumb.jpg.72b870b54181a13c1ee415d2d62e2b27.jpg

Mesmo assim continua a fornecer iluminação, quase não se percebe o LED queimado porém, antes de queimar, o LED fica piscando por alguns dias ou semanas, o que causa um certo incômodo.

Resolvi realizar medições.

Utilizando um multímetro nos dois fios que aparecem abaixo:

detalhe2.jpg.f54e20de496ed03fd22e876b51006295.jpg

O marrom e o azul, com a lâmpada ligada, medi 9,79 Volts nos conjuntos que não apresentavam LEDS queimados, enquanto que nos conjuntos que apresentavam um LED queimado, a tensão medida é de 11,03 Volts.

Continuando a medir, desta vez em cada LED individualmente, deu o seguinte resultado para o conjunto com um LED queimado

LED queimado 0,00 Volts

LED Bom 4,71 Volts

Sendo que no conjunto de LEDs sem ter nenhum queimado a medição ficou em 3,26 Volts.

Agora, outro tipo de medição, pelo tamanho do LED, utilizando uma paquímetro digital, igual a figura abaixo:

5a60b4489d125_mediao.jpg.c1aadd83da37d0f931da0137afcabf6b.jpg

Onde, no caso aparece um LED numa fita onde se vê escrito 2835 que mediu exatos 2,77X3,53 mm. O que por dedução dá a entender que a medida de 2,77 milímetros corresponde ao número 28, enquanto que a medida de 3,53mm corresponde ao número 35, formando o nome então do LED 2835.

Meu objetivo é identificar o LED utilizado para realizar a sua reposição, sem ter que comprar a luminária inteira quando ela pifar.

A partir deste entendimento e da medida realizada nos LEDS das luminárias, que deu 2,98X5,10 mm, por mera dedução acredito que o LED utilizado é um 3051.

Na pesquisa de datasheet (informativo do fabricante) não achei nada com 3051, variei alguns números para cima e para baixo e também nada encontrei.

Invertendo para 5130, achei o mais próximo como 5730.

Noutra pesquisa pelo detalhe escrito na placa de LEDS "32mm-2B3C" achei algumas coisas à venda:

2b3c.jpg.3ddf2d5e239e6a392157667e1414c693.jpg

Pelo que entendi tem o módulo completo à venda e os LEDs utilizados são os 5630.

Pena que não tem a pronta entrega.

2b3ca.thumb.jpg.fea39fa3d697a8fe139490f2a71f3d02.jpg

Continuando com a pesquisa:

2b3cb.thumb.jpg.0fe550b1e4d39c63f5cfb168cd10ec1c.jpg

Achei só a placa para soldar os LEDs.

2b3cc.jpg.d50e4a6eb8f279526fa6c91a03e14418.jpg

Desta vez associada ao número de LED 5730.

E finalmente achei no Brasil o dito LED que mais se aproxima do tamanho e tensão:

5730.thumb.jpg.473a43be777c1939cbb15f51428e3f6c.jpg

Beleza, parece que basta comprar os LEDs e providenciar a substituição através de solda.

Como todo brasileiro, não vou comprar os LEDS agora de forma preventiva de modo que quando a luz apagar eu faça o reparo, sem ter que ficar no escuro.

Vou mesmo esperar a minha mulher reclamar que não acende para só então tomar as providências, afinal, foi ela quem escolheu as luminárias e tenho que valorizar a minha presença de alguma forma.

No conjunto de luminárias são utilizados diferentes tipos de conexões de lâmpada, ou tipos de base da lâmpada, no caso abaixo:

lamp2.jpg.0985afcf8d3a5f447e87df402d0cdc7c.jpg

Parece ser o tipo E14.

lamp3.thumb.jpg.53eb399ef90f6c197d746638248ccc82.jpg

Dentro dela o detalhe do LED que parece ser do mesmo tamanho.

A cúpula desta lâmpada é de plástico e está colada a base, em outras lâmpadas a cúpula é rosqueada.

Também uso luminárias com o encaixe GU 10:

1.thumb.jpg.52f42bc1e66d1dd6cbe6929bc439678a.jpg.766469404784b5959f555c146c8ad67c.jpg

O LED desta foi mais fácil de identificar, bem como sua desmontagem é toda através de roscas, não tinha nada colado:

4.jpg.18e784c89f0c96b7b04d10e5c65c5f65.jpg.2e02ced441284de66df87f1ec799ebd3.jpg

Achei este LED no mercado internacional para pronta entrega, o problema é o transporte que extravia, já estou na terceira tentativa de compra sem receber os LEDS.

ledred.thumb.jpg.405d43c3682a04af383bff964d5ee8ce.jpg

Já fazem seis meses que este ponto da casa está no escuro, desde que o LED pifou.

Lembre-se que existem outros fatores para se levar em conta na hora de comprar, como a tensão do LED e sua potência em Whats.

Finalizando esta série de curiosidades destaco o controle remoto que vem junto:

controle.thumb.jpg.d0d7ebd76de9db194051c1c730b3a7df.jpg

Ele utiliza uma pilha de 12 Volts:

controle2.jpg.59cfb2c3751b3d5ae00a44b83bb694c0.jpg

O funcionamento é simples, sem o controle, acione o botão de ligar na parede, o interruptor de luz, e a luminária acenderá uma parte das lâmpadas:

1.jpg.b20b7c09aee451b7826a67e4eed7be30.jpg

Perdoem o Acesa com dois "S", é que não tem corretor ortográfico no paint e o autor se viciou no erro que é auto-corrigido.

Desligue e ligue em seguida e a luminária acenderá outra parte das lâmpadas e apagará a que está acesa:

2.jpg.f935a7189cb52d0dee726ed556183442.jpg

Desligue e ligue em seguida que a luminária acenderá as duas partes das lâmpadas:

3.jpg.c73100a7370c97945edf10f1fdcc79bc.jpg

Até aqui não foi necessário o uso do controle remoto.

Agora para se utilizar o controle remoto, necessariamente precisa ligar o interruptor de luz, ele não funciona se a luminária não estiver energizada.

Observação importante, cada luminária tem o seu controle, o mesmo controle não funciona em outras luminárias.

Com o interruptor de luz ligado, vai acender uma parte das lâmpadas, ou todas, não importa, pegue o controle e aperte e solte o botão quadrado de ON.OFF, as lâmpadas se apagarão, a luminária estará energizada e pronta para receber os comandos do controle, a este estado eu dou o nome de condição inicial, se desligar no interruptor de luz o controle não funciona mais até que seja ligado o interruptor novamente e volte à condição inicial.

Nesta condição inicial ao apertar e soltar o botão redondo número 1, as lâmpadas se acenderão como na primeira imagem, ao apertar e soltar novamente o botão 1 as lâmpadas se apagarão. A este conjunto de lâmpadas eu dou o nome de lâmpadas 1.

Ainda nesta condição inicial ao apertar e soltar o botão redondo número 2, as lâmpadas se acenderão como na segunda imagem, ao apertar e soltar novamente o botão 2 as lâmpadas se apagarão. a este segundo conjunto de lâmpadas eu dou o nome de lâmpadas 2.

Continuando nesta condição inicial, pode combinar de apertar e soltar os botões 1 e 2, tanto faz primeiro o 2 e depois o 1, como primeiro o 1 e depois o 2 que as lâmpadas ficarão acessas como na terceira figura, para apagar tudo de uma vez aperte e solte o botão de ON.OFF e para apagar apenas uma parte, aperte e solte qualquer dos botões 1 ou 2 que as respectivas lâmpadas 1 e 2 se apagarão.

Parece que ficou complicado? Não me culpe, afinal de contas o manual do fabricante veio em Chinês e eu não consegui traduzir, eu fiz o melhor que pude apertando os botões e vendo o que acontecia, para finalmente transcrever neste post.

Continuando...

Quanto ao botão redondo 10 SLEEP, não sei realmente o que acontece, tentei apertar e soltar com a luminária acessa previamente pelo botão 2, aconteceu que as lâmpadas do botão 1 piscaram uma vez rapidamente e se apagaram por completo depois de 10 segundos.

Este mesmo botão ao ser acionado com as lâmpadas 1 ligadas, faz com que estas pisquem uma vez, apagando e acendendo em seguida, terminando por desligar por completo em 10 segundos.

Ainda neste mesmo botão, estando acionadas as lâmpadas 1 e 2, ao ser acionado, faz com que as lâmpadas 1 pisquem para serem todas desligadas após 10 segundos.

Quanto ao botão redondo 30 ON OFF, tem idêntico funcionamento ao botão anterior, a única diferença é que as lâmpadas se apagam após 13 segundos. eu acho que se está escrito 30, deveriam ser 30 segundos e não 13.

Outro detalhe, cada vez que se aciona um botão, um LED vermelho no controle acende, mostrando que tem carga na bateria, coloquei uma bateria descarregada para testar e o controle não conseguiu acionar os comandos, apesar de que o LED acendeu bem fraquinho.

Caso saiba a forma de programar o reconhecimento dos controles, por favor publique aqui, é uma informação bem relevante.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Pincipi disse:

Onde, no caso aparece um LED numa fita onde se vê escrito 2835 que mediu exatos 2,77X3,53 mm. O que por dedução dá a entender que a medida de 2,77 milímetros corresponde ao número 28, enquanto que a medida de 3,53mm corresponde ao número 35, formando o nome então do LED 2835.

Realmente o número que identifica esses leds é a sua medida em décimos de milímetro. Apenas errou na forma de medir: consideraste apenas a caixa de cerâmica do led. A medida inclui os contatos de metal na parte mais baixa.

7 horas atrás, Pincipi disse:

A partir deste entendimento e da medida realizada nos LEDS das luminárias, que deu 2,98X5,10 mm, por mera dedução acredito que o LED utilizado é um 3051.

Se refizer a medida na forma indicada acima vai descobrir que esse é o 5730.

7 horas atrás, Pincipi disse:

Vou mesmo esperar a minha mulher reclamar que não acende para só então tomar as providências, afinal, foi ela quem escolheu as luminárias e tenho que valorizar a minha presença de alguma forma.

Mulheres... ruim com elas, pior sem. É a vida.:lol:

Como bem disse, nesses pequenos formatos vai encontrar leds de 0,1W, 0,2W, 1/3W, 0,5W e 1W. Como se isso não bastasse, vai ter tensão de 3,2V, 6V, 9V e 18V. O 2835 é o que oferece maior variação de tensão e potência. O 5730 é quase sempre de 0,5W, embora tb tenha o de 1W.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 18/01/2018 às 22:39, Sérgio Lembo disse:

Realmente o número que identifica esses leds é a sua medida em décimos de milímetro. Apenas errou na forma de medir: consideraste apenas a caixa de cerâmica do led. A medida inclui os contatos de metal na parte mais baixa.

Se refizer a medida na forma indicada acima vai descobrir que esse é o 5730.

Isso! Isso! Isso!

162845234_s.jpg.dbfa5464092714dbe468060caa9d7572.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membro VIP

Continuando no assunto da lâmpada de soquete GU-10. Ontem (20FEV18) chegam os 50 LEDs que comprei em 12NOV17.

Leds.jpg.31e991bf1bd637542ab73802fb09caea.jpg

Vieram em um pequeno pacote igual a uma carta com plástico bolha, não teve imposto, custaram R$ 8,42 os quais já foram devolvidos porque havia passado do prazo de 60 dias, entrei em contato com o vendedor avisando da chegada e só aguardo instruções para pagar de novo.

Vista lado a lado dos LEDs velhos com o novo:

Led1.jpg.429be73d980c85ab2c09255cf638fbeb.jpg

No LED novo aparece a indicação de "+" e de "-", conferi com um multímetro na escala de medir diodos e acendeu fraquinho.

Peço esculpas por não mostrar como se desmonta esta lâmpada, eu havia fotografado mas, não consigo encontrar o cartão aonde salvei. é fácil de desmontar, é tudo rosqueado, depois de identificar o LED queimado e remover com um ferro de solda, vou mostrar com fiz o reparo:

soldaLed0.thumb.jpg.32ff51708bb6efd64e10a6fa5e591787.jpg

Utilizei uma daquelas bases de trabalhar com soldas de placas eletrônicas, esta ferramenta ajuda muito, o primeiro desafio foi colocar o LED na posição exata, prendendo com a garra tipo jacaré, já havia uma camada de solda por baixo que o deixava levantado:

soldaLed1.thumb.jpg.0479a8674ed3c68f3c4af695d72c6b46.jpg

O que facilmente se resolveu ao colocar a ponta do ferro de solda e a solda se derreter, o terminal de metal do LED abaixou e ficou no nível certo, lembrando que precisei empurrar o bulbo do LED contra a placa para obter o resultado, depois foi só inverter o lado que a garra prendia e repetir a operação, feito isto, passei a soldar os fios:

SoldaLed2.jpg.0250855cee54e1096580e18673de8902.jpg

Foi um pouco difícil achar a posição certa para prender a garra entretanto, assim que achei, firmei e encostei a ponta do ferro de solda e o fio se ligou no lugar exato. Bastou repetir a operação com o outro fio e deu tudo certo:

soldaled3.thumb.jpg.5674f1e2b46e53434b04fd5771e9275b.jpg

As fotografias não mostram que o LED novo tem uma coloração diferente dos LEDs velhos, como eu estava em dúvida se trocava ou não logo os três LEDs, justamente para não ter problemas, resolvi instalar apenas um e ver se dava alguma diferença ou problema, para só depois fazer a substituição dos conjunto completo, de fato, a instalação de apenas um ficou boa e não houve diferença de coloração na luminosidade:

penduricario.thumb.jpg.00a1f17d85ae09ed506cae915e7ba1cd.jpg

Este é o resultado final depois de rosquear as partes e montar no lustre.

As contas ficaram assim, comprando a lâmpada inteira de reposição nas lojas de São Paulo, encontrei variações de R$ 40,00 a R$ 65,00 cada lâmpada.

Minha esposa tirou o escorpião do bolso e liberou R$ 35,00.

Gastei em compras:

1ª - R$ 8,42 50 LEDs na China (15SET17), nunca chegaram e o dinheiro foi devolvido.

2ª - R$ 8,42 50 LEDs na China (12NOV17), chegaram (20FEV18), dinheiro devolvido e vou pagar de novo.

3ª - R$ 14,73 100 LEDs na China (14JAN18), ainda não chegaram.

4ª - R$ 7,77 Lâmpada completa da China (31JAN18), ainda não chegou.

Total de gastos R$ 30,92. Considerando que receberei mais 100 LEDs e uma lâmpada, posso dizer que planejei mal, de fato, antes de esperar queimar os LEDs, eu já devia ter feito a compra dos LEDs sobressalentes, apenas a quantidade mínima de 50, cada um teria um custo médio de R$ 0,17. Na internet haviam ofertas a um custo médio de R$ 1,00 cada LED fora o valor do frete.

Resumo, quer economizar de verdade, compre os LEDs antes de queimar, a não ser que não consiga realizar a tarefa de troca ou que não possa esperar de prazos de entrega oscilantes de 90 a 200 dias, neste caso tem que pagar o preço do mercado.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membro VIP

Continuando a história, de repente a luz da luminária do quarto não acendeu mais, ou melhor explicando, acendia bem fraquinho, quase imperceptível, apenas no primeiro toque (que acende a primeira parte dos LEDs). No segundo toque acende normalmente o segundo conjunto de lâmpadas.

Tudo leva a crer que seja algum problema nos LEDs da primeira parte.

Retirei o lustre e testei individualmente os LEDs com um multímetro, são 48 ao total, cinco deles estavam queimados, não acendiam, dez estavam fracos com pouca luz e seis estavam piscando.

Marquei com caneta azul os queimados:

1.jpg.331931b634dd36ea29f6ff5cbba5726b.jpg

Uma curiosidade, são oito círculos de LED, cada um com seis LEDs, quando testo um, acende um par, exceto no caso dos queimados.

Fui na caixa de lâmpadas de reserva e lá estavam os LEDs 5730 que havia comprado de reserva, os que mencionei acima.

Tentei remover um queimado usando um soprador térmico, achei que aquecendo soltaria a solda, ocorre que a capa plástica branca derrete, aquela que dá o fundo branco sobre o alumínio, desisti da ideia para que o lustre não ficasse com mal aspecto.

Pensei em quebrar o LED com um alicate e tentar substituir usando o soldador mas, resolvi usar a técnica de LED sobre LED, já fiz muitos testes desta forma e obtive um bom resultado.

Coloquei um LED novo sobre um queimado que não acende, tentei segurar com um jacaré mas, ele só segura o de baixo, deixando o de cima solto:

2.jpg.f642b45f1e67d62ec949ea3764c6ff92.jpg

Acredito que uma gota de cola deva ser a melhor opção de segurar ele no lugar, já que no momento da solda ele sai do lugar.

Como não tinha cola, segurei com a ponta do dedo, queima um pouquinho só.

Usei pasta de solda nas duas pontas e ocorreu tudo bem com a solda, derrete em baixo primeiro e ai sobe um pouco o ferro para encostar no LED de cima.

Na foto acima, na esquerda o LED em sua forma original, no centro um LED sobre o outro antes de soldar, com a pasta aparente e na direita já soldado.

O lado positivo do LED fica para fora do circulo e o lado negativo para dentro.

Após soldar o primeiro LED liguei a luminária e acendeu normalmente, apenas quatro LEDs não acendiam. O que me faz concluir que dos 48 LEDs, são necessários pelo menos 44 funcionando para acender, se queimar cinco não acende, fica bem fraquinho.

Depois que soldei os cinco LEDs sobre os queimados, ao ligar a luminária, ainda tinham outros seis piscando, fiz a mesma coisa com eles e no novo teste, percebi que ainda haviam dez LEDs fracos, também coloquei sobre eles LEDs novos.

No final a luz ficou bem forte e deu para notar que os LEDs originais são amarelados enquanto que os LEDs novos são brancos:

3.jpg.1b2ea68cf3ca03e12bae1173396dc1d9.jpg

Como na foto acima, os dois da esquerda são os originais e os demais são os novos.

Em pensei na Jaque neste momento, "Já que" estamos aqui, por que não sobrepor todos os LEDs? Inclusive os bons.

Pensei no assunto e decidi por deixar assim, calculei que se passaram cinco anos até o lustre apresentar defeito a ponto de não acender mais. Vamos ver agora quando vai voltar a dar defeito.

Considerando que ainda não existe um serviço de manutenção para este tipo de luminária, posso afirmar que a vida útil dela deve ser em torno de cinco anos, um pouco para mais ou um pouco para menos conforme se é utilizado.

Todo este conjunto de ferro, alumínio e vidro com certeza seriam descartados no meio ambiente já que aqui onde moro não tem uma reciclagem.

Portanto, valeu a pena ter me aventurado na reposição dos LEDs, fiz uma boa economia e ainda contribui para a preservação do meio ambiente.

Agora sim posso afirmar, vale a pena investir neste tipo de iluminação, a economia na conta elétrica paga o investimento e na hora da manutenção, se souber algum básico de eletrônica consegue fazer o reparo com baixo custo, incluo aqui não só a possibilidade de repor os LEDs mas, também de reparar os circuitos da fonte e do controle:

4.jpg.dc62b0a1bbacf0991beedccdf8daaee2.jpg

Caso estes apresentem algum defeito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu fiz um conserto provisório na barra LED de uma TV minha uma vez cortando o led fora com um estilete e curto-circuitando onde ele ficava na placa, como era um led em cada barra e em posições diferentes ficou imperceptível durou mais uns 3 meses, tempo mais que suficiente pras barras novas que comprei chegarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membro VIP

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...