Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar um mosfet canal P ?


Posts recomendados

Boa tarde a todos !

Não estou conseguindo fazer o mosfet canal P IRF9640 funcionar corretamente no meu circuito , acredito que seja porque não estou conseguindo calcular certo os valores dos resistores principalmente o R27 . A ideia e acionar uma bobina de 24v de 2,8A usando duas tensões a de 90v para pico que será disparada por uma fração de segundo e 32v como nominal que manterá a bobina aciona até o circuito da maquina mandar desligar , a  parte do mosfet canal N (Q2) IRF640 já esta funcionando bem .

 

Esse circuito já existe mas e bem antigo e usa transistores com MJ15003 ou 2N3773 agora eu só quero fazer funcionar com mosfet , se alguém puder dar uma força eu agradeço muito.

 

Obrigado desde já  

Capturar.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

O seu circuito supõe que VGS possa ser algo como 90V quando o datasheet diz que este valor é de +-20V.
Para conseguir um VGS de +-20V, quando o source do mosfet está em 90V, podes tentar um divisor de tensão onde uma das derivações seja de no máximo 70V, Ex. 1k3 e 220 (5W!) que resulta em 77V no resistor maior.
A partir daí podes seguir o mesmo raciocínio de descarregar o gate na tensão menor (77V) através de um transistor.
Um jeito simples de fazer isso é através de um optoacoplador.

Tem uma imagem em anexo de um circuito que estou projetando, não garanto que funciona porque quando eu coloco os mosfets PNP, o proteus dá aqueles erros de SPICE etc.

mosfet pnp.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...