Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte capacitiva 12v 100mA


lucas35

Posts recomendados

Olá, vou ligar um TDA1519, o consumo dele é 40~80mA. 

Tenho muita sucata por isso quero fazer uma fonte pra ele, sem usar transformador, CI e regulador; apenas capacitor, resistor e diodos. Alguém poderia me fornecer um esquema de uma fonte dessa que forneça 100mA ou pelo menos 80mA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a intenção for de ficar com o amplificador no silêncio (consumo de 40 a 80mA) até dá para fazer essa fonte tranqueira. Se pretende escutar o som, a saída chega a 2,5A para te dar 2 x 6W de som. Isso representará um consumo superior a 300W na rede elétrica de 127Vac. Agora que sabe disso, quer mesmo montar essa tranqueira?

Compre uma fonte chaveada, uns capacitores extras para reforçar a filtragem e não inventa moda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo  primeiramente boa noite. segundo, que falta de respeito!

"tranqueira","se quer escutar som"... pelo amor do pai, tenha mais humildade e respeito, só porque tem mais idade e conhecimento do que alguns, não significa que precisa ser soberbo! se viu erro ou sabia que não ia funcionar, era só dizer com gentileza, não iria te tirar pedaço.

se não queria ajudar, não ajuda. Além do mais se eu quisesse comprar uma fonte, Já teria comprado e não vim aqui pedir um esquema aos outros. passar bem e pode ficar com suas respostas. (y)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte capacitiva ou fonte sem transformador tem o seu espaço no mundo da eletrônica, em alguns casos ela pode ser útil. 

Principalmente em aparelhos que consomem correntes abaixo de 200mA. 

Lâmpadas led, luzes de emergência, sensores de presença ou qualquer outro tipo de sensor eletrônico que precise ser alimentado pela rede AC, circuitos de controle remoto e por aí vai. 

Todos esses funcionam muito bem com esse tipo de fonte que se trata de algo barato e prático, claro que é muito importante que esses circuitos fique longe das mãos de alguém já que a fonte é sem isolação. 


 

Em se tratando de amplificadores a melhor fonte é a tradicional com transformador, mas como eles tão custando caro nos dias de hoje passamos para as fontes chaveadas. 

Uma fonte chaveada de boa qualidade pode ser utilizada sem problemas, até mesmo uma fonte de PC já que esta tem a tensão de 12V. 

Alimentar um circuito de áudio, seja um rádio ou amplificador com fonte sem transformador é quase impossível, além da corrente ser limitada, tem muito ruído proveniente da maneira que ela funciona. 

 

2 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@Mestre88 , acredito que o autor tenha lido isto:

TDA1519.gif

Leu o consumo mínimo (sem sinal) e se esqueceu que o dispositivo só tem utilidade com o sinal.

Sim, percebi depois. Essa informação sobre consumo mínimo acho meio inútil. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 , eu nunca trabalhei com eletrodomésticos, nem mesmo por hobby. Pelo que acaba de dizer, mesmo bombando os capacitores de saída as fontes chaveadas são um veneno para áudio? Teríamos então de ter uma de 2 estágios (chaveada com uns 2V acima e estágio linear na saída)?   :tw_glasses:Aproveitando para aprender um pouco sobre áudio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@Mestre88 , eu nunca trabalhei com eletrodomésticos, nem mesmo por hobby. Pelo que acaba de dizer, mesmo bombando os capacitores de saída as fontes chaveadas são um veneno para áudio? Teríamos então de ter uma de 2 estágios (chaveada com uns 2V acima e estágio linear na saída)?   :tw_glasses:Aproveitando para aprender um pouco sobre áudio.

Não, eu não disse isso. Acho que eu misturei um pouco as coisas aí em cima. 

 

Hoje os aparelhos de som modernos estão vindo com fonte chaveada pra baratear, mas elas são um pouco mais completas do as fontes de carregador de baterias ou qualquer outra que a gente compra por aí. 

São cheias de indutores, capacitores eletrolíticos e cerâmicos para entregar uma corrente continua o mais pura possível, bem próxima da fornecida pela bateria. 

Tem a questão de que os amplificadores de hoje não são mais linear, com essa história de classe D muita coisa mudou, eu não sei muito sobre eles mas já deu pra perceber que se dão muito bem com fontes chaveadas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

chaveada com uns 2V acima e estágio linear na saída

Eu venho tentado introduzir há anos  sem sucesso este conceito quando neguinho (50% 100 noção) pede ou diz que que produzir fonte linear de 1.2 a 30V por 10A.... Só testando mesmo

Há anos não ouço rádio am mas penso que ele não se dá muito bem com fonte chaveada mesmo a de melhor qualidade possível.... Só testando mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

neguinho (50% 100 noção) pede ou diz que quer produzir fonte linear de 1.2 a 30V por 10A.

@Isadora Ferraz , pensando em negócio, onde há uma demanda existe uma oportunidade. Ando pensando numa fonte de 3 estágios para essa demanda sem uso do transformador comum (tá caro, é pesado e volumoso).

1 - PFC para estabilização da energia já em CC.

2 - LLC para rebaixamento da tensão e isolação da rede pública. Alterando-se a frequência altera-se a tensão de saída.

3 - Linear para precisão e limpeza da tensão fornecida.

4 - Controle do 2º e 3º estágio por MCU. Estão cada vez mais baratos e mais potentes. Dá para fazer miséria com eles. Apenas são limitados no DAC (5 bits), talvez um externo seja necessário.

Meus limites pessoais:

- Escolha do ponto Q (tenho problemas com o tempo).

- Curva de Bode (mesma razão)

- Seleção do material do núcleo de indutor (muita opção, informações que não consigo decifrar corretamente).

- Sou capenga em programação, levo 5X ou mais tempo que outros mas sempre alcanço o resultado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok. Sua opinião tem algum valor. Mesmo assim tem gente que prefere am e se o amigo @felipe236 achar que deve, poderá dar a dele.

 

ps: Possuí um rádio de carro cujo am (OM) pegava de dia minha (longínqua) rádio preferida da época. Estranhamente só ele pegava de dia. Os d+, esta rádio só a noite.

Pena que a tal rádio am digital não vingou muito por aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

 

ps: Possuí um rádio de carro cujo am (OM) pegava de dia minha (longínqua) rádio preferida da época. Estranhamente só ele pegava de dia. Os d+, esta rádio só a noite

Já partindo pelo lado off topic... 

Me fez lembrar que quando eu era criança ligava o rádio AM de tarde pra ficar fazendo barulho com aqueles apitos de interferências que ele faz. 

Já o rádio AM do carro do meu pai, recebia a interferência do motor e ficava imitando o barulho do carro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

 

ps: Possuí um rádio de carro cujo am (OM) pegava de dia minha (longínqua) rádio preferida da época. Estranhamente só ele pegava de dia. Os d+, esta rádio só a noite

Já partindo pelo lado off topic... 

Me fez lembrar que quando eu era criança ligava o rádio AM de tarde pra ficar fazendo barulho com aqueles apitos de interferências que ele faz. 

Já o rádio AM do carro do meu pai, recebia a interferência do motor e ficava imitando o barulho do carro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Mestre88 disse:

Já partindo pelo lado off topic... 

Me fez lembrar que quando eu era criança ligava o rádio AM de tarde pra ficar fazendo barulho com aqueles apitos de interferências que ele faz. 

Já o rádio AM do carro do meu pai, recebia a interferência do motor e ficava imitando o barulho do carro. 

O filtro anti ruido impede esse problema. Mas o que é uma fonte chaveada na frente de um alternador e bobinas de alta tensão?( tem carro que usa 2 ou mais alternadores instalados).  Dependendo da força do sinal AM é inevitável, eu lembro que quando usava na estrada passava na outra mão aquele caminhão gigante e o radio pirava de vez , não sei se é verdade mas meu amigo disse que uma vez tava tocando AM de repente pego uma conversa de caminhoneiros nas estrada no radio foi por quase 5 minutos de conversa kkkkkkkkkkkkkkk

 

Citação

 

Dependendo do rádio e da fonte até sem nada, apenas direto funciona.

Vai da questão de com que estamos lhe dando mesmo.

 

 

Se for um amplificador pequeno não da nem para notar o ruido, mas quando as coisas aumenta de tamanho ou usa um pre amp super aguçado tem que colocar medidas de proteção pois até sinal de radio aleatório elas pegam.

Outra dica é usar Placa de Fibra de Vidro, diferença na qualidade é grande e da menos trabalho em resolver esses problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...