Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
P.D.R

Overclock no Ryzen 3 1200

Recommended Posts

Tenho uma GTX 1060 3gb mini da zotac, 8gb ram e claro, o Ryzen 3 1200.

Em alguns jogos dá um pequeno gargalo, e vi em vídeos que se overclockar o Ryzen 3 1200 pode se ganhar até o dobro do FPS.

Então venho aqui tirar algumas dúvidas.

Minha MOBO é uma MSI B350M Gaming Pro (não peguei asus nem gigabyte porque a MSI estava bem mais barata)

Queria saber um overclock seguro para fazer no Ryzen 3 1200, talvez uns 3.8ghz, mas não sei nem por onde começar.

Sei que tem um multiplicado na bios, mas o que me ferra é a tensão.

A tensão normal dele aguenta 3.7 ou 3.8 ghz?

Se alguém tiver o mesmo processador e fez overclock me ajude porque tenho muito medo de dar ruim no processador e acabar estragando ele, pois não tenho dinheiro para comprar outro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@P.D.R Overclock é teste, alguns chips chegam fácil em 3.8 sem alterar a tensão, mas outros não. 

Faz o seguite: você coloca o ZEN em 3.8, se ligar, faça o teste de estabilidade (programas de stress).

Se ficar instavel você vai aumentando a tensão aos poucos, sem aumentar muito.

Lembrando, que se após fazer OC não liga, é só você resetar a bios retirando a bateria por 5 minutos e depois coloca-la novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

To tendo um problema com meu Ryzen 5 1600. Todos OC que eu tento ele fica em 1.5Ghz, na BIOS mostra o clock q botei mas no CPU-Z, Gerenciador de Tarefas e qualquer software ele mostra 1.5Ghz, fazendo stress n muda.. Quando deixo stock ele oscila entre 1.5Ghz e 3.35Ghz em idle e em stress ele crava nos 3.4Ghz. Ja to desistindo de da OC nesse CPU. Já tentei software da AMD, da ASUS(minha mobo) e pela BIOS e nada.. Pelos software chega a ser pior pois acontece até de desativar metade dos cores(consegui pelo AMD Ryzen Master por em 3.7Ghz com 3 cores operando penas, porém n desativei os core).. Alguém passou por algo parecido ou poderia me ajuda? Honestamente comprei esse CPU apenas pra poder da OC, já que era o melhor custo/benefício. Pra ficar em stock tinha comprado um i5..

Obs: print antiga, n possuo mais o software
Obs2: notem que no canto inferior ta marcado em "Atual" isso no caso mostra o clock atual do pc. O OC q eu fiz nesse teste foi pra 3.6Ghz e ao reiniciar o pc estava assim como mostra no print.

adm master.jpg

Editado por arthurpalha
acrescentar observações.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais